(livro) “Serreta na Intimidade”

sextante II

to sexta...@googlegroups.com
LANÇAMENTO NA SERRETA Rosa Silva solta a rima no seu primeiro livro

Publicado na Terça-Feira, dia 08 de Março de 2011, em Actualidade

Num mundo de rimas e cadência musical, a poetisa popular Rosa Silva
aposta na construção da história da Serreta, da ilha Terceira e dos
Açores, não obstante de encontrar-se dedicatórias pessoais sobretudo à
sua própria mãe.
Tudo começou com a publicação de versos num blog designado por
“Azoriana”, que, aos poucos, foram também tomando a forma de “cantigas
ao desafio” e, por último, de livro ‘poético-biográfico’ – “Serreta na
Intimidade”, o título propõe contar todos os segredos.
A rima está para Rosa Silva como Nossa Senhora dos Milagres está para
a Serreta. E, no fundo, acaba por ser difícil desassociar a poetisa
popular dessa freguesia do concelho de Angra do Heroísmo, ou não fosse
o berço da “fazedora de versos”.
Decorridos sete anos da criação do seu blog “Azoriana”, presentemente
no activo, e dos primeiros trabalhos expostos ao olho gigante do mundo
virtual, surge a compilação dos versos em livro acompanhados por
trechos biográficos que contextualizam as suas palavras criativas.
Intitulado “Serreta na Intimidade”, da chancela Turiscon Editora, a
primeira obra de Rosa Silva vai aparecer em breve nos escaparates com
um objectivo muito próprio.
“Fazer homenagem à minha mãe e concretizar o compromisso que eu tinha
com ela: divulgar a sua Serreta”, revela a autora à conversa com o
nosso jornal, classificando por isso o seu trabalho de “missão”
assumida a partir do momento em que a senhora sua mãe, Dona Matilde,
verificou existir pouca informação disponível sobre a freguesia.
“Na altura, a freguesia estava intimamente ligada ao fenómeno do
Vulcão. Mais do que isso e do que a Festa religiosa de Setembro não se
conhecia. Então fui à Biblioteca fazer pesquisa e encontrei um livro
de carácter histórico. A partir daí comecei a escrever umas quadras
mas, sinceramente, não sei como me surgiram”, contextualiza.
Depois de publicadas, sem a sua assinatura, recorda, as reacções foram
imediatas e provenientes dos quatro cantos do mundo. Brasil, Canadá e
Estados Unidos da América, entretanto, são os países onde a comunidade
emigrante mantém uma ligação permanente por vários motivos como gosto,
amizade, informação e saudade.
“Não assinava porque sentia-me pouco à vontade a dar-me a conhecer.
Mas os seguidores do blog encorajaram-me a fazê-lo. E acabei por criar
laços de amizade entre várias pessoas. A comunidade local agora é que
vai conhecendo mais um pouco do meu trabalho”, refere a criadora do
espaço virtual “Azoriana” acrescentando que, mais tarde, seguiram-lhe
outras aventuras no campo da escrita. É autora de letras das canções
“Olé, Bravo Taurino”, de Vítor Santos, e “Açores, 9 Aguarelas”, de
José Pimentel, bem como escreveu as cantigas de Saudação e Despedida
do Bailinho de Carnaval da Terceira Idade dos Biscoitos 2011.
“Foi a minha estreia. Por isso esse bailinho vai estar na apresentação
do meu livro”, adianta.
Para além de cumprida a promessa original, Rosa Silva espera ter
contribuído para a consolidação de um legado, sendo que, salienta, a
riqueza cultural, histórica e social agora materializada em livro
começa também a ter os seus frutos dentro da sua própria casa.
“Tenho três filhos jovens. O mais novo, de 14 anos de idade, aprecia o
meu trabalho. E todos já começaram a participar em danças e bailinhos
de Carnaval. É bom sinal”, considera a poeta popular.
Escrever e cantar
Rosa Silva conta que, no tempo da escola primária, não tinha
facilidade em escrever poemas e prosa e, certo dia, chegou a casa a
chorar tal a sua frustração ao sentir-se incapaz de traçar umas linhas
como havia mandado a professora.
“Os meus pais é que escreveram a quadra para eu levar no dia seguinte
para a escola. Senti-me como se me tivessem salvado a vida”, recorda a
poeta popular.
Passadas décadas, continua, só deseja concretizar a publicação dos 750
exemplares seu livro “Serreta na Intimidade”, com o apoio de Liduíno
Borba da Turiscon Editora, confessando o temor da morte prematura.
“Essa possibilidade entristece-me. Fazer algo e não o ver
aterroriza-me. Tenho muita vontade em saber a reacção das pessoas”,
diz.
Entretanto, o medo não parece ter tomado conta da autora quando
avançou com a ideia de participar activamente nas “cantigas ao
desafio”, em 2008, soltas em público ao lado de cantadores e outros
improvisadores simpatizantes que costumam reunir-se de quando em vez
nos bares locais.
“Pensei, se na escrita a coisa vai bem, pode ser que a cantiga também
tenha algum sucesso. Gostei muito e já fui a várias freguesias da
ilha”, relembra.
Relembra ainda as palavras das cantigas dos cantadores Charrua e
Trulu, expressas em livro da autoria de Mário Pereira da Costa, os
quais são para Rosa Silva a referência máxima do género.
“Li o livro e até chorei. Adorei a obra e fiquei também com uma grande
vontade de cantar”, conclui.

Lançamento
a 2 de Abril
A cerimónia de lançamento do livro “Serreta na Intimidade”, de Rosa
Silva, está marcada para o dia 2 de Abril, pelas 19h00, na sede da
Sociedade Filarmónica Serretense, e contará com as palavras de Luís
Bretão na apresentação da obra.
Estará presente o grupo musical Tinocas, a Sociedade Filarmónica
Serretense e, ainda, o Bailinho de Carnaval da Terceira Idade dos
Biscoitos.

Assinam o prefácio e o posfácio do livro, respectivamente, Luís
Fagundes Duarte e Victor Rui Dores.

(UN)