Docker

Leomar Rocha

to Bacula Backup-Pt-Br
Olá,

Boa Noite!

Gostaria de saber se alguém tem experiencia com implantação do bacula em container(Docker), gostaria de
saber como faço.

Obrigado!

Caio Abreu Ferreira

to Bacula Backup-Pt-Br
Prezado

Por acaso você obteve algum tipo de resposta em relação ao processo de colocar os componentes servidores do Bacula em container Docker?

Atenciosamente,

Caio Ferreira

Leandro Ramos

to bacula-ba...@googlegroups.com
Boa noite.

Eu estou começando a adaptar alguns dockerfiles que encontrei por aí, a fim de preparar um deploy usando Dokku. Vou acompanhar as mensagens aqui, e se eu obtiver sucesso venho compartilhar.

Abraços.
Leandro Ramos

Wellington Solution

to Bacula Backup-Pt-Br
Ótima tarde
Não uso e não tenho experiência com docker mas talvez isto ajude:

Leandro Ramos

to bacula-ba...@googlegroups.com

Eu estou tentando usar o esquema da Fametec, mas tem algumas coisas obscuras para mim: não sei direito o que colocar no servidor do Bacula, o que colocar nos clients, etc.

https://www.fametreinamentos.com.br/instalacao-do-bacula-9-6-3-baculum-docker/

Estou tentando adaptar às minhas necessidades aqui: criar uma role no Ansible para fazer o deploy com Dokku (mini-heroku com containers Docker).

"This message, including its attachments, is intended exclusively for the recipient(s) and must not be forwarded without the express authorization of the sender. Its disclosure, distribution, reproduction or any other form of use is prohibited by law and will depend on the previous and due authorization of the sender. If you received this message as a mistake, please inform us by answering this e-mail and deleting its contents." --
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Bacula Backup-Pt-Br" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bacula-backup-p...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/bacula-backup-pt-br/8cc53c5a-ee2f-4a49-ab0b-58936ca94ba6n%40googlegroups.com.

Caio Abreu Ferreira

to bacula-ba...@googlegroups.com

    Prezado Wellington

    Eu cheguei a começar a fazer testes com esses Docker File e Docker Images, mas fui barrado pela área de segurança da empresa pois são utilizadas Docker Images externas. Eu estou vendo com o criador das Docker Images do Bacula se existe a possibilidade de ter o acesso aos arquivos que foram utilizadas para criar as Imagens.

desde já, eu agradeço pela atenção.

Caio Ferreira
Information Security and Innovation

senhasegura
www.senhasegura.com
[...]

Caio Abreu Ferreira

to bacula-ba...@googlegroups.com

    Prezado Leandro

[...]

    Eu inicialmente fiz toda a instalação e configuração do Bacula sem ser via container[1][2]. Desta forma, eu consegui coletar todos os arquivos de configuração[3] e comecei a aplicar ele no Bacula com container. Mas infelizmente fui barrado, explicação acima.

1-https://github.com/abreuferr/howto/blob/main/sysadmin/doc/bacula_mariadb.txt

2-https://github.com/abreuferr/howto/blob/main/sysadmin/doc/bacula_sqlite3.txt

3-https://github.com/abreuferr/howto/tree/main/sysadmin/src

    Desde já, eu agradeço pela atenção.

Caio Ferreira
Information Security and Innovation

senhasegura
www.senhasegura.com

Caio Abreu Ferreira

Leandro Ramos

to bacula-ba...@googlegroups.com

Prezado Caio

Eu estou montando meus dockerfiles, mas tenho tido pouco tempo para experimentar isso. Amanhã mesmo preciso instalar o Bacula num servidor de um cliente, e o repositório de pacotes DEB e RPM do Bacula Community está fora do ar.

Isso temme barrado tanto nos testes com sontainers quanto na instalação que preciso fazer amanhã. Estava até pensando em usar a versão 9 mesmo, que tem no repositório main do Debian.

Eu estou fazendo os dockerfiles me baseando no script do Bacula América Latina (https://www.bacula.lat/community/script-instalacao-bacula-community-9-x-pacotes-oficiais/). Vou organizar e criar um repo no Github. Mas, se vcs já tiverem algum repo e quiserem compartilhar, vamos aprendendo juntos.