Sistema de bicicletas compartilhadas TEMBICI - 2

4 views
Skip to first unread message

adriano.ferreira.schiavon

unread,
Sep 8, 2025, 1:17:55 PM9/8/25
to GT Pedala BH
Boa tarde.

Venho novamente relatar problemas com o sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici.

O primeiro ponto que gostaria de pontuar é a estação que existia na Rua São Paulo esquina com a Av. Alvares Cabral. Entendo que a estação tenha sido suprimida devido ao fato da implantação de nova ciclovia no trecho, e é uma felicidade saber que esteja ocorrendo investimento em novos espaços cicloviários seguros na cidade, porém a ausência dessa estação cria um setor muito grande sem cobertura. Eu precisei ir na academia nas proximidades desse local e tive que deixar a bicicleta na estação da Praça da Liberdade, o que aumentou significativamente minha caminhada a pé. Acredito que a instalação de uma nova estação na Rua Bernardo Guimarães nessa mesma esquina seja uma solução potencialmente boa para resolver esse problema. 

O segundo ponto que gostaria de apontar é a ausência do serviço de redistribuição das bicicletas entre as estações localizadas dentro do perímetro da Av. do Contorno. Percebo um grande movimento pendular entre a Área Central e a região da Savassi, o que pode ser explicado pelo desnível topográfico entre as duas regiões, pela predominância de oferta do transporte coletivo de alta capacidade e de linhas que atendem toda a região metropolitana na área central e pelo pólo de comércio e empregos que é a Savassi. No entanto, se existe algum serviço de redistribuição das bicicletas entre as estações, este é insuficiente visto que quase sempre as estações ficam vazias nos horários onde a demanda por retirada de bicicletas é alta. Por exemplo, no final da tarde é praticamente impossível conseguir uma bicicleta para retirada nas estações da região da Savassi visto que a demanda para descer para a Área Central é bastante elevada. Esse é um ponto crucial para o bom funcionamento do sistema de bicicletas compartilhadas visto que caso os usuários se encontrem repetidamente sem a disponibilidade de bicicletas quando pretendem realizar algum trajeto, eles acabam perdendo a confiança neste serviço e abandonando a bicicleta como solução de transporte para seus deslocamentos.

Espero que com essa mensagem seja possível encontrar soluções para os problemas apontados.
Atenciosamente,

Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo

unread,
Sep 8, 2025, 4:46:31 PM9/8/25
to gtped...@googlegroups.com, carolina...@pbh.gov.br
Opa. 

Bons apontamentos, Adriano. 
Há algumas semanas recebi uma mensagem da Carolina Mudados pelo instagram (em anexo), falando que a PBH notificou a TemBici em 05/08.
Na realidade, o sistema segue a passos firmes para o mesmo destino da Serttel: acabar.  A manutenção das bicicletas é péssima, o atendimento é muito demorado e ineficiente pelo zap, há suspensões e cobranças indevidas... 
E não apenas em BH que a TemBici vai capengando:


Não há sequer uma transparência de gestão que permita acompanhar o que a PBH/Sumob tem feito quanto à fiscalização do sistema, visto que não há na autorização de funcionamento qualquer obrigação de nível de qualidade de serviço. A todo momento se fala que há 500 bicicletas no sistema, mas na região central nunca há mais de 100 em operação. Um outro tanto (que não são 400) fica nas estações da Pampulha, onde o uso é muito menor. 

Enfim, vamos registrando aqui neste grupo, mesmo sabendo que a PBH/SUMOB matou o GT Pedala há alguns anos e não há interesse em ter um foro de transparência, debate e participação dos ciclistas na questão da mobilidade por bicicleta na cidade. 




--
Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo
-----------------------------------------------------------
Cel.: +55 31 9133-7574
----------------------------------
www.inconfidentespedalantes.com.br


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Pedala BH" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtpedalabh+...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/gtpedalabh/b2eb2a76-62db-407e-8d67-42afab9c7304n%40googlegroups.com.

Cristiano Scarpelli

unread,
Sep 8, 2025, 6:19:34 PM9/8/25
to gtped...@googlegroups.com, carolina...@pbh.gov.br
Prezados,,

boa noite! ||

Para além dos bons apontamentos realizados, proveito a oportunidade para relatar outro problema recorrente e que também precisa de uma solução

Acabei de testemunhar um estudante riscando o QR Code, para reservar a bicicleta para ele depois da aula. Ou seja, ele tira a foto do QR Code e depois ninguém mais consegue retirar.

Já tem meses que isso vem acontecendo, já fiz essa denúncia em várias oportunidades no canal da Tembici e até hoje a empresa nada fez para mudar o sistema e implementar uma forma mais robusta de retirada.

Poderiam gravar em alto relevo o número no canote da bicicleta ou em outro local e cancelar a conta de quem retirar bicicleta com QR code raspado.

Mas pelo jeito, infelizmente a empresa está satisfeita em manter o sistema funcionando mais ou menos.

Att,





--
Cristiano Scarpelli
Canal Ciclo Rota BH
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages