Gem para consulta de endereços por CEP

Fernando Hamasaki de Amorim

to rails-br, ruby-sp

correios-cep - Gem para consulta de endereços por CEP. Sem parser de HTML, sem gambiarras.

http://prodis.blog.br/correios-cep-gem-para-consulta-de-enderecos-por-cep

--
Fernando Hamasaki de Amorim a.k.a. Prodis
http://prodis.blog.br

Alê Borba

to rub...@googlegroups.com, rails-br
Parabéns pela iniciativa Prodis, bem legal mesmo! :)

Só queria fazer uma ressalva no seu post.

A "gambiarra" a que você se refere aconteceu porque os Correios não deram outra alternativa (ao menos eu, e creio que muito mais gente, desconhecia esse webservice para consulta SOAP). E por isso, a forma de não consultar bases antigas na Internet e nem pagar uma fortuna por uma informação pública, foi criar uma API Rest parseando o formulario de pesquisa (ou fazendo a "gambiarra" que vc citou) e exibindo isso via json, aberto na web.

Não é legal tentar desmerecer o trabalho de um grupo para chamar a atenção para um trabalho seu (que por si só já é bacana e não precisa desse tipo de abordagem) :)

Fora isso, tá de parabéns! Precisamos de mais iniciativas como esta para acabarmos com esse monopólio tosco e que atrapalha tanta gente.

o/

@ale_borba

Alex Takitani

to rub...@googlegroups.com, rails-br
Fernando, esse webservice que vc chama é seu?

Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "ruby-sp" em
Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para rub...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
ruby-sp+u...@googlegroups.com
http://groups.google.com.br/group/ruby-sp?hl=pt-BR
Página oficial do GURU-SP: http://www.guru-sp.org

---
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Guru-SP" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para ruby-sp+u...@googlegroups.com.

Cipriani

to rub...@googlegroups.com
É por isso que ao invés de "gambiarra", eu costumo usar "hacking" ;-)

Bem mais bonito.

Alex Takitani

to rub...@googlegroups.com
Existe uma diferença bem grande entre um site e um webservice.

É por isso que ao invés de "gambiarra", eu costumo usar "hacking" ;-)

Bem mais bonito.

Bruno Buccolo

to rub...@googlegroups.com
Parabéns pela gem!

Já tive o prazer de lidar com o Webservice dos Correios, e não é fácil.
Nojento como qualquer outro WSDL / SOAP.

agaelebe

to rub...@googlegroups.com, rails-br
Eu tentei usar aqui mais deu timeout na maioria ads vezes.... Aumentei o timeout para 30 segundos e não melhorou muito.
Será que é confiável usar esse webservice dos Correios?

Rodrigo Pestana

to rub...@googlegroups.com
Para buscas de endereço usando CEP acabei usando essa api:

At,

Rodrigo Pestana

e-mail /gtalk
rodrig...@gmail.com
skype: rodrigo.pest1

Antes de imprimir, pense em seu *compromisso* e *responsabilidade* com o *meio ambiente.*

Plinio Balduino

to rub...@googlegroups.com
Pela nossa experiência, não é nada confiável. Por isso o Postmon tem um cache para que os dados não venham diretamente do site dos Correios e sua aplicação não trave.

Outra coisa que os Correios fazem com frequência é mudar o serviço de lugar ou mesmo removê-lo temporariamente, justamente para que as aplicações de terceiros não consumam esses dados. Esse foi outro ponto que pesou para usássemos esse cache.

Plínio

Bruno Buccolo

to rub...@googlegroups.com
Outra alternativa é comprar o e-DNE, o banco de dados dos correios, e usar essa ferramenta para conseguir os CEPs.

Dá um certo trabalho pra importar esse banco, mas vale a pena.

Fazer cache é perigoso, porque a cada ~3 meses sai uma atualização do e-DNE com CEPs que foram mergeados, desmembrados ou alterados.

PS: Bacana como vendem uma informação que deveria ser pública...

Alê Borba

to rub...@googlegroups.com
@Bruno
O cache tem TTL, justamente por causa dessas atualizações :)

Fernando Hamasaki de Amorim

to ruby-sp, rails-br
Galera, respondendo a todos os questionamentos:

Alê Borba,
De forma alguma quis desmerecer o trabalho de alguém ou faltar com o respeito com quem desenvolveu as soluções com parser de HTML.
Acredito que me expressei mal. Me refiro à gambiarra dos Correios, pois eles sabem que esse formulário HTML é utilizado por diversas aplicações e nunca priorizaram criar uma API para esse fim, mesmo um monte de gente pedindo esse serviço. Eles sabem dessa necessidade nas aplicações (principalmente de comércio eletrônico) e até por isso nunca colocaram um captcha no formulário para dificultar o acesso via backend.
De qualquer forma, me desculpe. Vou modificar a página e o README da gem para deixar bem claro isso.

Alex Takitani, Douglas Camata, Luiz Claudio, Oseias Ferreira, Filipe Sguarizi Panceri,
O Web Service de consulta de CEP é dos Correios, público, gratuito e somente divulgado para quem adquire o SIGEP WEB (http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=16A16126-5056-9163-89723D219A072DE3) como uma das suas funcionalidades.

agaelebe,
Por experiência própria, nenhum serviço dos Correios é totalmente confiável. A consulta de CEP deve ser tão confiável quanto os Web Services de cálculo de frete e rastreamento de objetos.

Douglas Camata,
Para rastreamento de objetos tem o Web Service SRO XML.

Bruno Buccolo,
Para o cálculo de frete tem a gem correios-frete.

--
Fernando Hamasaki a.k.a. Prodis
http://prodis.blog.br

Alê Borba