Jogo para explicar criptografia

Sheila Uberti

to onibus...@googlegroups.com
Oi pessoals!

Estou aqui tentando montar um jogo físico pra usar numa atividade que vai abordar privacidade e segurança pra pessoas que não estão habituadas com essas noções. A ideia central é explicar e mostrar como funciona a criptografia, usando chave pública e chave privada.

Vi uma refrência legal nesse jogo online da Mozilla https://codemoji.org

Porém, preciso que seja algo offline e físico, usando materiais como cartões/cartelas, canetas...

Na saudosa biblioteca do escoteiro mirim tinha uma explicação de como "criptografar" mensagens - acho que na verdade era codificar - mas ainda muito simplificada pro uso que quero dar, já que essa mesma lógica não se mostra muito segura no meio digital.

Aliás, meio atrasada eu vi que esse manual teria sido uma inspiração pro 'menino do Acre' codificar algumas de suas mensagens hahahahah.

Enfim, quero montar um jogo que possa ser usado e guardado, no qual as pessoas consigam montar seus métodos de criptografia e escrever seus algoritmos....

Alguma ideia?

Abraços!

Gabriel de Souza Fedel

to onibus...@googlegroups.com

Oi Sheila,

acho que isso pode ajudar:

http://csunplugged.org/cryptographic-protocols/

Tem o livro em português

http://csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf

(mas acho que não tem a atividade de criptografia especificamente)

ABraços!

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Ônibus Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para onibushacker...@googlegroups.com.

Pedro Markun

to onibus...@googlegroups.com, Gustavo Alencar
Ei Sheila,

a gente fez uma série de jogos e brinquedos para o CryptoKids que rolamos na criptorave.

O Gus, copiado aqui tem os arquivos originais.

abs,
Pedro Markun

Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/onibushacker.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Ônibus Hacker" dos Grupos do Google.

Pedro Markun

to onibus...@googlegroups.com, Gustavo Alencar
To aqui matutando em como daria pra fazer a criptografia de chave publica/privada como uma atividade fisica.

É meio treta.

Maaaas se você *realmente* tiver que fazer isso.
(Pq Cifra de Caesar, Rot13 e outros são muito mais divertidos de fazer manualmente)

Da pra você fazer algo com cadeados de 1,99.

O 'cadeado' seria em si a chave pública.
E a chave a chave privado.

É meio confuso, pq o cadeado vira chave na metafora né? Mas se você tiver umas caixinhas de jóia para fechar, talvez role.

abs,
Pedro Markun

Gabriel de Souza Fedel

to onibus...@googlegroups.com

Eu já ouvi essa analogia com chave pública e privada em uma aula de criptografia (uma caixa com cadeado, onde o a caixa trancada é a chave pública)

acho que funciona ;)

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para onibushacker...@googlegroups.com.

Pedro Markun

to onibus...@googlegroups.com, Gustavo Alencar

Capi Etheriel

to Ônibus Hacker
eu ja pensei muito em como fazer um jogo meio a-cidade-dorme, meio telefone-sem-fio pra brincar com o conceito.
mas ainda nao consegui concluir uma dinamica... ainda!

Gustavo Alencar

to Pedro Markun, onibus...@googlegroups.com
Oi Sheila, to no Piauí, voltando pra SP posso mandar os arquivos! Abraços :)

Sheila

to Ônibus Hacker
Oba, legal, gurizada!

Trabalhoso fazer isso, né? Comecei a tentar aqui algo pra representar chave pública e chave privada, mas ainda tô quebrando a cabeça...

Markun, Fedel, eu mais ou menos tinha pensado em algo parecido com essa ideia do cadeado. Tem uma dessas máquinas-de-cortar-compensado-pra-fazer-coisas-makers, que obviamente não sei o nome, no Matehackers. Poderia fazer alguma caixinha "escrevível" por dentro que trancasse com miolo de fechadura ou um cadeado integrado na estrutura. A caixa seria escrevível pra não ficar a ideia de "ah se quebrar a caixa desencapsula a mensagem" - se quebrar a caixa a mensagem vai ser um monte de pedaços sem nexo. A caixa aberta é a chave pública e a chave é a chave privada mesmo. Faz sentido?

Capi, no dia que tu conseguir bolar esse crypto-a-cidade-dorme eu quero ficar sabendo!! Seria tipo: narradorx, remetente, destinatárix, uma guardiã/ão da chave pública, uma guardiã/ão da chave privada, uns man-in-the-middle, e unx ativistas?
A ideia seria xs man-in-the-middle tentar sequestrar a chave privada e a pública pra roubar a mensagem?
Quanto mais complexa a criptografia mais gente guardando a chave privada?
hahahahahahahahahahaha tô adorando imaginar isso acontecendo!!

Gustavo, to no aguardo dos arquivos ou de uma descrição de como reproduzir :D

A saber: o primeiro uso pretendido é numa tarde de conversa com um grupo de meninas de 14 a 21 anos, aqui de Porto Alegre, estudantes da rede pública de ensino que formam uma turma de Multiplicadoras Jovens de Cidadania, num projeto bem legal daqui.

Valeu a força ;)

Abraços!
[...]

Sheila

to Ônibus Hacker
Um up!

Comentando o assunto aqui com um amigo, ele sugeriu que seria legal o miolo/cadeado ter o mesmo segredo em várias caixas... e outra coisa seria colocar outra chave pública/caixa dentro da mensagem criptografada que volta, pra exemplificar a troca de chaves públicas.

Que acham??