Resultados da pesquisa "Ambiente de desenvolvimento Python"

Luciano Ramalho

to python-brasil, django...@googlegroups.com
No ar:

http://code.google.com/p/propython/source/browse/fundamentos/tabular/pesquisa-ide/tabulacao.txt

RESULTADOS

454 pessoas responderam a pesquisa entre 27/12/2012 12:27:24 e
04/01/2013 8:22:41.

O GNU/Linux ganhou disparado com quase 60% dos votos. Depois vieram
Mac OSX (24.7%) e Windows (14.3%).

O Sublime Text ganhou com 30.8%, na frente do vim (19.2%), do PyCharm
(16.3%) e do Eclipse + Pydev (8.6%).

Nenhum outro editor chegou a 4% dos votos. Na tabulação, os editores
que foram informados no campo "outros" aparecem marcados com *.

FONTES

http://code.google.com/p/propython/source/browse/fundamentos/tabular/#tabular%2Fpesquisa-ide

No diretório acima estão os dados brutos exportados do Google Drive em
formato .csv e o script que eu usei para fazer a tabulação.

CONSIDERAÇÕES

Vale notar que esta não pode ser considerada uma pesquisa científica
pois a "amostra" foi auto-selecionada (pessoas dispostas a
participar), e não havia nenhum mecanismo para evitar que alguém
respondesse várias vezes.

Entre os editores, eu omiti por desconhecimento ou esquecimento:

- Ninja-IDE *
- PyScripter *
- SciTE *
- Joe *
- Jape *
- BBEdit *
- nano

Os marcados com * receberam um ou mais votos. O nano não apareceu nos
resultados porque não havia campo "outros" na questão sobre editor
secundário, mas duas pessoas me escreveram para lembrar dele depois
que a pesquisa já estava no ar.

Mesmo assim acho que foi interessante saber o que as pessoas estão
usando, reconhecer a força do GNU/Linux entre nós, e ficar atento para
o Ninja-IDE que é um projeto relativamente novo mas promissor, e foi a
omissão que provocou o maior número de reclamações enfáticas.

Muito grato a todos que participaram da pesquisa!

[ ]s
Luciano

--
Luciano Ramalho / OFICINAS TURING
Twitter: @ramalhoorg

Autor e professor dos cursos:

* Objetos Pythonicos --> http://turing.com.br/oopy
* Python para quem sabe Python --> http://turing.com.br/ppqsp

Filipe Cifali

to python...@googlegroups.com
Parece que o pessoal é fã mesmo do VIM. Me lembra um artigo importante sobre mudanças de ambiente, que era interessante sempre a pessoa ter em mente que cada customização para auxiliar a ela no desenvolvimento também trazia o impacto de, caso mudasse de ambiente e não pudesse replicar a configuração, teria transtornos por causa disso.

Grupo Python-Brasil
http://www.python.org.br/wiki/AntesDePerguntar

<*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
    http://groups.google.com/group/python-brasil

    python-brasi...@googlegroups.com

--
[ ]'s

Filipe Cifali Stangler

Luciano Ramalho

to python-brasil, django...@googlegroups.com
Uma pessoa colocou "Jape" na categoria "outros" mas até agora eu não
encontrei um editor ou IDE com este nome.

Alguém sabe que editor ou IDE seria este?

Valeu!

[ ]s
Luciano

Matheus Godoy

to python...@googlegroups.com, django...@googlegroups.com
Ótima pesquisa Luciano!
Conheci outros aplicativos pelos dados apresentados.
Eu não esperava que o Sublime Text fosse o mais popular.

Obrigado pelos dados!

Moises Trovó

to python...@googlegroups.com

Vim dominando kkkkk.
O que achei interessante eh que mesmo a linguagem tendo esse apelo maior por usuarios de plataforma livre (60% usa Linux) os editores pagos ainda tem bastante espaço.
Me faz pensar como programador Java tem sorte na vida, as duas maiores IDEs pra linguagem tem qualidade excepcional e são open source.

Uma dúvida, o sublime text disponibiliza versões pra windows ou linux?

Laerte M. Rodrigues

to python...@googlegroups.com
sublime text é multi-plataforma.

Tem para ambos
--
Grato,

Laerte Mateus Rodrigues

Helder

to python...@googlegroups.com
Tão simples quanto isso: http://www.sublimetext.com/

Em 10 de janeiro de 2013 11:20, Moises Trovó <moises...@gmail.com> escreveu:

--
   _
  °v°   Helder C. R. de Oliveira

Luis Gustavo Vilela de Oliveira

to python...@googlegroups.com
Sorte é trabalhar com uma linguagem que você consegue desenvolver com qualquer editor de texto.
Trabalhar com Java sem suporte de uma IDE é inviável.

Antonio Ribeiro

to python...@googlegroups.com

2013/1/10 Luis Gustavo Vilela de Oliveira <luisgusta...@gmail.com>

Sorte é trabalhar com uma linguagem que você consegue desenvolver com qualquer editor de texto.
+1

Moises Trovó

to python...@googlegroups.com

Sem querer incitar uma flame wars Luis, mas nao adianta muito poder programar em um gedit e a maioria mostrar que usa sim um editor mais avançado, inclusive paga por isso, e provavelmente são motivados por ganho em produtividade.
No final o que paga nosso salario eh isso, nao importa linguagem nem editor, o importante eh ser produtivo.
:-)

Mauricio de Abreu Antunes

to python...@googlegroups.com
Exatamente Moisés.
Algumas tecnologias precisam de editores mais avançados porque elas
funcionam de forma diferente.
Java vs Python
ASP.NET vs PHP

Qual a semelhança? Nenhuma, sinceramente.
Mas todas tem seu jeito de funcionar, seja os padrões de nomenclatura,
modo de executar, modo de deploy ou até mesmo a IDE utilizada.
Mauricio de Abreu Antunes
Mobile: (51)930-74-525
Skype: mauricio.abreua

Leonardo Santagada

to python...@googlegroups.com

2013/1/10 Moises Trovó <moises...@gmail.com>

Me faz pensar como programador Java tem sorte na vida, as duas maiores IDEs pra linguagem tem qualidade excepcional e são open source.

A maior ide de java é a IntelliJ IDEA que é bem cara (e é a ide que o pycharm se baseia). E tem o fato de  ser semi impossivel programar em java usando vim ou qualquer outro editor... Programador java não descansa nunca cara :)

--

Leonardo Santagada

Luciano Ramalho

to python...@googlegroups.com
2013/1/10 Moises Trovó <moises...@gmail.com>:
> Me faz pensar como programador Java tem sorte na vida, as duas maiores IDEs
> pra linguagem tem qualidade excepcional e são open source.

Eu me considero muito mais "sortudo" por poder usar uma linguagem que
me permite ser produtivos com qualquer editor.

Mas vocês já sabem minha opinião sobre esses temas...

[ ]s
Luciano

Filipe Cifali

to python...@googlegroups.com
Produtiva é a pessoa com experiência, independente da linguagem, deveria ser senso comum.

De qualquer modo, o tópico é sobre as IDEs e os ambientes de desenvolvimento Python baseadas no que a comunidade Python participou da pesquisa.
[ ]'s

Filipe Cifali Stangler

Luciano Ramalho

to python-brasil

Cifali, o tema é IDE. Me mostre um programador Java que seja produtivo sem uma IDE e eu te mostro 100 programadores Python que são produtivos com o vim.

Mauricio de Abreu Antunes

to python...@googlegroups.com
ASP.NET por exemplo é uma tecnologia que está incorporada ao Visual
Studio e vice-versa.
O fato de uma tecnologia depender da IDE não significa que os
programadores serão improdutivos...

Moises Trovó

to python...@googlegroups.com

Luciano a propria pesquisa mostra a sua contradicao.
De que adianta ter a OPCAO de usar um vim se mais de 47% paga pra usar algum outro editor? Se o vim atende pq o numero tao expressivo?
Me dá um motivo pra um programador java programar no vim que eu removo meu eclipse da minha máquina agora.

E por deus, nao acredito que em 2013 ainda dá pra ter essas conversas de IDE vs. Vim, acho que o mercado eh o maior juiz dessa questao, no caso das IDEs se nao fossem uteis nao vendia no caso do vim se nao fosse util ninguem usava. Vamos reconhecer que cada um usa o que se sente mais confortavel e ficar discutindo isso nao vai chegar a lugar algum.

Anderson Unsonst

to python...@googlegroups.com
vishhh agora será uma guerra mil dias pra provar o ponto de vista
pessoal de cada membro dessa lista ..aff

ps. Luciano eu dei uma googlada e talvez esse jape não seria jipe ?!
as vezes a pessoa escreveu errado
ps2. eu faço parte dos 1.5% que usam kate e derivados do kde rs

[1]http://jipe.sourceforge.net/

Filipe Cifali

to python...@googlegroups.com
Luciano, eu não queria justamente fazer essa comparação.

Mas tudo bem, eu realmente não acho que esse tipo de discussão deva levar a lugar algum, se tu, eu, nós da comunidade amamos python independente de qual IDE usamos e amamos trabalhar com ele em qualquer OS, não é um cara de Java que vá fazer diferença nessa amostra.

O tópico é sobre IDE sim, como tu mesmo falou, é uma pesquisa tendenciosa, pois apenas gente relacionada a Python falou de seu ambiente, eu realmente não acho que seja discutível opinião pessoal, tanto que colaborei com a pesquisa informando meu principal e os outros que eu uso.

Pela segunda vez, o tópico é sobre IDEs, o resultado da pesquisa foi postado, IDEs Python, não vale a pena comprar com outras linguagens.

Luis Gustavo Vilela de Oliveira

to python...@googlegroups.com
Concordo, mas o fato de Java ter essas duas IDEs é a necessidade da comunidade, e por isso que tem melhor suporte e contribuição.
Geralmente essa é uma das principais motivações para contribuir para um projeto opensource.

Adriano Martins Ohana

to python...@googlegroups.com
Poutz, eu jamais esperava chegar a esse ponto a discussão, mas lá vai...

Venho do mundo Java e posso afirmar, que não, programador Java não consegue ser produtivo sem IDE. A questão que eu levanto é: E??? O que muda o fato de eu usar uma IDE ou não. O fato da linguagem ser estática ajuda pacas um bom relacionamento com ferramentas que upam de forma absurda a produtividade.

Entrei no mundo Python, justamente por conta do dessa forma diferente de programar e percebi que uma IDE talvez não seja o melhor dos mundos nesse cenário. Novamente, pergunto: E??? Se desenvolvedores Python se saem tão bem usando o vim e seus plugins e são produtivos, não é um "Rato de IDE" que deve ficar dizendo que o cara deveria usar uma IDE só porque ele é produtivo com uma.

Minha opiniao sobre isso é a seguinte. IDE ajuda pacas, mas também emburrece quem começa com uma. Conheço programadores Java que não são capazes de discutir certos conceitos porque o Eclipse já faz isso automático pra ele. O usuário de IDE tende a ficar preguiçoso, menos conhecedor de arquivos e de comandos que na hora do sufoco (aquela em que IDE nenhuma dá jeito) ajudam pra caramba.

Entrei em Python justamente pra trabalhar sem IDE e exercitar minha mente volátilizada no Java. Espero alcançar o sucesso na missão e trabalhar indefinidamente com Editores de texto, pois realmente não vejo o mercado muito preocupado se você usa ou não uma IDE, desde que suas entregas sejam feitas no prazo que deveriam...

Pra não ficar totalmente fora do tópico original, faço uma pergunta: NinjaIDE tem futuro? Baixei a mesma e achei uma proposta bem interessante, é praticamente um editor de Texto turbinado com plugins pra facilitar a vida do desenv. Ainda uso o VIM pra praticar, pretendo dar uma olhada no Sublime depois do resultado da pesquisa e quem sabe me consolidar usando o Ninja, inclusive colaborando com o projeto.

Abs []
Adriano Ohana
Desenvolvedor de Software
(91) 8225-8376

d4n1

to python...@googlegroups.com

Tem algo errado com linguagem que depende de IDE..., Python você programa em qualquer editor mesmo e é muito produtivo, mas usar um editor "tunado" como sublimetext, vim com plugins e outros agiliza e muito com todos os seu recursos na hora de codificar mas sem máscara e sem encher de tanto lixo como é feito por muitas IDEs.
Ainda sonho o dia que o sublimetext será opensource :-o

Daniel Melo <d4n1 :>

Gladson Simplício Brito

to Python Brasil
+1

Luciano Ramalho

to python-brasil

Eu não quero começar um flame. Grato a todos que participaram da pesquisa.

Até a próxima conversa! (Desde que não seja sobre IDEs, um assunto que me interessa tanto quanto COBOL)

Mauricio de Abreu Antunes

to python...@googlegroups.com
Isso, sem flames!
Vamos seguir no fluxo do Python! =)

Felipe Prenholato

to Python Brasil Discussion List
Fiquei surpreso (e feliz) do Sublime estar na frente como editor principal. Sou um vimpaixonado que acabou por usar Sublime a maior parte do tempo no último ano e meio, e hoje é meu editor padrão. Acho que o mérito do Sublime é ser simples e eficiente enquanto também é confortável para se trabalhar, embora sinta muita falta de coisas do VIM no Sublime (curioso não?). Eu mesmo nunca imaginei que migraria do VIM, pois usava ele já a cerca de 10 anos (ele tem 21 anos de idade).

Fica meus parabéns ao Jon Skinner a comunidade em volta do Sublime Text, a ele por ter escrito um ótimo software, e a comunidade pelos ótimos plugins.

Felipe 'chronos' Prenholato.
Linux User nº 405489
Home page: http://devwithpassion.com | http://chronosbox.org/blog
GitHub: http://github.com/chronossc/ | Twitter: http://twitter.com/chronossc

d4n1

to python...@googlegroups.com
Possas crer Felipe, o Vim é muito bom, e para trabalho de SysAdmin ele é o meu editor favorito, já o uso há mais de 15 anos em minha jornada Gnu/Linux e um tempo no FreeBSD também, mas para desenvolver eu o usava mas sentia falta de algumas coisas que um editor gráfico me permitia, usei o Gedit com plugins, o próprio Vim com plugins, Ninja-ide, Komodo edit e agora Sublime, e realmente ele é muito bom e produtivo, só queria que ele fosse open source, mas vale a pena comprar a licença :)

--
Daniel Melo <d4n1 :>

Luiz Gustavo S. Costa

to python...@googlegroups.com
Dica para incrementar o VIM:

http://vim.spf13.com/

--
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)
*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+*+

Welson de Avelar Soares Filho

to Python Brasil - Lista
Eu acho mesmo que devemos usar cartão perfurado ou alguma coisa semelhante a marcação em ossos para codificar.
Imaginem uma invasão alienígena, estilo Independence Day. Eles iriam cortar nossa tecnologia no talo, sem piedade. Só nos restaria usar ondas de rádio curtas, código Morse e cartão perfurado.

Penso, sinceramente, que deveríamos estar preparados para o caso de uma hecatombe mundial. E qualquer coisa acima de "echo ... >> meuPrograma.py" é uma baita frescura. Se for "VIM + plugins" pra cima então nem se fala!

Esta é a minha humilde opinião.

Obrigado.

Welson de Avelar Soares Filho
Juiz de Fora - Minas Gerais

Moises Trovó

to python...@googlegroups.com

Hahaha melhor topico.
Dou risada eternamente aqui so de lembrar dos caras fazendo virus pra infectar as naves alienigenas.

Leonardo Santagada

to python...@googlegroups.com

2013/1/15 Welson de Avelar Soares Filho <welson...@yahoo.com.br>

Esta é a minha humilde opinião.

A minha é de que o ban hammer anda sem uso ultimamente... Fica a dica Werneck :)

--

Leonardo Santagada

Mauricio de Abreu Antunes

Luciano Ramalho

to python...@googlegroups.com
On Tue, Jan 15, 2013 at 11:11 AM, Leonardo Santagada
<sant...@gmail.com> wrote:
> A minha é de que o ban hammer anda sem uso ultimamente... Fica a dica
> Werneck :)

Até ontem, e há quase 10 anos, as mensagens da lista python-brasil
caiam no meu inbox. Agora elas vão direto para uma pasta e de vez em
quando eu olho.

Eu já fiz isso com outras listas. O que acontece, com o passar do
tempo: a gente esquece e desencana de ficar respondendo.

Quando eu tiver algo para comunicar, volto.

Nos vemos na Campus Party, no Garoa Hacker Clube, na PyCon US, no
FISL, na PythonBrasil e onde mais tiver encontros!

Happy hacking!

--
Luciano

> [...]
>
> <*> Para visitar o site do grupo na web, acesse:
> http://groups.google.com/group/python-brasil
>
> <*> Para sair deste grupo, envie um e-mail para:

Tania Andrea

to python...@googlegroups.com

É...

flame > /dev/null