Afinal quem é o "radioamador" da casa abandonada e vandalizada. Alguém nos pode ajudar.?

João Costa > CT1FBF

to Cluster-ARLA, ct-comunicacoes-e-tecnologias
Prezados colegas,

Depois de várias tentativas para determinar o possível radioamador da já famosa casa abandonada e vandalizada, que pode ser vista aqui: https://www.abandonados.pt/casa-do-radioamador/ eis que hoje e depois de inclusive contactar-mos os seus familiares e  radioamadores que com ele privaram pessoalmente, e conheceram bem a sua casa na Figueira da Foz, acabamos a ter de descartar a possibilidade de ser o nosso colega Vasco Águas ( CT1ZB) e a sua casa na Figueira da Foz.

Mas o mistério adensou-se, pela analise das fotos das QSL´s publicadas algumas, poucas, ainda visíveis, elas estão dirigidas ao Vasco Águas (CT1ZB) na sua maioria, mas como se veio a provar mais tarde, mas não só, existe pelo menos uma dirigida ao CT1GR também. Como é que estas dezenas de QSL's foram parar áquele local.?

O fotografo André Ramalho, autor do blog e do levantamento fotográfico no local, por uma questão ética sobre a localização exacta de locais abandonados, não confirma nem desmente a localização da referida casa.
Aliás, no seu blog é bastante texativo sobre o tema :" O blog “Abandonados.pt” começou com o intuito de partilhar algumas fotos e histórias sobre os vários locais abandonados que vamos visitando em Portugal. É um hobbie, visitar, fotografar e partilhar esses lugares abandonados neste blog.

Agradecemos que nos contactem se tiver alguma sugestão para melhorar o blog, ou até mesmo para sugerir lugares abandonados para visitarmos.

Agradecemos que não enviem emails a perguntar a localização dos locais cujo o nome foi alterado para os proteger, esses emails não serão respondidos. Agradecemos a compreensão."

Assim, estamos num chamado beco sem saída. Aquela casa não corresponde, segundo familiares e amigos, no seu interior, á antiga casa do colega Vasco Águas na Figueira da Foz.

O editor da revista QSP, o nosso colega Adelino Francisco ( CT1AL) pretendia escrever um artigo, mas estamos num beco sem saída, também do ponto de vista jornalistico

Quem era afinal o misterioso colecionador de todas aquelas dezenas de  QSL's expostas nas paredes da casa abandonada e vandalizada. E já agora, como estas lá foram parar!?

João Costa (CT1FBF)

Rodrigo

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com, João Costa > CT1FBF

Boas,

isso parece um filme de suspense !

Um fulano anda ai pelo pais a tirar fotografias a casas abandonadas, com a permissão de sabe-se lá quem, e depois por uma questão de ética diz não poder divulgar onde é ?

Valha-me santa Ingracia. Eu não dou para esse peditório.

Bem, a não ser que isto seja um jogo e ai a coisa até vai bem ah ah

Rodrigo

Às 00:08 de 12-06-19, João Costa > CT1FBF escreveu:
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT

---
Recebeu esta mensagem porque subscreveu ao grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" do Grupos do Google.
Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-te...@googlegroups.com.
Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/CACvD8qAgCxc0QVLPbowcvi_%3DCCEmMnOK4iKsBENAKHxzmxLg9g%40mail.gmail.com.
Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

Jose Albu

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com, João Costa > CT1FBF
OH Rodrigo

boa tarde~

Isto é um plano para nos distraírem do ''caso'' de Tancos e do Joe...   eheheheh

um abraço e tudo de bom...

J. Albu
CT1AOZ

Sem vírus. www.avg.com

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

Sem vírus. www.avg.com

António Duarte Bebiano

to CT-Comunicações e Tecnologias
Boa noite,

Consegui ver cartões QSL a confirmar QSOs com o CT1ZB, CT1GR e JA2BA.
Assim sendo, existe uma grande probabilidade de se tratar de um ilustre desconhecido rádio escuta CT0????

73 - Duarte - CT1CPP

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Caro Duarte

Desculpe desafiar a sua logica, mas se se trata de um Escuta, não pode ter QSL a confirmar QSO.

73 F.Costa CT1EAT/M0HOJ

[...]

Carlos Fonseca

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Bom dia.

Já algum tempo referi.
Muito antes de aparecer esta publicação no "abandonados" já essa fotos de qsl's andou a circular nas listas da especialidade (locais abandonados).

Sendo que a maoirparte das qsl's são de indicativos 2 letras, essa foto poderá ter sido tirada numa ex-colônia?

Sendo que já se descortinou os indicativos que maioritariamente aparecem nas qsl's, não existirá ninguém dessa época, que se recorde daquelas salas da casa?

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.
--
73's de Carlos Fonseca, CT1GFQ
SKCC #466T

João Costa > CT1FBF

to ct-comunicacoes-e-tecnologias
"Sendo que a maoir parte das qsl's são de indicativos 2 letras, essa foto poderá ter sido tirada numa ex-colônia?"

Não, o fotografo garante que a casa está localizada em Portugal continental, mas mais não adianta.

 O mais estranho, é que existem QSL's dirigidas a mais que a uma estação. Pensou-se inicialmente que esta era a casa da Figueira da Foz do Vasco Águas (CT1ZB), mas acabou a ser descartada tanto por familiares como por radioamadores seus amigos, inclusive por colegas ainda vivos na dupla condição.

Existe uma QSL do pai de um radioamador, que está entre nós, que acha muito estranho lá estar o cartão dirigido a seu pai.

O Vasco era um radioamador bastante conhecido, tendo sido inclusive dirigente da REP.

O mistério continua, se ao menos se soube-se da localização exacta da casa !? Ajudaria a encontrar o seu proprietário.

João Costa (CT1FBF)

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Boa tarde João

Na minha humilde opinião não é surpresa haver QSL dirigidas a vários radioamadores. Isto porque era relativamente comum os operadores Dx incluirem nos envelopes endereçados a um amador (para poupar nas despesas postais) outras QSL dirigidas a outros amadores do mesmo país, na esperança que estes as enviassem aos destinatários finais (o que nem sempre sucedida...).
Como prova posso dar o exemplo do espólio de CT1BT, onde encontrei algumas QSL que não lhe eram eram dirigidas.

73 F.Costa CT1EAT/M0HOJ

João Costa > CT1FBF

to ct-comunicacoes-e-tecnologias
Tens toda a razão Francisco, mas JA2BA está um bocado fora...de Portugal.

João Costa (CT1FBF)

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Sim, essa é difícil de explicar...
Se calhar ia "colada" a outra QSL. Já me aconteceu várias vezes nas QSL que recebi via bureau.

73 F.Costa CT1EAT/M0HOJ

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Olá de novo João

Agora que cheguei a casa, estive a ver as fotos de novo e, salvo melhor opinião, acho que o supões ser JA2BA é na realidade CT1ZBA (que seria o QTH adicional de CT1ZB)

CR3KD-CT1ZBA.PNG

que de facto existiu. Infelizmente a edição Winter 1972 Foreign Amateur Callbook não registou o endereço (mas lista o indicativo).

ct1zba.PNG

Se aceitar-mos isto como um dado adquirido, o mais provável é tratar-se do QTH Adicional de CT1ZB, seja lá onde for.

73 FCosta CT1EAT/M0HOJ

73 F.Costa, CT1EAT/M0HOJ

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Boa tarde colegas.
A um rádio escuta, confirma-se um QSO, não com o rádio escuta, obviamente, mas com outra estação.
Se o colega Costa fizer um contacto com uma estação na Austrália e eu lhe pedir um QSL SWL, o que o colega me confirma a mim, rádio escuta é que fez um QSO com um VK, num determinado dia, hora, frequência, etc, e que aquilo que eu escutei está confirmado.
A hipótese se se tratar vde um rádio escuta é reforçada pelo facto de não existirem QSLs fora do mundo português à época.
Parece que este possível rádio escuta apenas pediria confirmações da escutas de QSOs a colegas portugueses.
Se fosse radioamador, provavelmente teria também cartões QSL de outros países do mundo e não apenas de Portugal e ex-colónias.

Cordiais 73,

Duarte - CT1CPP

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Apenas mais um pormenor:

No passado, os indicativos de duas letras no sufixo, aos quais se acrescentava a letra A ou B, correspondias a estações móveis ou portáteis.

CT1ZB - Estação fixa
CT1ZBA = Estação Móvel
CT1ZBB - Estação Portátil

Desconheço a existência de alguma relação entre o indicativo e a estação adicional, tal como acontece atualmente com os /1.

73 - Duarte - CT1CPP

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Caro Duarte

No meu entendimento, a um Escuta, confirma-se um report (relatório em Português, se preferir) de um QSO que foi feito com outra estação.
A um escuta nunca se pode confirmar um QSO porque este, obviamente por se tratar de um escuta, nunca existe.
Se reparar nas QSL que tem em seu poder, é vulgar ver a seguinte fórmula "Confirming QSO/SWL report" na qual o operador risca a parte que não se aplica.
Veja um exemplo em baixo.

9a6r.PNG
Por outro lado, se reparar com atenção (no tecto da casa, por ex.), existem muitas QSL que não são de CT ou CR, pelo que a sua teoria não colhe.

73 FCosta, CT1EAT/M0HOJ

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
No Callbook onde indica CT1ZB com morada na Figueira da Foz, e CT1ZBA com QSL via morada CT1ZB/Figueira da Foz, se CT1ZBA fosse uma estação adicional, teria de ter morada. Não o tem porque essa licença se refere a uma estação móvel, tal como refiro em post anterior.

Duarte - CT1CPP

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Colega Costa, registo que a minha teoria não colhe.

O colega tem certezas eu apenas estou a apresentar outra hipótese.
Este fórum é composto por muitos OMs com experiência na matéria e os mesmos encargar-se-ão de lhe dar razão.

Cumprimentos,

António Duarte.

CT1CPP

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Segundo julgo saber, para um report SWLde amador ser válido, necessita que o rádio escuta confirme ter escutado um QSO entre duas estações, as quais terá se identificar.
Não confundir com o report SLW dado a uma estação de radiodifusão.

Cumprimentos,

António Duarte - CT1CPP

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
PS: Report SWL dado a uma estação de radiodifusão.

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Caro Duarte

Tem toda a razão. E a prova esta aqui:

ct1zba_movel.PNG

Como podem reparar, na mesma QSL é mencionado o indicativo CT1GR.
Pesquisando https://qslportugal.wordpress.com/1970-1979/ vão encontrar esta QSL:

CT1GR 2F 1973.png

Podemos agora afirmar com toda a certeza que o OM tinha 2 indicativos, um para cada QTH.
Se as fotos não são da Figueira da Foz, quiçá sejam de Alvega?

73 FCosta, CT1EAT/M0HOJ

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Caro Duarte

O pior cego é aquele que não quer ver

DSCF7437_rodada.png
Deve-lhe custar mesmo muito engolir o sapo (de admitir que errou e eu tenho razão)...

73 FCosta, CT1EAT/M0HOJ

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

--
73 F.Costa, CT1EAT/M0HOJ

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Colega Costa, peço-lhe o favor de não se dirigir a mim em termos do tipo "engolir sapos" ou outros análogos porque isso em nada contribui para a elevação do debate cujo nível se quer elevado.
Eu já lhe disse que não tenho a certeza de nada e nem sequer estou a contrariar aquilo que o colega afirma.
Houve aqui um colega, o qual de momento não posso precisar, que disse que a família do CT1ZB não conhece o local onde as fotos foram tiradas.
O colega está convicto que tal casa será do falecido colega Vasco Águas, ou qual terá tido dois indicativos, tudo bem, assim seja!
A definição do meu computador/monitor é má, consigo ver alguns QSL com indicativos de Portugal e Ex-colónias mas não consigo ter definição para ver QSLs com indicativos estrangeiros, é provável que lá estejam mas eu não os consigo ver.
Mas isso também é irrelevante para o efeito, um radioamador ou SWL português pode pedir QSLs a quem muito bem entender.
Existirem QSLs com indicativos estrangeiros ou apenas portugueses/ex-colónias, não resolve a questão.
Eu apenas aventei a hipótese de tratando-se de um SWL português, que lhe fosse mais fácil confirmar reports via estações portugueses, apenas isso.
O facto de o CT1ZB ter tido dois indicativos poderá indicar a possibilidade de ter tido o QTH que vem nas fotos mas também poderá ter sido mais um cartão enviado ao SWL o qual poderia ter escutado o CT1ZB, CT1ZBA e o CT1GJ.

De tudo aquilo que veio a lume, o facto mais relevante, a ser verdade (e se eu li bem), é que a família do CT1ZB não conhece o local onde as fotos foram tiradas.

Não vou dizer mais nada porque julgo ter deixado bem clara a minha opinião/hipótese relativa ao dito "mistério".
Ficarei na expetativa de saber o resultado final, independentemente da teoria que vier a ser validada.

Cordiais 73,

Duarte - CT1CPP

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Xaro colega Costa, tenho de lhe confessar que de facto desconhecia a localização do Japão.
Fez bem em alertar-me para o efeito.
Poderá continuar a fazê-lo em letras garrafais, não vão os seus ensinamentos escaparem-me.
Eu quero continuar aprender!

Repito uma vez mais e farei isso tantas vezes quanto forem necessárias.
Um cartão de SWL enviado a um rádio escuta confirma que o mesmo escutou um QSO entre duas estações, repito, entre duas estações.
Se o CT1ZB confirmou a um possível CT0(...) que o mesmo escutou um QSO entre si, CT1ZB, e o JA2BA (posso até ter visto mal o indicativo, isso é irrelevante para o assunto), o que tem a ver o facto de o japoês estar muito longe de Portugal?
O que eu quero dizer é que tratando-se de um possível, repito, possível CT0(...) a ser assim, levanto a possibilidade de o dito SWL apenas pedir confirmações/reports a estações portuguesas/ex-colónias.
O problema é que o colega está a ver a confirmação dos QSOs referentes a um radioamador e eu estou a levantar a hipótese, repito, a hipótese de essas confirmações serem referentes à escuta de um SWL. Mas podem não ser!
Neste caso em concreto, o que isso a ver com o facto de o Japão estar longe de Portugal?

Cumprimentos,

CT1CPP - Duarte.

Cumprimentos,

Duarte - CT1CPP

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Em relação ao post anterior, parece que o alerta do Japão terá sido do nosso colega CT1FBF, a quem cumprimento.
A certa altura os posts tornam-se confusos quanto aos seus autores.

Seja como for, não voltarei a pronunciar-me mais sobre o assunto.
Aguardarei o resultado da investigação.

Cumprimentos a todos os colegas.

Duarte - CT1CPP

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Caro Duarte

A expressão popular "engolir um sapo" para mim é de uso corrente e em nada diminui a qualidade do debate. Mas se para si representa uma ofensa, apresento as minhas desculpas.
Noto no entanto que só se passou a dirigir a mim pelo meu nome após eu fazer essa referência, pelo que lhe atribuo um efeito didáctico.

Quanto a elevar o debate, sou totalmente a favor. Vamos então fazer um ponto de situação:

- Alguém publicou umas fotos num blog, nas quais se podem observar varias centenas de QSL, naquilo que parece ter sido um dia um shack de um radioamador.
- Dado que é possível observar que algumas QSL são dirigidas a CT1ZB/CT1GR, o senso comum dita que a casa terá pertencido a Vasco Águas.
- É sugerido um imóvel localizado na Figueira da Foz, mas averiguações posteriores junto de familiares e conhecidos não confirmam a localização.

Surge então a sua teoria de que:
- se calhar não se trata de um radioamador (mas antes de um Escuta);
- existe uma QSL dirigida a JA2BA

Tentei, e estou certo que consegui, demonstrar que ambas suposições estão erradas, pelo que se quer verdadeiramente elevar o debate, sugiro que:
- faça afirmações/teorias que sejam passiveis de demonstrar (idealmente por provas materiais)
- aceite a realidade, principalmente quando esta o contradiz, ao invés de continuar a insistir em fantasias que, essas sim, em nada contribuem para o debate.

73 FCosta, CT1EAT/M0HOJ

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

--
73 F.Costa, CT1EAT/M0HOJ

João Costa > CT1FBF

to ct-comunicacoes-e-tecnologias, Carlos Mourato
Excelente Francisco, isto vem definitivamente solucionar a questão do CT1GR e é quase certo agora que este triste espolio pertenceu ao Vasco Águas (CT1ZB / CT1GR).

Que eu saiba, o Vasco frequentava com certa regularidade três casas em Portugal:
- A casa da Figueira da Foz, onde teria a sua estação principal;

- A casa em Alvega, onde teria a sua estação adicional oficial, agora confirmada.

- A casa de Lisboa, onde teve antena ou antenas instaladas.

Quanto á casa de Alvega, esta seria o conhecido Solar de Alvega.

Já estive por diversas vezes no Solar de Alvega, ou Quinta de Santo António, à entrada da localidade vindo de Abrantes e trata-se de uma antiga propriedade senhorial e quinta agrícola, que foi mandada construir pelo Conde Caldeira de Mendanha, no século XVII e foi aproveitada actualmente para Turismo de habitação e é propriedade de uma família inglesa que raramente lá vai, deixando a sua exploração a cargo de uma empregada portuguesa que vive nos antigos anexos dos trabalhadores da quinta.

Foi comprada em 1998, já bastante degradada pelo Paul ao Dr. Matafome de Abrantes.

O Mourato poderá confirmar se era esta a casa de Alvega, visto que lá foi ajudar o Vasco Águas a montar uma antena no seculo passado e conheceu também inclusive a casa de Lisboa.

Será que o Vasco teria mais uma casa.!?

João Costa (CT1FBF)

António Duarte Bebiano

to CT-Comunicações e Tecnologias

Ilustre colega Costa, CT1EAT.

Começando pelo título do tema aqui em debate, no seu final, refere: "alguém nos pode ajudar?", não foi assim colega Costa/CT1FBF?

O colega Costa CT1FBF, disse que a família do CT1ZB, não reconhecia o local onde as fotos foram feitas, não é verdade?

Então, permanecendo o mistério, resolvi dar o meu modesto contributo (no meu primeiro post) e levantei a hipótese já descrita, baseada na possibilidade, repito, na possibilidade de se tratar de um radio-escuta,  querendo ficar-me por aí!

Até então, não me havia referido direta ou indiretamente ao colega Costa/CT1EAT, nem a ninguém. Comecei a fazê-lo, em relação a si, quando o colega Costa/CT1EAT disse descordar da minha opinião, isto é, do meu primeiro post.

Bem sabe que não me comecei a dirigir a si apenas e após ter proferido as palavras que ainda por cima se dá ao luxo de dizer que são didáticas. Poderá ter a certeza que eu, em relação a si ou a quem quer que seja, nunca me irei socorrer do seu dicionário didático! Leia a sequência dos posts sff.

Ainda assim, no primeiro post que me dirige, fê-lo com todo o direito. Em seguida, eu apenas quis, em resposta, tentar clarificar o porquê de tal hipótese (SWL), talvez pudesse ser útil, pensei eu, mais nada.

Qual não é o meu espanto, (se calhar até nem é espanto nenhum), quando de seguida, leio que o ilustre colega, afirma categoricamente que a minha teoria não colhe, que tenho de engolir sapos e que o cego é aquele que não quer ver.

Já não é de agora que o colega Costa/CT1EAT reage para comigo com alguma, para não dizer, bastante animosidade. Sinceramente, não sei porquê? Chego até a pensar que o colega acha que quem não é por si é contra si. O que não coincide com a sua opinião é fantasia. Olhe que eu não tenho dificuldade em conviver com opiniões diferentes da minha, até acho isso salutar. Se me demonstrarem que estou errado, aceito isso com toda a naturalidade e até se tiver aprendido algo, é para mim um motivo de enorme satisfação. Nestes casos, se não for pedir muito, é de bom tom que o meu erro me seja demostrado através de uma linguagem com alguma elegância,  fica bem, sabe?

Pelo que interpreto do seu discurso, o colega Costa/CT1EAT tem todas as certezas, olhe que eu na vida tenho mais dúvidas do que certezas.

Sabe que eu apreendi, por razões até de ordem profissional, que deveremos partir para uma investigação despidos de preconceitos e que todas as pistas/hipóteses, por mais estranhas/absurdas que nos possam parecer à primeira vista, deverão ser, no mínimo, analisadas, e se estiverem categoricamente erradas, só aí, deverão ser descartadas.

Eu não tenho a veleidade de querer provar o que quer que seja, apenas levanto questões, se me for permitido!

O que me parece, muito humildemente, é que existe um erro de análise em relação aos dados que estão disponíveis, parece-me!

Quer demonstrar-se que o colega Vasco Águas teve um palacete em Alvega e que operou partir de lá. Ninguém pôs isso em dúvida!

Inicialmente supunha-se que o poderia ter feito com o indicativo  CT1ZBA. Recorrendo às minhas fantasias, como o colega diz, demomonstrou-se que o CT1ZBA afinal é o CT1ZB/móvel e não a certeza que o colega tinha de ser o indicativo da sua estação adicional (facto que o colega já reconheceu, e bem)!

O colega Vasco Águas até poderia ter tido vários palacetes e ter operado a partir de todos eles com vários indicativos, dou isso de barato.

A questão de fundo está em saber se as fotos que estamos a ver são do QTH do dito palacete, pertencente a CT1ZB? Para o colega Costa/CT1EAT, a análise dos cartões QSL, são mais do que suficientes para garantir que sim. Tudo bem!

Se bem entendo, o colega Costa/CT1EAT e por fim, o colega Costa/CT1FBF,  seguem a linha de raciocínio na qual o CT1ZB teria mais um indicativo, CT1GR e que esse indicativo corresponderia à sua estação adicional, em Alvega.

Demonstrado que o CT1ZB tem uma estação adicional, em Alvega, com o indicativo CT1GR, então as fotos publicadas só podem ser desse QTH/palacete de Alvega.

Eu pergundo, será assim tão linear? Não sei, até pode ser! Porque não? O colega  Costa/CT1FBF no seu último post, desvenda o mistério mas pelo sim pelo não, pede ajuda a quem lá possa ter estado, no palacete,  “não vá o diabo tecê-las” .Tudo bem!

Colega Costa/CT1EAT, permitam-me então que eu tenha mais uma fantasia:

Eu não conheço nenhum caso em que um radioamador português tenha tido dois indicativos CT1, em simultâneo. Não quer dizer que isso não tenha acontecido, mas eu não conheço!

Já agora, se alguém conhecer um caso destes, faça favor de dar um ou vários exemplos. Será que no passado era atribuidos um segundo ou terceiro indicativo para as estações adicionais, ambas no continente? Ou ambas na mesma região autónoma? Nunca ouvi falar nisso, mas poderá ter acontecido.

Será uma fantasia minha levantar a hipótese de o CT1ZB, no início da sua carreira, ter sido 2.º operador da estação CT1GR e até ter QSLs para confirmar esses QSOs?

Eu não sei se o CT1GR alguma vez foi um indicativo do CT1ZB, pode ter sido, ou não!

Certamente que existirá forma de averiguar isso sem qualquer margem para dúvidas! Fica o repto!

Se o CT1ZB tiver sido 2.º operador do CT1GR, tal não prova nem deixa de provar nada relativamente à relação das fotos com o QTH adicional de CT1ZB, leia-se CT1GR. Apenas poderá provar que o CT1GR não corresponde à dita estação adicional de Alvega, conforme linha de raciocínio dos ilustres colegas Costa(s). Então pergunto, o CT1ZB e o CT1GR eram indicativos do colega Vasco Águas? Podem ser, mas se não forem é uma chatice não é verdade colega Costa/CT1EAT, digo isto por causa das suas certezas versus as minhas fantasias, mais nada! Esperemos que sejam ambos do colega Vasco Águas, sinceramente!

Não parece estranho que sendo CT1GR um indicativo de estação adicional, o mesmo seja mais antigo do que o da estação principal, CT1ZB? Outra fantasia minha!

O colega Vasco Águas terá tido inicilamente o indicativo de CT1GR, ter-se-á afastado da rádio e mais tarde , ao voltar, foi-lhe atribuído o CT1ZB? Pode ter acontecido, estou apenas a levantar uma dúvida, isto é, uma fantasia. Mas se assim for, também cairá por terra a hipótese de CT1GR ser um segundo indicativo, isto é, de estação adicional. Ou a suposta estação adicional/palacete de Alvega terá sido a primeira estação, caso o CT1GR tenha sido o primeiro indicativo de CT1ZB?

Como vê colega Costa/CT1EAT, a minha teoria, no seu conjunto, do seu ponto de vista, é fantasiosa, mas não deixa de levantar algumas dúvidas, não é verdade?

O colega Costa/CT1FBF disse, (este é o ponto fulcral) que a família do CT1ZB não confirmava que as imagens das fotos fossem do dito palacete. em Alvega.  Ainda assim, o colega Costa/CT1EAT, parece ter a certeza que o local corresponde à estação adicional do CT1ZB. Não posso deixar de equacionar a possibilidade de o colega Costa saber mais do assunto do que a própria família do colega Vasco Águas, o que de facto, a ser assim é absolutamente notável!

Que o  CT1ZB teve uma propriedade em Alvega, que a mesma foi vendida aos ingleses, que poderá ter feito QSOs a partir de lá, (dou isso tudo de barato) mas nada disso, por si só, na minha modesta opinião, me parece garantir que as fotos sejam desse palacete. Também não digo que não sejam!

Já que o colega Costa/CT1FBF está a fazer uma investigação sobre o assunto, peço-lhe que averigue o seguinte:

Considerando que o dito palacete foi vendido em 1998,  e a partir dessa venda terá sido alvo de remodelações, assim sendo, tem toda a lógica que as fotos que nós vemos, do dito blog, sejam anteriores a 1998, é absurdo levantar esta dúvida?  E se não forem?

É estranho, digo eu, se já existem há mais de 20 anos, só agora tenham vindo a lume. Mas também podem ter sido tiradas nessa data e só agora terem chegado ao nosso conhecimento, Pode ser que o autor do blog revele o ano em que foram tiradas, ou a resposta até esteja no dito blog, não sei! É mais uma fantasia que eu tinha curiosidade em esclarecer.

Ainda para o colega Costa/CT1EAT e em relação aos QSL enviados a SWLs.

Aquilo que é “confirmado” a um SWL é a escuta que ele fez de um QSO, ocorrido entre a estação do amador a quem solicita o cartão e o seu correspondente.

Nem poderia ser de outra forma.

Imagine que eu faço uma chamada geral à qual não obtenho resposta.

Recebo um cartão de um SWL a dizer apenas que me escutou em dia e hora correspondente a essa chamada geral.

Como sabe, as chamas gerais (este é apenas um exemplo) não são registadas nos nossos diários de estação.

Como é que passados meses eu vou confirmar a um SWL que me escutou? As estações de amador, em ambiente de DX  também não fazem monólogos, e apenas registam QSOs, bem entendido.

Aquilo que se “confirma” a um SWL, em bom rigor, não é que ele nos escutou, por si só.
Nenhum de nós tem forma de garantir que isso é verdade. Contrariamente, se o SWL indicar, e tem de ser assim, indicar, dizia eu, que escutou um QSO, entre duas estações, obviamente, só assim e depois de confirmado o log,  o OM poderá validar essa escuta. Não se trata de um simples repot dado a um amador. Nada impede que isso seja feito mas tal, não conta para o "DXCC do SWL". O apenas repot são dados a estações de radiodifusão.

Neste linha, acrescento o seguinte:

A impressão dos nossos QSLs é bastante diversificada, como sabe!

Existem QSLs de radioamadores, cuja sua impressão não contempla, originalmente, a possibilidade de serem enviados a SWLs.

Curiosamente, os meus não têm impressa essa opção.

Então como é que eu e muitos OMs fazemos?

Num espaço livre do cartão, escreve-se o indicativo do SWL à mão, seguido da indicação que “confirma” a escuta do QSO feito com a estação X, por exemplo CT1EAT.

Se deste cartão QSL se mostrar apenas a parte referente a confirmo QSO com CT1EAT, tal como nas fotos de que estamos a falar, fica a ideia de que eu estou a confirmar-lhe, a si, CT1EAT, um QSO. Na realidade, noutra parte do cartão, frente ou costas, não é raro haver referências ao indicativo do SWL. Desse modo, o cartão não lhe confirma a si CT1EAT que eu fiz um QSO consigo, não confirma um QSO com o SWL, (obviamente) apenas confirmo que o SWL escutou um QSO que eu fiz com o CT1EAT.

Da interpretação das fotos dos cartões que todos podemos observar e partindo do procedimento supracitado, que de resto é muito comum, acho que terá de se admitir a possibilidade de que embora se veja escrito no retângulo - QSO com CT1GR, CT1ZB ou outro indicativo qualquer, que tal cartão possa ter sido enviado a um SWL e não ao CT1ZB ou CT1GR, faço-me entender ou estarei a fantasiar?

Para concluir, reafirmo que não provei nem quero provar nada nem coisa nenhuma, que apenas estou a lançar hipóteses, não pretendendo contrariar ninguém.

Considerando que o colega Costa/CT1EAT, no seu último post não se coibiu em voltar a socorrer-se do seu dicionário didático, ao referir-se às minhas fantasias, cujo significado deixo á consideração de quem nos lê,  solicito-lhe que reveja as suas expressões para comigo sff. Se as quiser utilizar, guarde-as para aqueles com quem se sente à vontade, afinal, não nos conhecemos  nem temos confiança para tal. Obrigado!

Por último, aqui não se trata de ter razão ou deixar de a ter, trata-se apenas, isso sim, de contribuir para o esclarecimento do dito mistério.

O importante é a satisfação da nossa curiosidade coletiva e não protagonismos de razão nos quais não me revejo.

NÃO voltarei a escrever mais nada sobre o assunto.

Cordiais 73 de CT1CPP – Duarte.

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber emails do mesmo, envie um email para ct-comunicacoes-e-tecnologias+unsub...@googlegroups.com.

[...]

António Duarte Bebiano

to CT-Comunicações e Tecnologias
CONTINUAÇÃO:

Então como é que eu e muitos OMs fazemos?

Num espaço livre do cartão, escreve-se o indicativo do SWL à mão, seguido da indicação que “confirma” a escuta do QSO feito com a estação X, por exemplo CT1EAT.

Se deste cartão QSL se mostrar apenas a parte referente a confirmo QSO com CT1EAT, tal como nas fotos de que estamos a falar, fica a ideia de que eu estou a confirmar um QSO com o ilustre colega. Na realidade, noutra parte do cartão, frente ou costas, não é raro haver referências ao indicativo do SWL. Desse modo, o cartão não lhe confirma a si CT1EAT que eu fiz um QSO consigo, não confirma um QSO com o SWL, (obviamente) apenas confirmo que o SWL escutou um QSO feito com CT1EAT.

Da interpretação das fotos dos cartões que todos podemos observar e partindo do procedimento supracitado, que de resto é muito comum, acho que terá de se admitir a possibilidade de embora se veja escrito no retângulo - QSO com CT1GR, CT1ZB ou outro indicativo qualquer, que tal cartão possa ter sido enviado a um SWL e não ao CT1ZB ou CT1GR, faço-me entender ou estou uma vez mais a fantasiar?

Para concluir, reafirmo que não provei nem quero provar nada nem coisa nenhuma, que apenas estou a lançar hipóteses, e não pretendendo contrariar ninguém, por contrariar.

Ainda, considerando que o colega Costa/CT1EAT, no seu último post não se coibiu em voltar a socorrer-se do seu dicionário didático, ao referir-se às minhas fantasias, cujo significado deixo à consideração de quem nos lê,  peço-lhe, encarecidamente, que reveja a forma como se dirige a mim sff. está bem? Se assim entender, guarde essas expressões  para aqueles com quem se sente à vontade, afinal, não nos conhecemos  nem temos confiança para tal. Obrigado!

[...]

João Costa > CT1FBF

to ct-comunicacoes-e-tecnologias, Cluster-ARLA
Excelente colega Duarte,

Bem se vê pelas suas sabias palavras que percebe, e muito, da poda.

Efectivamente e por um erro primário de analise, acabei a descartar a casa de Alvega, no entanto, sempre soube e desde a primeira hora que o Vasco tinha tido uma casa nessa localidade.

Por laços familiares conhecidos dele, acabei a colocar o Vasco Águas no Solar de Alvega, no entanto, também sei, e por me ter interessado pelos locais que visito, que a propriedade é grande e tem diversas casas. Estou a aguardar a possível confirmação de quem lá esteve com ele. Começo, mesmo a suspeitar que a casa do Vasco era à entrada de Alvega vindo de Abrantes, facto já confirmado, mas se calhar até é do lado esquerdo da estrada e não do lado direito onde está o Solar.

Realço esta sua fundamental frase  " Sabe que eu apreendi, por razões até de ordem profissional, que deveremos partir para uma investigação despidos de preconceitos e que todas as pistas/hipóteses, por mais estranhas/absurdas que nos possam parecer à primeira vista, deverão ser, no mínimo, analisadas, e se estiverem categoricamente erradas, só aí, deverão ser descartadas. "

Quero desde já agradecer publicamente a ambos, independentemente de algum desaguisado entre vós por motivos completamente, se me permitem, fúteis, das vossas mais que louváveis contribuições que deram para este caso que estava num beco, sem aparente saída.

Existe também mais um facto patente nas fotos, alem das QSL´s, são os calendários nas paredes que fazem publicidade, como referiu e bem um colega nosso, a uma conhecida empresa de produtos agrícolas localizada em Alferrarede. Mais um indicio a apontar para o local, alias, o próprio fotografo André Ramalho chamou também a atenção para isso, quando refere "  Através dos documentos que estavam no escritório foi possível perceber que o proprietário da casa tinha negócios ligados à agricultura."

Um Abraço aos dois, de que tenho a enorme honra de vos conhecer pessoalmente e de me terem acolhido nas vossas casas.

Creio, convictamente, que a memória do Vasco Águas também nos agradece a todos por esta nossa chamada de atenção.

João Costa (CT1FBF)

[...]

Para ver este debate na Web, visite https://groups.google.com/d/msgid/ct-comunicacoes-e-tecnologias/2f0ba0d3-bf1e-4b01-a2e4-7f4037ebc31e%40googlegroups.com.

Carlos Mourato

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com, Cluster-ARLA
Bem! Então para que não restem dúvidas, aqui ficam as fotos da casa do CT1ZB e do genro, Dr Matafome CT1UI (se não estou em erro). O Castelo era a residência do Dr Matafome, e não tinha estação. Aliás falei uma unica vez com ele, de Ortiga, para Alvega, fazendo um magnifico DX de 5Km em linha recta. O Dr Matafone era radioamador, para falar com o Vasco Aguas quando este se encontrava no Brasil como PY2ZBS se não me engano. Todavia não me lembro de ver antenas direcionais no palacio tipo castelo. que se pode ver numa das fotos e que fica situado no centro de Alvega, na praça da República. lembro-me vagamente de ver uma direcional de 3 elementos, antes de 1975 (ainda eu não era radioamador) no palacete onde morava o Vasco Aguas. penso que era aí que estava a estação comum a CT1ZB e a CT1UI.(Não confundir com CT1IU que morava na rua de Angola em Abrantes). Mais tarde, ainda como segundo operador, ajudei o CT1ZB a montar dois dipolos para 40m e 80m no palacete à saída de Alvega, que creio ser agora um turismo rural. Esse dipolos foram montados entre uma das colunas do torreão que se vê na foto, a a propriedade ao lado. O shack estava montado imediatamente abaixo, na sala onde se podem ver as três janelas frontais do torreão. Foi com esta estação  de CT1ZB em Alvega,  que o indicativo CT4RK, acabadinho de chegar, comunicou pela primeira vez, tornando o CT1ZB o meu padrinho oficial de radio.
Mais sobre este assunto não sei, não me lembro, não estava e não é comigo! (onde é que eu já ouvi isto?) pois já saí da zona faz mais de 40 anos, e a memoria está cada vez mais na "SKIP ZONE".

Casa do CT1ZB.jpg
Casa onde morava em Alvega CT1ZB. (imagem actual)

CT1ZB Alvega.jpg
Casa onde morava o genro do CT1ZB, Dr Matafome. (foto actual) . Aqui não me lembro de alguma vez existirem antenas de amador.

Cumprimentos:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

REP member nº2155
ARLA member nº 34
SAQ Grimeton member nº 1340

Best regards from:  Carlos Mourato
Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:

Aos meus e-mails não se aplica o acordo ortográfico.

Carlos Mourato

João Costa > CT1FBF

to ct-comunicacoes-e-tecnologias
O mais fantástico disto tudo Mourato, e desconhecendo na altura completamente esta história do Vasco em Alvega, nas primeiras visitas que fiz ao Solar e estando na piscina que fica nas traseiras do lado direito do torreão e olhando para lá vi um fio longo a sair dali, o que me pareceu poder ser uma antena para HF. Perguntando o que era aquilo, disseram-me que esse fio estaria ligado a um receptor muito antigo a vavulas existente na sala abaixo do torreão, no local exacto onde o Vasco teve a sua estação, agora por ti revelada.

Há coisas verdadeiramente fantásticas na nossa existência.

João Costa (CT1FBF)

Luis Cavaleiro

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com, ct-comunicacoes-e-tecnologias
Parabéns pelo conteúdo construtivo.

Luís Cavaleiro - CT2HKY

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Boa noite Mourato

Estive a pesquizar os callbook de 1969, 1972, 1978 e 1981 e em nenhum deles consta CT1UI como José Matafome.

1969
ct1ui_1969.PNG

1972 Omisso

1978
ct1ui_1978.PNG

Mas, pesquisando https://qslportugal.wordpress.com/1970-1979/ encontrei esta QSL :o)

CT1BU 2F 1971.png

e o respectivo registo no callbook de 1972
ct1bu_1972.PNG

Pelo que não há dúvida que CT1BU foi titulado por José Matafome com QTH em Alvega.

73 FCosta, CT1EAT/M0HOJ

Para mais opções, visite https://groups.google.com/d/optout.

--
73 F.Costa, CT1EAT/M0HOJ

Carlos Mourato

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Boa noite Costa
Obrigado pela rectificação. A memoria está a entrar na Skip zone. Efectivamente era o CT1BU. A memoria "reactivou-se" quando vi esse indicativo. Nao sei onde fui buscar a ideia do CT1UI.

cl...@sapo.pt

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com

Carlos Mourato

Francisco Costa

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Caro Duarte

As minhas desculpas pelo atraso na resposta ao seu email mas necessitei de fazer alguma pesquisa e não tive tempo durante a semana.

Antes de mais gostaria que ficasse claro que não tenho especial "animosidade" contra si. Nem contra si, nem contra ninguém.
Gosto de debater ideias, não pessoas ou personalidades. Gosto de o fazer de forma directa, sem rodeios, com argumentos sólidos, no uso do senso comum e da razão, apresentando a melhor evidência que disponha.
Admito que defendo com paixão os meus argumentos e as causas que me tocam mais (Dx, concursos, satélites, etc). Reconheço também que nem todos apreciam o meu estilo mas, enfim, ninguém é perfeito, hi. (é uma ironia)

Quero ainda deixar claro que, na minha opinião, o Sr. (e qualquer outra pessoa) tem o direito de opinar sobre aquilo que quiser, quando e da forma que bem entender. Em contraponto, eu e os demais, temos o direito de comentar, criticar e contra argumentar.

Não espero, nem quero, impor a si, ou a quem quer que seja, aquilo que eu defendo. Eu limito-me apenas a expor factos e, eventualmente, esperar que eles se imponham.

Feito o esclarecimento, permita que teça alguns comentários ao seu ultimo email.

QSL para Escutas
As QSL dirigidas a Escutas confirmam QSO, ou não? Eu sou da opinião que não e expliquei porquê. O Sr. pensa que sim e está no seu direito. Mas eu volto a insistir e reafirmo que as QSL dirigidas a Escutas apenas confirmam um report. Se o reporte conter informação sobre um QSO, isso é um facto acessório. O fundamental é o report. Estamos de acordo?
Se não estamos peço apenas que perca 1 minuto a pensar sobre a seguinte situação: CT1CPP encontra-se a chamar CQ nos 20m, faz diversas chamadas, ninguém lhe responde e ao fim de uns minutos desliga o radio. Dai a uns meses recebe uma QSL via Bureau de um Escuta com um reporte da sua chamada. Que faz? Recusa responder ao Escuta porque não existiu nenhum QSO? Ou cordialmente responde ao Escuta que teve a amabilidade de lhe enviar uma QSL com um report do seu sinal? E se responder, o que vai confirmar?

OM's com mais que um indicativo CT1 em simultâneo
O Sr. afirmou que "Eu não conheço nenhum caso em que um radioamador português tenha tido dois indicativos CT1, em simultâneo. Não quer dizer que isso não tenha acontecido, mas eu não conheço!"
Para sua informação, e dos demais, passo a apresentar alguns que encontrei numa breve pesquisa que fiz.

Callbook 1972

ct1bg_1972.PNGct1ta_1972.PNG

ct1cr_1972.PNGct1qa_1972.PNG
ct1xy_1972.PNGct1ai_1972.PNG

ct1on_1972.PNGct1ww_1972.PNG

ct1pe_1972.PNGct1xg_1972.PNG

ct1se_1972.PNGct1vo_1972.PNG

ct1ih_1972.PNGct1mj_1972.PNG

Callbook 1978
ct1mq_1978.PNGct1xe_1978.PNG

ct1dx_if_1978.PNG

Callbook 1981
ct1bt_1981.PNGct1sp_1981.PNG
Sim, até o meu saudoso amigo Romualdo tinha 2 indicativos!!!

Como pode observar, de uma forma geral, tratava-se do caso de amadores que tinham a sua residência habitual num determinado lugar (cidade), e uma segunda habitação noutro local (casa de ferias, por ex.).
Isto resultava do estipulado no § único do Artº28 do Decreto 36438 de 26 Julho de 1947: "Cada licença para instalação e utilização de estação de amador é válida para um só posto emissor e respectivo sistema receptor e para o local indicado na licença".
O referido decreto não o refere explicitamente, mas parece evidente que o entendimento da administração é que a cada licença correspondia um indicativo.

No mesmo email perguntava: "Será uma fantasia minha levantar a hipótese de o CT1ZB, no início da sua carreira, ter sido 2.º operador da estação CT1GR e até ter QSLs para confirmar esses QSOs? "
Sim, tudo aponta para que essa hipótese não tenha qualquer relação com a realidade. CT1GR era na verdade o indicativo de Vasco Águas no seu 2º QTH.

"Eu não sei se o CT1GR alguma vez foi um indicativo do CT1ZB, pode ter sido, ou não! Certamente que existirá forma de averiguar isso sem qualquer margem para dúvidas! Fica o repto!"

O repto foi aceite e demonstrado no meu email de 17/Jun/2019, mas para que não restem duvidas, aqui vai o scan completo das páginas da Lista de Indicativos da REP de 1974 onde se vê CT1GR, CT1ZB e CT1ZBA.

Lista_REP_1974_G.pngLista_REP_1974_Z.png
Por último, o Sr. afirmou também que "Se me demonstrarem que estou errado, aceito isso com toda a naturalidade e até se tiver aprendido algo, é para mim um motivo de enorme satisfação."
Acho que fiz isso quando publiquei o email/artigo com a lista da evolução dos titulares dos indicativos CT1AA a CT1ZZ de 1932 a 2019. Espero que esse trabalho lhe tenha dado tanta satisfação a ler como me deu a mim a fazer.

E se aceitar que errou é assim tão natural, então não se coíba de o admitir publicamente. Fica bem, sabe?

73 F.Costa, CT1EAT/M0HOJ

P.S. A questão que coloquei sobre o report da chamada nos 20m não era meramente académica. Na realidade era uma situação bastante comum nos primeiros tempos da radio e aqui vão algumas QSL que o atestam.

W6SWL_1938.png
ADX218V_1937.png
SWL-CA_1947.png
SWL-OH_1936.png
SWL-PA_1937.png
SWL-PA_1937_F.png
SWL-PA_1937_V.png

[...]

António Duarte Bebiano

to ct-comunicacoe...@googlegroups.com
Colega Costa/CT1EAT, boa noite.

Eu tinha dito que não iria escrever mais nada em relação ao assunto em apreço, e assim continuarei.

Todavia, uma vez que se dirigiu a mim, gostaria de confirmar que li este seu último post, o qual agradeço.
Quero ainda deixar bem claro que não tenho nem nunca tive qualquer sentimento menos amigável para consigo.
O colega continua e continuará sempre a merecer toda a minha consideração e respeito, as quais, diga-se que em momento algum estiveram postas em causa!
Acredito que será recíproco da sua parte, o que me deixa bastante satisfeito!

Por agora, os meus 73 e votos de um bfs.

António Duarte - CT1CPP