Passarim Automatico (DCE38)

18 views
Skip to first unread message

Walter Nunes

unread,
Jan 3, 2022, 8:36:11 AM1/3/22
to dc...@googlegroups.com
A revista 38 se estivesse em bancas hoje, vendia... absoluta certeza.

Tive tempo pra finalmente olhar o Pássaro, pg 25 dce 38. O esquema é republicado na pg 378 da Eletrônica passo-a-passo.

Trata-se de um multivibrador, com PNP e tempos são de C2 (100uF) e C3 (10uF). 

Mas só que encavalado no Q2 existe um circuito Hartley (T1) onde C5 determina a freqüência, perto de 10kHz.

O que estranhei foi ao modelar polarização, tentando substituir T2 por reator, notei que ele funciona como "termistor PTC". Não faz parte de oscilador, só é uma modulação (bias) que C2 poderia influenciar, mas C1+R1 absorvem.

Esse circuito sempre me fascinou. Desmontar ele em blocos e testar na proto cada função em separado seria um artigo que escreveria (pra publicar) com prazer imenso.

Melhor que isso só se têm à venda o TDK-D1 pra medir a curva T e I em laboratório. Bêda tava inspirado mesmo nessa evolução do projeto antigo. Deve ter levado semanas pra melhorar o "cantoreio".

Então são três malhas: tempo, frequência, modulação. Foram enxugadas numa só estrutura pra sair barato e dar plaquinha como brinde.

PS
O "canta passarinho" da Eljr não fazia multivibração. Se dava gorgeio era por usar capacitor + resistor de fio acoplado a bias... é quando adolescente montei e achei inaudível, tive que subir acima de 15kHz pra notar o ronco. 
Acho que com um ou dois LED mini ligado série no emissor-terra o desequilíbrio pronunciaria. É como o passarinho original um circuito que permite controles quase em todos os pontos soldados.

É isso, resumindo T1 modelado como PTC. 

MARUJO.
20220103_093839.jpg

Walter Nunes

unread,
Jan 3, 2022, 8:38:47 AM1/3/22
to dc...@googlegroups.com
O transformador T2 (driver TDK-D1) modelado como PTC.

Agora ficou correto!

Eduardo Luccas

unread,
Feb 4, 2022, 4:38:25 PM2/4/22
to Divirta-se com a Eletrônica
> A revista 38 se estivesse em bancas hoje, vendia... absoluta certeza.
> Tive tempo pra finalmente olhar o Pássaro, pg 25 dce 38. O esquema é republicado na pg 378 da Eletrônica passo-a-passo.
> Trata-se de um multivibrador, com PNP e tempos são de C2 (100uF) e C3 (10uF).
> Mas só que encavalado no Q2 existe um circuito Hartley (T1) onde C5 determina a freqüência, perto de 10kHz.
> O que estranhei foi ao modelar polarização, tentando substituir T2 por reator, notei que ele funciona como "termistor PTC". Não faz parte de oscilador, só é uma modulação (bias) que C2 poderia influenciar, mas C1+R1 absorvem.
> Esse circuito sempre me fascinou. Desmontar ele em blocos e testar na proto cada função em separado seria um artigo que escreveria (pra publicar) com prazer imenso.
> Melhor que isso só se têm à venda o TDK-D1 pra medir a curva T e I em laboratório. Bêda tava inspirado mesmo nessa evolução do projeto antigo. Deve ter levado semanas pra melhorar o "cantoreio".
> Então são três malhas: tempo, frequência, modulação. Foram enxugadas numa só estrutura pra sair barato e dar plaquinha como brinde.
...

Eu cheguei a montar o Passarim Automático na época (usando, claro, a
plaquinha de brinde!). Eu lembro que funcionou, mas, provavelmente,
não exatamente como descrito, digo, com o mesmo exato efeito sonoro.
Isso porque, creio, usei os transformadores que comprei na loja de
componentes na época. Eram transformadores de saída e driver, usados
em rádios. Não deveria ter tanta diferença assim, em tese mas enfim.
Bom, o legal é funcionou ahah!

Recentemente cismei de montar de novo (o que eu montei na época eu nem
faço idéia de onde foi parar). Eu arranquei os transformadores de
sucata de radinhos à pilha antigos. Dureza é achar os BC558 A e B. Eu
acho que usei outros. Bom o fato é que não funcionou nada! ahahah!
Carecia de uma análise melhor mas eu acabei desanimando e deixando de
lado. Uma hora eu volto a fuçar.

Essa revista 38 tinha projetos legais mesmo. Outro que eu montei e foi
muito importante foi o Super Protector. Ele foi o principal
responsável por salvar a Brasília dos meus pais de um roubo. Duas
vezes. Mas em outro email eu conto mais detalhes.



--
Eduardo Luccas
www.luccas.com.br

Walter Nunes

unread,
Feb 10, 2022, 5:51:13 PM2/10/22
to dc...@googlegroups.com
Me gozaram muito quando fui nas lojas comprar.
Os vendedores de PoA eram a maioria, ignorantes. Inclusive alguns donos.

Hoje existe o BC557 VI que tem ganho pequeno de propósito, pra usar no lugar dos "A" antigos.

Se fores usar um trafo driver comum, experimente ligar os dois enrolamentos em série, e ir variando um ou outro resistor.

Os de saída, já tive que montar em série também, pra oscilador hartley ou bloqueio.

Contudo, acho que as três malhas isoladas dá pra obter um passarinhado menos crítico e hobbystas satisfeitos. 

Quatro transistores e um trafinho artesanal não custam tanto, estou focando em terapia ocupacional e não só na facilidade de montar. Mas um dia consigo algo equivalente, sem incrementar muito.
--
Divirta-se com a Eletrônica !
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Divirta-se com a Eletrônica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to dce1+unsubscribe@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/dce1/CAK3oFNqe_D_7fG9MJMghuP2DzTvEsvW_geu-hwgkCOvRZC%3DsqA%40mail.gmail.com.

Walter Nunes

unread,
Jan 20, 2026, 4:47:07 AMJan 20
to dc...@googlegroups.com
Retornei o tema pra dizer que o "Grilo Eletrônico"(DCE 13) provavelmente foi um estopim dando novo design ao passarinho.

Reparei parece um oscilador base comum (pag 16) entretanto um "diodo transparente" ajuda modular o piado do grilo. É, melhorando-se o circuito do grilo, ele deve ter aproveitado ao passarinho.

Divirto-me ao pensar em qual momento deu-se conta que o indutor faz dois papéis no circuito e porquê não se optou por PNP como vários outros da "zoologia DCE" de conepção antiga.

Vários bichinhos na verdade faltaram.e outros como foi o sapo eram kits do P.Maldonado (outro editor da BF).

Eduardo Luccas

unread,
Jan 22, 2026, 5:50:36 PMJan 22
to dc...@googlegroups.com
Retornei o tema pra dizer que o "Grilo Eletrônico"(DCE 13) provavelmente foi um estopim dando novo design ao passarinho.
Reparei parece um oscilador base comum (pag 16) entretanto um "diodo transparente" ajuda modular o piado do grilo. É, melhorando-se o circuito do grilo, ele deve ter aproveitado ao passarinho.
Divirto-me ao pensar em qual momento deu-se conta que o indutor faz dois papéis no circuito e porquê não se optou por PNP como vários outros da "zoologia DCE" de conepção antiga.
Vários bichinhos na verdade faltaram.e outros como foi o sapo eram kits do P.Maldonado (outro editor da BF).

...


Esse circuito do Grilo da DCE 13 é bem estranho pra falar a verdade. Acho que inventam moda. Poderiam ter feito um oscilador modulado com os C.MOS que era bem melhor. Tanto que depois na APE fizeram assim num projetinho de grilo também, esse funciona bem.

O Paulo MC Maldonado era editor da Informática: Eletrônica Digital.

Sobre esses efeitos sonoros de bichos, na Saber Eletrônica N. 128 saiu um monte desse tipo de circuitos, tanto que deram o nome de "Sítio Eletrônico", a capa da revista era bem apropriada ao tema, inclusive!


--
Eduardo A. R. Luccas
edu...@luccas.com.br
Santo André - SP - Brasil

--------------------------------------------
www.luccas.com.br
https://www.youtube.com/@EduardoLuccas
https://www.instagram.com/eduluccas/
--------------------------------------------

Walter Nunes

unread,
Jan 24, 2026, 1:41:02 PMJan 24
to dc...@googlegroups.com
Sitio Eletrônico deve ser divertidíssimo. Lembro do mugido que um vizinho tinha no Gol. Ele mesmo ajeitou a buzina.

Concordo 100% contigo em circuito simplificado e menos crítico.

O 76477 não tinha essas capacidades, merecia.
--
Divirta-se com a Eletrônica !
---
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Divirta-se com a Eletrônica" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to dce1+unsubscribe@googlegroups.com.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages