Bateria 12V 55A

koller

to repr...@googlegroups.com
Olá,

Já perdi duas peças hoje por causa da falta temporária de energia. Segue fotos.

Oque eu pensei é usar a entrada 12v da gem7br para por uma bateria de carro que eu tenho  que é de 12v 55A para alimentar a impressora. o pc é um notebook e a bateria dura cerca de 4 horas, como a falta de energia não tem passado de 1 a 2 horas acho que poderia ser uma boa ideia, alem disso em paralelo pretendia ligar um carregador de 10A inteligente para manter a carga enquanto não á a falta de energia.

Alguém já fez isso? alguém sabe de algum empecilho pratico para isso?

Koller.
DSCF6065.JPG

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Eu acho que pode dar certo... A tensão da bateria é um pouco acima dos
12V (de 13.4 a 15V), mas o regulador da Gen7 daria conta, também os
drivers oe os circuitos de potencia

Só acho que da mesma maneira que 10A é pouco com uma mesa aquecida,
seria pouco como carregador...

Alain
=== Minha MesaXYZ:<http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===
> --
> Página da Lista: http://groups.google.com/group/reprapbr/about?hl=pt-BR
> Versão Forum:
> https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/reprapbr
> <https://groups.google.com/forum/?fromgroups#%21forum/reprapbr>
> ---
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> "RepRapBR" dos Grupos do Google.
> Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails,
> [...]

koller

to repr...@googlegroups.com
Olá.

Obrigado pela resposta,

Então vc acha que teria que ser um carregar mais potente ?

Quanto vc acha que seria aconselhável? tendo em vista que uso a mesa do Paulo da 3Dmachine.

Obrigado Koller.

msneh...@gmail.com

to repr...@googlegroups.com
hue para carregar uma bateria de 55Ah  10A é mais do que suficiente...oque voce chama de carregador inteligente?
chumbo acido normalmente se mantem a carga em flutuação, depois da carga completa que seria ficar algumas horas
sob 6 ou 7A 10% da capacidade nominal.
mas olha,  um nobreak não seria mais adequado?

koller

to repr...@googlegroups.com
Olá.

Acho que um no-break seria bom, porem a bateria e o carregador, que inclusive é de 15A e não de 10A como falei anteriormente, eu já tenho, enquanto o no-break eu teria que adquirir um e com suporte a baterias externas.

Obrigado
Koller.

koller

to repr...@googlegroups.com
Olá.

Desculpa não respondi sobre carregador inteligente, bom pelo que sei ele funciona com pulsos de alta corrente e monitora a resistência da bateria para não super aquecer e quando ela esta completamente carregada ele reduz a corrente ao minimo só para manter a carga .

Koller

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
A mesa consome 13A de pico, na média com certeza é menos mas não sei exatamente quanto, o hotend pode consumir até 2A...
Portanto parece que 20A é sempre a boa medida...

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

fabian...@gmail.com

to repr...@googlegroups.com

Só uma consideração: baterias de chumbo não podem ser carregadas com correntes acima de 30% de sua capacidade.
sendo assim a sua bateria de 55A não pode ser carregada com mais de 16.5A
No seu caso ou carrega a 15A ou compra uma bateria maior.
EU no seu lugar compraria um nobreak senoidal e abriria ele conectando a bateria de 55A no lugar da bateria normal. Dentro sempre É fácil trocar a bateria.
O circuito inteligente ja está pronto e botar uma bateria maior só resulta em um maior tempo de carga em caso de falta de energia.
Outra coisa: como foi armazenada essa sua bateria? Talvez ela esteja pior que uma bateria menor nova...

Laercio Motta

to repr...@googlegroups.com
Sinceramente não entendo..
Alternador de carro normalmente é + do que isso
Eu mesmo tenho um Fusca com alternador de 55A e bateria de 70A
Tem gente que coloca alternador de 100A em Gol para carregar + rápido..
Vai entender... ;/
══════════════════════════════════════════════
Laercio da Silva Motta
║----------------------------------------------
Blog: http://www.laerciomotta.com/
Twitter: http://twitter.com/#!/laerciomasala
Skype: laerciomasala
║ Chave PGP: http://bit.ly/kXS6ga
╚═v1.0═╝

msneh...@gmail.com

to repr...@googlegroups.com
ok , eu compreendo que esta dimensionando a "fonte" = carregador pelo consumo total envolvido
mas, a ideia é a bateria suprir a falta de energia
para se aproveitar a vida útil de uma bateria o ideal é sempre fazer a carga lenta e manter em flutuação
alem de evitar que a mesma descarregue alem do limite de 10% de carga
uma bateria grande descarregada plenamente pode facilmente queimar um carregado de 30 40A (grandes carregadores) facilmente.
a fonte do equipamento no meu entender é uma coisa e o conjunto bateria carregador é outra
lembrando ainda que a bateria adequada para isso é a estacionaria embora nesse caso uma veicular pode atender

comutar fontes bateria carregador  foi por isso que sugeri o nobreak

msneh...@gmail.com

[...]

um alternador é projetado pra funcionar em alta rotação em marcha não fornece nem 30%
da capacidade nominal lembrando ainda que quem dita o regime de carga da bateria é o regulador
assim as outras cargas envolvidas também afetam essa cargar  quem superdimensiona o sistema
e por conseguinte gasta mas energia da bateria também gasta mais combustível e diminui a vida
útil da bateria.

Laercio Motta

to repr...@googlegroups.com
Ah bao.. é que sempre vejo voltagem..
Nunca parei para medir amperagem q sai do alternador
Mas em 1000rpm já chega a 14volts..
Bem isso já é outro assunto..
Valeu a explicação =]

[...]

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Eu usava isso aqui nos meus projetos de rádios wireless uns 5-6 anos atrás:

Basicamente uma fonte estilo essa 12V 20A que voces conhecem, regulada para gerar um pouco mais (13,8V). Em outros lugares era placa solar e em uns poucos chegamos a usar geradores eólicos.

Mais uma bateria (estacionária, no nosso caso) e o TC80. E dele puxava a alimentação para os equipamentos

O TC custa barato, menos de R$100 e faz o mesmo controle que faria com um no-break sem a desvantagem de precisar descer para 12V e depois subir para 110v para alimentar o equipamento.

[]s
!3runo Cabral

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Nobreak é muito mais caro
Senoidal é desperdício de tecnologoa em 99.9% dos casos inclusive este

A bateria é adequada, e 15A é adequado. Vai em frente...

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Esse é um dos mistérios da eletrônica automotiva... mas não é de se estranhar que as baterias durem tão pouco tempo!

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Tá, aí se você imprimir o dia inteiro, fica sem bateria?

Alain
=== Minha MesaXYZ:<http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

msneh...@gmail.com

to repr...@googlegroups.com
eu também concordo que dá pra usar a bateria:

bem vejamos,

partindo do principio que você já tem uma fonte que atende a demanda em questão
através de diodos que suportem a corrente  eu ligaria bateria e fonte alimentando o equipamento
um diodo para impedir fluxo de corrente para a fonte e outro para impedir fluxo de corrente para bateria
porem ambas alimentam o equipamento  e  um grande capacitor pode nivelar as coisas por ali.

fica faltando um circuito que detecta o nível da bateria e a 80% de descarga desliga a mesma do equipamento
pois com apenas 20% muito pouco se poderia fazer com essa bateria e isso ajudaria a manter a vida útil da mesma.

msneh...@gmail.com

to repr...@googlegroups.com
Tá, aí se você imprimir o dia inteiro, fica sem bateria?

visto que os 20A estimados não são constantes na realidade isso
é uma incógnita que só o teste pode afirmar.
no melhor caso o carregador manteria carga da bateria ou uma media destes nos
momentos que os tais 20A dessem uma folga.
no pior caso a bateria se descarregaria completamente ao longo do tempo e a corrente drenada por esta (toda descarregada quase um curto circuito) + os 20A
de consumo queimariam o carregador que só fornece 15A.
observe que mesmo no melhor caso a vida útil da bateria esta sendo encurtada pelo constante ciclo de descarga.

Valter F.C.

to repr...@googlegroups.com

Acho q esse circuito q vc sugeriu, bastaria p o koller. Ele poderia colocar um multímetro q ele ligaria de vez em qdo, só p verificar a carga. Daí ele faria carga manual. Acho q a intenção dele é apenas não perder as peças... ;-)

Att.

Valter F.C. (via Android)

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
O único circuito que ele precisa é Carregador=>Bateria=>Fusível

A história dos diodos está meio enrolada... para que?

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Guilherme Henrich

to repr...@googlegroups.com
Para que a bateria não tentasse se carregar ou a fonte usar a bateria?
Explicando melhor: num daqueles carregadores de celular que liga no acendedor do carro, as vezes, a bateria do carro descarrega o que estiver ligado nela..
Se estiver falando bobagem, desculpem.

msneh...@gmail.com

to repr...@googlegroups.com

A história dos diodos está meio enrolada... para que?

pode sim funcionar  sem , e uma questão de segurança , partindo do princípio que ele iria fazer oque disse fonte atual + bateria e carregador de flutuação (ou inteligente como ele disse)
isso iria isolar as 2 fontes de energia (fonte atual e bateria)

carregador => bateria => fusivel => (equipamento) <= fusivel <= fonte origina

para o caso de desejar  descartar a fonte atual como você  sugere também OK........

Pedro Markun

to repr...@googlegroups.com
Bruno,

não sei qual a tolerância de offtopics da lista, mas caso seja baixa, pode responder em pvt :)

Montei uma rede elétrica pro Ônibus Hacker, usando um inversor de 220v 1000w chinês, vagabundo de r$100.00.

Fui na Sta Ifigienia justamente procurar um controlador desses, mas sem sucesso... a ideia era ligar isso entre o inversor e a  bateria pra proteger ela de descarregar... faz sentido?

No Ônibus, são duas baterias de 12v ligadas em série (pra dar os 24v) com ~160ah cada. Eu liguei o inversor em uma delas... mas me parece que com isso o sistema todo consome mais bateria do que o inversor da conta de carregar... pelo que entendi o alternador faz 135ah x 2.

Tem algum jeito inteligente de resolver isso? Colocar mais bateria me parece que não resolve o problema fundamental... pensei em a) trocar o alternador ou b) dar um jeito do inversor se conectar nas duas baterias de 12 em paralelo [ou alternar entre uma e outra?] pra aproveitar melhor o alternador?

abs,
Pedro Markun

2013/6/30 Bruno Cabral <br...@openline.com.br>

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Veja so, voce esta usando um alternador (de 12V?) para carregar uma das baterias, e a outra esta recebendo carga por... serie? Isso nao esta certo... as duas precisam ser carregadas ao mesmo tempo. precisaria de um alternador para 24V (eu não conheço para 24, só conheço para 12 ou 48v. não quer dizer que não exista) ou entao ligar o alternador em ambas (duas ligacoes de 12v) - se funciona é uma boa pergunta, faz muito tempo que fiz aula de eletricidade basica pra lembrar

O que voce roda dentro do onibus? nao pode rodar direto em 12V? por exemplo, existem monitores LCD que tem fonte externa que transforma de 110/220 para menos. Existem fontes ATX com entrada direto em 12VDC (por sinal tenho uma sobrando aqui - R$230)

Da ate para ter um PC só e varios teclados e mouses USB e uma placa de video com multiplas saidas VGA (já fiz isso muito tempo atrás!)

a impressora pode rodar direto em 12v :-)

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
Esse é justamente o uso do controlador de carga que linkei ontem

!3runo Cabral

Guilherme Torelly

to repr...@googlegroups.com
Gostaria de lembrar que existe uma diferença entra baterias de carro e baterias de no-break. Baterias de carro precisam estar em movimento e não podem virar de cabeça pra baixo, não são seladas, exalam gases tóxicos e podem derramar solução ácida caso sejam inclinadas. Baterias de carro não são boas para no-breaks, as seladas sim, por isso todo no-break as usa.

Bruno Cabral

to repr...@googlegroups.com
A titulo de informação, bateria de carro pode ser selada. Mas a principal diferença das baterias estacionárias é que as placas dentro delas estão mais altas (dentro da solução), o que faz com que a sedimentação da solução (já que a bateria de carro se move e uma estacionária em teoria, fica parada) não as afete.

Usamos baterias de carro em no-breaks por muitos anos. Só precisa toda semana (ou todo mês) dar uma "balançada" para a solução que sedimentou "espalhar"

Já nos POPs (Pontos de Presença) em locais ermos do provedor usávamos como comentei, bateria estacionária, controlador de carga TC80, fonte externa (quer energia de concessionária, quer solar ou eólica) e alimentávamos muitos equipamentos 12V (Mikrotik) com uptimes na casa de anos

Em tempo: nunca experimentei virar bateria de cabeça para baixo, mas já ocorreu delas ficarem de lado no transporte e funcionaram normalmente depois.

[]s, !3runo Cabral

Pedro Markun

to repr...@googlegroups.com
Eu estou usando o alternador do ônibus... estou sem o manual, mas pelo que entendi ele carrega as duas baterias com 110amp cada.

O lance seria ligar o inversor nas baterias, em paralelo, mas como elas já estão em série pra dar os 24v do ônibus, da pau.

Vou ver um inversor de 24v. E pensei em olhar umas placas solares para colocar em cima do ônibus e carregar um jogo extra de bateria quando ele estiver parado... faz sentido?

abs,
Pedro Markun

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Em flutuação não existem duas fontes de energia...

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
A tolerância para OFFTOPICS é mesmo muito BAIXA.

Esse assunto não tem absolutamente nada a ver, nem remotamente, com impressoras...

Fica avisado...

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
Assunto OFF TOPIC, quem continuar será moderado...

Alain
=== Minha MesaXYZ: <http://mesa-reprap.blogspot.com.br/> ===

Pedro Markun

to repr...@googlegroups.com
Opa,

desculpe ai Alain, vou transferir a conversa para PVT com quem quiser.

abs,
Pedro Markun

Alain Mouette

to repr...@googlegroups.com
:)
sei que tem muita gente nova, então precisa avisar...