[ônibushacker] Sobre papéis

13 views
Skip to first unread message

Pedro Markun

unread,
Jun 21, 2017, 1:59:42 PM6/21/17
to Gustavo Alencar, Fernando Alves, Mauricio Coronado Jr, Fernanda Ligabue, Fabrício, Vinicius Costa, Natália Barbosa, Tami Fernandes, Paula Perussi, Evelyn, Olga Torres, Camila Oliveira, Aron Freller, Vicente góes, Henrique Trevisani, onibus...@googlegroups.com, Carla Mayumi, Lívia Ascava, Mobi Yabiku Neto, Capi Etheriel, Amanda Rahra, Priscila Cotta, Gabriel Fedel
Carxs,

em especial para quem nunca viajou no Ônibus Hacker acaba rolando sempre uma pergunta - as vezes ditas e as vezes não dita - de 'o que estou fazendo aqui?' ou 'o que posso fazer aqui?'.

Essa pergunta vem e volta várias vezes mesmo pra quem viaja sempre...

E uma das coisas legais do Ônibus é que você não precisa fazer nada. Não tem ninguém que vai te cobrar de dar ofícina, ir no banheiro ou escrever um relatório.

Mas ao mesmo tempo tem tanta coisa que dá pra fazer no Ônibus e pelo Ônibus... e as vezes esses papéis ficam inacessiveis ou invisiveis para as pessoas porque falta transparência.

Então, na tentativa de ampliar esse acesso a gente começou a rascunhar alguns arquétipos, papéis, funções...

A ideia não é que você se sinta responsável por um determinado papel.
Ou que você necessariamente escolha um ou outro.
Mas é legal você saber que esses papéis existem e eles se manifestam na viagem de formas diversas... e se por um acaso você sentir vontade de encarnar algum desses papéis... vá em frente! Todo mundo pode :) (e nem precisa avisar ninguém!)

Se você estiver *realmente* querendo se divertir; ficam duas sugestões de brincadeiras que aprendi quando estava aprendendo a jogar Tarot.

1) Escolha um desses papéis aletoriamente e passe o dia observando o mundo ao seu redor para ver quem, o que ou onde ele se manifesta.

2) Escolha um desses papéis aleatoriamente e passe o dia tentando encontrar espaços onde você pode manifestar esse papel ;)

Por fim... fique a vontade para escrever seu próprio papel no Ônibus Hacker. Registre isso, se der vontade; ou só deixar rolar... se não der :)

----------------------

A Puxadora

A puxadora é aquele que chama a conversa sobre as oficinas que podem rolar, que pega o megafone para avisar a cidade que o circo chegou;
Ele ajuda a orquestrar as vontades e tenta perceber nos viajantes quais são as vocações e os desejos de expressão no Ônibus.

A Cartografa

A cartografa é boa de localização. Ela, talvez, seja a única que saiba realmente para onde estamos indo e de onde estamos vindo;
Ela tem celular carregado; GPS afinado; Conversa com o motorista para dar a rota e - as vezes - madrugada a dentro;
Sabe dizer a população da cidade, o nome das escolas e mapeou as infraestruturas básicas (restaurantes, bares, posto de gasolina, autopeças) no trajeto entre a hospedagem e a praça/escola.

Cozinheira

A cozinheira não precisa, necessariamente, cozinhar. Ela na verdade é a cozinheira pq se preocupa com a energia vital e sabe que comer (bem) é vital pra essa energia;
É aquela que passa distribuindo mexericas e garafas de água no meio da tarde - quando bate aquela baixa de açucar e uma desidratação.
É quem prepara, num cantinho qualquer, um espaço com frutas, bolachas e - claro - café. Ou quem, pelo menos, toma o cuidado de encontrar os espaços no entorno onde as pessoas possam ir atrás de alimentos.
Ela é quem normalmente puxa o papo da janta; mais decidindo do que consultando; e arrasta um ou dois para ir ajudar a selecionar e carregar as coisas no supermercado;

Produtora

A produtora de oficinas é aquela pessoa que decide que ao invés de fazer uma oficina, vai ajudar a viabilizar as oficinas dos outros;
"Preciso de tesoura!"; "Tem transparência pra fazer Stencil?"; "Será que não tem um cano em formato de T em algum lugar no Ônibus?"

Ela sabe - mais ou menos - onde estão e o que são as coisas que estão no ônibus; em parte pq ajudou a arrumar, em parte pq gosta de fuçar e em parte pq sabe que se não tiver lá... ela pode imaginar jeitos de inventar.

Mas ao contrario de outras produtoras - a produtora do Ônibus ajuda a produzir autonomia - então ela não necessariamente resolve o problema pra você, mas esta sempre disposta a te mostrar como resolver.

Assistente

A assistente, diferente da produtora, decide participar de uma oficina - que ela ainda não sabe que sabe fazer - mas vai lá e faz; com outra pessoa; trocando.

A assistente constroi a oficina junto; aprendendo e fazendo e ensinando;
Assistir uma oficina é tão poderoso quanto criar :)

Anja

que é diferente da protudora e da assistente, aquela pessoa que parece não está fazendo nada, mas está atenta ao sensível de entender que alguém está há muito tempo dando uma oficina  e que leva uma água, ver se a oficineira precisa tomar um ar e se dispõe a ficar um pouco no lugar dela, que está atenta se há alguma necessidade de apoio não sendo atendida e fica circulando/ articulando de como cuidar dos espaços/pessoas. 

Curandeira

Pessoas se machucam nas viagens, a curandeira fica em um apoio emocional a essa pessoa ajudando a compreender se precisa de hospital, remédio ou até finalizar a viagem.

Poeta

As poetas são de muitas linguagens e várias naturezas;
Tem aquelas que cantam, aquelas dançam e aquelas que cantam e dançam. Tem quem jogue e quem aquarela.

As poetas fazem luz e deixam mais leve todos os processos do ônibus;
Estão sempre enfeitando o Ônibus e os espaços, pensam na música da partida, na música do trajeto e da chegada - na música da montagem e da desmontagem e até no silêncio oportuno no meio de todo ruído.

A Engenheira

A Engenheira, como todo mundo, sabe que o Ônibus vai quebrar; a diferença é que quando ele quebra, ela abre dá aquele sorriso meio escondido; pq a engenheira gosta de saber como o Ônibus funciona; ou as vezes até não gosta - mas sabe que alguém precisa fazer ele voltar a funcionar :)

Ela acompanha a motorista nas mais malucas viagens em busca de peças, conhece os mais divertidos personagens - do dono de ferro-velho, ao mecânico caolho até a tia da kombi que saca tudo de motor;

Ela perde, as vezes, a viagem toda num mundo paralelo cheio de diesel e óleo - então vale sempre uma atenção especial pra sacar se a Engenheira continua se divertindo ou se só esta se ferrando mesmo.

A Oficineira

A oficineira, por vezes artesã, é aquela que decide compartilhar algum conhecimento e puxar uma troca com as pessoas da cidade;
Essa oficina/atividade pode se materializar de tantas formas quanto a oficineira puder inventar - as vezes serve pra 20 crianças de 5 anos e dura alguns minutos, deixando um rastro de destruição depois; as vezes serve para uma única pessoa e dura várias horas;
tem até oficineiro de si, que passa o tempo todo num processo de aprendizado tão interno, que parece até que não esta fazendo nada - achei que dava pra chamar de 'Lagarta' também, mas no fundo é tudo o mesmo papel

A trovadora

A trovadora gosta de histórias, gosta de conhecer e contar as memórias do Ônibus, que as vezes se confundem com outras memórias e outras histórias. A trovadora conta histórias que inspiram ou provocam... busca nos erros anteriores chaves para questões presentes. Esta sempre atenta ao que acontece na viagem e as repetições no episódio.

A Arquivista

A arquivista gosta de lembrar, ela registra a viagem a seu modo, criando uma manutenção da memória para que o Ônibus continue cometendo os mesmos erros, só que diferentes. Seja com fotos, gravando falas ou só mesmo fazendo anotações - a arquivista faz com que as lembranças se estiquem através das viagens. Mas a arquivista não lembra pra si, lembra pros outros por isso esta sempre compartilhando suas memórias na lista, assim como no site e redes sociais do ônibus ;)

Carla Mayumi

unread,
Jun 22, 2017, 6:38:29 PM6/22/17
to Pedro Markun, Gustavo Alencar, Fernando Alves, Mauricio Coronado Jr, Fernanda Ligabue, Fabrício, Vinicius Costa, Natália Barbosa, Tami Fernandes, Paula Perussi, Evelyn, Olga Torres, Camila Oliveira, Aron Freller, Vicente góes, Henrique Trevisani, onibus...@googlegroups.com, Lívia Ascava, Mobi Yabiku Neto, Capi Etheriel, Amanda Rahra, Priscila Cotta, Gabriel Fedel
Eu achei sensacional essa lista de papeis.

:)


Leonardo Foletto

unread,
Jun 23, 2017, 8:55:40 AM6/23/17
to onibus...@googlegroups.com, Pedro Markun, Gustavo Alencar, Fernando Alves, Mauricio Coronado Jr, Fernanda Ligabue, Fabrício, Vinicius Costa, Natália Barbosa, Tami Fernandes, Paula Perussi, Evelyn, Olga Torres, Camila Oliveira, Aron Freller, Vicente góes, Henrique Trevisani, Lívia Ascava, Mobi Yabiku Neto, Capi Etheriel, Amanda Rahra, Priscila Cotta, Gabriel Fedel
Eu também achei sensacional. E imagino que vocês devam estar fazendo as cartas pra ter como um jogo mesmo numa próxima viagem.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Ônibus Hacker" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para onibushacker+unsubscribe@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em https://groups.google.com/group/onibushacker.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages