LAI, Transporte Público, padrão GTFS e mais

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Gente,

Vi que muita coisa aconteceu, estamos evoluindo nessa discussão, mas tava ficando confusa naquelas threads. Por isso resolvi criar essa thread com um nome mais organizado. Já sabemos que o SPTrans disse sim!!  :D

Em relação aos dados solicitados ao SPTrans já temos alguma coisa. A Pati Cornils fez o pedido, recebeu um CD-R, e compartilhou os dados em GTFS aqui http://dl.dropbox.com/u/37157280/dados_sptrans_julho_2012.zip

Não ficamos satisfeitos e estamos correndo atrás da URL mantida pela SPTrans com esses dados atualizados. A URL existe, uma vez que São Paulo está no Google Transit e a prefeitura teve que passar pelos passos técnicos descritos aqui http://maps.google.com/help/maps/transit/partners/participate.html

O Lucas Petes já fez o pedido pra BHTrans. Entraram em contato e ele está aguardando o resultado da solicitação. É o mesmo caso da SPTrans, uma vez que BH também está no Google Transit.

Alguém já foi atrás dos dados da cidade do Rio de Janeiro? Eles também estão no Google Transit. Se ninguém foi, eu vou!  :D

Coloquei o GTFS no título dessa thread por quê padronização é fundamental na abertura e compartilhamento de dados. E como primeiro resultado da liberação dos dados do SPTrans, o aplicativo Mapnificent agora tem a camada de São Paulo: http://www.mapnificent.net/saopaulo/ Com ele dá pra fazer isso aqui.

Quanto às possibilidades e próximos passos, sugeri pra subirmos uma instância de algum gerador de rotas multi-modal. Achei esses dois software livres:
  1. https://github.com/openplans/OpenTripPlanner/wiki/
  2. http://graphserver.github.com/graphserver/
A Juliana Mori reforçou a necessidade de um aplicativo móvel com esse propósito. Acho totalmente viável. Esses softwares listados têm API, que já é mais que meio caminho andado.

E pra colocar mais lenha, gostaria muito de ver esse padrão (GTFS) se espalhar por todas as cidades do Brasil. Acho que vale um projeto aqui, com o objetivo de desenvolver ferramentas, capacitar, financiar, etc a geração desses dados pelas prefeituras (Hub OKFN?).
Quem sabe uma Plataforma Nacional de Transporte Público - PNTP? Sei que transporte público é competência do município, mas uma política a nível nacional seria fantástica pra alavancar isso. Se não, como o Brasil vai ficar nessa lista, por exemplo? http://www.google.com/intl/en/landing/transit/text.html#mdy Vejam quantas cidades nos EUA e na China...
Será que o Min. dos Transporte abraça um projeto desses?

[]s
Nitai

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Hum... acho que seria legal pedir metrô e CPTM em SP, né?

Nitai

--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com

--
Patrícia Cornils
11 8372-7473

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Sim Pati! Mas acho que eles não têm os dados em GTFS.
Olha na página inicial do Google Transit em São Paulo, https://www.google.com/maps?ie=UTF8&ll=-23.580036,-46.625977&spn=0.297035,0.387268&dirflg=r, do lado esquerdo ele diz quais "organizações" disponibilizam os dados pra ele.

[]s
Nitai

Haydee Svab

to thac...@googlegroups.com
Eu topo pedir CPTM... mas vou precisar do help da galera p/ definir o
que pedir, como e onde - bora?

2012/8/1 Patrícia Cornils <patrici...@gmail.com>:
Haydée Svab
http://blog.hsvab.eng.br/

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Um ponto de partida é o texto que a gente editou para pedir os ônibus:

".. que me seja franqueado o acesso às coordenadas geográficas de todas as paradas de ônibus da Cidade de São Paulo, com seus respectivos endereços e outras identificações internas da SPTrans que tornem possível correlacionar quais linhas de ônibus passam por estas paradas.

Também solicito o acesso as seguintes informações sobre todas as linhas de ônibus de São Paulo:

- Letreiro ida e volta;
- Horários de operação;
- Horários de partidas a partir do ponto inicial e final, por dias da semana;
- Itinerário a partir do ponto inicial e final, por dias da semana, definido pela sequência de paradas que o compõem, sendo estas paradas identificadas por suas coordenadas geográficas, endereço ou código interno da SPTrans, conforme solicitado acima.

A informação poderá ser fornecida em algum dos formatos abaixo, ou em qualquer outro formato aberto e não proprietário, legível por máquina:

- General Transit Feed Specification (GTFS);
- ESRI Shapefile (extensão .shp);
- Texto separado por vírgulas (csv)."

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Nitai,

Brasília não entra nessa ainda? :)

Luiz Carlos

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Brasília, infelizmente, está muito longe do mínimo necessário pra isso. O DFTrans não tem quase nada sistematizado e informatizado.
Mas nunca é tarde pra começar o georreferenciamento, a estruturação dos dados, e a geração dos dados. Mas isso depende muito do DFTrans. E claro, podemos sempre ajudar.

[]s
Nitai

André Filipe de Assunção e Brito

to thac...@googlegroups.com
Nitai

Posso dar uma pesquisada sobre o Conselho de Transporte Coletivo e
Transito do DF e entender a possibilidade de participação da sociedade
civil. Quem sabe, participando do instrumento, a gente consiga fazer
com que esses dados possam surgir..

2012/8/2 Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>:
André Filipe de Assunção e Brito
Graduando em Oceanografia
Centro de Estudos do Mar / UFPR
twitter.com/decko

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
De acordo com o Chester, que fez o Cruzalinhas, os dados de trens e metrô aparecem no Google Maps e quem manda para lá é a SPTrans. Se isso for verdade, existem, também, no formato GTFS e a gente pode mencionar isso nos pedidos. Né?

Tulio Macedo

to thac...@googlegroups.com
O DFTrans deve se fechar um pouco mais no futuro próximo, está sob investigação e no momento tb sob a mira da mídia, por ter aparecido numa das operações da polícia federal sobre a quadrilha do cachoeira. Ñ é provável a cooperação nesse momento.

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Tulio, talvez a reação seja inversa. Sejamos otimistas.

André, seria fantástico se tivéssemos algum canal nesse conselho pra podermos inserir essas tecnologias. Podemos apoiar com o processo e com as ferramentas de geração desses dados. Eu já me comprometo pra ter uma conversa olho no olho.
Na época que fui lá com o Alê Gomes, conversamos com algumas pessoas, que apesar de se mostrarem favoráveis a tudo que defendemos, não têm poder de decisão. O Conselho é um ótimo caminho.

Pati, talvez os dados disponibilizados pelo SPTrans já tenham os dados de trem e metrô. Vou dar uma olhadinha aqui e aviso!

[]s
Nitai

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
É isso mesmo Pati. Olha as 11 últimas linhas do arquivo routes.txt, são sobre trens e metrôs.

CPTM L07 1 CPTM L07 JUNDIAI - LUZ 2 CA016B
CPTM L08 1 CPTM L08 AMADOR BUENO - JULIO PRESTES 2 97A098
CPTM L09 1 CPTM L09 GRAJAU - OSASCO 2 01A9A7
CPTM L10 1 CPTM L10 RIO GRANDE DA SERRA - BRÁS 2 049FC3
CPTM L11 1 CPTM L11 ESTUDANTES - LUZ 2 F68368
CPTM L12 1 CPTM L12 CALMON VIANA - BRAS 2 133C8D
METRO L1 1 METRO L1 TUCURUVI - JABAQUARA 1 0455A1
METRO L2 1 METRO L2 VILA MADALENA - VILA PRUDENTE 1 007E5E
METRO L3 1 METRO L3 CORINTHIANS - ITAQUERA - PALMEIRAS - BARRA FUNDA 1 EE372F
METRO L4 1 METRO L4 BUTANTA - LUZ 1 FFFF00
METRO L5 1 METRO L5 CAPAO REDONDO - LARGO 13 1 9B3894

Trabalho a menos!
:D

[]s
Nitai

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Haydeé, cê viu? :)

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Pra quem se interessou pelas possibilidades do GTFS: The OpenPlans Guide to GTFS Data

http://openplans.org/2012/08/02/the-openplans-guide-to-gtfs-data/

[]s
Nitai

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Juliana Mori,

Você tinha falado da versão móvel de aplicativo de geração de rotas. Achei esse projeto juntando fundos http://www.kickstarter.com/projects/228865951/transit-app-for-ios-6-and-beyond?ref=card

[]s
Nitai

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
Nitai, tem novidade do seu pedido para a SPTrans? E no DF? E em BH? Queria ver se atualizava o que está rolando para escrever um texto pro Canal Ibase, o que acham?

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Oie Pati,

Voltando hoje das férias!!

Sobre meu pedido na SPTrans, não tive resposta. Tô tentando entrar no site mas não tá mostrando a resposta.

Resolvi pesquisar e achei o e-sic da prefeitura. http://esic.prefeitura.sp.gov.br/

Acabo de fazer o pedido, e escolhi a resposta por email. Agora é só esperar pra confirmar se é mesmo aquela URL que mandaram aqui na lista.

[]s
Nitai
> Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+unsu

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
O moço que mandou a URL trabalha em uma empresa de consultoria de transportes que tem, entre os clientes, a SPTrans. Não sei se ele hackeou a URL e mandou prá gente... e como ele não respondeu na thread, continuo curiosa...
Patrícia Cornils
11 8372-7473

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Pois é.
Mas é importante que a SPTrans responda oficializando a publicidade da URL.

[]s
Nitai

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
exato

Paty Lustosa

to thac...@googlegroups.com
Pessoal,

Consolidei as informações sobre as cidades que já fornecem o GTFS para o Google Transit, links para as empresas de transporte responsáveis pelo transporte público nas cidades-cede da copa e os dados dos pedidos de GTFS nessa planilha:
https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AjBJl1gwMIFHdE5WNDRiYllVZEExaDRUdHVoS3ctUXc
Sintam-se a vontade para complementar, corrigir e alterar as informações.

Além de SP e BH, Rio de Janeiro, Goiânia e Blumenau também fornecem dados para o Google Transit.

[]s

Fernando Brito

to thac...@googlegroups.com
Muito legal!

Participei do Open Knowledge Festival que aconteceu semana passada na Finlândia e me empolguei bastante com as palestras da trilha de Open Transport Data.

Logo mais vou fazer um pedido de informação para pegar os dados do transporte público de João Pessoa, PB.

--
Fernando Brito

Lucas Petes

to thac...@googlegroups.com
Liguei mais uma vez para a Ouvidoria da Prefeitura BH.
Foram atenciosos e disseram que reencaminhariam meu pedido para os responsaveis, mas isso já faz uns 15 dias e ainda não retornaram. Caso vença os 21 dias, ligarei novamente.

André Filipe de Assunção e Brito

to thac...@googlegroups.com
Fernando

Sabe se essas palestras foram publicadas? Ou os slides disponibilizados?

2012/9/24 Fernando Brito <ferna...@gmail.com>:
> [...]
> thackday+u...@googlegroups.com
> Para mais informações, ou para ler mensagens arquivadas deste grupo, visite

Fernando Brito

to thac...@googlegroups.com
André,

As palestras foram gravadas sim, mas aparentemente o pessoal ainda está categorizando e separando os vídeos.
Por enquanto dá para encontrá-los tudo misturado aqui: http://okfestival.org/streams/

--
Fernando Brito

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Gente,

Pouco mais de um mês atrás fiz um pedido de acesso à informação no e-sic da Prefeitura de São Paulo. Nós já conseguimos os dados, através de um CD que a Pati pegou lá, e depois alguém jogou a URL do feed dos dados. Sendo assim, o meu pedido tem o objetivo simples de que a SPTrans confirme (assuma) que a URL é oficial e que podemos disseminá-la na rede.

Segue o "diálogo":
Pedido feito em 03/09/12:
"Descrição da solicitação: Venho por meio deste, respeitosamente, requerer, com fundamento na Constituição Federal, artigo 5º, incisos XIV, XXXIII e no caput do artigo 37, bem como nos artigos 7º, 8º e 10 da Lei Federal nº 12.527/2011, e artigos 7º e 11 do Decreto nº 7.724/2012, me seja franqueado o acesso, mediante a disponibilização de relatório em arquivo digital em formato aberto e legível por máquina, através de URL na Web, ao geoposicionamento de pontos e linhas de onibus da cidade de São Paulo, e informações relacionadas. Esse pedido jà foi realizado por outro cidadão. A SPTrans respondeu com os dados entregues em uma mídia de CD, contendo os arquivos relativos à esses dados no formato GTFS. O meu pedido, nesse instante, se resume à saber qual a URL em que a SPTrans já disponibiliza esses dados. Sim, faço a afirmação de que esses dados já estão publicados na web pelo fato de o Google Transit já prover serviço de geração de rotas de ônibus para São Paulo. Ou seja, se a prefeitura de São Paulo seguiu o passo a passo (http://maps.google.com/help/maps/transit/partners/participate.html) para participar do Google Transit, então esta URL existe. Aguardo a resposta, no prazo menor que 20 dias, como previsto na Lei 12.527/2011. Atenciosamente, Nitai Bezerra da Silva "

Resposta em 27/09/12:
"A SPTrans não possui URL na WEB para disponibilização de dados no formato GTFS. Essa disponibilização encontra-se em estudo. Quanto o comentário de empresa obter dados, isto é de fato proveniente de um contrato firmado entre as Empresas, através desse instrumento é disponibilizado o dado sem ônus para ambas. Se for de interesse do solicitante, as informações de geoposicionamento de pontos e linhas de ônibus da cidade de São Paulo poderão ser disponibilizadas em arquivo de mídia. Nesse caso deverá o solicitante trazer a mídia para que os dados possam ser copiados."

Fiz uma "reclamação" no dia 03/10/12:
"Prezados, Não está claro pra mim o que significa "...contrato firmado entre as Empresas...". Quais empresas? Qual a participação, formal e informal, da instituição governamental? Além destas questões, Tive acesso, através de outras fontes, à URL dos dados disponíveis: http://200.99.150.170/transit/google_transit.zipComo afirmei no meu pedido, esta URL existe para que o Google possa ter acesso aos dados. Se você consultar o registro deste IP: https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=200.99.150.170 verá que pertence à SAO PAULO TRANSPORTE S/A. Dessa forma constato que a URL existe e é oficial. Minha última questão, é se procede a minha constatação de que a URL que informei fornece os dados em questão. Procede? O meu interesse maior é que a SPTRANS referende a autenticidade da URL, e que dessa forma, seguindo os preceitos previstos na Lei 12.527, a URL possa ser divulgada como um bem público e disponível a todos. "

Resposta deles ontem "10/10/12":
"Prezado Nitai, A URL citada pertence a um convênio (documento formalizado e assinado) entre a SPTrans e a Google, que foi o meio adequado para a ocasião, ou seja, não é um ambiente público com atualização diária e sim um ambiente específico. Para a disponibilização pública a SPTrans estuda um ambiente adequado que também requer investimentos. Em atendimento a Lei nº 12.527, está disponível o arquivo em mídia, pelo qual deverá ser trocado por outro novo (sem uso) no momento da retirada, conforme mencionado em resposta anterior. "

Ficou estranho a afirmação "...ou seja, não é um ambiente público...". Eles não leram  a lei de acesso à informação? O ambiente é da SPTrans e, se não se encaixa em um caso de sigilo, consequentemente é público.
Acabo de ver que apareceu um botão para "Abrir recurso". Alguma dica pra reforçar o recurso?

Abraços,
Nitai Silva

Yeremi Loli

to thac...@googlegroups.com
Nitai,
Vou tentar ir atrás da url em SC, hoje enviei a solicitação e vou aguardar a resposta.

Yeremi Loli
[48] 9978.3402

cabelotaina

to thac...@googlegroups.com
Ola Yeremi, nos encontramos ontem no final da atividade, mas estou ai
pela UFSC, e podemos trocar mais ideias sobre mapeamento, como estive
trabalhando com o mapeamento dos pontos de cultura de são paulo
aprendi algo sobre as ferramentas e acho que vale a pena dedicar-me a
isso no TCC em Cincia da Computaçao de apesar de estar longe já estou
de olho, acho legal fazer imersão na UFSC e participar de algum grupo
de pesquisa no assunto. Envio aqui um o que já fiz com mapas, agora
creio que vou poder fazer bem mais com as ferramentas apresentadas
pelo pedro.

http://lua.pilarcultural.org/mapadosconflitos/
http://mapeamento.cultsampa.org/

Bora marcar um breve encontro para dar continuidade a discuçao na UFSC?

abs

Maurilio Atila

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Fala Yeremi, fala Cabelo!

Foi um prazer conhecê-los e poder trocar experiências com vocês!

Como vocês podem ver, tenho todo interesse nos dados de transporte. Estou à disposição pra ajudá-los sempre que precisarem.

Yeremi, dá o feedback por aqui!

[]s
Nitai

cabelotaina

to thac...@googlegroups.com
Opa Nitai legal, foi legal sim. Agora vou começar a dar uma olhada nas
escolas que contam com conselho, pois sou conselheiro na escola da
minha filha, ai pedi no site da prefeitura as infos das escolas, penso
em fazer um mapa e e uma plataforma e propor um maior contato entre os
conselhos.

abs

Maurilio Atila/cabelo

Luiza Utsch

to thac...@googlegroups.com
Pessoal,

descobri o grupo (e o site) Transparência Hacker ao procurar por informações sobre linhas de ônibus da BHTrans, no formato GTFS. Assim como o Lucas Petes, entrei com um pedido de acesso a informação um tempo atrás, sendo bem especifica; não pedi simplesmente "informações das linhas". Meu pedido foi:
Gostaria de obter os arquivos txt no formato GTFS (https://developers.google.com/transit/gtfs/reference#FeedFiles) disponibilizados para o
Google, que são utilizados para preencher as informações de transporte publico da BHTrans no Google Maps. De preferência, gostaria da URL
(endereço) do arquivo .zip contendo os arquivos de texto, para que eu possa obter as informações sempre atualizadas

Depois de estourados todos os prazos, me responderam da seguinte forma:

Informamos que a BHTRANS através da Gerência de Informação é
responsável por prover tais informações para a Google, objetivando
alimentar o sistema COMO CHEGAR e MEU ONIBUS com as informações de
itinerário e quadro de horário das linhas de ônibus do município de
Belo Horizonte. Entendemos que esta ação é suficiente para que a
população possa obter todas as informações necessárias sobre este
assunto, considerando que tais informações econtram-se disponíveis e
atualizadas no Portal da BHTRANS.
Atenciosamente,

Luiz Gomes
Supervisor de Controle
Gerência de Atendimento ao Usuário

Estou respondendo tal e-mail evocando o artigo 8º, parágrafo 3º, item III da Lei 12527, que diz que [os órgãos e entidades públicas deverão] possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina;
Será que estou falando alguma bobagem?

Então é isso, sou mais uma pessoa tentando obter tal informação da BHTrans.
Desconfio que estão hesitantes em divulgá-la para evitar "concorrência" (???) com seu novo sistema.

Vitor George

to thac...@googlegroups.com
Oi Luiza,

Acho que a sua abordagem é correta.

É sabido que os dados existem e são organizados da maneira que você solicitou, porque estão no Google. Se os dados não são sigilosos, o gestor publico não tem o direito de fazer juízo sobre a solicitação e tem que prover a informação da maneira que você solicitou, correndo o risco de sofrer as sanções previstas na LAI. Acho que neste caso pode ser necessário subir instâncias.

Vitor

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Isso Luiza. Não baixa a guarda não. Se você tá acompanhando nossa "briga" com o SPTrans, tá vendo que eles ainda permanecem na cultura velha.

[]s

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
E pra atualizar sobre isso, tenho mais um capítulo dessa trama.

Abri recurso no dia 18/10/12, com a tipificação "Justificativa para o sigilo insatisfatória / não informada" (foi a mais próxima):
Prezados, É incoerente afirmar que a URL em questão pertence a um convênio. Ela é (utilizando termos corretos) produto das atividades deste convênio. Mais uma vez, a consulta à entidade responsável pelos registros de domínios (https://registro.br/cgi-bin/whois/?qr=200.99.150.170) não deixa dúvida de que a URL em questão é de propriedade da entidade São Paulo Transporte. Vocês afirmam que "a URL não é um ambiente público, e sim um ambiente específico". De acordo com a lei 12.527, não existe a classificação de informação "específica". Toda informação gerada, ou mantida, por entidade pública é uma informação pública, como preceito, e sigilosa na exceção. Diretriz esta claramente esta claramente descrita na lei 12.527 no seu Art. 3o inciso I. Sendo assim, se a SPTrans não classificou tal informação como sigilosa, justificando seguindo o processo descrito na lei, podemos concluir que a informação é pública. Correto? Mesmo que a informação disponível nesta URL não tenha atualização diária, ela é suficiente e de grande valor para a sociedade, assim como o é para o Google. Invoco aqui o princípio da "Isonomia". Eu, cidadão, devo ser tratado igual, e tenho os mesmos direitos de acesso à esta informação pelos meios existentes como a pessoa jurídica do Google.

Resposta em 25/10/12:
Prezado Nitai, Uma vez mais reiteramos que SPTrans não possui URL na WEB para disponibilização de dados no formato GTFS. Essa disponibilização ao público encontra-se em estudo, pois depende de investimentos ainda não disponíveis. Conforme informado anteriormente, está disponível para o Senhor em mídia (CD) o relatório em arquivo digital em formato aberto e legível por máquina, ao geoposicionamento de pontos e linhas de ônibus da cidade de São Paulo. É importante registrar que a informação solicitada já está disponível e é PÚBLICA. Vale reiterar que a URL não é um ambiente público, e sim um ambiente específico, conforme já mencionado, pois para torná-lo público é necessário investimentos nos equipamentos e em sua capacidade, na medida em que nos moldes em que se encontram atualmente não há suporte para um grande número de acessos. Por fim, esclarecemos que hoje não é tecnicamente viável fornecer as informações via URL, mas tão somente em mídia, motivo pelo qual pedimos sua compreensão. Todos os pedido feitos nesse sentido estão sendo (e serão) atendidos, em atenção ao Princípio da Isonomia, através de mídia digital (CD).

Quem acharam gente?

O pior de tudo é eles não enxergarem o potencial desses dados, o benefício que isso pode trazer pra sociedade.
Usaram um argumento muito fraco, de que a infra não suporta. O arquivo tem 10mb. Esse tipo de arquivo não se utiliza como API, fazendo integração direta na fonte. Ou seja, todos que desejam utilizar, farão updates esporádicos e persistirão.

Um caminho pra esse pedido seria cobrar um estudo/relatório que comprove a limitação da infraestrutura. E ainda cobrar o andamento do projeto de expansão.

Mas tô pensando numa outra viagem. Quero mostrar nossa vontade de trabalhar junto, sociedade-governo. Quero fazer uma proposta de hospedar esses dados em uma outra infraestrutura, também de governo. Nesse caso replicaríamos os dados aqui no portal dados.gov.br mesmo.

Que que acham?

[]s

Felipe Duardo

to thac...@googlegroups.com
"Quero mostrar nossa vontade de trabalhar junto, sociedade-governo"

ótima iniciativa!
--
Felipe Duardo

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Nitai,

Já que supostamente demonstraram boa vontade, e alegam que não podem abrir para o público devido a questão de infraestrutura, que tal voce não alegar já que só voce fez esse pedido, porque então não liberar para voce. Assim não estaria sobrecarregando o sistema.

Então seu pedido não é para liberar geral e sim conceder o acesso a voce que fez um pedido formal, e aí voce replica em dados.org.br.

Nem precisa avisa-los já que os dados não são sigilosos.  Mas voce pode fazer por uma questão de cortesia, assim que eles liberarem!

O que acha?

Luiz Carlos

Felipe Duardo

to thac...@googlegroups.com
Luiz Carlos, na minha visão esse problema, ficaria quando atualização dos dados...
pois sempre que mudar algo a Nitai teria que atualizar eles...
Felipe Duardo

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Sim,

Mas em um primeiro momento os dados já estariam disponíveis, derrubando a alegação deles.

Depois o NItai disponibiliza em dados.org.br, e em seguida o processo pode ser automático, desde que seja apenas uma liberação, sem motivo de qualquer alegação técnica por parte deles.

É fazendo o acesso em etapas...  Não é o ideal, mas em um primeiro momento desmontas essas picuinhas júridicas inconsistentes.  É um jogo de paciencia mesmo! :)

Luiz Carlos

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Pois é Luiz,

Estamos ganhando por etapas.

Felipe, a URL não deveria mudar, por isso que é um "feed" GTFS.

[]s
Nitai

Felipe Duardo

to thac...@googlegroups.com
Nitai, a URL não deveria mudar,
mas a informação apresentada pode mudar correto?

imaginando que eles disponibilizem um CD, com a informações...
toda vez que houver um alteração nos dados você vai ter que subir o CD novamente
foi a isso que eu me referi...

(=

Patrícia Cornils

to thac...@googlegroups.com
... supondo que eles mantenham as informações atualizadas no site deles - e, por decorrência, no Google -, o custo de atualizar está dado, não é? Eu sinceramente não entendo que grande custo é esse que o uso de uma URL pode gerar.
Patrícia Cornils
11 8372-7473

Felipe Duardo

to thac...@googlegroups.com
então eu fui procurar o que era esse GTFS, da hora hein!!

e agora também fiquei sem entender essa
preocupação deles com custos...

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Well,

em tese eles só tem um cliente consumindo os dados.

Com a URL pública podem ter centenas, milhares. Da pros anonymous fazerem DDoS!

Tem n maneiras de resolver isso. Mas em um sistema mal projetado (ou não projetado pra isso) pode acabar mesmo sendo um problema...

abs,
Pedro Markun

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Gente,

Fui tentar enviar o "recurso de revisão" e não consegui. Não aparece o botão pra isso.
Bem, o prazo é hoje 04/11. E isso tá escrito lá.

Alguma dica do que fazer? Alguém tem um número pra eu ligar lá amanhã?

Gostaria muito de seguir o diálogo com a SPTrans sem a formalidade sistematizada do e-sic. Mas o sic dá certa segurança processual!

[]s
Nitai

ps. acabei descobrindo uma falha de segurança do e-sic. Abri outra thread pra isso https://groups.google.com/d/topic/thackday/kL8MJOGWEpA/discussion

Luiza Utsch

to thac...@googlegroups.com
*suspiro*
A BHTrans respondeu novamente. Definitivamente os órgãos não estão preparados para o cumprimento desta lei: desconhecimento, má vontade, eu não sei.
Segue abaixo, os grifos são meus, textos em vermelho são meus comentários:
Prezada Senhora,

Pedimos que envie uma solicitação formal diretamente para o Sr.
Gilberto Mota - Gerente de Informação da BHTRANS, no endereço Av.
Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis, justificando a solicitação e
o destino de tais informações (aparentemente, estou pedindo uma informação Ultra Secreta). Esta solicitação será enviada ao
Departamento Jurídico da empresa para análise e posteriormente,
conforme decisão, as informações serão disponibilizadas. Enviaremos
também ao departamento jurídico da empresa o questionamento feito em
sua solicitação, sobre o descumprimento da referida Lei por parte da
BHTRANS, para que ele possa analisar e assim projetar ações cabíveis,
a fim de satisfazê-lo. Isto é sobre o fato das informações não estarem em formato legível por máquina (Art. 8°, parágrafo 3°, item III)

Reiteramos que as informações estão disponíveis conforme a referida
Lei (mesmo depois de eu apontar o contrário), porém, não estão disponíveis conforme sua necessidade.
Acrescentamos que diversas empresas buscam informações desta natureza
diretamente pelo site da BHTRANS e as usam em diversos sistemas de
informação. Contudo, entendemos que, se esta for sua necessidade, as
informações estão disponíveis.

Salientamos ainda que a BHTRANS dispões de diversos convênios com
empresas da capital mineira, objetivando compartilhamento de
informações de naturezas diversas, porém o canal adequado para esta
necessidade é a solicitação formal e justificada para análise do
departamento jurídico e posteriormente a apresentação deste convênio (obviamente, contrariando a Lei),
se assim for de interesse.

Atenciosamente,

Gerência de Atendimento ao Usuário

O Lucas encontrou pessoas de melhor vontade na BHTrans; eu não tive sorte. Eu ainda estou planejando meu próximo passo, mas se alguém tiver sugestões, eu agradeço muitíssimo!

Luiza Utsch

to thac...@googlegroups.com
Mais uma atualização da BHTrans, depois de muita delonga: VITORIA (talvez):

Prezada Senhora Luiza Duarte Utsch:

Informamos a V. Sa que, de acordo com a Empresa de Transportes e Transito de Belo Horizonte - BHTRANS, considerando os inumeros pedidos de informacoes com o formato solicitado, ficou definido que a BHTRANS disponibilizara ate o dia 18/02/2013, atraves do portal externo (internet), uma secao para que os interessados possam fazer download destas informacoes.

Obrigado por entrar em contato com a Prefeitura de Belo Horizonte.

Atenciosamente,

Saulo Luiz Amaral
Ouvidor-Geral do Municipio

Agora é esperar!

P.S.: havia postado no tópico errado, perdão!

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Que ótima notícia, Luiza!  :P
Que sirva de exemplo para os outros municípios!

[]s
Nitai

2013/2/8 Luiza Utsch <baa...@gmail.com>
[...]

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Luiza Utsch

to thac...@googlegroups.com
"Quando a esmola é demais etc etc"

Não estão no formato GTFS e não têm a informação que eu mais queria que eram as coordenadas geográficas dos pontos.

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Luiza,

mas acho que da pra gente georeferenciar e converter né? :)

abs,
Pedro Markun

Luiza Utsch

to thac...@googlegroups.com
Dá sim, é um belo trampo a mais que não deveria ser necessário, né. Mas por enquanto é a opção (pelo menos tem alguma agora!)

Mas eu ainda não desisti, eu quero que pelo menos me expliquem o motivo da não divulgação dos arquivos GTFS e a necessidade de um "convênio" pra obter isso. Nunca me responderam essas perguntas!
Se for o necessário, vou lá e faço o tal "convênio" e crio um mirror.

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Concordo, Luiza!

Dá pra fazer muita coisa com esses dados, mas o retrabalho é desnecessário. Eles já criam o GTFS, com muito mais dados e numa estrutura padronizada.

[]s
Nitai

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Yeah!

:D

A gente falou disso algumas vezes... de criar uma entidade sem fins lucrativas chamada 'Proxy' pra gente poder acessar as VPNs do governo :P

abs,
Pedro Markun

Nitai B. Silva

to thac...@googlegroups.com
Renato,

Você não topa puxar um pedido de Acesso à Informação por aí?

[]s
Nitai

2013/3/12 <renat...@gmail.com>
Olá pessoal,

Alguém conseguiu algum avanço sobre os dados do Rio? Eu também estaria disposto a tentar ir atrás desses dados.
Estive em contato com o pessoal do aplicativo Moovit, um aplicativo móvel no estilo do Waze só que para dados de transporte público e eles tem intenção de disponibilizar essas informações de ônibus para o Rio de Janeiro, mas precisam de informações sobre as linhas daqui.

Att,

Renato "Lond" Cerqueira

to thac...@googlegroups.com
Topo sim, Nitai, tem um caminho das pedras pra isso? Tem que ser direto em algum orgão?

[]s

2013/3/14 Nitai B. Silva <nitaib...@gmail.com>
Você recebeu esta mensagem porque está inscrito em um tópico do grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e todos os seus tópicos, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Renato dos S. Cerqueira

Thiago Bueno

to thac...@googlegroups.com
Olá pessoal.

Alguém tem alguma idéia sobre a situação dos dados do RS, principalmente Porto Alegre? Estou pensando em ir atrás dos responsáveis, mas gostaria de sabr se alguém já tentou.

Obrigado.

André Brito

to thac...@googlegroups.com

Thiago

Tem uma galera na lista do OSM q tem tentado trabalhar com os dados do RS tb. Fernando Trebien é o nome do cara, se não me engano.

You received this message because you are subscribed to the Google Groups "Transparência Hacker" group.

iansa...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
Olá, tenho planejado a quase 6 meses mapear, organizar e disponibilizar o GTFS de Salvador. Acontece que aqui a informação está toda online porém picada e as rotas são baseadas em vias ao invés de ônibus. Por sua vez os ônibus não estão todos cadastrados (uma iniciativa cadastrou boa parte deles e oferece horários ao vivos um tanto de ônibus equipados com GPS), os pontos não tem nomes nem ID. Tem uma galera com um site bem montado e acessível, o mebuzu.com.br, que é um scrape funcional do Transalvador (o site do Transalvador tem algum problema seríssimo com o servidor que cai a cada minuto).

Boa parte do que tenho feito é scraping de conteúdo e planilhas. A meta é conseguir manter uma base de dados atualizada com ajuda da comunidade para primeiro enviar ao google (e tornar acesso fácil independente do nosso site) e segundo abrir API.

Comecei a montar com meu irmão, em Ruby, mas ambos com conhecimento bem básico do Ruby. Quem puder colaborar entra em contato!

Duke

to thac...@googlegroups.com
Onde está o código?

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com
Oi.  Quinze dias atras solicitei via LAI esses dados para a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) da Pref. de Porto Alegre:

"Latitude e longitude das paradas de ônibus, organizadas por linha de ônibus."

A prefeitura tem o site <http://www.poatransporte.com.br/>, que indica as linhas de ônibus que passam em cada parada. Ao longo do último ano tenho tentado convencer a Coordenadora de Informações de Trânsito da EPTC a oferecer a funcionalidade de roteirização, sem sucesso.

Hoje fui explicar o GTFS para uma colega e encontrei essa discussão aqui no grupo...

Abc,
-Felipe.

Thiago Bueno

to thac...@googlegroups.com
Felipe,

Se tiver alguma novidade a respeito disso posta aqui na lista.

Thiago Bueno Silva

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com
Novidades:

Data: 14/06/2013 15:06:12
Setor: Gabinete do Diretor-Presidente - EPTC
Informação:
A Prefeitura, através do Fala Porto Alegre - 156 comunica que as informações solicitadas, no critério específico, demandariam trabalho adicional para realização de pesquisas e montagem de planilhas, sendo que a confecção de resposta ultrapassaria o prazo máximo estipulado para a demanda, de modo que, neste momento, não temos como atender a respectiva solicitação, em conformidade com o Artigo 13, inciso III do Decreto n. 7724/2012. (...Não serão atendidos pedidos de acesso à informação: ... que exijam trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, ou serviço de produção ou tratamento de dados que não seja de competência do órgão ou entidade.)

Disponivel em <www.falaportoalegre.com.br/consulta>, PROTOCOLO Nº : 212864-13-01.

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com
Minha resposta para a PMPA:

Para que não seja exigido trabalhos adicionais de análise, interpretação ou consolidação de dados e informações, favor disponibilizar os dados no formato que já está em uso atualmente pela prefeitura no seu site poatransporte.com.br. Grato.

Vamos ver no que da...

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com

fernando...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
Olá Felipe,

Acho que o melhor lugar para essa discussão é lá no fórum. Postei lá tudo que eu tenho até o momento.

Me parece que eu estou sabendo mais do que a própria EPTC. :P

Essencialmente, já temos tudo que precisamos, mas a importação não é tão trivial (se quisermos fazer algo com qualidade, claro).

thedan...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
Alguém conseguiu os dados do Rio?

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Nitai, Decko..

Será que podemos retomar a busca em Brasília?

Spark

Em 1 de agosto de 2012 17:54, Haydee Svab <hayde...@gmail.com> escreveu:

> [...]

--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"

decko

to thac...@googlegroups.com
Yo man!

Spark, conversei com o Nitai sobre isso outro dia. Um dos responsaveis
por esses dados no DFTrans, está na lista nacional do QGIS. Eles tem a
base de pontos, as rotas dos onibus, tudo isso sobre um PostGIS. Mas
não tem como exportar isso pra GTFS. Me parece que pouquissimos
softwares trabalham diretamente nesse formato a ponto de poder
exporta-lo.

Pelo q ele anda relatando na lista, me parece que ele consegue fazer
algum tipo de simulação e obter as rotas corretamente. Mas
infelizmente, não consegue exportar isso pra GTFS.

Já fiz o chamado na lista aqui algumas vezes pra que a gente possa
sentar lá e conversar com ele. Até me proponho a abrir um canal mais
formal pelas vias institucionais, mas só depois da galera aqui sentar
e tirar um dia em que todos(ou pelo menos a maioria) consigam ir em
peso a essa reunião.

Abraços

--
@decko
André F. A. Brito

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Oi Decko,

Estava dando uma busca e vi a possibilidade de acessar o GTFS  no QGIS e vi também as tentativas de exportar de QGIS para PostGIS, mas não ao contrário.  O canal não vai ser tentar uma gambiarra na conversão?

Ok.. Vamos convocar a turma para comparecer em peso....

Spark

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com
1. sobre a conversao para GTFS, tem uma lista de ferramentas aqui <https://code.google.com/p/googletransitdatafeed/wiki/OtherGTFSTools>

2. uma dificuldade do GTFS eh a informacao temporal, que eh necessaria alem da espacial -- i.e., os horarios, alem dos itinerarios, das rotas.

4. se voces pretendem que o google assimile o GTFS resultante, repara que eles exigem assinatura de termo de compromisso de que o GTFS vai ser mantido atualizado.

2013/12/11 Luiz Carlos V Silva <spa...@gmail.com>

[...]

ramonl...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
Boa tarde pessoal.

Alguém já conseguiu acesso a dados de outras cidades do Google Transit?
Poderiam compartilhar?

Fernando Brito

to thac...@googlegroups.com
Aqui em João Pessoa a gente conseguiu progredir um pouco, mas infelizmente a realidade é outra.

Apesar da região metropolitana ter mais de 1 milhão de habitantes, a agência de trânsito daqui é uma vergonha. Os dados que eles tem são ridículos: eles tem um arquivo no ArcGIS com as paradas de ônibus e outro com os itinerários, mas não há nenhuma ligação entre eles! Eles não tem em formato digital quais ônibus passam em quais paradas! Sem contar os horários, que nem os de saída eles estão querendo dar. E imaginem a cara que eles fazem se você mencionar GTFS :P

Além deste problema tecnológico, há também a falta de vontade deles. Quando fizemos o pedido, eles disseram (mentindo, na cara de pau) que não tinha esses dados, e foi preciso a gente provar que eles tinham! Saca só o absurdo!

Documentamos um pouco o pedido no blog www.mobilidadejp.org. Lá tem também o texto que usamos para fazer o pedido e as respostas que obtivemos.

A nossa meta aqui é levantar uma instância do OpenTripPlanner (software de roteamento open source que lê o GTFS).

Abraços,
Fernando Brito

Alexandre Gomes

to thackday

Nitai B. Silva

to thac...@googlegroups.com
Essa thread aqui já virou um livro!

Apenas registrando, e divulgando, que o portal de dados de Porto Alegre disponibiliza o GTFS da cidade.

:P

Abraços,

pedro.p...@moovitapp.com

to thac...@googlegroups.com, iansa...@gmail.com
Amigo sobre salvador, já resolveu o mapeamento?
Tenho um software que faz isso rapidamente e gostaria de conversar, me ligue 21992953707 abs

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com
Pois é, voltei aqui agora com a intenção de registrar essa mesma disponibilização:

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Muito bom Felipe!!! Vamos ver se avançamos mais rapidamente em 2015!

Luiz Carlos

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

arlindosar...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
Olá pessoal,

aqui no Rio de Janeiro, o Google Maps traz informações de alguns dos transportes públicos (ônibus municipais, BRT TransOeste, trens, metrô e barcas) porém não traz de outros (BRT TransCarioca, ônibus intermunicipais, teleféricos, planos inclinados etc.), e estão desatualizados. A informação de busca no Google Maps apresenta as URLs das empresas (aproveitei para atualizar a planilha com uma empresa que faltava na lista). Tenho um contato dentro da secretaria de transportes, vou ver se rola dele desenrolar a URL do GTFS junto as empresas e passar pra gente. Enquanto isso podemos tentar contato com as empresas, mas como são privadas, não rola de usar a LAI.

[]s
Arlindo

Ricardo Matheus

to thac...@googlegroups.com
não tem nada neste site?

Ricardo Matheus
PhD Candidate
Delft University of Technology (TUDelft)
The Netherlands
+55 (11) 9 7227-7521

Arlindo Pereira

to thackday
Ricardo,

no data.rio tem alguma coisa (pontos de parada e shapes das linhas) mas não o GTFS completo, com os serviços.

[]s
Arlindo Pereira

Ricardo Matheus

to thac...@googlegroups.com

Nao lembro de ter isso. Se tivessem seria otimo.

Arlindo Pereira

to thackday
Então. Esse GTFS existe, porque as informações (ainda que defasadas) são exibidas no Google Maps.

Para as linhas de ônibus intermunicipais, existe um site da Fetranspor chamado Vá de Ônibus quetem informações de todas as linhas, o que poderia ser compilado como GTFS também.

O que f...erra que é que ao contrário de SP e outros lugares, são empresas privadas, então não dá para chegar de voadora-LAI, tem que ser com jeitinho.

[]s
Arlindo Pereira

Ricardo Matheus

Felipe G. Nievinski

to thac...@googlegroups.com

On Tuesday, January 13, 2015 at 7:21:16 PM UTC-2, Arlindo Pereira wrote:
O que f...erra que é que ao contrário de SP e outros lugares, são empresas privadas, então não dá para chegar de voadora-LAI, tem que ser com jeitinho.

Concordo, porém: "Apesar de não se submeter a Lei de Acesso à Informação, o cidadão pode solicitar informações referentes ao contrato entre o órgãos/entidades do poder público com uma concessionária e os resultados decorrente desse ajuste. Esse pedido deve ser direcionado ao órgão /entidade contratante" (detalhes abaixo).

Abc,
-F.

From: CGU - Acesso a Informação <acesso_i...@cgu.gov.br>
Date: 2015-02-03 17:27 GMT-02:00
Subject: RES: concessionárias de serviço público
To: "Felipe G. Nievinski" <fgnievinski@g...>

Prezado Felipe,

Em atenção à sua solicitação, informamos que a Lei de Acesso à Informação (LAI) brasileira se aplica a toda a administração pública, ou seja, a todos os órgãos e entidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como a todos os Tribunais de Contas e ao Ministério Público (art. 1°). Além da administração pública, a Lei também abrange as entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contrato de gestão, termo de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres (art. 2°). Cabe ressaltar, ainda, que a publicidade a que estão submetidas essas entidades refere-se somente à parcela dos recursos públicos recebidos e à sua destinação.

A Concessionárias de serviço público são empresas privadas com fins lucrativos, portanto, não se enquadram em nenhum dos casos acima relatado (Administração Direta, Indireta e entidades sem fins lucrativos). Eles são entes com personalidade privada contratadas para realização de serviços públicos, com o uso de recursos públicos. Apesar de não se submeter a Lei de Acesso à Informação, o cidadão pode solicitar informações referentes ao contrato entre o órgãos/entidades do poder público com uma concessionária e os resultados decorrente desse ajuste. Esse pedido deve ser direcionado ao órgão /entidade contratante.

Atenciosamente,

Equipe Técnica de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação

Controladoria-Geral da União – CGU

Dinheiro público é da sua conta.

www.portaldatransparencia.gov.br

Diego Canales

to thac...@googlegroups.com
Oi Pessoal,

To fazendo uma pequena pesquisa com respeito as informações que BHTrans tem sobre o transporte publico (estático ou dinâmico). Entendo que o GTFS já é liberado neste link, mas não sei se os ônibus já tem GPS e se tem, se há forma de libera-los em forma de um feed ou API.

Alguém já teve algum encontro com a BHTrans sobre este tema?

Abs,
Diego

On Tuesday, February 3, 2015 at 3:16:03 PM UTC-5, Felipe G. Nievinski wrote:

[...]

Rafael Martins

to Transparência Hacker
Alguem conseguiu mais databases GTFS,, estou precisando do GTFS do Rio de Janeiro e Curitiba....alguem tem?

Felipe Braga

to Transparência Hacker
Pedir isso de cidades menores não é interessante? Posso pedir aqui de Piracicaba (talvez consiga de Campinas tb) :-)
Message has been deleted

Felipe Braga

João Luiz Carabetta

to Transparência Hacker
Oba galera,

Vi que vocês já pegaram o GTFS de várias cidades do Brasil. Tem uma lista compilada de tudo isso?

Steven Vance

to thac...@googlegroups.com
Transitland has a list of 4 feeds from Brasil.

It would have more from São Paulo, but the city data portal requires that you have a free account to grab the feed, and that's incompatible with Transitland.

(I'm an independent review for Transitland.)

-Steven

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tópico no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.

tottya...@gmail.com

to Transparência Hacker
 Aí pessoal, alguém vivo nesse grupo? Pelo visto algumas informações estão um pouco antigas... Onde conseguiria agora o GTFS do Rio de Janeiro? O único que achei na Transitland está desatualizado há pelo menos 3 anos, e vários links estão mortos.