Convidando os participantes do grupo

17 views
Skip to first unread message

atendimento@peliculachic.com.br

<atendimento@peliculachic.com.br>
unread,
Oct 20, 2020, 9:37:05 AM10/20/20
to colisaoaves@googlegroups.com

Bom dia a todos,

 

Passando para reforçar o convite para o encontro gratuito sobre Choque de Pássaros contra Vidros, com nossa colega Patrícia Devrassi, cuja nova data será no dia:

3 de novembro, às 21h, via Zoom.

 

As inscrições podem ser feitas no link:

https://www.primaveragarden.com.br/cursos/

 

Agradecemos àqueles que poderem compartilhar em sua redes o convite para o evento.

 

 

 

Uma imagem contendo Logotipo

Descrição gerada automaticamente

 

 

Tela de celular com foto de homem com óculos de grau

Descrição gerada automaticamente

 

 

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente

 

 

 

 

Atenciosamente,

 

Eloiza Besouchet

Marketing

Película Chic

p:

+55 48 3232 6471  m: +55 48 98824 5678

w:

www.peliculachic.com.br  e: atend...@peliculachic.com.br

  

 

 

 

 

De: colis...@googlegroups.com <colis...@googlegroups.com> Em nome de Anelisa Magalhães
Enviada em: quarta-feira, 7 de outubro de 2020 17:54
Para: colis...@googlegroups.com
Assunto: Re: Convidando os profissionais da engenharia civil e de arquitetura

 

Concordo com a participação de profissionais de outras áreas. Isso tornará as discussões mais ricas

att,

Anelisa F.A. Magalhães 

 

Em sex., 25 de set. de 2020 às 11:56, Colisão aves & janelas de vidro <colis...@googlegroups.com> escreveu:

Prezados

 

 

Estou convidando dois profissionais ligados aos Conselhos de Arquitetura, CAU-AM e dois de Engenharia Civil ligados ao CREA-AM, para participar deste grupo. Acredito que a participação destes profissionais possa contribuir muito para o debate, sem o partidarismo, que procuraremos seja evitado. Eu espero muito que dê certo, isso poderá ser muito importante para a busca de soluções que possam atender as demandas dos demais grupos envolvidos.

 

Estou um pouco apreensivo, mas acho que esta abertura, dando certo, poderá dar muito mais credibilidade e visibilidade às soluções que forem construidas neste grupo. Eu ja enviei os convites, fiz um contato previo com os conselhos e estou agurdando o envio dos e-maisl para inserir os novos integrantes do grupo. Como hoje é sexta-feira, talvez seja mais provavelk a inserção deles somente na semana que vem.

 

Na medida em que for inserindo cada um dos novos membros, vou felicitar a entrada deles no grupo com seus respectivos nomes e profissão.

 

Diante da possibilidade da inserção de mais estes profissionais, precisamos mais do que nunca estar focados no tema que é objeto da criação do grupo. A experiencia e o relato dos colegas pesquisadores, ornitólogos, dos profissionais que atuam nos órgãos publicos de proteção ambiental, dos colegas que tem experiencia no uso e aplicação dos adesivos contra a colisão de aves, será importante e decisivo para esclarecer ou remover alguma duvida, por isso, peço que sempre que for oportuno, relate sua experiencias sobre o tema que estiver em discussão.

 

Boa sexta-feira a todos 

 

 

Reynier Omena Junior

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Colisão aves & janelas de vidro" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to colisaoaves...@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/colisaoaves/9f251e2b-f004-45c2-b5bf-87416564e5b9n%40googlegroups.com.


 

--

Anelisa F. A. Magalhães

 

Divisão de Fauna - Depave-3

SVMA/PMSP

Av. IV Centenário

Parque Ibirapuera, portão 7A

Tel: 38856669

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Colisão aves & janelas de vidro" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to colisaoaves...@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/colisaoaves/CAMgROu07y5iozOEHTNVV2Kr%2B%3DKEfRZzR2-U1iZ5gKQcSLUcQGg%40mail.gmail.com.


Livre de vírus. www.avast.com.
image001.png
image002.png
image003.png
image004.png
image005.png
image006.jpg

Lauro Eduardo Bacca

<laurobacca@gmail.com>
unread,
Oct 21, 2020, 11:15:40 AM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com, Leocarlos Sieves, Camila Seibt, Vanderlei Schmitt, Leandro Ludwig, João Francisco Noll, Graciane Regina Pereira, Dalva S. Assini, Márcia Vanti, Heinz Beyer, Nelcio Lindner, Eugenio Niesciur, Edson Passold, Alexandre Schloegel, Luis Giasson, Jonata Giovanella
Olás, do grupo.
Sou Lauro Eduardo Bacca, proprietário da RPPN Reserva Bugerkopf (pronuncia-se búguerkópf, e significa, literalmente, "Cabeça de Índio").
Há 22 anos moro junto à RPPN, cercado de floresta nativa e passei por todas as experiências: silhuetas pequenas, silhuetas de gaviões grandes, de uns 35 cm de envergadura, etc, que, com o tempo, foram se revelando quase que inócuas.
A gota d'água dessa percepção foi quando um tucaniço e, poucos dias depois, uma pomba-do mato juriti pu-pu se chocaram e morreram, pasmem, no meio de duas das silhuetas grandes de gaviões, uma mais acima e outra mais abaixo no vidro. Medi as distâncias dos choques: a 12 cm da acima da silhueta de baixo e 14 cm da silhueta de cima.
Nos primeiros anos morando no lugar não haviam muitos choques com silhuetas de aves em quase todas as janelas e portas e mais tarde entendi por que: uma pitangueira foi crescendo e dando cada vez mais frutos defronte a essa porta de entrada envidraçada, concentrando aí grande quantidade de aves.
Também percebi que os choques aumentam em dias claríssimos como nas manhãs de primavera, quando os reflexos são mais perfeitos, enganando melhor as aves.
Pois bem, comecei a montar cordões de vitrilhos, como vi nas janelas do Santuário do Caraça em MG, mas estes eram muito trabalhosos e um pouco perigosos, tive uns arranhõezinhos neles. Mudei para cordões de contas plásticas (que aqui em Blumenau também chamados de cordões de pérolas), que se acham em qualquer loja de miçangas ou de aviamentos e os pendurei, claro, sempre, do lado de FORA das janelas e portas de vidro, etc.. 
Melhorou bastante, mas, ainda assim, aves pequenas se chocavam.
Então vi um uatzap de um americano explicando que a solução definitiva, prá ele, foram os traços finos, brancos, verticais, a umas 2,5 polegadas (6 cm aproximadamente) riscados um ao lado do outro. 
Então o que fiz: reduzi a distância dos cordões de pérolas entre si e pintei também os riscos brancos com caneta que escreve em vidros a distâncias aproximadas de 6 cm entre si, conforme orientou o americano. Mantive as duas soluções proximas uma da outras na mesma porta e entrada grande de vidro.
Foi um longo aprendizado: os primeiros cordões de pérolas foram pendurados a 14 cm um do outro, depois reduzi para uns 11 cm e agora estão a uns 6 a 7 cm um do outro. PRATICAMENTE CESSARAM OS CHOQUES DE AVES CONTRA OS VIDROS !!!! E CASO OCORRA ALGUM CHOQUE ESTE DIFICILMENTE MATA A AVEZINHA PEQUENA QUE AINDA TENTA PASSAR ENTRE OS OBSTÁCULOS, POIS ELA REDUZ SIGNIFICATIVAMENTE A VELOCIDADE DO VOO !!! Só não afirmo 100 % de eficiência por que minha formação científica me impede de fazê-lo.
Há alguns meses soube da proposta da UFSCar, das bolinhas com 2,5 cm de diâmetro a 10 cm de distância uma da outra.
Resumo da ópera ornitológica: como já sobejamente conhecido, a ave tem que perceber que há um obstáculo por onde não pode passar e ponto final.
Nossa associação ambientalista, a Acaprena - Associação Catarinense de Preservação da Natureza, propôs uma lei municipal que obrigue a implantação desses dispositivos em toda superfície espelhada ou transparente da cidade onde possam ocorrer choques de aves, vamos ver no que vai dar.

"Ecordialmente"
Lauro Eduardo Bacca 
Não vejo internet todos os dias - se o assunto for realmente urgente, ligar para 47-3336.5192 ou 47-99127.3760.


atendimento@peliculachic.com.br

<atendimento@peliculachic.com.br>
unread,
Oct 21, 2020, 2:08:52 PM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com, Leocarlos Sieves, Camila Seibt, Vanderlei Schmitt, Leandro Ludwig, João Francisco Noll, Graciane Regina Pereira, Dalva S. Assini, Márcia Vanti, Heinz Beyer, Nelcio Lindner, Eugenio Niesciur, Edson Passold, Alexandre Schloegel, Luis Giasson, Jonata Giovanella

Boa tarde,

 

Muito obrigada, Lauro, pelo seu depoimento, coberto de verdades que hoje já foram testadas cientificamente mas que nas suas palavras ganham um novo significado porque se revestem de experiências reais.

 

E por, mais uma vez, confirmar a minha convicção de que as aves de rapina isoladas são um crime!

image001.png
image002.png
image003.jpg
image004.png
image005.png
image006.png
image007.jpg

Patrícia Debrassi

<patricia.debrassi@gmail.com>
unread,
Oct 21, 2020, 2:28:49 PM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com, Alexandre Schloegel, Camila Seibt, Dalva S. Assini, Edson Passold, Eugenio Niesciur, Graciane Regina Pereira, Heinz Beyer, Jonata Giovanella, João Francisco Noll, Leandro Ludwig, Leocarlos Sieves, Luis Giasson, Márcia Vanti, Nelcio Lindner, Vanderlei Schmitt
Ahhh, professor Bacca...

Que orgulho ter o senhor aqui. Sou sua fã. 
Eu o conheci naquele grupo de incêndios (mas o pessoal da Apremavi já havia falado no seu nome...) e eu lhe convidei pra estar aqui conosco e tb no dia 18/11 na transmissão ao vivo com o professor Augusto João Piratelli (da USFCar, pesquisa que o senhor citou) e tb o professor Gabriel Bittencourt. 


Fico muito feliz com os seus apontamentos. 

Na minha casa o resultado foi inacreditável. As minhas cortinas de cadarços de calção de banho na cor cinza claro com espaçamento de 5 cm entre linhas são perfeitamente observáveis por todas as aves, incluindo meus pequenos beija-flores que vem até o vidro e ali ficam voando parados a me olhar, sem colidirem. Acredito que me agradecem todas as manhãs.

Como o meu paredão de vidro fica numa área que acompanho direto posso, sem ter a academia por trás, afirmar que nenhuma ave colidiu (e assim nenhuma morreu) mais aqui!

São mais de 3 meses sem colisões.
E, deixo registrado que, as colisões eram diárias!!!!
 Eu ia tomar um café, no início da manhã, observando aquele céu límpido, os raios solares chegando e puf... uma colisão...

Mais outra...

Nas minhas andanças aqui, cheguei a mesma observação que o senhor apontou... quanto mais “claro”, mais meu vidro reflete o externo e mais colisões aconteciam. 

Quando chovia e as gotas escorriam pelo vidro, eu vibrava, sabia que naquele dia não haveria colisões. As gotas eram visíveis.

Agora, pego um café, abro toda a cortina e fico ali... amando o resultado. 

Ainda estou traumatizada, quando escuto um barulho (minha casa tem assoalho de madeira e o som quando tem alguém andando é muito próximo do som da colisão...). Mas, sei que este trauma irá logo logo embora. 


Seguimos.

--
Patrícia Debrassi
(47)9.9102-1917

Reynier de Souza Omena Junior

<omenajr@gmail.com>
unread,
Oct 21, 2020, 5:32:13 PM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com
Boa noite Lauro

O caminho é mesmo nesta direção. A proposta do grupo é chegarmos a uma proposta de solução que seja eficaz.

Grato por compartilhar esta informação.

Reynier Omena Junior


Reynier Omena Junior
Biologo, Mestrando em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA 
+55 92 99126-9320 - WhatsApp, E-mail: ome...@gmail.com

Curriculo Lates: http://lattes.cnpq.br/0243604298813606 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/reynier-de-souza-omena-junior-03224323/ 

Facebook: www.facebook.com/reynier.omenajunior

Blog: https://www.birding.com.br/blog/

Web site: https://www.birding.com.br 





Lauro Eduardo Bacca

<laurobacca@gmail.com>
unread,
Oct 21, 2020, 9:19:29 PM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com
Conversamos no final da tarde com o promotor da área de meio ambiente de nossa cidade sobre fazer uma lei obrigando tomada de providências onde acontece mortes por choques de aves com superficies espelhadas. 
A princípio ele achou melhor uma campanha de esclarecimento (sempre campanhas e nada de leis objetivas!). Ele perviu também muita polêmica, que os edifícios iriam resistir a alterar aspectos da fachada, etc etc.
Argumentei que uns riscos de uns 2 mm de espessura, vistos de longe nem iriam aparecer nas vidraças dos prédios e que, a lei poderia exigir as providências pelo menos nos locais em que forem constatados choques de aves e que isso não é caro, etc.
De qualquer forma, a proposta de legislação em blumenau já está feita, vamos ver no que dará.

"Ecordialmente"
Lauro Eduardo Bacca 
Não vejo internet todos os dias - se o assunto for realmente urgente, ligar para 47-3336.5192 ou 47-99127.3760.

Lauro Eduardo Bacca

<laurobacca@gmail.com>
unread,
Oct 21, 2020, 9:26:46 PM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com
pergunta pessoal: por acaso tens algum parentesco com o amigo Michel Omena, ex-chefe do Parque Nacional de São Joaquim, aqui em SC?

"Ecordialmente"
Lauro Eduardo Bacca 
Não vejo internet todos os dias - se o assunto for realmente urgente, ligar para 47-3336.5192 ou 47-99127.3760.

Em qua., 21 de out. de 2020 às 18:32, Reynier de Souza Omena Junior <ome...@gmail.com> escreveu:

Lauro Eduardo Bacca

<laurobacca@gmail.com>
unread,
Oct 21, 2020, 9:27:50 PM10/21/20
to colisaoaves@googlegroups.com
E como está nosso grande INPA, onde tive a felicidade de fazer o mestrado, nos idos 1976-79?

"Ecordialmente"
Lauro Eduardo Bacca 
Não vejo internet todos os dias - se o assunto for realmente urgente, ligar para 47-3336.5192 ou 47-99127.3760.

Em qua., 21 de out. de 2020 às 18:32, Reynier de Souza Omena Junior <ome...@gmail.com> escreveu:

atendimento@peliculachic.com.br

<atendimento@peliculachic.com.br>
unread,
Oct 22, 2020, 10:27:40 AM10/22/20
to colisaoaves@googlegroups.com, Leocarlos Sieves, Camila Seibt, Vanderlei Schmitt, Leandro Ludwig, João Francisco Noll, Graciane Regina Pereira, Dalva S. Assini, Márcia Vanti, Heinz Beyer, Nelcio Lindner, Eugenio Niesciur, Edson Passold, Alexandre Schloegel, Luis Giasson, Jonata Giovanella

Bom dia pessoal,

 

Acabei de receber da Ilza Fujiyama da Universidade de Brasília que tem pesquisado e articulado ações locais para minimizar o choque de pássaros contra vidros.

Solicito ao Reynier a gentileza de incluí-la neste grupo. O contato é ilzafu...@gmail.com

 

Segue o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=bovKW0-JzMI&feature=youtu.be

image001.png
image002.png
image008.jpg
image009.jpg
image010.png
image011.png
image012.png
image013.jpg

atendimento@peliculachic.com.br

<atendimento@peliculachic.com.br>
unread,
Oct 24, 2020, 10:59:18 AM10/24/20
to colisaoaves@googlegroups.com

Olá pessoal,

 

É com muita alegria que informo  que na edição de amanhã  do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios da Globo uma das matérias será sobre a película Amiga dos Pássaros da Película Chic.

 

O programa vai ao ar na TV GLOBO no domingo, dia 25/10/2020, às 07h55

 

Quem não puder assistir neste horário poderá ver as reapresentações que já estão programadas:

 

  • Canal GLOBONEWS na segunda-feira,  dia 26/10/2020, às 3h30
  • Canal FUTURA
  • na quarta-feira, dia 28/10/2020 , às 09h e às 23h30
  • na sexta-feira, dia 30/10/2020, às 12h
  • no domingo, dia 01/11/2020, às 14h

Obrigada!

Eloiza Besouchet

 

 

De: colis...@googlegroups.com <colis...@googlegroups.com> Em nome de Lauro Eduardo Bacca

image001.png
image002.png
image003.png
image004.png
image005.png
image006.jpg
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages