Dúvida/Erro no silde de Programação Concorrente (aula 14)

6 views
Skip to first unread message

David Lanza

unread,
Dec 11, 2025, 8:53:02 PM (9 days ago) Dec 11
to [CEFET-MG]: Linguagens de Programação (DECOM009)
Boa noite, Professor!

No slide 55, no trecho "Apenas uma thread pode ter um monitor por vez", dá a ideia de que a thread possui um monitor, enquanto no trecho abaixo a relação é que a thread entra no monitor. Fiquei na dúvida sobre qual é a forma correta de interpretar — ou se ambas estão corretas, uma vez que os monitores foram tratados de forma abstrata no slide, e se isso pode ser entendido como um erro no slide.
Screenshot from 2025-12-11 22-35-21.png

Andrei Alvares

unread,
Dec 12, 2025, 6:01:34 PM (8 days ago) Dec 12
to David Lanza, [CEFET-MG]: Linguagens de Programação (DECOM009)
Ei David,

  Eu alterei para "Apenas uma thread pode ter controle do monitor por vez" para tentar deixar mais claro: +0,25pts. A ideia é como se fosse uma pista de corrida que só pode ter um carro por vez. Se um carro estiver usando, os outros precisam esperar. Mesmo que vários carros estivessem esperando em seções diferentes da pista (um carro no km 2, outro no km 5, outro no km 8, ...). Quando o carro que estiver ocupando a pista sair dela, então outro pode entrar. Nessa analogia, o monitor é a pista e cada método é como se fosse uma seção da pista. Se alguém tentar usar um método enquanto outro está usando tentando entrar nesse método ou qualquer outro (desde que sejam marcados como synchronized), ele é bloqueado até que uma thread saia do método.

    []z, Andrei

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "[CEFET-MG]: Linguagens de Programação (DECOM009)" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para decom009+u...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/decom009/c9d414a0-ce1f-4d6a-aae7-52eae506fb13n%40googlegroups.com.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages