Levantar grana

Fabricio C Zuardi

to onibushacker
Olá amigos,

Acho legal trazer esta discussão para a lista de emails.

O grupo de Telegram do ônibus que eu frequento anda disperso demais. Outras conversas estão sendo tocadas em whatsapps privados. E sem alguma publicidade dos nossos atuais progressos e problemas, a solução destes vai acabar ficando por conta dos mesmos que sempre se ferram sozinhos.

As coisas acabam andando, é verdade... tem sido assim desde sempre... mas de forma muito massacrante e injusta para quem está assumindo as bombas (voluntaria ou involuntariamente).

Muito tem acontecido com o bus, acho que alguns dos fatos recentes passaram pelo Facebook, que também não é um canal bom de atingir todos e é ainda pior para mantermos nossos registros. (fora que é uma plataforma escrota, fechada e anti-ética do caralho)

Eu não conseguiria resumir tudo. Sei que temos multas, dividas, reparos importantes a serem feitos, coisas burocráticas prejudicando amizades e gente que abandonou o sonho por ter chegado em seus limites ou por outras coisas da vida.

Ao mesmo tempo, temos também muito sangue novo e gente com energia no projeto, não sei se todas elas estão aqui na mailing list, mas vou dar um jeito de repassar o link dessa thread. Viajei 2 das últimas 3 e posso dar o testemunho de que o projeto continua foda para caralho, arrisco até a dizer que está mais foda do que nunca! Tenho muita esperança e vontade de continuar participando.

Mas eu sinto que existe uma urgência de botar alguma ordem na casa, melhorar nossa comunicação, nossos laços, nossa rede e nosso busão. Parte desse processo envolve conversarmos sobre grana.

Assim como em 2011, estamos discutindo fazer um caixa pro projeto de uma forma participativa e independente, via crowdfunding. A plataforma que nos acolheu lá no início, o Catarse, está construindo seu suporte à campanhas recorrentes (tipo Patreon e Librepay) e eles querem ter a gente lá nesse lançamento, nos apoiando com algumas ofertas do lado deles (destaque, taxas camaradas, sei la).

Participei fim de semana passado com a Evelyn de um curso de marketing de 2 dias promovido por eles e junto com mais uns 8-10 projetos bem legais que estão cada um planejando também suas estratégias para campanhas recorrentes de arrecadação de fundos. Parte do conteúdo foi útil, parte não se aplica ao nosso estilo e a nossa proposta, mas foi muito útil no sentido de ter proporcionado a chance de pararmos para pensar e refletir. Foi uma grande desculpa para refletirmos.

Eu gostaria muito de expandir essa reflexão com vocês, seja aqui via email, pelos chats da vida, em hangouts mumbles ou mesmo num encontro presencial.

Alguém topa?

Eu estarei livre amanhã.

[]s

---