IOTA & Tangle - Alguém já brincou com isso?

Markos

to SJC HackerClube, Garoa Hacker Clube, Laboratório Hacker de Campinas, Calango HACKER CLUBE, ArduinoCefetRJ, Grupo Temático de Arduino - Riosoft, arduino-brasilia
Oi,

Acabei de encontrar essa "novidade" e fiquei curioso pra entender melhor.

Achei alguns links:

https://pt.wikipedia.org/wiki/IOTA_(criptomoeda)

https://www.youtube.com/results?search_query=iota+tangle

Alguém já  brincou com isso e gostaria de compartilhar uma explicação
para os leigos como eu? :-)

Um Abraço,

Markos

Marcelo Boá

to arduino-...@googlegroups.com
Até onde eu sei a Iota é uma ideia, mas ainda não é uma solução. Li numa reportagem no ano passado que a ideia era você abastecer o carro, e ao invés de descer do carro para pagar você faz a transação com a Iota e paga o combustível.  Até onde eu sei essa solução envolve grandes corporações que ainda não idealizaram efetivamente o projeto. Parece mais uma ideia para projetar a moeda de forma rápida na bolsa, quando maior a adesão mais a moeda valoriza.
Para efetivamente criar essa solução seria necessário primeiro acesso as bombas de combustíveis e equipamentos para fazerem a transação e não acredito que esteja disponível.
De qualquer forma, essa ideia de pagar com criptomoeda poderia ser feita com qualquer criptomoeda em qualquer segmento de serviço. Acredito que seja uma tendencia, mas ainda acho distante no momento. Porém, existem outras coisas acontecendo, como por exemplo, se fala que 2019 será o ano dos unicórnios. Uma vasta quantidade de pessoas está entrando em um mundo novo chamado Open Banking, os bancos internacionais, inclusive vários bancos brasileiros, liberaram API's de acesso a transação financeira. Então nesse momento existe uma febre de construção de aplicativos que envolvem algum tipo de transação financeira, casados com uma gama de serviços, Inteligencia Artificial, acessibilidade para deficiente, acessibilidade de idiomas, conversão para Libras (lingua dos sinais) entre outros. A criptomoeda é uma parcela disso tudo. É o que o pessoal chama de O Ano dos Unicórnios, que são as Fintech's.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduino-brasil...@googlegroups.com.

Best Regards,

Marcelo Boá

Electronics Technician
Bachelor of Information Systems
Twitter: @marceloboah

Markos

to arduino-...@googlegroups.com, Calango HACKER CLUBE, SJC HackerClube, Garoa Hacker Clube, Laboratório Hacker de Campinas, ArduinoCefetRJ

Oi Marcelo,

Obrigado pelas informações.

Esse tema chamou a minha atenção depois de ver um projeto de monitoramento ambiental que citava esse(a) tal IOTA:

https://www.hackster.io/oconnorct1/weather-station-fpga-device-talking-via-the-iota-network-0ed0a2

Pelo pouco que li tive a impressão de ser uma proposta de protocolo para garantir a "rastreabilidade" dos dados trocados entre dispositivos.

Parece que é uma alternativa ao Blockchain, mas que oferece mais vantagens.

Um Abraço,
Markos
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "arduino-brasilia" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para arduino-brasil...@googlegroups.com.

Marcelo Boá

to arduino-...@googlegroups.com
Então,

Obrigado por compartilhar os sites. Muito legal!

Existem várias coisas que eu posso "pontuar" aqui.

A questão da rastreabilidade que você comentou, na minha opinião, está mais ligado ao blockchain em si. O que é o Blockchain? Uma cadeia de Hashes dentro de uma operação de banco de dados onde um registro aponta para outro obrigatoriamente. Hoje as tabelas trabalham basicamente com um ID sequencial, se um registro pode ser simplesmente apagado. No caso do blockchain você tem uma sequencia de Hashes onde o ultimo aponta para o anterior. Só posso criar um operação onde eu tenho um Hash válido. Então se algum Hash aponta para um Hash que não existe então uma operação ilegal foi realizada. Alguém inseriu alguma coisa ou apagou alguma coisa fora da operação normal, ou forçou um registro novo, ou alguma correção do banco de dados que não poderia ser feita. Isso serve apenas para garantir a integridade dos dados. Então existe um rastreio de operações. Para operações bancárias/financeiras isso é interessante, garante consistência.

Outro ponto, nesse projeto de IoT da estação que você postou não existe necessidade de estoque de produto. É um serviço, sem prejuízo de produto. No caso da Amazon, vender livros por criptomoedas é bom porque a empresa nunca vai ter prejuízo nesse tipo de operação. Diferente de um abastecimento de veículo. Isso porque Iota é um ativo, seu valor se altera conforme a compra e a venda.

Outro ponto, navegando no site que você postou:

Tem um github ali, então você precisa baixar o projeto e fazer funcionar: https://github.com/sobolev-alexey/iota-mam-explorer

Você precisa do aval do grupo Iota para operar. Então, é bastante trabalho pela frente. Acredito que seja uma tendencia principalmente para operações sem estoque e sem prejuízo. Pois é aqui que começamos a perceber os grandes, os grupos fechados, as alianças formadas. É bem interessante isso.

Como falei anteriormente existe uma gama de formas de pagamento a serem exploradas e uma gama de serviços e produtos a serem explorados.