Hospegar Django no Hostgator

Rui Matos

to Django Brasil
Olá, Pessoal.

Não consigo hospedar o django na hospedagem hostgator compartilhada.
Informaram  que precisa utilizar  o fastcgi mas nunca fiz coisa do tipo.
Eu não consigo rodar a aplicação.

Aguardo orientação de pessoa mais experiente no assunto.

Josir

to Django Brasil
Não aconselho Rui.

Mesmo que seja para um ambiente de desenvolvimento, perde-se muito tempo.

Vale muito mais a pena configurar um máquina na Digital Ocean ou qq outro provedor que te dê acesso completo na máquina.

Se vc só puder utilizar provedores no Brasil, eu recomendo a Mandic ou até mesmo a Amazon (onde o primeiro ano é grátis).

Um abraço,
Josir.

Rui Matos

to Django Brasil
Obrigado, Josir pela orientação.

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Rui, existe a doc para a utilização de FastCGI no site oficial:

Você já leu ela e tentou utilizar?

Obrigado, Josir pela orientação.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Django Brasil" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para django-brasi...@googlegroups.com.

[ ]'s

Filipe Cifali Stangler

Rui Matos

to Django Brasil
Eu tentei seguir o tutorial oficial mas não tive exito.
Por que é um conteúdo não compreendi

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Pode ser mais claro no que não entendeu?

Quanto mais dados você der melhor para te ajudar a fazer o setup da coisa.

Qual a mensagem de erro gerada?

Você tem acesso ao log de erros em sua conta?

Já verificou no seu SSH se consegue rodar manualmente o FastCGI e se conectar a ele?

[...]

Rui Matos

to Django Brasil
A mensagem de erro é 500. Erro no servidor internamente.
Qual ao acesso ssh está habilitado. Agora rodar o FastCGI manualmente não sei como fazer isso.

Rui Matos

to Django Brasil
Olá, Colega

Vou comentar minhas dúvidas através do arquivo.
Lembrando que estou usando o virtualenv para colocar no servidor.
Mais detalhes

Arquivo mysite.fcgi
#!/usr/bin/python   -- Aqui é para colocar o path do sistema ou virtualenvs?
import sys, os

# Add a custom Python path. --- Outro problema , qual caminho devo direcionar?
sys.path.insert(0, "/home/user/python")

# Switch to the directory of your project. (Optional.) -- Aqui entendir
# os.chdir("/home/user/myproject")

# Set the DJANGO_SETTINGS_MODULE environment variable.
os.environ['DJANGO_SETTINGS_MODULE'] = "myproject.settings"

from django.core.servers.fastcgi import runfastcgi
runfastcgi(method="threaded", daemonize="false")

Me informe como devo proceder manualmente para saber se fastcgi está  funcionando corretamente.

Também descobrir que quando  no ambiente virtual apesar de isolar os pacotes do python do sistema o django-admin tem uma versão fixa tipo 1.3.2 . Mas o django tem versão que instalei através do pip

Exemplo:
pip  install django==1.8.3

quando vou shell python 3
import django
django.VERSION
1.8.3

Agora se colocar o django-admin.py --version
1.3.2

Isso todos os ambientes virtuais que tentei instalar fiz a instalação manual também aconteceu a mesma coisa com django.

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Tá, primeiro vamos pensar sobre os caminhos que você tem que configurar, no SSH, efetue o login nele, vá até o diretório onde se encontram as aplicações e execute o comando pwd (http://linux.die.net/man/1/pwd) e utilize o caminho do projeto onde está ali o "/home/user/python" (por acaso você leu o que o sys.path faz? se não, leia agora para entender isso e entender o porque do insert: https://docs.python.org/2/library/sys.html#sys.path).

Depois, o DJANGO_SETTINGS_MODULE deve apontar para o diretório de sua aplicação que contem o settings.py, se você possuir o módulo site e dentro dele o settings.py, deve configurar como 'site.settings', fique atento a necessidade de ser um módulo Python e a existência do __init__.py.

O Django-admin você deve estar pegando a versão do servidor diretamente, não a sua versão instalada.

Na página que te mandei tem a forma de rodar em FastCGI, o que lhe peço é que tente executar como eles explicam e mostre a mensagem caso retorne algum erro.

[...]

Rui Matos

to django...@googlegroups.com
Irei tentar conforme vc mencionou.

Cordialmente,

Rui Matos

Por favor, considere a proteção ao meio ambiente antes de imprimir esse e-mail
Conheça o Rui Matos:  http://www.ruimatos.com.br

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Django Brasil" dos Grupos do Google.

Rui Matos

to django...@googlegroups.com
Continuar com o erro 500

Veja o arquivo index.fcgi configurado em meu ambiente

#!/home/borra706/.virtualenv/ruimatos/bin/python

import sys, os

# Add a custom Python path. (optional)
sys.path.insert(0, "/home/borra706/public_html/ruisolucao")

# Switch to the directory of your project.
os.chdir("/home/borra706/public_html/ruisolucao/djangoproj")

# Set the DJANGO_SETTINGS_MODULE environment variable.
os.environ['DJANGO_SETTINGS_MODULE'] = "djangoproj.settings"

from django.core.servers.fastcgi import runfastcgi

runfastcgi(method="threaded", daemonize="false")

==============================
Estou com virtualenv rodando criei um ambiente virtual chamado ruimatos
Nele contém o python3.2  e django 1.8.5

Estou usando hospedagem compartilhada hostgator

Arquivo .htaccess
AddHandler fcgid-script .fcgi
RewriteEngine On
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteRule ^(.*)$ index.fcgi/$1 [QSA,L]

Cordialmente,

Rui Matos

Por favor, considere a proteção ao meio ambiente antes de imprimir esse e-mail
Conheça o Rui Matos:  http://www.ruimatos.com.br

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Olha, você precisa tentar rodar o index.fcgi também, pode ser permissão incorreta dele ou mesmo ele não estar encontrando seu virtualenv, nessa config que você postou por último não engloba a utilização do virtualenv na index.cgi

Configura essas variáveis depois da linha de import sys, os

os.environ.setdefault('PATH', '/bin:/usr/bin')
os.environ['PATH'] = '/home/username/djangoenv/bin:' + os.environ['PATH']
os.environ['VIRTUAL_ENV'] = '/home/username/djangoenv/bin'
os.environ['PYTHON_EGG_CACHE'] = '/home/username/djangoenv/bin'
os.chdir('/home/username/public_html/mysite')

Rui Matos

Rui Matos

Taiza Montenegro

to django...@googlegroups.com
Bom dia.
Tenho uma dúvida a fazer em relação ao Hostgator.
Eu tb tenho um site hospedado la em modo compartilhado. De uns dias pra cá vim tendo problema. Em algumas operações apareciam erro 500. Entrei em contato com eles para ver o q podia ser, pois não havia mexido em nada de configuração nem programação nos dias anteriores.

Eles me disseram q era um erro no htacess, q nao tava conseguindo chamar o index.fcgi. Depois disso nenhuma página do site passou mais a funcionar (ou seja, estou com o site fora do ar ha uns 2 ou 3 dias!!)

Decidi testar o fcgi via terminal, rodando ./index.fcgi e o resultado que eu tenho é "
   bad interpreter: Permission denied"

Eu suspeito que é um erro de configuração lá deles, que alterou alguma coisa na minha permissão (o arquivo está com permissão 0755). Só que fico com medo de ser algo que eu mesma possa ajeitar/consertar, mas nao tenho ideia do que pode ser, até pq estava td funcionando normalmente e de repente o erro passou a acontecer. Alguem já passou por isso ou tem ideia do que eu possa fazer para não depender do suporte deles?

Obrigada!

Taíza Rabello Montenegro
Analista de T.I
Superintendência de Informática/UFRN

Lucas Garcia de Araújo

to django...@googlegroups.com
Taiza,

Já pensou em usar uma hospedagem como a www.digitalocean.com onde vc configura tudo?
Atenciosamente,

Lucas Garcia de Araújo
Analista de Tecnologia da Informação
Instituto Federal Goiano - Reitoria
R. 88, nº 310 - Setor Sul, Goiânia - GO
(62) 9108-2777

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Taiza, isso quer dizer que não tem permissão para executar, você verificou o shebang do arquivo?

Possivelmente eles alteraram a permissão do interpretador e retiraram acesso / modificaram grupo, depende da estrutura deles.

Quando você executa o ./index.fcgi, ele usa o shebang para executar o conteúdo, então leia a primeira linha (deve ser algo como #!/usr/bin/python) e tente executar somente /usr/bin/python(se for essa linha sem o #!) no terminal. Caso apresente permissão negada, contate eles e informe que a permissão do binário está incorreta e você precisa dele acessível para poder utilizar o site.

Taiza Montenegro

to django...@googlegroups.com
Lucas, eu já vi vários vcs daqui recomendando o Digital Ocean, mas nunca tinha pensado em usar pq nunca tive problema com o HostGator em relacao a configuração, etc. Mas agora, com esse problema, eu vou migrar, porque se realmente foi alguma mudança q eles fizeram la é uma coisa totalmente inaceitável.

Filipe, eu executei o shebang, q no meu caso é chamando o python do virtualenv (/home/tesporte/virtualenv/venvglobaltesportes/bin/python). Também deu acesso negado =/

Eu vou entrar em contato com eles novamente pois não sei mais o que fazer. O "bom" é que há dois dias eu peço suporte técnico pra isso e ate agora so encaminharam meu pedido mas não me retornaram ainda.

Hugo Tácito

to django...@googlegroups.com
Taíza já tentou usar na primeira linha?
!#/usr/bin/env python

Taiza Montenegro

to django...@googlegroups.com
oi Hugo (vc por aqui? :D :D)

Mas se for desse jeito q vc sugeriu ele nao vai "reconhecer" meu virtualenv, nao é?

Eu fiz o teste.. ele ate nao deu bad permission, mas deu erro pra importar uma coisa (acho q pq fica faltando a virtualenv)

unable to open X server `' @ error/import.c/ImportImageCommand/368

Taiza Montenegro

to django...@googlegroups.com
O suporte Hostgator diz q o problema é

"Error importing middleware django.middleware.clickjacking: "No module named clickjacking"""

Pesquisei na net e parece ser problema de versão... mas vi aqui e parece estar tudo normal com as versões: Django 1.6.1 e Python 2.6.6

Alguem ja passou por isso?

Lucas Garcia de Araújo

to django...@googlegroups.com
Usa o pip freeze no servidor para ver os pacotes instalados e tenta montar o mesmo ambiente localmente só para ver se reproduz o erro.

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Isso quer dizer que o seu python foi bloqueado provavelmente, verifique as permissões dele, os binários são normalmente distribuidos usando 755, mas para seu usuário 710 já deve bastar.

Está com cara de bloqueio por consumo ou atividade suspeita...

Taiza Montenegro

to django...@googlegroups.com
Obrigada, pessoal, deu certo!

Consegui com o comando

chmod +x python

dentro da pasta do meu virtualenv.

Só me resta entender agora porque de uma hora pra outra esse problema aconteceu, se o site já estava no ar ha uns meses, usando a mesma configuração de virtualenv, etc. Ai de repente acontece isso =/

Obrigada novamente.

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Taiga, provavelmente ou migraram o servidor sem preservar as permissões ou bloquearam por alguma investigação, mas só eles mesmo sabem.

(se eles não souberem, peça os logs de FTP e de SSH para ver se não acessaram indevidamente a tua conta)

Taiza Montenegro

to django...@googlegroups.com
Oi pessoal, só pra compartilhar e registrar, vai q alguém passa pelo mesmo problema.

Como alegria de pobre dura pouco, logo após eu ter resolvido o problema rodando o comando chmod +x python, o servidor começou a retornar erro 500 novamente.
Percebi que o executável python tinha perdido a permissão de execução, então precisei fazer de novo o comando.
E tb percebi q so dava erro 500  em funcionalidades que enviam email para o usuário (cadastro, contato, etc). Entrei em contato novamente para eles me pediram a porta de saída para ajeitarem o firewall.

Enfim resolveu, pelo menos até agora não deu mais problema.

Assim q tiver tempo vou fazer verificar o DO e analisar migrar pra lá

Att.

Filipe Cifali

to django...@googlegroups.com
Tá com cara de análise de dados / envio de e-mails, eles não comentaram nada sobre política de envios?

Provavelmente você não está enviando com @dominio e estão considerando SPAM o envio do teu site / sistema...

Vale a pena revisar a política de envio e conversar com eles o porque de fato da alteração de permissão para descobrir a causa(o porque de perder a permissão), não somente o efeito(perder a permissão).

escola ebennezer

to Django Brasil
Boa tarde pessoal, td bem ? estou tendo MUITA dificuldade pra subir meu site django na hostgator, alguem ai que já conseguiu poderia me ajudar ?
eu até pago um valor, por favor

Flávyo Henrique

to django...@googlegroups.com
Boa tarde!

Cara, eu não colocaria na Hostgator, essas hospedagem limitam muito o seu acesso, eu subiria em uma máquina da AWS ou alguma outra cloud ou usaria algum PaaS como o Heroku, mais prático, fácil e rápido e não aumenta de forma significa o custo com máquina dependendo da sua necessidade, pode até acontecer o contrário, ter uma redução.

fernandes macedo

to django...@googlegroups.com
Fala qual é a sua dúvida especificamente, o que não está funcionando?
Está usando uma VPS?

Atenciosamente,

"

Aprenda como se você fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã.

Santo Isidoro de Sevilha
"
Fernandes Macedo
https://masedos.github.io/

Mailtrack Sender notified by
Mailtrack
05/17/23, 01:54:15 PM

L e O

to django...@googlegroups.com
Boa Tarde, eu não me recordo como é o ambiente da hostgator, mas irei anexar um link abaixo de como fazer o deploy na maioria dos cp's utilizados.
No link tem vídeo e texto, me ajudou a resolver um problema em um deploy ano passado.

Fernando Soares

to Django Brasil
Olá pessoal! Eu não consegui fazer isso e desisti. Comecei a usar a https://railway.app/ e não larguei mais.