Ônibus Hacker em Piracaia - Rufem os tambores

7 views
Skip to first unread message

Pedro Markun

unread,
Sep 12, 2017, 8:30:03 PM9/12/17
to Carla Mayumi, Natália Barbosa, Gustavo Alencar, Júlia Carvalho, lays.m...@hotmail.com, micael...@gmail.com, alexandr...@gmail.com, Capi Etheriel, Feme...@gmail.com, kamila...@gmail.com, Paulo gustavo Pg, antonio....@gmail.com, ribeiro....@gmaol.com, Denise Curi, Fabrício, Tami Fernandes, Evelyn, Leonardo Foletto, onibus...@googlegroups.com
Buenas,

estamos chegando no dia da viagem.

O Ônibus Hacker, vai partir do LabHacker ( Rua Alfredo Maia, 506 - próx ao metrô Tiradentes) nessa quinta-feira, 14/09 as 18hs.

O que trazer:

* Roupa de cama, toalha, cobertor (a noite faz frio).
* Roupas próprias e impróprias. (Piracaia tem cachoeira)
* Materiais de oficinas. (Mas tem um monte de tralha no Ônibus)
* Dinheiro para a cerveja.
* Vontade de fazer junto.

O que não pode:
* Pode quase tudo. Inclusive bom senso.
* Mas temos consensuado que não pode usar drogas ilicitas dentro do busão.

Como vai ser lá:


Quinta-feira -> Chegada em PIracaia ~20hs

Vamos ficar hospedados no centro cultural da cidade. São umas salas grandes, com piso de taco e o pessoal de piracaia ta correndo atrás de colchões, colchonetes e conchinhas. A Fátima, secretaria de educação deu um corre pra instalar os chuveiros lá ;)

A ideia essa noite é só a gente trocar ideia e se preparar para os dias que virão.
Apresentar seu rolê e seu propósito (vai pensando), tomar quentão e só.


Sexta-feira -> Oficinas na praça e gravação ~9hs

A secretaria de cultura esta organizando de trazer a molecada da rede pública para a praça do rosário, no centro da cidade.

Vamos tocar as diversas oficinas, intervenções e atividades do busão com essa galera.

Almoçaremos num restaurante perto, também articulação da Fátima.

Depois do almoço mais uma rodada de oficinas.

---
A galera da Maria Farinha Filmes, vai estar lá com a gente acompanhando e gravando as atividades.

Isso pq eles tão produzindo com a galera do Update e em parceria com a Globonews uma série de documentários sobre Emergências Políticas e o Ônibus Hacker é estrela de cinema no episódio brasileiro :)

A ideia é fazer bonito. Até pq se tudo der certo esse vai ser o primeiro programa em Creative Commons da Globonews ;)
---

A noite é livre e joanópolis é perto... Auuuuuuuu
Falando sério (mas era sério) a ideia é a gente ir para o centro cultural e produzir nossa própria janta. A Tamirez tava atrás de descolar uns apoios com o mercado local... mas se não rolar, a gente passa um chapéu e prepara uma comida comunitária.

Sabado -> Oficinas na praça ~9hs

No sabado gente tem mais uma rodada. Repete-se tudo. (Uma vez como farsa...)


Domingo -> Troca troca de saberes ~9hs

Domingo é um dia mais leve e dia de retorno.
Não tem molecada de escola e a ideia é trocar entre nós

Nós, sendo nós que estamos aqui e nós que moramos lá, em Piracaia.

É um bom momento pra gente se ensinar a fazer aquilo que só viu acontecendo de relance. Ou pra testar coisas novas.

Ou mesmo pra não fazer coisa nenhuma.

Fim de tarde a gente bota a viola no saco e volta pra casa.
O desembarque (significa horário de chegada) esta previsto para as 22hs aqui no LabHacker.


Outras informações também importantes:

* Vamos ter um jornalista cobrindo a viagem. Valeu Foletto!
* A planilha de gastos esta aqui. ( Júlia, preenche lá.  )

No mais, a gente tem tentado dar visibilidade para os muitos papéis do Ônibus Hacker, é uma forma da galera que esta chegando agora encontrar mais facilmente o seu lugar e de todos terem mais consciência sobre tudo que faz esse busão virar.

A ideia não é que você se sinta responsável por um determinado papel.
Ou que você necessariamente escolha um ou outro.
Mas é legal você saber que esses papéis existem e eles se manifestam na viagem de formas diversas... e se por um acaso você sentir vontade de encarnar algum desses papéis... vá em frente! Todo mundo pode :) (e nem precisa avisar ninguém!)

Se você estiver *realmente* querendo se divertir; ficam duas sugestões de brincadeiras que aprendi quando estava aprendendo a jogar Tarot.

1) Escolha um desses papéis aletoriamente e passe o dia observando o mundo ao seu redor para ver quem, o que ou onde ele se manifesta.

2) Escolha um desses papéis aleatoriamente e passe o dia tentando encontrar espaços onde você pode manifestar esse papel ;)

Por fim... fique a vontade para escrever seu próprio papel no Ônibus Hacker. Registre isso, se der vontade; ou só deixar rolar... se não der :)

----------------------

A Puxadora

A puxadora é aquele que chama a conversa sobre as oficinas que podem rolar, que pega o megafone para avisar a cidade que o circo chegou;
Ele ajuda a orquestrar as vontades e tenta perceber nos viajantes quais são as vocações e os desejos de expressão no Ônibus.

A Cartografa

A cartografa é boa de localização. Ela, talvez, seja a única que saiba realmente para onde estamos indo e de onde estamos vindo;
Ela tem celular carregado; GPS afinado; Conversa com o motorista para dar a rota e - as vezes - madrugada a dentro;
Sabe dizer a população da cidade, o nome das escolas e mapeou as infraestruturas básicas (restaurantes, bares, posto de gasolina, autopeças) no trajeto entre a hospedagem e a praça/escola.

Cozinheira

A cozinheira não precisa, necessariamente, cozinhar. Ela na verdade é a cozinheira pq se preocupa com a energia vital e sabe que comer (bem) é vital pra essa energia;
É aquela que passa distribuindo mexericas e garafas de água no meio da tarde - quando bate aquela baixa de açucar e uma desidratação.
É quem prepara, num cantinho qualquer, um espaço com frutas, bolachas e - claro - café. Ou quem, pelo menos, toma o cuidado de encontrar os espaços no entorno onde as pessoas possam ir atrás de alimentos.
Ela é quem normalmente puxa o papo da janta; mais decidindo do que consultando; e arrasta um ou dois para ir ajudar a selecionar e carregar as coisas no supermercado;

Produtora

A produtora de oficinas é aquela pessoa que decide que ao invés de fazer uma oficina, vai ajudar a viabilizar as oficinas dos outros;
"Preciso de tesoura!"; "Tem transparência pra fazer Stencil?"; "Será que não tem um cano em formato de T em algum lugar no Ônibus?"

Ela sabe - mais ou menos - onde estão e o que são as coisas que estão no ônibus; em parte pq ajudou a arrumar, em parte pq gosta de fuçar e em parte pq sabe que se não tiver lá... ela pode imaginar jeitos de inventar.

Mas ao contrario de outras produtoras - a produtora do Ônibus ajuda a produzir autonomia - então ela não necessariamente resolve o problema pra você, mas esta sempre disposta a te mostrar como resolver.

Assistente

A assistente, diferente da produtora, decide participar de uma oficina - que ela ainda não sabe que sabe fazer - mas vai lá e faz; com outra pessoa; trocando.

A assistente constroi a oficina junto; aprendendo e fazendo e ensinando;
Assistir uma oficina é tão poderoso quanto criar :)

Anja

que é diferente da protudora e da assistente, aquela pessoa que parece não está fazendo nada, mas está atenta ao sensível de entender que alguém está há muito tempo dando uma oficina  e que leva uma água, ver se a oficineira precisa tomar um ar e se dispõe a ficar um pouco no lugar dela, que está atenta se há alguma necessidade de apoio não sendo atendida e fica circulando/ articulando de como cuidar dos espaços/pessoas. 

Curandeira

Pessoas se machucam nas viagens, a curandeira fica em um apoio emocional a essa pessoa ajudando a compreender se precisa de hospital, remédio ou até finalizar a viagem.

Poeta

As poetas são de muitas linguagens e várias naturezas;
Tem aquelas que cantam, aquelas dançam e aquelas que cantam e dançam. Tem quem jogue e quem aquarela.

As poetas fazem luz e deixam mais leve todos os processos do ônibus;
Estão sempre enfeitando o Ônibus e os espaços, pensam na música da partida, na música do trajeto e da chegada - na música da montagem e da desmontagem e até no silêncio oportuno no meio de todo ruído.

A Engenheira

A Engenheira, como todo mundo, sabe que o Ônibus vai quebrar; a diferença é que quando ele quebra, ela abre dá aquele sorriso meio escondido; pq a engenheira gosta de saber como o Ônibus funciona; ou as vezes até não gosta - mas sabe que alguém precisa fazer ele voltar a funcionar :)

Ela acompanha a motorista nas mais malucas viagens em busca de peças, conhece os mais divertidos personagens - do dono de ferro-velho, ao mecânico caolho até a tia da kombi que saca tudo de motor;

Ela perde, as vezes, a viagem toda num mundo paralelo cheio de diesel e óleo - então vale sempre uma atenção especial pra sacar se a Engenheira continua se divertindo ou se só esta se ferrando mesmo.

A Oficineira

A oficineira, por vezes artesã, é aquela que decide compartilhar algum conhecimento e puxar uma troca com as pessoas da cidade;
Essa oficina/atividade pode se materializar de tantas formas quanto a oficineira puder inventar - as vezes serve pra 20 crianças de 5 anos e dura alguns minutos, deixando um rastro de destruição depois; as vezes serve para uma única pessoa e dura várias horas;
tem até oficineiro de si, que passa o tempo todo num processo de aprendizado tão interno, que parece até que não esta fazendo nada - achei que dava pra chamar de 'Lagarta' também, mas no fundo é tudo o mesmo papel

A trovadora

A trovadora gosta de histórias, gosta de conhecer e contar as memórias do Ônibus, que as vezes se confundem com outras memórias e outras histórias. A trovadora conta histórias que inspiram ou provocam... busca nos erros anteriores chaves para questões presentes. Esta sempre atenta ao que acontece na viagem e as repetições no episódio.

A Arquivista

A arquivista gosta de lembrar, ela registra a viagem a seu modo, criando uma manutenção da memória para que o Ônibus continue cometendo os mesmos erros, só que diferentes. Seja com fotos, gravando falas ou só mesmo fazendo anotações - a arquivista faz com que as lembranças se estiquem através das viagens. Mas a arquivista não lembra pra si, lembra pros outros por isso esta sempre compartilhando suas memórias na lista, assim como no site e redes sociais do ônibus ;)


Valeu, era isso.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages