usando site github

21 views
Skip to first unread message

melina leite IB

unread,
May 17, 2016, 9:11:56 PM5/17/16
to IB-USP R Users
Olá pessoal,

mais uma vez eu chegando com muitas dúvidas e nunca com soluções. Desculpe!

por acaso alguém de vcs usa as ferramentas de criação de site do github (github pages)? Vejo que tem gente usando bastante para criar site próprio de divulgação dos trabalhos, códigos, etc, ou até mesmo como um blog. Eu já criei uma vez de teste um site usando os templates básicos do github, mas ouvi falar que tem outras ferramentas, e tb templates de outras pessoas p usa. Vi alguns comentários usando tal de jekyll, vocês conhecem?

Alguém sabe de material legal, prático e fácil sobre isso? Ou tem exemplos próprios pra mostrar?

Acho que isso tem a ver com o tópico que eu levantei há um tempo sobre rmarkdown. Algum encontro foi feito com esse tema? Há algo programado?

Bom, aproveitando o tema site, alguém de vcs usa alguma outra plataforma/ferramenta grátis de criação de site (simples, básico)? algum pra indicar?



Abraço,

Melina de Souza Leite
-----
Bióloga MSc em Ecologia
Especialista em Laboratório
Dep. de Ecologia IB
Universidade de São Paulo (USP)
Tel: +55(11)2648-8294





Gustavo Burin Ferreira

unread,
May 18, 2016, 10:12:25 AM5/18/16
to melina leite IB, IB-USP R Users
Oi Melina,

eu fiz meu site usando o jekyll e hospedo no github mesmo (gburin.github.io). Fiz uma pequena modificação no html da página principal para trocar a imagem do topo a cada acesso, mas o resto é idêntico ao tema original. O processo é relativamente simples (só tive algumas dificuldades em instalar as dependências do jekyll, mas isso é culpa do MacOS). 

Pelo que notei, cada template tem um procedimento um pouco diferente, mas na maioria dos casos os repositórios deles contém as instruções para a instalação. O template que eu uso eu achei nesse site aqui. No próprio site do jekyll tem um tutorialzinho do básico dele.

Os posts podem ser feitos em (r)markdown (o jekyll interpreta a linguagem e formata o html) ou em html mesmo.

Em resumo, você pode acabar perdendo um tempinho para colocar o site no ar a primeira vez, mas de resto a manutenção e atualização são bem tranquilas.

Sobre criação de sites, existem algumas opções open source/gratuitas, mas não tive boas experiências com a maioria dos editores WYSIWYG ("visuais"). Um dos mais conhecidos é o Blue Griffon.

Espero ter ajudado!

Gustavo Burin Ferreira, Msc.
Instituto de Biociências
Universidade de São Paulo
Tel: (11) 98525-8948

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "IB-USP R Users" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ib-usp-r-user...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para ib-usp-...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/ib-usp-r-users.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ib-usp-r-users/150DD0D1-187E-4433-BBFB-4C5329CFB216%40ib.usp.br.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Renato Coutinho

unread,
May 18, 2016, 3:00:43 PM5/18/16
to Gustavo Burin Ferreira, melina leite IB, IB-USP R Users
Olás Melina e Gustavo,

Acho que a melhor abordagem depende muito do que você quer fazer (ok, duh). Pra páginas estáticas, acho que o jeito que o Gustavo fez é o mais simples e direto.

A gente usa o github pages pra hospedar o Águas Futuras (http://cantareira.github.io/), que é feito usando rmarkdown. Acho que isso é vantajoso se você quiser integrar seu site com código em R que você já tem e inserir gráficos e tabelas. A gente usa uma biblioteca bem bacana pra gráficos interativos chamada dygraphs. No Readme (https://github.com/cantareira/cantareira.github.io/blob/master/README.md) tem os pré-requisitos, embora parte deles seja específico pro nosso site, e você não precisa instalar jekyll, ruby e nodejs localmente se você não quiser ver como fica no seu computador antes de colocar no ar (ahn, não lá muito recomendável). Dentro da pasta _src/ tem vários .Rmd que dá pra usar como exemplo (embora você encontre facilmente outros mais simples por aí), enquanto que toda a customização do tema é feita com os arquivos na pasta _includes/. Apesar de o site ser atualizado diariamente, a estrutura toda ainda é a de um site estático, com um script que toma conta da atualização diária e de manter os menus e o sitemap atualizados. É um pequeno monstro, então não serve como um bom ponto de partida, mas tem várias soluções mais ou menos engenhosas que a gente teve que descobrir, então se precisar de dicas sobre coisas específicas que você precisa, talvez eu possa ajudar.

Finalmente, se você quiser fazer algo mais parecido com um blog, minha melhor experiência foi com o nikola (https://getnikola.com/). Antes da criação do nbviewer eu fiz uma espécie de blog (http://mathbio.github.io/), com direito a arquivo, comentários (usando disqus), tags etc., mas em que os posts eram escritos como ipython notebooks. Os arquivos-fonte estão em https://github.com/mathbio/mathbio.github.io mas a melhor documentação do processo está em https://github.com/renatocoutinho/githubio/blob/master/INSTALL.md. Claro que dá pra escrever novos posts em qualquer formato que o pandoc suporte, ou seja, qualquer formato.

Abraço,
Renato

melina leite IB

unread,
May 20, 2016, 4:59:13 PM5/20/16
to IB-USP R Users
Oi Renato e Gustavo,

muito obrigada pelas dicas!!
Eu realmente tenho bastante dificuldade com estas ferramentas! 
Vou olhar vossos exemplos e tentar entender melhor como funciona as coisas no github mesmo, que me pareceu mais atraente.

Muchas Gracias!
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages