Tuning de Backups: Bacula

hei...@bacula.com.br

to bacula-ba...@googlegroups.com
Caros,

Heitor Medrado de Faria
Início próxima turma treinamento telepresencial Bacula: 17 de novembro
Site: www.bacula.com.br | Facebook: heitor.faria | Gtalk: heito...@gmail.com

Edmar Araújo

to bacula-ba...@googlegroups.com
Pessoal uma boa noite!

Heitor,

Excelentes dicas, outra sugestão é a realização (periódica) de um vacuumdb [1] na base de dados (postgreSQL), com o passar do tempo a grande alteração de registros acaba por deixar a inserção no banco mais demorada, o que aumenta a janela de backups, por exemplo.

Referências:

​​
Carlos Eduardo Smanioto -> Otimização – Uma Ferramenta Chamada Vacuum

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Bacula Backup-Pt-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bacula-backup-p...@googlegroups.com.

Atenciosamente,

Edmar Araújo | Daqui a um minuto é o Futuro.

http://3dmar.com

hei...@bacula.com.br

to bacula-ba...@googlegroups.com
Opa Edmar,

Semana que vem acrescento também as dicas do Kern para o Banco de Dados.

Heitor Medrado de Faria
Site: www.bacula.com.br | Facebook: heitor.faria | Gtalk: heito...@gmail.com

De: "Edmar Araújo" <3d...@3dmar.com>
Para: bacula-ba...@googlegroups.com
Enviadas: Terça-feira, 4 de novembro de 2014 18:21:24
Assunto: Re: [bacula-brasil] Tuning de Backups: Bacula

Vinicius Alexandre Pereira de Souza

to bacula-ba...@googlegroups.com
Heitor, boa tarde,

1M fica muito grande para Maximum Block Size?
Num teste no blog do Bareos (ok, é um fork, mas a base teoricamente ainda é a mesma), ainda há alguns ganhos de 512K para 1M.

O Minimum Block Size não precisa de alterações? O valor Default é o mais adequado?

Qual seria o SpoolSize recomendado no caso do spooling ser ativado?

Acho que talvez fosse interessante testar o Maximum Network Buffer Size com tamanhos maiores, na própria documentação diz que em alguns casos pode ajudar.

Site: www.bacula.com.br | Facebook: heitor.faria | Gtalk: heitor...@gmail.com

hei...@bacula.com.br

to bacula-ba...@googlegroups.com
1M fica muito grande para Maximum Block Size?
Num teste no blog do Bareos (ok, é um fork, mas a base teoricamente ainda é a mesma), ainda há alguns ganhos de 512K para 1M.

Não é recomendado utilizar 1M. A fita fica mais estressada e os dados podem se tornar ilegíveis.

O Minimum Block Size não precisa de alterações? O valor Default é o mais adequado?

Penso que o mínimo pode ser o Default mesmo. Havendo condições o Bacula vai gravar blocos maiores.

Qual seria o SpoolSize recomendado no caso do spooling ser ativado?

O ideal mesmo é que sua área de spooling seja igual ou superior ao tamanho da fita, para que a mesma fique totalmente organizada de acordo com os jobs gravados, mas sabemos que nem sempre isso é possível

Acho que talvez fosse interessante testar o Maximum Network Buffer Size com tamanhos maiores, na própria documentação diz que em alguns casos pode ajudar.

Ainda não tenho dados consistentes sobre essa questão. Mas vou estudar.

Heitor Medrado de Faria
[...]

Tácio Andrade

Jefferson Parreira dos Santos Emerick

hei...@bacula.com.br

to bacula-ba...@googlegroups.com
Jefferson,

Depois que você muda o maximum block size para 512k precisa apagar a fita, pois não é possível ler as gravadas com 64 com a mesma configuração.

Heitor Medrado de Faria
Site: www.bacula.com.br | Facebook: heitor.faria | Gtalk: heito...@gmail.com

De: "Jefferson Parreira dos Santos Emerick" <jep...@gmail.com>
Para: bacula-ba...@googlegroups.com
Enviadas: Quinta-feira, 6 de novembro de 2014 9:51:31
Assunto: Re: [bacula-brasil] Re: Tuning de Backups: Bacula

Jefferson Parreira dos Santos Emerick

to bacula-ba...@googlegroups.com
Pois é. Eu cheguei a fazer isso. Por isso achei tão estranho!!!
Agora não pude continuar com os testes, mas em breve retomarei.

Mudança só um pouco de assunto, alguém conhece/sabe de alguém que utilize o Bacula com uma biblioteca de fitas STORAGETEK SL150, com 4 drives e 120 slots. Estou querendo adquirir e estou procurando referências, até para visitar, se possível.

--
Grato,
Jefferson Parreira dos Santos Emerick

hei...@bacula.com.br

[...]

Olha o hue. Abre outra thread quando for mudar de assunto. =P
Tem uma documentação de um cidadão usando uma SL500 com o Bacula: http://wiki.bacula.org/doku.php?id=sample_configs
Não deve ter erro, talvez alguma pequena customização no mtx-changer.conf.

Jefferson Parreira dos Santos Emerick

to bacula-ba...@googlegroups.com
Thanks!

--