Fujam cérebros! Brasil não os valoriza!

Guilherme Bretas

to django...@googlegroups.com
Pessoal, diante de muitas vagas como essa:

https://arc.dev/remote-jobs/details/senior-backend-engineer-python-reverse-engineering-web-scraping-esk1b9psyq?trackSection=fast-apply-jobs&trackCompany=c6xbbfw92b

como vocês acreditam que será o futuro das empresas de desenvolvimento de software brasileiras? Deixarão de existir? Pagarão o preço. praticado globalmente. dos salários dos devs e repassarão nos seus serviços?  Ou continuarão fingindo que essas vagas são teoria da conspiração, para manter no quadro os devs mais alienados?

Não se preocupem, tem vagas para todos! E se o problema é o inglês, têm muitas que pedem só o nível intermediário.

Avraham Serour

to django...@googlegroups.com
essa coisa sempre existiu e com outros profissionais, mesmo sem qualificação específica.
Sempre pessoas saíram do Brasil para tentar uma vida melhor em um lugar normal de primeiro mundo (EUA, Europa etc)
No final acaba que uma boa parte dos melhores engenheiros, empreendedores e pessoas honestas e organizadas saíram  e estão vivendo e se virando, todo mundo ja ouviu de alguem que foi para os EUA e ficou trabalhando de faxina por um tempo e foi se virando, depois conseguiu uma coisa melhor e hoje mesmo vivendo de classe média tá muito bem.
Para pessoas com qualificação só muda que essa transição pode ser mais fácil ou que eventualmente a situação fica melhor ainda. Pensa em um engenheiro civil por exemplo, ou um animador 3d.

Eu me lembro de coisa de 20 anos atrás ou mais, já tinha empresas que contratavam uma empresa no Brasil e dava possibilidade dos melhores programadores se mudarem para NY depois de um tempo.
Hoje com as internets isso só facilita e acelera esse processo todo, você pode começar a trabalhar remotamente e depois se mudar no seu tempo com calma, óbvio que só uma parte que vai fazer isso, mas no final das contas o Brasil perde os melhores profissionais.

Respondendo a sua pergunta.
As empresas locais vão continuar a pagar merreca fingindo que outras possibilidades não existem, explorando as pessoas que não sabem ou não tem opção (como por exemplo quem não sabe inglês). ou quem não é qualificado o suficiente para conseguir uma dessas vagas remotas.

Boa sorte para todos

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Django Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para django-brasi...@googlegroups.com.

Guilherme Bretas

to django...@googlegroups.com
Espero que todos se qualifiquem, não sei se o Brasil vai perder, no caso do trabalho remoto, já que estamos trazendo dinheiro para ser gasto aqui. As empresas que têm de entender que terão concorrer com o mundo inteiro por profissionais qualificados,

Lucas Lamonato

to django...@googlegroups.com
Penso que os devs devem aproveitar o momento (a bolha)... Nada é para sempre.

--
Lucas Lamonato
+55 (16) 99126-1868

Guilherme Bretas

to django...@googlegroups.com
Lucas, como a demanda por devs é crescente e maior que a capacidade de formação, levando em conta que poucos formados em TI conseguem, de fato, desenvolver, ao menos quando me formei(2007) era assim. Só consigo imaginar uma lei que aumente os impostos para desenvolver para o exterior. para tentar estourar a bolha. Mas somos devs, então caso isso ocorra, só vamos passar a receber via cryptomoedas.

Guilherme Bretas

to django...@googlegroups.com
Na construção civil, vários pedreiros bons(sêniores) ,às vezes, ganham mais que os engenheiros e os próprios patrões. Por que isso não pode ocorrer em TI?

Lucas Lamonato

to django...@googlegroups.com
A falta de profissionais de TI é global, o mercado vai achar um jeito. AI fazendo software ou ajudando a fazer, aumentando a produtividade dos devs é um exemplo..
Empresas brasileiras de software não estão conseguindo concorrer, principalmente, pelo câmbio desfavorável...

Lucas Lamonato

to django...@googlegroups.com
Algumas empresas praticam carreira em Y, mas ainda são poucas (e são poucas posições para devs master/gurus, assim como existem poucas posições para gestores).

Lauriano Elmiro Duarte

to django...@googlegroups.com
Cara isso faz parte da dinâmica do mercado,

As pessoas que começam essas discussões infindáveis sempre tem uma coisa em mente: rebaixar a imagem do Brasil, sempre com aquele papinho:
"O país não presta", "O Brasil não vale nada", "Somos países de 5 mundo" etc etc ...

Vamos pensar do outro lado da moeda ?
Se formos pensar em fuga, então está havendo fuga de capital do exterior pra cá ? Se sim, a pergunta que não se cala é: por que fuga de capital do exterior pra cá ? (Venture Capital)
A resposta é simples !!! Isso faz parte da dinâmica do mercado, não há nada de errado nisso.

Agora com relação a empresas pagarem mal, esse é outra questão de mercado, o Brasil tem um mercado tecnológico muito recente, só para todos terem uma idéia,
O nosso primeiro unicórnio não tem 6 anos, resumindo isso tudo, o nosso mercado ainda é muito imaturo, precisamos criar um mercado tecnológico mais forte, acredito que isso vai ser desenvolvido com o tempo.

Com relação a trabalhar fora eu super indico, inclusive trabalhar em home-office ganhando em dólar e morando no Brasil, entretanto, se for morar fora não vá achando que lá é melhor do que aqui !!!

Guilherme Bretas

to django...@googlegroups.com
Talvez fui infeliz no título, Brasil é top, senão, já tinha ido para fora, o tópico é focado em vagas remotas mesmo, trazendo dinheiro para o Brasil. Enxergo os produtos e serviços de TI aumentando de preço aqui para que as empresas possam pagar esses salários.

Carlos Henrique Cano

to django...@googlegroups.com
Senhores(as),

Temos é que comemorar.

Imaginem uma empresa americana contratando devs aqui por 60K anuais. (salario baixo).

Então esse cidadão ta recebendo aprox 300 000 ano.
ou aprox 25k mes em reais.

Esse cara ta feliz, vai comprando e consumindo.
Esse dinheiro vem pra nossa economia e é usado aqui.

O ape que ele comprou, o sushi de de sexta.. tudo fica aqui.

E quem recebe fica muito feliz.

Muito melhor do que o cenário que acontece:

1. Empresa grande pega projeto no exterior;
2. paga 1/6 do que o estrangeiro paga para o dev local;
3. Dev local se sente pobre e fica feliz quando tem energetico na empresa ou alcool.

Amigos acordem.

Os nerds viraram populares. A gente ganha mais que o pessoal do juridico e financeiro ja.

Quando eu comecei na decada de 90 o estagiário do RH ganhava mais que nos.
TI era centro de “custo” não era estratégico. Era custo. e custo se corta.

Outra morar fora é uma experiencia boa mas não é tudo isso.

Então tomara sim que mais empresas contratem gente daqui remotamente.

O diretor financeiro ficou com ciumes? brabinho?
Puxa que pena.

Bora aproveitar e fazer dinheiro, eu ja fui pobre (hoje sou pobre plus).

Melhor coisa é vc trabalhar com sua habilidades, gerar riqueza e estar satisfeito.

[]s
Henrique