Gerenciar API - Microserviços

Leonardo Salvadori

to django...@googlegroups.com
Pessoal, estou pensando em escrever um backend de uma aplicação full baseado em micro serviços, onde utilizaria o django rest para construir diversos endpoints, onde estaria minha regra de negócio / processamento.

Caso os senhores tiverem conhecimento e experiência nesse conjunto (o que de fato é bem comum, mas enfim) puderem compartilhar comigo.

meu objetivo no tópico é coletar informações e opiniões, de todos os níveis.

gostaria de saber se utilizam algum tipo de gerenciador / painel, enfim, como é feita a parte de devops / monitoramento / controle etc...

grato.

Guilherme Medeiros

to django...@googlegroups.com

Pra facilitar sua vida:
primeiro passo é se perguntar "pra que? preciso mesmo quebrar em microsserviços?".
Como o seu cenário é aprendizado, está respondido. Mas para o "mundo real", se perguntar essas coisas é bem-vindo.

Depois vc deve quebrar a aplicação em pequenas aplicações. Como vc usa Django, pode ser uma ideia, para aprendizado, cada django app ser uma instância própria (inclusive um repositório próprio no git, assim os códigos nem se misturam).

Por fim, vc deve se perguntar "o que serviço X precisa saber de serviço Y. Caso aconteça no serviço Z quais serviços precisam ser informados?".
Dessa forma vc pode começar a pensar em um serviço consumir uma API de outro serviço e/ou os serviços começarem a escrever seus eventos em uma fila/lista/pilha de mensagens (algo como um RabbitMQ, mas pode ser qualquer plataforma).

É basicamente isso...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Django Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para django-brasi...@googlegroups.com.