Impostos Abusivos?

Stanton Mick

Porra, pagamos mais impostos que os japoneses e americanos, mas não temos
nada. Estamos com tudo sucateado, falido, caindo aos pedaços... O estado não
dá verba para a educação e vira as costas para um monte de outras coisas
importantissimas, como as providencias anti-apagão, anti-dengue, combate ao
desemprego...

Não sei, mas eu só vejo 3 razoes para isso acontecer:

1- O estado rouba
2- O FMI leva tudo
3- O estado rouba e o FMI leva o resto.

Vejam essa noticia que saiu no estadão:

Brasileiro paga imposto recorde, revela Receita

Carga tributária chegou a 34,36% do PIB em 2001, a mais alta da história do
País

ADRIANA FERNANDES

BRASÍLIA ­ Nunca os brasileiros pagaram tanto imposto na história do País. A
carga tributária do Brasil chegou a 34,36% do Produto Interno Bruto (PIB) em
2001, segundo estudo divulgado ontem pela Receita Federal. Foi o terceiro
ano consecutivo em que a carga tributária ficou acima dos 30%, mantendo a
tendência crescente verificada no final dos anos 90, quando o Brasil assinou
o acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o governo teve de
aumentar as receitas tributárias para assegurar as metas de ajuste fiscal.
Em 1997, ano anterior ao acordo com o fundo, a carga tributária era de
29,03%. Em 98, subiu para 29,74% e em 99 ultrapassou os 30%, chegando a
32,15%. Fechou 2000 em 32,95%. Para este ano, a expectativa é de novo
aumento.

O peso dos impostos e contribuições para a população aumentou no ano passado
num ritmo mais forte do que o da economia brasileira. Enquanto as receitas
tributárias nas três esferas de governo ­ União, Estados e municípios ­
apresentaram crescimento real de 5,88%, o PIB teve um aumento de apenas
1,51%. Segundo o estudo da Receita, a arrecadação tributária do País saltou
de R$ 358,02 bilhões, em 2000, para R$ 406,87 bilhões, em 2001. Já o PIB
aumentou, no mesmo período, de R$ 1,086 trilhão para R$ 1,184 trilhão.
A elevação da carga tributária brasileira em 2001 foi puxada pelo
crescimento da arrecadação do ICMS, do PIS/Cofins e do Imposto de Renda (IR)
retido na fonte. O ICMS, principal tributo dos Estados, teve um aumento de
cerca de R$ 6 bilhões.

Segundo a coordenadora-geral de Política Tributária da Receita, Andréa
Lemgruber Viol, mais de 60% do aumento da arrecadação do ICMS veio da
tributação sobre combustíveis e telecomunicações. Esse aumento, disse ela,
pode ser explicado pela elevação do preço do petróleo e pela expansão dos
serviços telefônicos no País.
No setor de energia, mesmo com o racionamento, a arrecadação do ICMS
permaneceu nos mesmos níveis de 2000, destacou Andréa. Já a mudança na forma
de tributação do setor de combustíveis e a introdução do mecanismo de
substituição tributária no setor de automóveis explicam boa parte da
elevação da arrecadação do PIS/Cofins, que teve um aumento de R$ 4,12
bilhões em 2001.

Segundo os dados da Receita, o IR retido na fonte cresceu R$ 6,26 bilhões e
foi o principal responsável pelo aumento da carga tributária no ano passado.
Esse aumento das receitas com o IR foi obtido principalmente sobre as
aplicações de renda fixa e as operações de swap. Juntas, as receitas com a
tributação dessas aplicações representaram 60% do aumento da arrecadação do
IR na fonte. ³O cenário de incerteza, com forte volatilidade nos mercados
cambial e de bolsas, determinaram a preferência dos agentes econômicos por
essas modalidades de aplicações², diz o estudo da Receita.

O trabalho mostra também que praticamente todos os tributos apresentaram
crescimento real ou se mantiveram estáveis. Segundo Andréa Lemgruber,
reduções significativas de arrecadação em 2001 só foram verificadas na
receitas com a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto de
Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e no Imposto sobre Produtos Industrializados
(IPI). ³Essa retração reflete o desempenho fraco da indústria e o fato das
empresas não terem tido lucros muito bons.²

O estudo da Receita mostra ainda que foram os Estados, entre as três esferas
de governo, que tiveram o maior aumento de receita tributária, em 2001, com
crescimento real de 7,30% no ano passado. As receitas tributárias da União
cresceram 5,34%, enquanto as dos municípios tiveram um aumento de 5,82%. Com
essa elevação, a participação das receitas dos Estados no bolo da
arrecadação tributária total do País saltou de 26,45% para 26,80%.

Andréa destacou que o aumento das receitas da União em 2001 ocorreu sem
aumento de alíquotas dos impostos e contribuições federais. A exceção foi a
CPMF, que teve a alíquota elevada de 0,30% para 0,38% em março daquele ano.
Reforma ­ O nível da carga tributária no Brasil se acentuou no governo
Fernando Henrique Cardoso, principalmente a partir do segundo mandato,
quando ficou acima 30% do PIB. Segundo Andréa Lemgruber, no final dos anos
50 e início da década de 60, a carga tributária girava em torno de 18%.
Entre 1966 e 1967, mudou de patamar, saltando para 24%, com a implementação
de uma reforma tributária. Nas décadas de 70 e 80, ficou em cerca de 25%. Em
1990, subiu para próximo de 30%, ano do Plano Collor. Depois de 1990, caiu
para cerca 25% e ficou nesse patamar até o início do Plano Real.

Stanton Mick

Respondendo para mim mesmo, pois os Brazucas patriotas da direita e esquerda
vão se calar, eu diria que um pais que tem a economia sequestrada por um
organismo alienigena (FMI), que só decide pacote recessivo e arrocho, que
tem taxas de juros exorbitantes que acabam com os investimentos produtivos,
onde o pequeno empresario não pode arrumar um emprestimo viável, com uma
justiça que leva 10 anos para julgar qualquer coisa, onde contratos e
formalidades não valem nada, onde a insegurança é total, onde reina a
vigarice, onde os impostos são mais altos que US e Japão, onde o poder
economico, igrejas evangelicas e o crime organizado criaram tentaculos
corruptos dentro de uma tele democracia de merda, onde os putos controlam o
estado inteiro, não vejo outro destino a não ser a desgraça, a violencia, o
caos, a guerra civil, a fudelança, o colapso, golpes militares, terror e
morte, coisas que causarão pelo menos um seculos de consequencias
destrutivas.

Sim, o Brasil é um pais condenado, estamos na situação dos passageiros do
avião sequestrado, que logo se chocará com a torre. Se tentarmos sair na
porrada, o avião cai, como aconteceu na estoria inventada pelo US gov't,
para encobrir o fato dos caças terem derrubado mesmo. Portanto, não tem
jeito, assim nao dá ! Quem não for otário que trate se precaver para o pior.
Estou presentindo algo muito feio, não há outro caminho diante desse
contexto de lama e escrotidão, estamos na direção do fundo do poço, e o
bonde não tem marcha ré.

On 6/15/02 12:40 PM, in article B930E636.6D8C%leob...@sbcglobal.net,

Max Dias

Stanton Mick <leob...@sbcglobal.net> wrote in message news:<B930EBBC.6D90%leob...@sbcglobal.net>...

> [...]
> caos, a guerra civil, a fudelança, o colapso, golpes militares, terror e
> morte, coisas que causarão pelo menos um seculos de consequencias

Gafa, tudo isso é verdade, mas encobre uma realidade tão velha que as
gentes já se acostumaram: o Brasil é dominado pelo sistema
burocrático-jurídico, onde se incluem os cartórios, sistema esse que
parasita a nação e sua população desde os tempos coloniais.
Fingindo-se de justiceiros, essa quadrilha de espertalhões promete
fazer a RE-distribuição da renda, para que todos tenham a redenção
sonhada da democracia igualitária. E é claro que essa mágica
maravilhosa vai ser realizada pelo próprio sistema, que consome todo o
esforço do país em suas próprias podres entranhas. Vc já reparou que
onde se juntam mais do que uma duzia de familias logo surge um desses
espertalhões convencendo os desavisados das vantagens da "autonomia"
administrativa que, no plebicisto que se sucede, institui mais um
braço desse pérfido sistema, com prefeito, vereadores, secretários,
delegados e juizes vivendo à custa desses coitados? E ai de quem se
queixar (geralmente porque não está incluido na maracutaia), pois
desse será o reino dos infernos, perseguido e transformado em inimigo
público. E tudo continua, se autojustificando com argumentos
espantosos como "de o ser o sistema propulsor da economia", pois paga
salários e movimenta o comércio. E enquanto isso,as atividades
GERADORAS de bens, primárias e secundárias, continuam ser sugadas e
parasitadas ad-nauseam, de passagem acusadas de "incompetentes" e
sonegadoras, perseguidas pelos fiscais, pelos juizes do trabalho e
toda a corja congenere. FMI inclusive, a nivel internacional.
No fundo sou anarquista teórico, e o seria prático se não fosse a
certeza de que é impossível administrar uma anarquia.
Max

Stanton Mick

On 6/16/02 6:55 AM, in article
bd4bf1de.0206...@posting.google.com, <maxx...@yahoo.com> wrote:

> o Brasil é dominado pelo sistema
> burocrático-jurídico, onde se incluem os cartórios, sistema esse que
> parasita a nação e sua população desde os tempos coloniais.

Pois é Max, o sistema cartorial e juridico brasileiro é uma herança ainda
viva do velho sistema imperial/colonial portugues. É por isso que ainda se
proibe a maconha. Esses cartórios são um sistema hereditário, de amigos e
parentes, signatários indicados pela corte, uma ferramenta de picaretagem
para exploração do povo otário.

É verdade que os cartórios sao necessarios. Precisamos validar e assegurar
transações e informações. Porém, acho que isso é obrigação da justiça nos
fornecer de graça, pois o governo é o maior interessado e, talvez,
teoricamente, a unica entidade confiável para monopolizar essa área. Ou
seja, os cartórios deveriam ser postos, extensões gratuitas da justiça,
totalmente informatizados, esplalhos pelo país para servir ao povo e
promover a honestidade e justiça.

> [...]
> maravilhosa vai ser realizada pelo próprio sistema, que consome todo o
> esforço do país em suas próprias podres entranhas.

Isso me cheira a ladainha de esquerda, onde os petistas, alegremente,
participam de um sistema que eu classifico como teledemocracia brega de
merda. Cara, para mim, o PT só faz criar multa e imposto. Em Brasilia, o
petista Cristovam, implantou um sistema big brother de pardais extorsivos
que te multam automaticamente, impondo limites ridiculos de velocidade (60
ou 50 km/h para lugares onde todos andavam a 100km/h). Lugares que antes
tinham o limite era 80km/h, foram reduzidos para 60 km/h, e assim
sucessivamente. Como se não bastasse, como nas cadeias americanas, o
controle desse sistema de multa automatico foi entregue a uma empresa
privada de amigos e parentes, que embolsam milhões em multas, esplalhando
pardais pela cidade de forma a achacar os desavisados e, assim, criar um
sistema baseado na industria da multa, ao contrario de seguir parametros que
visem a segurança dos motoristas. O governador pilantra e populista Joaquim
Roriz foi eleito com a promessa de acabar com essa merda, mas, porém, o
vigarista manteve e expandiu o negocio.

Além das multas, o Cristovam também os impostos do tipo IPTU, para financiar
programas sociais que logo acaram com o governo Roriz, que não diminui os
impostos. Um dos programas do Cristovam que eu gostava, em termos, porque
funcionava, era o bolsa escola. Acho meio abuso do povão, que costuma ter
dez filhos para pedir esmola e vigiar carro, vir querer, além de escola
gratis, dinheiro para colocar o filho na escola. Porém, como assim os putos
realmente colocavam os pivetes nas escolas, eu apoiava o plano.

Porém, as vezes, especialmente quando voce paga imposto para manter esses
programas, isso deixa puto ser retribuido com assalto e violencia. Eu acho
que, os pobres do Brasil deveriam respeitar mais a classe media, pois essa é
a unica classe que pagam os impostos que bancam as coisas gratis do povão.
Portanto, a classe media anda meio de saco cheio de perder o poder politico
para o povão, quem realmente elege esses governos que temos. A classe media
vai querer contra atacar votando na direita anel liberal do tipo PFL ou
apoiar um golpe.

> [...]
> braço desse pérfido sistema, com prefeito, vereadores, secretários,
> delegados e juizes vivendo à custa desses coitados?

Pois é Max. Eu já convivi diretamente com politicos. Já amigos, amigas e
namoradas filhos de politicos. Já vive uma eleição dentro da casa de
politicos. Eu conheço, por dentro, a UDR, o PT, o PSDB, as forças aramadas,
a Jusitiça...

Eu diria que o pessoal da Justiça, que eu conheço, é bem mais recatado.
Claro que existem juizes corruptos, mas os que eu conheci aparentavam ser
extremamente sérios. O problema da justiça, ao meu ver, é a morosidade
causada pela herança cultural do sistema imperial portugues. Esses juizes
que eu conheci usavam os mesmos metodos e ferramentas dos juizes medievais.
A unica tecnologia moderna que eles usavam era a maquina de escrever. A
quantidade de papel e gente trabalhando nisso era impressionante.

Porém, com o fim da ditadura, as verbas cairam. A demanda aumentou, mas a
justiça não, ficando assim, enquanto ocorria a revoluçao da informatica,
sucateada e saturada. É verdade que estão informatizando a justiça, mas isso
ainda é precario e encontra uma grande resitencia da esquerda, que visa
manter os antigos empregados que estao sendo substituidos por maquinas.

Quanto aos politicos, todos os que eu conheci eram parte de um grupo de
amigos e parentes que visavam obter o controle do estado. Todos queriam ser
eleitos para encaixar amigos e parentes estratégicos em todos os postos do
estado, para trocarem favores e outras coisas que eu não sabia.

Quanto aos petistas, se não forem sindicalistas semi analfabetos, que só
pensam em empregar e melhorar a vida de amigos e parentes, geralmente é
alguém que faz discurso intelectualoide mastigado para o povão, como se voce
um ator da Globo, e quer ser famoso e ter poder, para colocar todos os
amigos e parentes na jogada.

Conheço o Suplicão, ele é cara legal, um petista que eu voto. Porém,
Suplicão é um cara muito conformista, que não pensa em enfrentar um sistema
cartorial, por exemplo. Suplicão é totalmente submisso as lideranças do PT,
que foi assumida por oportunistas de todos os tipos.

> E ai de quem se
> queixar (geralmente porque não está incluido na maracutaia), pois
> desse será o reino dos infernos, perseguido e transformado em inimigo
> público.

Max, o escandalo de corrupção é parte do jogo. Você já viu algum politico ir
parar na cadeia? Claro que não, são amigos e parentes de juizes e outros
politicos. Veja como o Collor se safou. Também, se o juiz Nicolau está em
cana, eu nem sei, isso é uma excessão, mas os milhões de dolares roubados
nunca são devolvidos.

Quanto as queixas da classe media, é verdade, a maioria deles, senão todos,
também sonham em entrar na politica para enriquecer na maracutáia e
beneficiar amigos e parentes.

> [...]
> sonegadoras, perseguidas pelos fiscais, pelos juizes do trabalho e
> toda a corja congenere. FMI inclusive, a nivel internacional.

Pois é, parece que existe um plano que visa destruir a classe media do
Brasil, que é o ultimo resquicio de civilização do nosso país. Eles querem
um pais de apenas duas classes, uma classe de escravos miseraveis,
controlados por uma classe composto por mega milionarios de corporações
multinacionais. A idéia é destruir a pequena e media empresa com altas taxas
de juros, arrochar e despedir, sucatear o funcionalismo publico, privatizar
tudo, aumentar impostos, tudo isso para que possam destruir a classe media.

> No fundo sou anarquista teórico, e o seria prático se não fosse a
> certeza de que é impossível administrar uma anarquia.
> Max

Adam Smith também pensava que o capitalismo não poderia ser administrado,
pois, assim como a anarquia, são fenomenos que se auto administram.

Miro Dupas

Só uma informação recente:

Os funcionarios do Executivo ganham em média 11 salários minimos
Os do Judiciario ganham em média 30 salários minimos;
Os do Legislativo ganham em média 42 salários minimos;
Os trabalhadores da inic.privada ganham em média 1,8 sm.
A Previdência Estatal é deficitária em mais de 30 bilhões, para manter
mais de um milhão de "inativos". Esse dinheiro sai do tesouro, i.e',
do contribuinte.

Miro Dupas