Como evitar fraude de compra de app na Play Store?

Geronildo Jr.

to Android Brasil - Dev
Prezados, boa noite!

Todos sabem que existem falhas no processo de compra da Play Store, onde pessoinhas fraudam a compra para ter acesso a apps pagos sem pagar. A mais comum é comprar o app e depois solicitar reembolso (uma curta busca no youtube e você vê os tutoriais).

Existe algum método para "se proteger" disso? Confesso que pesquisei no google e não encontrei (ou não soube pesquisar direito). Pensei se existe uma forma de obter algum tipo de dado do comprador para que eu possa validar a compra nestas situações e definir se foi fraude ou uma demanda legítima. Talvez o código do pedido (único dado que a play store informa ao desenvolvedor). A ideia é poder bloquear o app remotamente para que os fraudadores não usem o app.

Alguém tem uma solução pra isso? Desde já agradeço a ajuda!

Rudson Lima

to androidb...@googlegroups.com
Boa noite.

Esses vídeos de como fraudar as compras é recente? Pq a lib do inapp teve atualizações.

Já implementei vários apps com inapp e não tenho relatos desse tipo de fraudes.

Vou tentar dar um pouco do cenário que tenho.

O usuário faz a compra dentro do app, com a lib eu faço algumas validações, pego o token de pagamento e envio pra api (do nosso app).

A api valida esse token com a Google. Lembrando que agora você tbm tem que validar esse token no app com a Google (não lembro o nome do método) e caso não faça essa validação a compra é cancelada pela a Google.

Sinceramente, hoje não acho tão falho essa parte de comprar dentro do app.