Portais de Dados Abertos pelo Brasil

Breno Alencar

to Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Caroline Burle

to Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Boa pergunta! Também desconheço. Adiciono o do Governo do Estado de São Paulo: http://www.governoaberto.sp.gov.br/view/consulta.php

Abraços,
Caroline
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Infraestrutura Nacional de Dados Abertos" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para INDA-br+u...@googlegroups.com.

Emerson Marques Pedro

to Caroline Burle, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Também tem o Catálogo Municipal de Base de Dados do município de São Paulo: http://transparencia.prefeitura.sp.gov.br/administracao/Paginas/cmbd.aspx a princípio era pra usar a plataforma CKAN, mas daí saí da CGM e não implementaram nenhuma plataforma, rs.

Abs,
Emerson

Emerson Marques Pedro--
☎ +55 (11) 9-8501-7040

Thiago Avila

to Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Opa Bruno, excelente provocação.

Acredito que o dados.gov.br seria um local adequado para fazer esta catalogação até em virtude do conceito da própria INDA.

De cara, apenas pela diversidade de formatos de URL já podemos encarar o desafio que representa a INDA e a urgência de padrões a serem seguidos.

Abs, Thiago

Thiago Alencar Gomes

to Thiago Avila, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Acho que o IBGE faz parte do INDA não? acho que rola de extrair das malhas geográficas disponibilizada por eles.

Thiago Alencar Gomes

to Thiago Avila, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos

Edson

to Thiago Alencar Gomes, Thiago Avila, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Eu queria ficar só observando.
Mas as vezes eu não consigo.
Concordo com o Thiago. Ótima provocação sobre os catálogos e boas observações sobre padronizações.
Achei aceitável a nomenclatura dos arquivos.

Quanto aos padrões dos arquivos e demais assuntos...

Eu faria assim.

id_municipio ou geocodigo_municipio: código identificador do município. (que poderia ser o mesmo de algum lugar oficial)
id_uf ou geocodigo_uf: código do uf onde aquele município está localizado. De repente é dispensável por já existir na nomenclatura.

Os dois acima seriam chave composta.
id_uf relacionando com tbl_uf.

geocodigo_municipio: Geocódigo.
nome_municipio: Descrição textual do município ou nome do município.
sigla_municipio: Sigla
lat_municipio: Latitude
long_municipio: Longitude
ativo: Binário (Tiny int, bool) ligar desligar, que pode ser usado por qualquer motivo. (Manter um histórico da existência daquele município, no caso de mudanças de nomes, ou saída do campo de pesquisa, dentre outros)

id_microregiao ou geocodigo_regiao:
id_municipio ou geocodigo_municipio: Do município, pois, o mesmo já está relacionado com uf lá em cima. tbl_municipio seria "pai" de tbl_microrregiao.

nome_microrregiao: Nome Microrregião.
sigla_microrregiao: Estava colhendo bairros de BH ontem por coincidência e encontrei lá OESTE, E OE1, OE2...
Aqui pode inclusive se transformar em uma subdivisão. transformando-se num campo.
lat_microrregiao: Latitude
long_microrregiao: Longitude
ativo: Mesmo motivo do ativo do município

Bem, por enquanto é isto. Tenho que acordar cedo amanhã. Peguem os exemplos, filtrem o que tiver utilidade e se possível passem feedback. Baseiem-se para construir mesorregião, e estado (este eu até queria fazer, mas o sono é maior. Olhando rápido, sugiro id_pais, id_região, relacionando com a tbl_regiões, lat, long)

Eu sou uma pessoa bem clara. E as vezes isto até me prejudica.
Mas, gostaria de deixar relatado que eu não domino estes conceitos de mesorregião, microrregião.
Então perdoem se viajei em algum momento. Estes assuntos estão relacionados a bancos de dados geográficos eu creio. Dentre outras questões.
Tenho um conhecimento bom de bancos de dados e tentei participar dentro desta qualificação.

E, vou tentar sempre observar mais ao invés de ficar tão participativo como antes.
Participação demais pode gerar antipatia.
Perdoem também se descrevi algo que já dominam.

Boa sorte!
Conversemos posteriormente.
Até mais!

Atenciosamente,
Edson Antônio

Thiago Alencar Gomes

to Edson, Thiago Avila, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
EDSON, valeu pelo reforço.
Mas acho que eu desvirtuei o tópico. Acho que o Breno tava falando sobre "ckans" estaduais e municipais. E não sobre dados geográficos.
Desculpa galera.Relevem meu comentário.

Fernando Barbalho

to ind...@googlegroups.com
Prezados, o swissleaks não daria bons panos pra manga para boas e relevantes visualizações de dados? Fica a dica.

http://jornalggn.com.br/noticia/contas-secretas-do-hsbc-paralisam-o-mundo-menos-o-brasil

Lucas Dias Ferreira

to Thiago Alencar Gomes, Edson, Thiago Avila, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Existem tambem alguns tribunais que possuem Portal de Dados Abertos com API, como o TCM/CE (http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/), e algumas Assembleias Legislativas, como a de Minas Gerais (http://dadosabertos.almg.gov.br/ws/ajuda/sobre), da Camara (http://www2.camara.leg.br/transparencia/dados-abertos) e do Senado (http://dadosabertos.senado.gov.br/ ou http://legis.senado.gov.br/dadosabertos/docs/), dentre outras. Tem tambem a Prefeitura de Recife (http://dados.recife.pe.gov.br/), Portal de Dados Geograficos da Prefeitura do Rio (http://portalgeo.pcrj.opendata.arcgis.com/), Portal da Prefeitura do Rio (data.rio.rj.gov.br),

O site de Dados Abertos Nacional inclui tambem em sua busca alguns dados presentes em outros portais, mas infelizmente eles nao estao categorizados devidamente (por exemplo, nao eh possivel filtrar os dados que venham somente do TCM/CE ou apenas da Previdencia Social).

Outra questao relativa ao portal nacional eh que o site nao mantem nenhum dataset proprio. Todos os dados sao linkados ao seu site de origem. Por exemplo, os dados referentes ao indicadores de unidades basicas de saude (http://dados.gov.br/dataset/ubs-unidade-basica-de-saude) vem da PGI (http://pgi.gov.br/pgi/indicador/pesquisar), que possui uma API propria (http://api.pgi.gov.br/). O que eu nao sei, e queria saber, eh como esses dados sao atualizados dentro do Portal Nacional. Por exemplo: todos os conjuntos de dados que estao disponiveis na pagina da PGI estao disponiveis tambem no Portal Nacional? Ou sera que se eu acessar a pagina da fonte diretamente (nesse exemplo, a PGI) eu tenho acesso a um numero maior de dados? E esses dados sao atualizados de forma automatica, dentro do portal nacional, em tempo real?

Ha um tempo atras eu tinha pensado em iniciar um projeto do tipo: pesquisar os enderecos de todos os sites do tipo no Brasil, adicionar em um site e permitir que outros usuarios enviassem novos enderecos que estivessem faltando; mas eu acabei adiando isso por pensar que talvez nao fosse tao util... Seria legal se no proprio http://dados.gov.br/ houvesse uma lista com o link de todas as fontes de datasets presentes no site.

Lucas Dias Ferreira

to Thiago Alencar Gomes, Edson, Thiago Avila, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Obs: O que eu falei referente ao Portal Nacional se aplica tambem a outros Portais Regionais cujos datasets vem de outras fontes. A discussao que eu quero "provocar" eh se nao seria melhor acessar as fontes dos dados diretamente; e se os portais que incluem datasets de terceiros possuem a mesma quantidade de dados incluidos nos "sites-fonte" e se sao atualizados em tempo real.

Thiago Avila

to Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Segue um ótimo exemplo da União Européia que atende a proposta do Breno com esta thread.

Thiago José Tavares Ávila
Mestrando em Modelagem Computacional do Conhecimento - Instituto de Computação - UFAL
Msc Student in Knowledge Computational Modeling - Computing Institute - UFAL

Curriculum Lattes/Academic Profile: http://lattes.cnpq.br/7744328862480065

Bacharel em Ciência da Computação/Bachelor in Computer Science - UFAL
MBA em Gerência Executiva de Projetos/MBA in Project Management - FGV

Membro do NEES - Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais
Member of NEES - Center for Excellence in Social Technologies

Edson

to Thiago Avila, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
O que eu estou vendo.

Um monte de iniciativas usando o CKAN e ficando bem parecidas.
No meu ponto de vista estão boas. Até mesmo por que, significa que há um esforço para que as questões relacionadas a dados abertos não se extingam.

Havia dito que, ficaria mais observando.
Porém, penso que devo abrir a "coluna" eu faria assim

Falando do exemplo da União Européia.

Gostei da forma como os dados estão subdivididos.
Por grupos, tags, formatos de arquivos, assuntos, etc.

Eu transformaria tudo em ícone. Por exemplo Government and Services, Agriculture, Fisher, enfim, todos teriam ícones descritivos com ferramentas de dicas (tooltip) e números indicando quantas ocorrências. Tipo quando há uma interação nova no facebook, twitter.
Ou seja, para Government Services haveria o respectivo ícone com o número 10 estilizado próximo, ou agregado ao ícone.

Quanto aos países, é obvio. Faria um mapa. Falando-se de Brasil, os estados, com marcadores saltitando com o número de ocorrências.

Quanto aos arquivos, também tenho considerações. Uma página, com ícones respectivos dos diferentes formatos (xml, json, xls, etc).
Dai poderiam ser como gráficos. Por exemplo Um ícone do Excel, onde estaria preenchido até um certo espaço e quando o mouse passasse por cima forneceria mais informações, sobre a quantidade de ocorrência por exemplo.

Quanto aos dados em si, quando se clica em qualquer item, tenho que analisar melhor.

Eu defendo que tudo seja atrativo para população. Talvez esteja desviando um pouco. Pois a questão é disponibilização dos dados e não questões de usabilidade, visualização.
Eu tentei abranger questões que chamaria a atenção para participação de todos.

Desculpem mas, o do Recife está igual ao do Alagoas?
Padronizar e integrar seria uma ótima. Tornar algo centralizado e distribuído ao mesmo tempo. Com equipes integradas em todos os estados.
Enfim, sonhar não custa não é mesmo!?

Bem, abraços e pensem nas iniciativas de vocês.

Atenciosamente,
Edson Antônio

Breno Alencar

to Thiago Avila, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Caroline, Emerson, Thiago Alencar, e demais, obrigado pelas contribuições. O Portal de São Paulo eu já tinha conhecimento e passou despercebido na minha lista.
Thiago Avila, muito bom o trabalho dos Dados no site da União Européia, é uma longa jornada até lá... Bom, inicialmente vislumbro algo mais simples. Algo como um catálogo para os dados abertos disponíveis no Brasil.
Talvez o Inda pudesse organizar e manter o link para que todos pudessem ter conhecimento de forma acessível em um único local. É possível ?
O Ckan faz isso com as entidades que usam a ferramenta, permitindo que adicionem o portal na sua lista: http://ckan.org/instances/#
Acho que seria algo parecido com isso mesmo.
O que acham ?

Abraços,
Breno Alencar

Lucas Dias Ferreira

to Breno Alencar, Thiago Avila, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Nossa Breno, eu estava olhando essa pagina agora mesmo!

Eu criei um prototipo hoje a tarde, ta meio tosco ainda, tenho que melhorar o CSS (a parte visual), e permitir ao usuario filtrar os dados ou enviar sites que estejam faltando, mas da pra ter uma ideia de como ficaria... http://catalago-dados-abertos.appspot.com/.

O que voces acham?

erico dias

to Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Só para adicionar o da prefeitura de Fortaleza

Thiago Alencar Gomes

to Lucas Dias Ferreira, Breno Alencar, Thiago Avila, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Acho que o melhor é cadastrar no site do CKAN oficial não?
Mas seu projeto é legal, pode ficar algo simples. Deixa no github e quem quiser adicionar seu ckan faz um pull request. Só que alguém tem que ficar responsável por sempre validar os pulls requests.

Thiago Avila

to Thiago Alencar Gomes, Lucas Dias Ferreira, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Olá Thiago,

Infelizmente o site oficial do CKAN não insere todos os catálogos. Cadastrei o dados.al.gov.br em dezembro mas até hoje nao consta lá.

A iniciativa do Lucas é bacana (pena que não conste o dados.al.gov.br). Todavia, defendo que esta relação de catalogos subnacionais esteja vinculado ao dados.gov.br

Abs, Thiago Ávila

Edson

to Thiago Avila, Thiago Alencar Gomes, Lucas Dias Ferreira, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Legal o catálogo! Parabéns. Recomendo conversar para decidir o que mais poderia ter.
Só portais nacionais já bastaria? Ou seria legal um componente "track news" com eventos e tudo relacionado?
Cocriemos?

Atenciosamente,
Edson Antônio

Thiago Alencar Gomes

to Thiago Avila, Lucas Dias Ferreira, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Chará, está lá sim o dados.gov.br

Thiago Alencar Gomes

to Thiago Avila, Lucas Dias Ferreira, Breno Alencar, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
dadosgovbr.png

Breno Alencar

to Lucas Dias Ferreira, Thiago Avila, Infraestrutura Nacional de Dados Abertos
Lucas,
achei muito boa a iniciativa, mas tentei entrar agora e a página não está disponível.

Abs,
Breno

Thiago Avila