Ajuda - transístores MP (Matched Pair)

Ricardo - CT3KN

to CT-Comunicações e Tecnologias
Caríssimos,
Todos os transístores com o sufixo MP  são "mached pair" entre si ou estão associados especificamente ao seu par?
É que estou a tentar encontrar dois pares de MRF150MP para um linear e não compreendo quando vejo estes mosfets a serem vendidos avulsos... Julguei que teriam de ser aos pares...
Grato desde já pela ajuda,
73
Ricardo - CT3KN

Rodrigo

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Olá Ricardo,

isso do MP quer dizer que eles têm o mesmo ganho ou parecido.

Logo o linear fica mais equilibrado. No entanto há que diga que com os FET's esse factor não é assim tão importante como era nos bipolares.

Existem lineares, ameritron por exemplo, que usam 4 e são vendidos em em quadrupulos.

Aqui há uns tempos mudei UM fet num equipamento que está na moda e o mesmo está a funcionar sem qualquer problema.

73

Rodrigo

ct1bxt

Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-te...@googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/e220a4b0-b079-4c6a-959e-8d493ba37284n%40googlegroups.com.

Carlos Mourato

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Os amplificadores em que usam os MP e depois colocam sem ser MP ficam desiquilibrados e pode acontecer um ter mais ganho que o outro e baixar o rendimento do PA. No meu batente uma vez tive que substituir 8 num PA, e tive mesmo que usar MPs, pois como era material que estava 24H00 ON, não podia falhar! Mesmo em MOSFETs é importante que sejam MP. A tensão de bias é muito critica e salvo terem ajuste independente para cada um, pode representar um problema. Não é fora do comum, um MOSFET ter por exemplo com 2,2V de GATE uma corrente de repouso de 300mA, e outro igual com os mesmos 2,2V ter apenas 200mA ou ter 400mA. tendo em conta que a corrente de repouso é directamente proporcional ao ganho, temos que neste caso do exemplo o amplificador ficava com o PUSH PULL desiquilibrado. Não quero com isto dizer que não funciona, mas sim que de preferência e para um rendimento optimizado, deve-se sempre usar um MP ou no caso de 4 ou 8 maching quadra ou match octet. Eu tenho um PA de construção caseira com 4 desses MOSFETs, ( 2 X  MRF151G)  mas dentro da mesma capsula. O MRF151G são dois MRF150, dentro da mesma capsula de cerâmica e debita 350W máximo. O seu equivalente é o BLF278. Uma maneira de ver se estão mais ou menos equilibrados é medir a corrente de dreno com uma determinada tensão de gate. Devem começar a conduzir com uma tensão de gate entre os 1,5V e os 2,1 ou pouco mais. Mede-se a corrente de DRENO com uma tensão de gate fixa de por exemplo 2V e se conduzirem a mesma corrente são MP! Se não for muito diferente funcionam sem problemas, mas se for substancialmente diferentes pode haver lugar a desiquilibrio. Usar sempre resistencias limitadoras nestes testes!!!
O vender os MOSFETs avulso não tem nada de especial! Existem muito amplificadores que só têm um! Nem todos os PAs são em PUSHPULL! Tambem há amplificadores em single end! Normalmente o drive de amplificadores de alguma potencia  pode ser igual aos de saida e são configurações single end em que só se utiliza 1. Por acaso tenho um amplificador com 8 MRF150 na saida, mas não é para serviço de amador. É da France RFPA para testes de compatibilidade electromagnética que faz de 1MHz a 50MHz. Um dia destes modifico-o para as bandas de amador, pois não me sirvo dele assim! E é novo a estrear!! tem um problema! Entram 20mW e saiem 1,2Kw!!!! Posso tirare-lhe o drive que é um hibrido de HF que não faz falta nenhuma. Assim como está só se for para um SDR desses que há por aí de very low power.

Cumprimentos:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

REP member nº2155
ARLA member nº 34
SAQ Grimeton member nº 1340

Best regards from:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:

Aos meus e-mails não se aplica o acordo ortográfico.

Ricardo - CT3KN

to CT-Comunicações e Tecnologias
Caros colegas de rádio,
Agradeço muito as respostas. Queiram perdoar não ter agradecido vossos comentários na própria altura, faço-o agora.
Bem sei que os transístores e mosfets são disponibilizados em avulso, mas quando a referência inclui «MP» (matched pair), ao adquirir apenas um ficaria o seu par solteiro na prateleira da loja e isto parte-me o coração, para além do que seria desvantajoso para o vendedor tal divórcio uma vez que um casal vale mais do que dois solteiros, hi hi hi. Nesta lógica, os «MP» deveriam vir de fábrica sempre aos pares.

Estas dúvidas surgiram quando fui adquirir os mosfets pois estou a tentar reparar um Ameritron ALS-600. Já troquei um par de MRF-150 que estavam com fugas (identifiquei-os levantando o Gate e medindo a resistência para o Dreno). No entanto, só consigo acertar o bias do primeiro transistor, quando passo para o segundo, a corrente não sobe. Terei de me dedicar mais ao circuito e ver onde está o problema.

73
Ricardo - CT3KN

Carlos Mourato

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Cilega Ricardo
...Se a corrente não sobe ao aumentar a tensao de gate e se tem tensão de alimentação no DRENO...Adeus MRF150! Já era! Cuidado ao soldar as gates com o ferro ligado!

Rodrigo

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Boas Ricardo,

muitas vezes quando se afina um mosfet os outros influenciam essas medidas.

Afinei um esta semana e a nova placa EB-104 tem interruptores para cada gate dos mosfet.

Assim quando se afinam, é só um de cada vez.

O problema do que tentei afinar, digo tentar, foi de que um deles assim que recebeu tensão flashou e deu o tiro!!

Mais um aviso para os colegas.

COMPREM MOSFET´s SÓ A VENDEDORES QUE TENHA A CERTEZA ABSOLUTA QUE NÃO SÃO FALSIFICAÇÕES.

73

Rodrigo

ct1bxt