Dados Abertos na Câmara dos Deputados

Cristiano Faria

to Transparência Hacker
Caros,

Após uma longa primavera, os dados abertos da Câmara começam a
sair !!! Estamos disponibilizando alguns dados em formato (mais)
aberto por esse link, ainda numa versão beta:

www.camara.gov.br/dados

Estamos abertos a sugestões, mas é preciso deixar claro que nesse
primeiro bloco estão vindo ALGUNS dados legislativos. Outros estão
previstos para serem liberados no ano que vem.

O que já está disponível hoje:

• Dados de proposições: ementa, autor, data
apresentação, regime tramitação (especial,
urgência etc.), último despacho, apreciação
(órgão), situação (pronta para pauta), link
para inteiro teor, andamento, indexação;
íntegras, comissões pelas quais passou,
relatores e pareceres; emendas, substitutivos
e redações finais; votações das proposições
(resultado e votos de cada parlamentar);
• Pauta dos órgãos: informações sobre
sessões/reuniões dos órgãos da Casa
(data, hora, local, tipo, objeto, proposições
quando reunião deliberativa);
• Dados de deputados: nome, sexo, partido,
UF, gabinete, anexo, fone, e-mail, comissões
em que é titular e suplente (deputados ativos
atual legislatura); membros de comissões;
líderes e vices das bancadas dos partidos.

Dados previstos para serem disponibilizados em 2012:
• Discursos;
• Orçamento da União;
• Cota para Exercício da Atividade
Parlamentar;
• Licitações e Contratos;
• Inteiro teor das proposições.

Outra coisa: faremos um lançamento oficial e solene no próximo dia 7
de dezembro, quarta-feira, aqui na Câmara em Brasília. Precisamos de
representantes do Transparência Hacker. Quem pode vir?

Apenas lembrando que a participação do Dep. Paulo Pimenta foi crucial
para esse projeto, assim como o empenho do Centro de Informática aqui
da Câmara.

Abraços

Cristiano Ferri
Câmara dos Deputados

Hudson

to Transparência Hacker
A Câmara lança nesta quarta-feira (7) o projeto Dados Abertos, com o
objetivo de disponibilizar para a sociedade dados legislativos em
formato digital aberto e acessível. A ideia é permitir a reutilização
das informações disponíveis no portal da Câmara por outros órgãos
públicos, entidades da sociedade civil e qualquer interessado que
deseje trabalhá-las para produção de conhecimento em aplicativos
digitais próprios.
Pimenta: projeto aproxima ainda mais a Câmara da sociedade.O
lançamento está marcado para as 17 horas, no Salão Verde. "O projeto
será um marco para a Câmara. Ele representa a disposição da Casa de se
aproximar cada vez mais da sociedade brasileira”, afirma o deputado
Paulo Pimenta (PT-RS), um dos responsáveis pelo projeto. Ele
coordenou, neste ano, o grupo de trabalho criado para sistematizar
mecanismos de participação popular.
O que ocorre até agora é que os dados existentes no portal muitas
vezes não podem ser trabalhados por computadores, porque são lançados
no site da Câmara já formatados. Da mesma forma que uma fotografia
digital enviada por e-mail muitas vezes não é visualizada pelo
destinatário, porque o formato não é aberto e legível por qualquer
computador.
“O projeto segue uma tendência mundial de abertura de dados, que serão
lidos não pelo cidadão comum, mas por máquinas”, explica o gerente
técnico no projeto, Carlos Henrique Gouveia Araújo. O Dados Abertos,
diz ainda, insere-se no compromisso da Câmara com a transparência.
Em um primeiro momento, o site conterá dados relativos a proposições
legislativas, pautas dos órgãos da Casa e deputados. Uma entidade, por
exemplo, poderá reunir, utilizando um software próprio, as informações
relacionadas à sua área de atuação existentes na Câmara, cruzá-las com
conhecimentos produzidos por outros órgãos e elaborar uma
interpretação sobre o assunto.
Atualmente, os dados do portal já são disponíveis em estado bruto para
pessoas jurídicas cadastradas. A novidade é ampliação do sistema, que
poderá ser acessado no endereço www.camara.gov.br/dados por qualquer
interessado que disponha de um aplicativo para tanto.
O diretor do projeto, Fernando Antônio Teixeira, acrescenta que o
sistema permitirá à sociedade participar mais ativamente do processo
legislativo. Além disso, com o Dados Abertos, segundo ele, a Câmara se
adianta à Lei de Acesso à Informação (12.527/11), recentemente
sancionada pela presidente Dilma Rousseff. Entre outras medidas, a lei
garante o acesso à informação detida por órgãos dos três Poderes.
Em um segundo momento, previsto para daqui a seis meses, deverão
disponibilizados no sistema da Câmara informações relativas a
discursos, Orçamento da União, cotas para exercício da atividade
parlamentar, licitações e contratos.

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
=D

Maravilha Cristiano!

Estou aqui no Festival... meio enlouquecido e sem foco, mas feliz com a notícia :)

E vamos nessa.

abs,
Pedro Markun

2011/12/2 Cristiano Faria <ferri.c...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para thac...@googlegroups.com.

Cristiano Faria

to thac...@googlegroups.com
Entao, pessoal, quem pode representar o Transparencia Hacker no evento de lancamento dos dados abertos da Camara nessa quarta-feira, dia 7, 16horas, no Salao Verde da Camara dos Deputados?

abs

Cristiano

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
opa,

eu vou estar por ai, Cristiano.

De manhã estou na reunião da OGP, mas de tarde eu posso aparecer :)

abs,
Pedro Markun

2011/12/5 Cristiano Faria <ferri.c...@gmail.com>
[...]

Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/d/msg/thackday/-/aq1OipsuQ4oJ.

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
(mas eu ainda acho que você pode muito bem representar a transparência hacker >:D)

Diego Rabatone

to thac...@googlegroups.com
(e nesse caso não seria um "conflito" de interesses, mas sim uma "coalizão" de interesses.... rs
--------------------------------
Diego Rabatone Oliveira
diraol(arroba)diraol(ponto)eng(ponto)br
Identica: (@diraol) http://identi.ca/diraol
Twitter: @diraol

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
NOSSA! que legal! =D
Meus olhos brilharam com o método "ObterVotacaoProposicao"
Alguém já começou a brincar com esses serviços?
Estou mt a fim de fazer algo...
tipo uma app em q vc passa um "tema" e o sistema procura as votações relacionadas a esse tema, e aí retornar a lista de votos...
bom, essa é uma primeira ideia...
qm tiver mais ideias e/ou tiver a fim de fazer algo, dá um toque!

inté
Léo

Cristiano Faria

to thac...@googlegroups.com
Com certeza, Pedro, poderia representar o grupo, sem conflito de interesses, pelo contrario.  O que passa eh que estou de ferias! E estarei fora de Brasilia na quarta.

Mas vou colocar o seu nome la no cerimonial.

Bom, Leonardo, da para fazer muita coisa com esses dados. Tenho varias ideias. Mas acho que temos que pegar uma turma e sentar com calma para explorar isso.

Tem nuances muito interessantes de serem exploradas.

abs

Cristiano

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com
Alguém sabe me dizer qual a url para executar as chamadas?
O manual não especifica :(
Abraço.

Pedro Belasco
-11 8108 4565

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
aqui tem o caminho dos WSDLs

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
pra qm não gosta de soap, vai um GET aí ;-)
http://www.camara.gov.br/sitcamaraws/Proposicoes.asmx/ObterVotacaoProposicao?tipo=pl&numero=1876&ano=1999
// votacao do codigo florestal

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
hummm.... eu queria poder varrer todas as proposicoes pra fazer algumas analises
ou mais idealmente, varrer proposicoes votadas em um dado periodo
mas por aqueles servicoes disponiveis, isso nao eh possivel

alguem tem alguma ideia de como fazer isso?
alguma outra fonte de dados?
ou alguma pagina com essas informacoes, q possa ser scrapeada?

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
humm... acho q dá pra fazer algo com
http://www.camara.gov.br/sileg/default.asp

se eu quero acompanhar as votacoes, checar as leis q já foram votadas pelos deputados, quais serah que seriam as possiveis "situacoes"? (a lista eh gigante =O)

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Leonardo,

eu dei uma boa fuçada no sistema e no próprio site da câmara para fazer o jogo da vida. Estou meio no corre aqui, mas vou ver se mando algo sobre isso amanhã.

Bora criar uma documentação colaborativa desses services?

abs,
Pedro Markun

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
q tipo de documentacao?

Guilherme Almeida

to thac...@googlegroups.com
Opa. Estive lá brevemente no lançamento. Então acho que deu pra representar simultaneamente a comunidade Thack e o Ministério da Justiça...

Outra coisa - estava tentando brincar com os webservices, mas não tive muito sucesso. Depois de muita tentativa de encontrar tutoriais a respeito (pode ser uma boa iniciativa para o CGU, a comunidade, ou mesmo a Camara, ensinar cidadãos comuns a fazerem isso de um jeito mais fácil... ), acabei tentando da seguinte forma:

1. Abri o calc, da suite Openoffice.
2. Fui em "inserir/Vincular a dados externos".
3. no "URL da fonte de dados externa", inseri como endereço URL "http://camara.gov.br/CamaraWS/Comissoes" que foi o "targetNamespace" que encontrei em http://www.camara.gov.br/sitcamaraws/Comissoes.asmx?wsdl
<wsdl:definitions targetNamespace="http://camara.gov.br/CamaraWS/Comissoes">
4. Para não ficar esperando eternamente, cliquei no box "atualizar a cada X segundos", e baixei o número.

Isto posto, recebi um popup de "autenticação obrigatória", e pedido de login e senha. usuário "admin" e senha "1234" não funcionaram... :-p

Fiz alguma coisa errada? Ou esqueceram de desabilitar a autenticação?

Abraços,

guilherme

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
ql informacao q vc queria?

a docuemntação no site da camara me apreceu boa

se vc for nos links "asmx" em http://www2.camara.gov.br/transparencia/dados-abertos/como-acessar vai encontrar exemplos de como fazer requisicoes SOAP, GET e POST

o problema as vezes pode ser q nem aqui:
vc precisa ter o id do órgão
um jeito de obter é por esse serviço
mas nao parece ser mt prático

no meu caso o problema foi q num achei um servico para encontrar todas as proposicoes disponiveis (de acordo com algum criterio), oq só é possível na interface web

Duke

to thac...@googlegroups.com
Hoje de manha brinquei um pouco com com os dados, acho interessante, porém, EU acredito que as url de APIs  devem fazer mais sentidos:
camara.gov.br/api/deputados.(xml/json/etc)  // me vem todos os deputados
camara.gov.br/api/deputados/(nome ou id) // me vem informações de um deputado

Enfim, como o twitter, facebook entre outros.

Uma pergunta, quem pensa/construi essas API da vida (do governo) ?

Sent from my iPhone

Guilherme Almeida

to thac...@googlegroups.com
Leonardo,

Eu tinha visto os exemplos de requisições, mas eles continuam um pouco obscuros para um advogado/gestor público que sabe só um pouco de html e que, no máximo, aprendeu rudimentos de BASIC no fim dos anos 80 e tem uma noção básica de spreadsheets...

E aí é que tá (parte) da minha questão: acho que preciso, em particular, de algum tanto de "alfabetização" em queries, bancos de dados, webservices, etc, na prática, para conseguir brincar de verdade com o serviço. Minha visão, a este respeito, é que a maioria dos usuários de computadores (nos quais me incluo) está ainda na pré-escola: das funções que usamos, dificilmente passamos do recortar/colar/pintar de amarelo (que são coisas que aprendemos na pré-escola). A utilização do potencial computacional para coisas mais complexas (cruzamento de dados, etc.) ainda é restrita a poucos círculos.

Isso é algo que gostaria de sugerir à comunidade: conseguir explicar pra leigos e semi-leigos como usar de verdade  dados abertos (e não só para que serve, ou qual a utilidade) é o caminho para a efetiva democratização. (e o mesmo vale para a democratização do conhecimento sobre como funcionam os poderes, o processo legislativo, os órgãos de controle, etc).

Do lado de cá, uma aplicação que eu queria era conseguir, numa planilha, ter o status das proposições atualizados automaticamente (e se possível com um flag para indicar mudanças). Aqui na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, acompanhamos mais de uma centena de Projetos de Lei simultaneamente. Conseguir fazer com que a informação sobre o status atual de determinado projeto aparecesse em vermelho (ou alguma outra forma de destaque) e atualizada na planilha (ou relatório) sempre que o processo tivesse algum andamento seria uma economia de e-mails push, control Cs e Control Vs.

Outra aplicação que gostaria de desenvolver seria a atualização semanal da pauta das comissões, de forma a ter uma lista das proposições que acompanhamos e que estão em pauta (se possivel, com nossa informação prévia sobre posicionamento e justificativa) também gerada automaticamente.

São tarefas aparentemente simples, mas que hoje em dia são feitas, literalmente, "no braço".

Nesse contexto, algum caminho simples para fazer requisições via excel (ou, preferencialmente, calc)?

Duke,

varia quem pensa/constroi essas APIs de governo. No executivo, acho que o lugar para se conversar a respeito é a Secretaria de Logística e Tecnologia de Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Sei que tem gente muito competente por lá - alguns inclusive aqui na lista.

Abraços,
guilherme

Duke

to thac...@googlegroups.com
Guilerme,
Eu não duvido que ecista pessoas competente lá,
só acredito que essa API foi criada em cima da hora,

por exemplo,
olhe a diferencia  http://api.tcm.ce.gov.br/doc
ou https://dev.twitter.com/docs/api

Eu não entendo por que não se inspirar em coisas boas que estão ai, saca? o problema é mão de obra? tecnica? o que acontece?

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Gui,

por isso eu sugeri que a gente começasse a documentar a coisa, escrever uns tutoriaizinhos de como usar; em diferentes linguagens. Temos que popularizar isso.

Acho que valia a gente subir um ideas.thacker, tipo o da OKFN para ir registrando essas 'demandas' que alguém da comunidade pode pegar e fazer, né?

Enfim, pra não ficar no blablabla. Eu não tenho conseguido usar o SOAP. Mas o HTTP tem funcionado ok:

Não sei exatamente porque o OpenOffice da 403 forbidden, mas de qualquer forma, acho que ele não entende XML out of the box... saca só:

abs,
Pedro Markun

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com

Duke, esse webservice há existia mas de forma fechada. É o sit camara. O lance é a gente ajuda-los a melhorar ou, no limite gestar uma nova versão, enquanto essa está funcionando

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
Olá Guilherme,

devo admitir que nunca pensei na possibilidade de trabalhar com WSs a partir de planilhas.
Na verdade não sei se isso é possível hoje em dia, mas pensando um pouco agora não encontro pq não seria legal trabalhar desse jeito.
Olhando assim, estou de acordo que seria legal uma iniciativa da comunidade pra explicar mais detalhes sobre os WSs (eu poderia dar uma força nisso), mas não acho q cada órgão q libere dados precise descrever este "básico"
Não sei se já existe um tutorial para leigos, mas hoje tinha me deparado com esse aqui que parece bem simples e direto: http://rest.elkstein.org/2008/02/what-is-rest.html

Guilherme Almeida

to thac...@googlegroups.com
Tentando responder a todos ao mesmo tempo...

Duke,
Gostei da documentação da API do TCE. Mas gostei mais ainda da página inicial: primeiro porque ela explica de forma clara como fazer as queries em url e permite escolher o formato; segundo, por terminar com o "Divirta-se!". :D

Compartilho a opinião do Poppi (migraram o SIT-Camara, que era isso de forma institucional e para pessoas previamente cadastradas, para tirar as travas e fazer um portal de dados abertos) e também com a estratégia: ter isso já aberto é um avanço gigantesco. Cabe aos gestores continuar aperfeiçoando, e à comunidade ajudar (ou, se possível, por a mão na massa).

Para se inspirar em coisas boas, uma das primeiras premissas é a de conhecer as coisas boas. Não sei se já existe algum repositório de "melhores práticas" - ou se valeria a pena trabalhar em algo neste sentido. Conheço o Manual de Dados Abertos e acho que ele funciona muito bem para convencer decisores e apresentar os primeiros passos. Mas não sei se existe algo que corresponda a isso de forma mais técnica. Sem falar na necessidade de um minimo de padronização nisso, para permitir efetivos cruzamentos - se um órgão usa "municipios" para o método, e outro usa "munic", a chance de precisar ficar remendando é enorme. Mas isso é (parte do) trabalho da INDA, imagino...

No mais, concordo com o Markun na necessidade de ajudar a documentar e popularizar a coisa. Desde já me disponho a contribuir, levando em consideração meus recursos escassos de conhecimento e tempo.

Por fim, minha ideia de trabalhar com Webservices a partir de planilha era parte de uma ideia neste sentido. Por enquanto, entendo que as pessoas que querem trabalhar com dados abertos precisam
a) aprender a programar,
b) depender de programadores, ou
c) depender de sistemas um pouco mais intuitivos, que permitam que se faça as coisas sem aprender uma nova linguagem ou que se dependa (no dia a dia) de programadores.

Já tem por aí o manyeyes e outras ferramentas de visualização que ajudam no c). Se a gente conseguisse que as pessoas fluentes em calc/excel - mas não em python ou json - conseguissem usar dados abertos de um jeito fácil, acho que era parte do caminho andado...

abraços,

Guilherme

p.s. valeu pelos links e referências. Vou continuar tentando - e aprendendo - por aqui.

> [...]

> Sem falar na necessidade de um minimo de padronização nisso, para permitir efetivos cruzamentos - se um órgão usa "municipios" para o método, e outro usa "munic", a chance de precisar ficar remendando é enorme. Mas isso é (parte do) trabalho da INDA, imagino...

É, essa parte é um grande problema e não sei se tem solução não
tem toda uma área de pesquisa acadêmica sobre ontologias que tenta resolver isso, mas não sei se é só mudar o problema de lugar... mas qualquer tentativa de padronização de termos ou ontologias acho bem difícil
Faz parte desse tipo de sistema (web services) conviver com representações heterogêneas de dados... oq tem q se pensar são formas práticas e rápidas de fazer o mapeamento entre representações diferentes

Duke

to thac...@googlegroups.com
A padronização dessas APIs é um sonho, seria ótimo, mas acredito que o trampo para isso é muito grande, precisaria de um esforço de muitas pessoas.
A API TCE faz algo que gosto muito, que começa a entrar no conceito RESTful[1], exemplo basico: se eu quero o Recurso munincipios, lembrando que URL é Uniform Resource Locator[2], busco em http://api.tcm.ce.gov.br/sim/1_0/municipios.xmle por que acredito que seja ruim se fosse obterMunincipios? por que outra coisa que existe são os VERBOS, ou métodos, HTTP[3], se eu fizer um GET em municipios.xml quer dizer que eu quero obter os municípios em xml, simples.

Porem, eu vi o que o Poppi disse, diferente do TCE que construiram a API, a Câmara dos deputados apenas migraram, que já acho melhor que nada, para o Twitter ProjdeLei, por exemplo, agora não preciso mas raspar a pagina, o que me economiza bastante processamento, o LegisDados pode usar isso tambem.

[...]

eu tinha uma ideia parecida, era quase isso, chama Sally[4]  e começei no Virada Hacker desse ano, que só tinha eu inclusive :P
a ideia era que com uma linguagem natural raspar sites, funcionaria para um xml também, então, você escreveria
My target 'camara.gov.br/blabla/deputados.xml'
I want the 'name' of 'deputados'
Save to 'Excel'
ou
My target 'camara.gov.br/blabla/deputados.xml'
I want the 'deputados'
Save to 'Excel'
O problema, a ideia era que você escrever e salvar como detutado.scraper  então rodar um comando: sally deputado.scraper, dificilmente iria rodar em windows, tem umas dependencias de lib para linux, o que vai distanciando da ideia de não programadores usarem isso.

O Gutem estava fazendo um app via web que você escreveria e rodaria o sally no serve e só te returnava o resultado.

Enfim, tirei o foco da thread, mas acho que é interessante a ideia de 'dar poder ao povo' no sentido de ter ferramentas que qualquer pessoa possa fazer cruzamento dos dados abertos, algo como yahoo pipes[5] vale da uma olhada

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
Comecei a brincar um pouco
https://github.com/leonardofl/camaraws

=)

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
ah... tô meio devagar pq na verdade não sei Python muito bem, então estou aproveitando pra tentar aprender =]

Cristiano Faria

to Transparência Hacker
Pessoal,

Pedi para o pessoal tech aqui da Câmara que está trabalhando no
projeto dados abertos para acompanhar esta discussão e ajudar a tirar
algumas dessas dúvidas.

Mas acho que o Guilherme levantou uma discussão muito importante: uma
coisa é disponibilizar dados em formato aberto (e esse luta vai longe
ainda), outra coisa é criarmos uma cultura de utilização disso, que
implica em saber utilizar, etc.

Nós, brasileiros, ainda temos muito que aprender a exercitar a
transparência e participar da gestão do Estado. Penso que estamos no
comecinho de uma longa jornada nesse sentido.

Acho que outro ponto extremamente importante nesse debate é o modelo
de negócios. Porque trabalhos cívicos, como o uso de dados abertos
para fins de melhoria da eficiência e moralidade do Estado, não podem
ser ancorados por modelos economicamente viáveis e sustentáveis de
trabalho?

Uma boa discussão que vai ocorrer no próximo ano é da reformulação da
Lei 8666, a lei de licitações. Acho que chegou a hora de revermos
nosso modelo de contratação de serviços pelo poder público.

E para explorar a imensidão de possibilidades que a política de dados
abertos proporciona, é preciso que achemos formas de viabilizar isso
economicamente, para que os que querem contribuir com seu país, também
possam viver disso.

Bom, foi só uma provocação.

abs

Cristiano

On Dec 9, 1:35 pm, Guilherme Almeida <guialme...@gmail.com> wrote:
> [...]

> Guilherme
>
> p.s. valeu pelos links e referências. Vou continuar tentando - e aprendendo

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com, christi...@gmail.com, Augusto Herrmann
É isso que acontece com quem fica um dia inteiro sem ler emails. Fomos citados e cutucados em varias mensagens nessa thread. Vamos lá:

Guilherme, realmente na INDA, existe ou deveria existir resposta pras várias perguntas aqui.
Quanto à documentação da API também somos fãs da do tcm/ce, inclusive a API do SICAF http://api.comprasnet.gov.br/ tem a documentação organizada e inspirada na deles. Também defendemos e utilizamos os princípios REST Duke, mas devemos admitir que é algo relativamente novo e que, dependendo do publico, é algo até complicado de se explicar. Quanto a isso temos a intenção de promover capacitação e oficinas mais técnicas, abordando os conceitos web e como isso se aplica em dados abertos.

Estávamos esperando terminarmos a consolidação das contribuições ao guia de abertura de dados para lançarmos um segundo instrumento, uma Arquitetura Referencial Técnica para Dados Abertos. Como o próprio nome diz, é focado na parte técnica. Nele documentamos nossa experiência na API do SICAF, citada acima. Ms pelo calor do momento vou correr aqui pra jogar isso mais rápido na praça e ver o que dá.

Leonardo, acreditamos no poder da ontologia para resolver os problemas de interoperabilidade semântica e padronizar os vocabulários, além de proporcionar transparência sobre o funcionamento dos processos governamentais. Nisso estamos desenvolvendo o e-VoG http://vocab.e.gov.br/ , e um exemplo legal de resultado alcançado é uma ontologia que estamos fazendo sobre as estruturas organizacionais, ainda em draft aqui http://vocab.e.gov.br/2011/09/org . Também fica o convite aos interessados em se juntar à essa discussão no GT4 da inda http://groups.google.com/group/lista-inda-gt4 e também para os gestores que quiserem desenvolver ontologias sobre seus sistemas.

Cristiano, também temos pensado muito sobre modelos econômicos em dados abertos. Sempre defendemos que o processo precisa ser sustentável, e que dados abertos precisa ser encarado como estratégia de Interoperabilidade pelos órgãos do governo. No evento da OGP, quarta e quinta, Tim Kelsey, Assessor do governo britânico em transparência, expôs que estimasse um ecossistema de $EU 15 bilhões na Europa. Você citou a reformulação da 8666, adiciono à discussão a IN 4/2008 que dispõe sobre o processo de contratação de TI da APF. E como esse instrumento é feito na SLTI temos mais liberdade de incorporar dados abertos como parte do processo.

[]s
Nitai Silva

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com, christi...@gmail.com, Augusto Herrmann
Corrigindo um dado, o valor estimado do mercado direto e indireto sobre dados abertos é $EU 140 bilhões.  :D

Duke

to thac...@googlegroups.com
Eu sigo brincando aqui https://github.com/emersonvinicius/camara

Logo subo o doc, esta quase.

Mas já pode fazer isso

http://camara.heroku.com/deputados.json?uf=BA   # todos os deputados da Bahia
http://camara.heroku.com/deputados.json?uf=BA&partido=PT # todos os deputados da Bahia e do PT

pode trocar .json por: .xml e .csv

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Show de bola Duke.

On Saturday, December 10, 2011, Duke <du...@riseup.net> wrote:
> [...]
> a ideia era que com uma linguagem natural raspar sites, funcionaria para um xml também,

Demoulidor

to Transparência Hacker
Meus olhos também brilharam com o método "ObterVotacaoProposicao".
Dá pra fazer algo igual ou melhor que o "Extrato Parlamentar - Teste
sua afinidade com cada político"
Projeto: http://www.votoaberto.com.br/extratoparlamentar/

O melhor seria mostrar on-line as votações em andamento junto com a
votação do próprio cidadão

Demoulidor

On Dec 5, 11:38 am, Leonardo Alexandre Ferreira Leite
<leonardof...@gmail.com> wrote:
> [...]
> bom, essa é uma primeira ideia...
> qm tiver mais ideias e/ou tiver a fim de fazer algo, dá um toque!

Opa Demoulidor!

Era isso mesmo em que estava pensando =)
Mas o problema maio é saber quais são as proposições disponíveis...

Alexander Inácio

to thac...@googlegroups.com
Bom dia
Guilherme

    Concordo com as suas colocações.

Alexander Inácio
Analista de Tecnologia da Informação - TI

De: Guilherme Almeida <guial...@gmail.com>
Para: thac...@googlegroups.com
Enviadas: Sexta-feira, 9 de Dezembro de 2011 13:35
Assunto: Re: [thackday] Dados Abertos na Câmara dos Deputados

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
Algum pequeno avanço...

Duke

to thac...@googlegroups.com
Massa Leonardo!!!

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
nossa... acho q dei sorte com o código florestal...
tentei procurar outros PLs com votação e nada... oO
alguém manda alguns PLs interessantes? (que já tiveram votação na câmara)

Duke

to thac...@googlegroups.com
Subi uma API do que tenho

Duke

to thac...@googlegroups.com
Na verdade subi um Documentação, essas horas já não estou muito bem, muito café, mal aê...

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
ohhh....
achei q a busca por id de proposições retornaria a mesma coisa, mas não!
vejam só o mesmo caso do código florestal
não tem a votação em si, que é o que mais interessa, mas tem, por exemplo, a explicação da ementa do projeto, q é bem importante e não tinha no outro!

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com
Muito bom sua API Duke!!

Parabéns!

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Leonardo,

essa documentação esta meio defasada (já estava antes deles abrirem e agora mudou ainda mais coisas) mas pode te ajudar também:

abs,
Pedro Markun
ps: Cristiano, acho que ficou claro que um próximo passo emergencial é documentar o webservice, né? O natal vem ai e não sei como esta a correria de vocês... mas acho que valia um sprint de documentação in loco - envolvendo a galera da TI e sociedade.

Leonardo Alexandre Ferreira Leite

to thac...@googlegroups.com
@pedro: e acho q essa (http://www2.camara.gov.br/transparencia/dados-abertos/webservices_Camara2.pdf) seria talvez a menos defasada
(é a que tava diretamente na www.camara.gov.br/dados)

Cristiano Faria

to Transparência Hacker
Com certeza, Pedro, vamos trabalhar nisso. Final de ano a coisa aperta
mesmo, mas a idéia é ir melhorando com a ajuda de vcs. Sei que um dos
caras dos dados abertos aqui saiu de férias nesta semana. E eu mesmo
estou aqui em Fortaleza curtindo o "fazer nada" de férias também, mas
a gente vai acompanhando como pode.

Tô gostando de ver o entusiasmo da moçada. Tenho algumas ideias legais
para ajudar vcs, mas tô sem inspiração no momento... Agora, uma coisa
legal para explorar é o seguinte: temos cerca de 15 mil proposições em
tramitação na Câmara (fora Senado). Hoje um dos grandes problemas do
processo legislativo é o excesso. Temos um dos sistemas de
apresentação de proposições mais abertos do mundo, ou seja, que cada
parlamentar pode apresentar um numero ilimitado de proposições e essa
postura tem gerado uma certa confusão, encarecido e tumultado o
sistema legislativo.

Há muita proposição desnecessária e muita repetição, para não dizer um
certo descompromisso com o ordenamento juridico. Acho que seria legal
explorar isso.

Por exemplo: quem são os deputados campeões de apresentação de
proposições, que tipo de proposições eles apresentam e se há alguma
aprovada e transformada em lei. É possível, pelos dados disponíveis,
extrair isso? Acho que o pessoal aqui do grupo podia ajudar a
construir um novo conceito de atuação parlamentar que valorizasse a
responsabilidade legislativa, ou seja, aqueles parlamentares que
apresentassem projetos de lei com criterios solidos, viaveis, e não
repetitivos a outros que já existem. Parlamentar bom é aquele que além
de ético (isso é premissa), apresenta proposições com
responsabilidade, atua na fiscalização e controle e participa
ativamente dos debates.

Muitas vezes, um bom debate sobre um projeto de lei qualquer que
constate que na verdade o problema não é a necessidade de nova lei e
sim de melhorar o sistema de implementação das leis existentes já
seria um ótimo produto legislativo na minha opinião.

Olha, tem muita coisa para ser explorada. A gente vai encontrando os
caminhos.

Abs

Cristiano

On 13 dez, 00:23, Leonardo Alexandre Ferreira Leite
<leonardof...@gmail.com> wrote:
> @pedro: e acho q essa (http://www2.camara.gov.br/transparencia/dados-abertos/webservices_Cam...)

> [...]

nossa, gostei bastante da ideia
bom ponto...
=]

Ricardo Poppi

to thac...@googlegroups.com
show mesmo Cristiano, muito legal essa proposta de análise. Fiquei pirando que se o judiciário também fosse opendata poderiamos conectar essas análises com a jurisprudência e começar a arriscar umas interpretações pra tentar descobrir qual o dna - em termos de processo legislativo - das leis que pegam e das que não pegam. Claro que isso envolveria também fatores internos ao judiciário e a questões culturais, mas enfim, seria uma brincadeira interessante!

Alexander Inácio

to thac...@googlegroups.com
Bom dia
Duke

    Show meu amigo.

Att,

De: Nitai Silva <nitaib...@gmail.com>
Para: "thac...@googlegroups.com" <thac...@googlegroups.com>
Enviadas: Sábado, 10 de Dezembro de 2011 15:59

Lalinka Hoffmann

to Transparência Hacker
Pois é, Poppi, dados abertos do Judiciário teriam muito para agregar
nisso tudo. Nessa linha que vc colocou, interessa-nos saber quais são
as leis mais problemáticas, ou sejam, que geram mais processos no
Judiciário, que são mais questionadas, e etc, para que o Poder
Legislativo institua um sistema de revisão mais eficiente e rápido e
as "conserte" logo antes que milhares de pessoas tenham de gastar
tempo, dinheiro e energia num processo judicial.

Sei que o www.lexml.gov.br já está indexando muita jurisprudencia.

abs

Cristiano

On Dec 13, 6:36 am, Ricardo Poppi <ricab...@gmail.com> wrote:
> [...]
> que pegam e das que não pegam. Claro que isso envolveria também fatores
> internos ao judiciário e a questões culturais, mas enfim, seria uma

Guilherme Almeida

to thac...@googlegroups.com
Sobre números do judiciário, vale dar uma olhada no http://www.supremoemnumeros.com.br/. Parece que o pessoal scrapeou grande parte dos dados, e fez uns cruzamentos interessantes. Não sei se liberaram os dados brutos, mas vale entrar em contato.

Isso traz outra questão interessante pra thread, que talvez até mereça a abertura de uma discussão - ou um pad - específico.

Uma das coisas mais fantásticas desta comunidade é a sua variedade, transversalidade, e diversidade de especialidades, unidas por uma coisa - ou um valor - em comum.

No entanto - e talvez eu esteja errado, uma vez que infelizmente não consigo acompanhar com a intensidade e densidade que gostaria - tenho sentido falta de visões mais acadêmicas sobre o assunto. Não que elas não existam - e temos doutores na lista sobre o assunto - mas acho que 'intimar' a academia para o debate de transparência, dados abertos, cruzamento de informações, etc - em suas várias especialidades, da estatística às ciências da linguagem, do direito à ciência da computação, etc - agrega e complementa muito.

Ao menos, um repositório comum - ou um http://www.stumbleupon.com/ ou algo que o valha coletivo - poderia ser útil...

Luiz Carlos V Silva

to thac...@googlegroups.com
Acabei de ouvir na rádio que cerca das 27 obras tocadas pelo governo em que foram detectadas muitas irregularidades pelo TCU e portanto não poderiam receber mais recursos da união, apenas 5 foram paralizadas. Essas notificações são enviadas ao Congresso Nacional que por sua vez resolve ou não se vai interromper a liberação dos recursos ou vai se dar um jeitinho. Parece não haver critérios claros e lógicos de quais as obras entram na relação de irregularidades por parte do TCU, como também quais continuam a receber os recursos por parte do Congresso Nacional.

São tantas as prioridades que fica difícil saber por onde atacar de forma que a população sofra menos as consequências.  Seria legal estabelecer uma linha de ações com resultados mais amplos e objetivos...

Luiz Carlos

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com, ferri.c...@gmail.com
Só eu que nào consigo acessar o site?

Bad Request (Invalid Hostname)

2011/12/14 Luiz Carlos V Silva <spa...@gmail.com>

--
Diego Casaes
Esfera

Duke

to thac...@googlegroups.com
Acontece, comigo também.

Cristiano Faria

to thac...@googlegroups.com
Pessoal,

Andamos melhorando o nosso portal de dados abertos.O principal produto que liberamos foi a pesquisa de proposições que permite listar um conjunto de proposições a partir de critérios pré-estabelecidos como Tipo de Proposição, Período de Apresentação, Nome, Partido e UF do Autor, Situação da Proposição na Casa, etc.

A lista de novos serviços é a seguinte:

Nome

Descrição

ListarProposicoes

Retorna a lista de proposições que satisfaçam os critérios estabelecidos

ListarSiglasTipoProposicao

Retorna a lista de siglas de proposições

ListarSituacoesProposicao

Retorna a lista de situações para proposições

ListarTiposAutores

Retorna a lista de tipos de autores das proposições

ListarTiposProposicao

Retorna a lista de tipos e subtipos de proposições

ListarSituacoesReuniaoSessao

Retorna a lista de situações para as reuniões de comissão e sessões plenárias da Câmara dos Deputados

ListarCargosOrgaosLegislativosCD

Retorna a lista dos tipos de cargo para os órgãos legislativos da Câmara dos Deputados (ex: presidente, primeiro-secretário, etc)

ListarTiposOrgaos

Retorna a lista dos tipos de órgãos que participam do processo legislativo na Câmara dos Deputados

Também trabalhamos na melhoria geral na documentação, uma antiga reclamação do grupo aqui. Outros dados virão até o dia 16 de maio, tais como os discursos e etc.

Enquanto isso, continuamos a receber sugestões para que, pouco a pouco, a coisa vá melhorando.

abs

Cristiano Ferri

Cristiano Faria

to thac...@googlegroups.com

Cristiano Faria

to thac...@googlegroups.com

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com
Cristiano,

esta pedindo uma senha por aqui.

abs,
Pedro Markun

2012/4/27 Cristiano Faria <ferri.c...@gmail.com>
--
Você recebeu esta mensagem porque está cadastrado no grupo "Transparência Hacker"
Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para thac...@googlegroups.com

Diego Casaes

to thac...@googlegroups.com
Same for me.

2012/4/27 Pedro Markun <pe...@esfera.mobi>

--
Diego Casaes
Follow me on Twitter: @casaesdiego

William

Duke

to thac...@googlegroups.com
[off] Se a API que você faz falasse quem você é, seria MUITO difícil entender os caras que fizeram isso

Abraços,
Duke

Vertigem
vertigem.xxx
du...@riseup.net
du...@vertigem.xxx

Cristiano Faria

to thac...@googlegroups.com, Fernando Antonio Teixeira
Caros, estou repassando essas observações para o pessoal de TI aqui que está trabalhando no projeto. Tex, pode me ajudar nisso?

Quanto ao acesso de senha, Pedro e Diego, fizemos uns testes aqui e não está dando isso. Voltaram a entrar e confirmam esse erro mesmo?

Pessoal, obrigado pelas opiniões. Devagarzinho a gente vai melhorando.

abs

Cristiano

Pedro Markun

to thac...@googlegroups.com, Fernando Antonio Teixeira
Yup,

continua pedindo senha. Você tentou de fora da camara?

abs,
Pedro Markun

2012/5/1 Cristiano Faria <ferri.c...@gmail.com>
Para não receber mais mensagens, envie um email para thackday+u...@googlegroups.com

Pedro Markun

to Fernando Antonio Teixeira, Cristiano Faria, thac...@googlegroups.com
Opa,

maravilha :)

abs,
Pedro Markun

2012/5/1 Fernando Antonio Teixeira <fernando...@camara.gov.br>

Cristiano, Pedro Markun e demais colegas,

Olhando a mensagem de erro, percebo que não se trata de uma exigência de senha para acessar o webservice.
Na realidade, o webservice está tentando acessar uma tabela do banco de dados na qual ele não possui permissões.
Para corrigir o problema, teremos que dar acesso ao webservice para essa tabela.

O problema está ocorrendo apenas no serviço Proposicoes.ObterVotacoes por conta de uma alteração que foi realizada na última sexta-feira para corrigir uma outra falha.

Já foi solicitado ao Centro de Informática da Câmara dos Deputados a correção. Acredito que amanhã, quarta, o serviço estará funcionando corretamente.

Abraços

Diego Rabatone

Fernando Antonio Teixeira

> [...]

> Para enviar uma mensagem a todo o grupo, escreva para
> thac...@googlegroups.com
> Para não receber mais mensagens, envie um email para

Fernando Antonio Teixeira

to Diego Rabatone, thac...@googlegroups.com, Cristiano Faria
Diego,

Parece que as URLs foram alteradas pelo Exchange no momento que a mensagem foi enviada e gerou o erro.

At.te
Fernando Teixeira

to thac...@googlegroups.com, Pedro Markun, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria
Pedro Markun,

O webservice ObterVotacoesProposicao já está funcionando corretamente.

Ex: http://www.camara.gov.br/SitCamaraWS/Proposicoes.asmx/ObterVotacaoProposicao?tipo=PL&numero=1992&ano=2007

Qualquer dúvida ou sugestão, é só entrar em contato.

At.te

Fernando Teixeira
Assessoria do Departamento de Comissões
Câmara dos Deputados
(61)3216-6007

Pedro Markun

to Fernando Antonio Teixeira, thac...@googlegroups.com, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria
Opa,

legal!

Fernando, acho que é essencial esse webservice retornar não só o nome, mas também o id do Deputado.

(Alias o mesmo vale para todos os metodos que retornam deputados, como por exemplo o ObterMembrosOrgaos)

abs,
Pedro Markun

Fernando Antonio Teixeira

to Pedro Markun, thac...@googlegroups.com, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria

Caro Pedro Markun,

Nós estamos estudando a melhor forma de disponibilizar o ID  do Deputado.

O problema é que nós temos algumas redundâncias de base de dados de deputados o quê tem dificultado a unificação do código parlamentar.

Nós já temos um projeto aqui na Câmara para a unificação dessas bases de dados. A previsão é que esse projeto seja concluído até o final desse semestre.

A partir daí, teremos como disponibilizar o ID dos deputados nos webservices.

Pedro Markun

to Fernando Antonio Teixeira, thac...@googlegroups.com, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria
Belezura!

A gente esta aqui pra ajudar também, além de encher o saco. Se vocês quiserem jogar um dump de cada base por aqui a gente pode ajudar a escrever o unificador :)

Eu tive que fazer algo parecido com o db da camara municipal. O código esta meio mandraque, mas funciona...

abs,
Pedro Markun

Nitai Silva

to thac...@googlegroups.com, Fernando Antonio Teixeira, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria
Fernando,

Nós da SLTI também nos disponibilizamos a ajudá-los a resolverem esses impasses tecnológicos. Inclusive é de nosso interesse e sugerimos que vocês implementem diversos padrões na API como os que foram utilizados em http://api.convenios.gov.br/
- HTTP REST
- HATEOAS
- CORS
- Filtros e Paginação
- Caches
- Diversos formatos, JSON, XML, CSV e HTML, no mínimo!

Abraços,
Nitai

Fernando Antonio Teixeira

to Nitai Silva, thac...@googlegroups.com, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria

Obrigado Nitai por sua disposição em nos ajudar e por suas sugestões!

Em especial, gostei muito da sugestão da API adotada em convenios.gov e vou sugerir adição de novos padrões a nossa API.

Abraço,
Fernando Teixeira

Fernando Antonio Teixeira

to Pedro Markun, thac...@googlegroups.com, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria

Obrigado, Pedro!
Abç
Fernando

> [...]

> semestre. ****

> A partir daí, teremos como disponibilizar o ID dos deputados nos

Pedro Belasco

to thac...@googlegroups.com, Nitai Silva, Carlos Henrique Gouveia Araújo, Cristiano Faria
Opa, retomando o papo...

Ao pessoal da câmara,

estou fazendo uns acessos no webservice da camara, e reparei que o http://www.camara.gov.br/SitCamaraWS/Orgaos.asmx/ObterMembrosOrgao?IdOrgao=481
ou
e mais uma grande maioria dos orgaos listados não têm a lista de membros associados.

É realmente este o dataset, ou tem algum pepino na chamada pro DB?

Vou fazer mais testes com os outros conjuntos de serviços e vou postando por aqui.