Os primeiros thackers brasileiros

Luiz Augusto

to thac...@googlegroups.com
Não sei se vocês conhecem a história do projeto "Brasil Nunca Mais" mas eles foram os primeiros thackers brasileiros, em plenos anos 1980, munidos de papéis, fotocópias e explorações de brechas legais que resultaram em materiais cuidadosamente guardados no exterior, por medo de extravios.

Todo esse acervo documental, e mais algum que a Comissão da Verdade conseguiu acesso recente, foi digitalizado e está na web, em acesso abertíssimo. Algo realmente incrível. Mas, nem tudo é perfeito.

As imagens e busca estão online via um sistema proprietário específico de uma empresa (DocPro, nome de ambos).

Tenho particular desconforto com isso, e imagino não ser o único.

Alguém com conhecimento em programação teria disponibilidade em scriptar algo para conseguir "puxar" todas as imagens, com fins de re-upload em um espaço não-proprietário (archive.org?) Ou alguém com contato com o Ministério Público Federal poderia solicitar cópias para esse fim?

É que é um tanto injusto todo esse esforço que as vítimas da ditadura tiveram terminar assim, numa fachada tão bela mas com alicerces tão fracos...

Para a opção de script, me disponibilizo a ajudar na execução seguida de upload dele. Seguem algumas URLs e dados:

837931 páginas. Sim, quase um milhão de páginas que a sociedade civil, anos atrás, ajudou a preservar...

eiabel lelex

to thac...@googlegroups.com
tens o link do acervo, Luiz Augusto?
gostaria de compartilhar, em especial para minhas amigas, Amelinha Teles e Suzana Lisboa.
te agradeço desde já!
abraços fratenos
lelex

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Luiz Augusto

to thac...@googlegroups.com
A "home" do projeto, com milhares de informações interessantíssimas, está em

Vai estar lento, já que acaba de passar no Jornal Nacional.

Se puder também partilhar com o pedido de ajuda de salvaguarda preventiva da versão digital da primeira grande salvaguarda preventiva brasileira... :P

Vitor Baptista

to thac...@googlegroups.com
Oi Luiz,

Os documentos que estão nesse site não são esses: http://www.dhnet.org.br/memoria/nuncamais/index.htm?

Abraços,

Vítor Baptista

Developer  |  http://vitorbaptista.com | LinkedIn | @vitorbaptista

The Open Knowledge Foundation

Empowering through Open Knowledge

http://okfn.org/  |  @okfn  |  OKF on Facebook  |  Blog  |  Newsletter

Luiz Augusto

to thac...@googlegroups.com
Pela quantia de páginas de cada volume individual, não. Ou é alguma porcentagem de apenas um dígito da massa que está nesse site do MPF.

(Tenho impressão de ser uma espécie de coleção de amostragem que eles conseguiram editar na época, não a coletânea bruta completa que está online agora. O box informativo que está na folha de rosto de cada um desses PDFs pelo menos me permite concluir isso)

Luiz Augusto

to thac...@googlegroups.com
É isso mesmo, apenas um relatório sobre o esforço de salvaguarda:

andre luiz

to Transparência Hacker
olá,
eu estive hoje pela manhã no evento de lançamento do Brasil: nunca mais "Digital"

"ato de lançamento do sítio de internet BRASIL NUNCA MAIS DIGITAL, no dia 9 de agosto de 2013, às 10 horas, no Auditório da Procuradoria Regional da República"
participaram, deputada erundina, senador aloysio, dom odilo scherer, frei beto, walter altman

se quiserem posso tentar o contato para viabilidade do material em outro sítio...

abs
andré

2013082mpf.jpg

Luiz Augusto

to thac...@googlegroups.com
Voltando do meu chá de sumiço da lista...

André, se puder escrever à eles, eu pessoalmente vou agradecer muito =)

Apenas enfatiza essa questão da disponibilidade mesmo se acontecerem intempéries do lado da DocPro, já que eles podem fazer cara de "WTF? mas já não colocamos online?"

marcel...@gmail.com

to thac...@googlegroups.com
NãO ACHO NADA INJUSTO , MUITO PELO CONTRÁRIO. mE DEDIQUEI DURANTE 10 ANOS PARA TRAZER ESTA MEMÓRIA AO ACESSO PÚBLICO COM FERRAMENTA DE BUSCA DE PONTA, DE ACESSO LIVRE E UNIVERSAL. EM UM ANO SÃO MAIS DE 5400 PESQUISAS REALIZADAS TOTALIZANDO 1,5 MILHÃO DE PÁGINAS CONSULTADAS, ISSO SÓ ME FAZ SENTIR O DEVER CUMPRIDO PARA COM TODOS OS QUE SOFRERAM NA DITADURA. INJUSTO É VC BATER EM ALGO QUE NÃO CONHECE O ESFORÇO DISPENSADO, TAMPOUCO OS RESULTADOS QUE OBTIVEMOS.

ABRAÇOS

mARCELO zELIC

Patrícia Cornils

to thackday
Marcelo... vc pode encarar a observação não como um "bater" mas como um interesse em tornar ainda mais acessível todo este trabalho...

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;Transparência Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para thackday+u...@googlegroups.com.

Patrícia Cornils
11 98372-7473

Pedro Markun

to thackday, marcel...@gmail.com
pô,

e se você tem acesso aos arquivos brutos, Marcelo, facilita muito :)

Disponibiliza ai pra gente! Aqui na THacker, por conta de uma série de conversas e aprendizados, a nossa noção de 'acesso livre e universal' cresceu pra além de 'estar disponível de graça na internet'.

Do jeito que esta disponibilizado na ferramenta de vocês, serve pra alguns casos de uso - navegar e pesquisar livremente pelo site - mas dificulta bastante a vida de quem quiser fazer uma pesquisa mais sistêmica ou, por exemplo, usar um OCR em todas as páginas pra fazer análises posteriores.

Minha sugestão, pra simplificar e deixar vocês na crista da onda (pô, se fizer um release maroto da até uma divulgação) é liberar um torrent do arquivo bruto e fazer um pedido público para que a sociedade ajude a manter viva a memória da ditadura - com milhares de usuários pelo Brasil espelhando esses arquivos, a gente mitiga o risco (que sempre tem) de que uma virada na maré política tire esse servidor e esses arquivos do nosso alcance :)

[]'s
Pedro Markun