RES: [sis_embarcados] Essa é para quem é fã do ARDUINO

Prof. Alessandro Cunha

to sis_emb...@yahoogrupos.com.br, tostes...@gmail.com, picl...@googlegroups.com, texa...@googlegroups.com, amantesda...@yahoogrupos.com.br, eletroni...@yahoogrupos.com.br

Diego, boa tarde.

Tem um grupo de discussão da Texas Instruments, em português, onde temos muitos usuários desta placa.

O endereço está abaixo:

http://groups.google.com/group/texas-sc?hl=pt-BR

Há também o grupo internacional da Texas, que tem mais de 25.000 inscritos:

http://e2e.ti.com/

Além disto, costumo consultar muito os três blogs abaixo, especializados na Launch Pad ou no MSP430:

http://www.msp430launchpad.com/

http://e2e.ti.com/group/msp430launchpad/m/project/default.aspx

http://www.43oh.com/

http://msuraj.wordpress.com/category/flip-flop/flip/msp430-tutorials/

Tenho certeza que será diversão garantida para sue final de semana, com a Launch Pad em mãos.

Se precisar de alguma ajuda, entre em contato.

Ah! Segunda feira estamos no Instituto Federal de Ensino, em São Paulo, com o HANDS ON de MSP430, com a Launch Pad incluída. Ainda tem vagas e podem se inscrever no link abaixo:

http://www.techtraining.eng.br/emailmkt/HANDS_ON/HANDS_ON_SP_IFSP.html

Abraços e bom final de semana.

Alessandro Ferreira da Cunha
TECHtraininG - ENGENHARIA E TREINAMENTOS
aless...@techtraining.eng.br
MSN --> afcu...@gmail.com
SKYPE --> alessandroferreiradacunha
twitter --> @prof_afcunha
(11) 9536 - 3828
www.techtraining.eng.br

to sis_emb...@yahoogrupos.com.br, tostes...@gmail.com, texa...@googlegroups.com, picl...@googlegroups.com, eletroni...@yahoogrupos.com.br, amantesda...@yahoogrupos.com.br

Diego, boa tarde.

A Texas está desenvolvendo uma série de “Shields” (usando o mesmo termo que você usou) para a Launch Pad.

Dentre estes, podemos citar:

1 - teclado capacitivo:

https://estore.ti.com/430BOOST-SENSE1-MSP430-Capacitive-Touch-BoosterPack-P2361.aspx

2 – link de RF:

https://estore.ti.com/CC110L-RF-Module-LaunchPad-BoosterPack-P2734.aspx

3 – MP3 Player com DSP:

https://estore.ti.com/430BOOST-C55AUDIO1-C5000-Audio-Capacitive-Touch-BoosterPack--P2941.aspx

Outros estão para serem lançados ou já estão disponíveis nos links que eu te passei no e-mail anterior.

Espero ter ajudado.

Abraços.

[...]

to texa...@googlegroups.com, sis_emb...@yahoogrupos.com.br, tostes...@gmail.com, picl...@googlegroups.com, amantesda...@yahoogrupos.com.br, eletroni...@yahoogrupos.com.br, aless...@techtraining.eng.br
Sem querer desmerecer nenhuma das duas plataformas, me parece que esta é uma comparação de alhos com bugalhos. O custo de um Arduino pode ser uma ordem de grandeza maior, mas as capacidades de memória e I/O dos microcontroladores utilizados são bem diferentes (na capacidade de processamento acho que o MSP430 deve levar vantagem por ser uma CPU de 16bits).

Por experiência própria (tenho e uso as duas plataformas) sei como é fácil encher os 2K de Flash do msp430g2231 e seus 128 bytes de Ram. Portanto, ousaria dizer que a Launchpad é mais apropriada para projetos mais simples e o Arduino para projetos mais complexos.

Tomo ainda a liberdade de indicar alguns posts do meu blog sobre o MSP430: http://dqsoft.blogspot.com.br/search?q=msp430

Daniel Quadros

Prof. Alessandro Cunha

to d.qu...@yahoo.com, texa...@googlegroups.com, sis_emb...@yahoogrupos.com.br, tostes...@gmail.com, picl...@googlegroups.com, amantesda...@yahoogrupos.com.br, eletroni...@yahoogrupos.com.br, aless...@techtraining.eng.br

Grande Daniel Quadros, boa noite! Tudo bom?

Então: se o problema é quantidade de memória que o 2231 tem (2K) então, como diriam os cacetas e planetas, seus problemas acabaram!

É só migrar para o MSP430G2553, que tem 16 K de flash, 512 bytes de RAM, 24 pinos de GPIO, conversor AD de 10 bits com 8 canais, UART, SPI e I2C e formato DIP e é 100% compatível com a Launch Pad.

É tirar um e colocar outro no lugar!

E se entrar em contato com a Texas e justificar a aplicação em seus projetos a Texas ainda manda amostrar grátis para você!

Ai sim dá para fazer tanto projetos mais simplistas (que cabem em 2 k de memória) como projetos bem mais robustos e complexos (com 16 k de memória). E o projeto ainda leva de brinde o microcontrolador com o menor consumo do mercado (100 nA em Low Power Mode 5). Hehehe.

Maiores informações no link da Texas:

http://www.ti.com/product/msp430g2553

Para solicitar amostras, entre em contato com a Texas:

Semicondutores:

Texas Instruments

Av. Engº Luis Carlos Berrini, 1461 - 11º andar

04571-903 - Brooklin Novo - São Paulo - SP

Fone: (0xx11) 5504-5133

Fax: (0xx11) 5506-0544

E-mail: texas-...@ti.com

E-mail: texas...@ti.com