Bacula com Serviços Cloud - Storage

Fabiano Araujo

to bacula-ba...@googlegroups.com
Pessoal trabalho com o Bacula desde 2013, como solução backup para alguns dos meus clientes, mas sempre com servidor local e físico.
Agora preciso atender uma necessidade de um cliente, onde preciso usar uma storage que ficará na Nuvem (Azure - Microsoft), alguém sabe me dizer se na versão Comunity do Bacula eu consigo atender esta demanda?

Wellington Solution

to bacula-ba...@googlegroups.com
Olá Fabiano,
Não usei com Azure, mas já usei com o S3 e funcionou bem.
Do meu ponto de vista você tem 2 opções (talvez alguém tenha mais opções a sugerir):
1) Cria uma VM e configurar o Bacula-SD nela e adicionar na storage do Bacula-DIR;

Espero que ajude!!!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Bacula Backup-Pt-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bacula-backup-p...@googlegroups.com.

Keven de Oliveira

to Bacula Backup-Pt-Br
Boa tarde, tenho uma infra parecida e estou estudando a viabilidade de migração pra nuvem também, meu cenário atual é:
- Director na minha infra-estrutura e storage na infra-estrutura do cliente fazendo o upload para a Backblaze.

Em breve vou migrar o Director para alguma cloud provider, Google, AWS ou Azure, analisando e viabilizando custos hehehe

No Bacula 9 e posteriores o plugin do S3 já é funcional e roda muito bem, com várias possibilidades de configuração, abaixo alguns links para ajudar:

Wellington Solution

to Bacula Backup-Pt-Br
Eu uso a AWS já faz 2 anos (talvez um pouco mais), porém eu uso VM com bacula-sd, já usei e não uso mais o plugin S3 pois requer cache e montagem com ferramentas de terceiros achei lento.

Ir para a nuvem requer atenção nas opções, pois a banda de saída (que será usada em caso de restore por exemplo) são cobradas, a média é 0,08 USD (Dólar)/GB.
 Então:
se usar AWS ou Azure ou Google Cloud:
- custo dos serviços adquirido + custo do armazenamento + custo da banda de saída
**no caso do S3 há os custos do armazenamento + custo de operações e de banda também.

Se usar servidor dedicado:
- custo do valor do servidor na configuração desejada
Sai mais barato pois o custo por GB é menor e a banda de saída geralmente são 10TB ou mais, então, se não ultrapassar, não há custos.

Fabiano Araujo

to bacula-ba...@googlegroups.com
Obrigado pelo retorno, vou seguir esta linha que você passou se der tudo certo eu retorno aqui lista.

[ ] s