Combater evasão de participantes nos meetups

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Bom dia pessoal,

Embora o último meetup tenha sido um sucesso, um bom número de
participantes não compareceu o que gerou um desperdício de recursos
alocados para o evento, principalmente comida.

Obviamente sempre contamos que uma porcentagem dos inscritos não irá
comparecer, mas nos últimos dois meetups o percentual foi bem
superior.

Algumas ideias que surgiram no último meetup:

1) Cobrar a inscrição
2) Blacklist
3) Mural da vergonha (hehehe)

Alguém teria uma opinião ou ideia quanto a isso?

--
Alan Hoffmeister
https://twitter.com/alan_hoff

jeferson perito

to nod...@googlegroups.com
Acho que mural da vergonha, pode ser um pouco anti-ético, apesar que uma humilhaçãozinha light nao faz mal a ninguem heheh

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "Node.js Brasil" dos Grupos do Google.

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
É, eu não sei se quem deu a ideia estava falando sério, mas existiu
essa ideia hehehe

> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Node.js Brasil"
> dos Grupos do Google.
> um e-mail para nodebr+un...@googlegroups.com.

Paulo Pires

to nod...@googlegroups.com
1) Blacklist
2) Mural (huehuehue)

Acho que mesmo cobrando, ainda a chance de a pessoal não ir e também torna menos "acessível" pra galera.
Uma Blacklist seria legal, por exemplo: O manolo falta no meetup de janeiro, então ele ficaria sem poder ir em 2 encontros e só retornaria em Abril, no caso de encontros mensais. Eu pensaria 2 vezes antes de faltar a um meetup.

E o mural é classico né, não é muito ético, mas faltar tbm não é nada ético.

Kaio Cesar

to nod...@googlegroups.com
Blacklist e mural da vergonha :P kkkk

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
*** Score ***

Dar preferência para quem sempre vai ou para aquele que disse que vai e depois cancelar a tempo de outros ir no lugar, depois da preferência para os novos e por último da preferência para os furões!!

Justo e discreto.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Node.js Brasil" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para nodebr+un...@googlegroups.com.

Tiago de Assis Gonçalves

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Rodrigo, seria tipo um karma?
Em 15 de dezembro de 2014 10:31, Rodrigo Matheus

principe...@gmail.com

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
hehe, exato...

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Tiago, o ruim de cobrar e devolver é que existem as taxas de cartão,
boleto, transações, bancos, etc..
Em 15 de dezembro de 2014 10:32, Alan Hoffmeister

Jeferson Inacio

to nod...@googlegroups.com
Cuidado com essa parada de mural, apesar de ser engraçado pode dar treta judicial.

Jeferson Inácio - Desenvolvedor Web
PHP • Mysql • HTML5 • Javascriopt • JQuery • CSS3
(31) 9619.2746

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
+1 Jeferson!!

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Tomara que a pessoa processe a nodebr mesmo, vou até deixar o CNPJ
aqui pra quem quiser :P
Em 15 de dezembro de 2014 10:35, Rodrigo Matheus

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
A gente processa ela por não ir ao evento!! hehe

principe...@gmail.com

to nod...@googlegroups.com
processo no brasil demora muito, nao tem graca...

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Voltando ao assunto, acho que um blacklist como Paulo falou, junto com
um karma para gestão de prioritários seria o ideal.
Em 15 de dezembro de 2014 10:39, principe...@gmail.com

Paulo Pires

to nod...@googlegroups.com
Agente podia usar a API do Meetup.com pra gerar uma pagina "admin", ai a gente veria que realmente vai nos meetups e teria como colocar a pessoa em blacklist, ai na portaria do evento a gente faria um self-checkin, sacou?

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
Legal paulo!! Mas acho q o check tinha q ser antes, ja pensou o furao nunca vai e quando vai o cara eh barrado, furao ou nao o cara ta interessado em node, precisamos trazer ela para o lado bom da força!!

Rodrigo Carlstrom

to nod...@googlegroups.com
As vezes as pessoas têm imprevistos que a impeçam de comparecer, o que acarretaria em "sujar o nome" injustamente.
Acho que se cobrar a inscrição e depois doar os alimentos que sobram seriam uma boa ação.

Rodrigo Carlstrom
PMP® - Project Management Professional
ID Number: #1272965

Cel.: (19) 9.8116-8066
Skype: rodrigocarlstrom

Paulo Pires

to nod...@googlegroups.com
Então, a ideia do self-checkin é comparar a lista de quem deu RSVP com a lista de quem ta no evento mesmo, e usar esses dados pra eventos futuros. Nada de barrar ninguém na portaria, tudo com aviso prévio e tal.

principe...@gmail.com

to nod...@googlegroups.com
ainda acho mais discreto estudar as causas da evasao, como citado la emcima...

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
Haa entendi, legal Paulo.

Acho q como eh score n suja a pessoa nao, se ela foi nos meetups e furou em um, ela vai continuar indo, talvez ela deixe de ir quando mais faltar do que ir, outra coisa eh que n precisar ficar com um historico de x anos, pega a presenca da pessoas dos ultimos 6 meses ou um ano..

Paulo Pires

to nod...@googlegroups.com
Rodrigo isso! Esse lance do score é muito top.

Sobre investigar, acho meio tenso. A gente da o prazo até um dia antes do evento pra poder desmarcar. A gente envia na media de 3 emails antes avisando isso. Acho uma falta de compromisso e responsabilidade do caramba.

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
Quem quer abrir uma startup de um novo site de Meetups?!?!?!

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
uhauheu seria uma boa :P
Em 15 de dezembro de 2014 10:55, Rodrigo Matheus

Kaio Cesar

to nod...@googlegroups.com
Rodrigo,
como seria esse startup ? Com esse esquema de score ?

principe...@gmail.com

to nod...@googlegroups.com
@Paulo, desculpe, mas desde que nao tem mais videos dos meetup no youtube eu nao tenho acompanhado, nem recebido emails. So dei estas ideias para ser bem discreto...

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
eu estava brincando, mas seria isto, garantir vagas para quem sempre vai ou cancela com antecedência..

Em 15 de dezembro de 2014 10:56, Kaio Cesar <tecnic...@gmail.com> escreveu:
Rodrigo,
como seria esse startup ? Com esse esquema de score ?

Paulo Pires

to nod...@googlegroups.com, nod...@googlegroups.com
Principe blza :D

Rodrigo Se for uma parada somente pra nodebr, colocamos no nosso repo e quem tiver interesse, toca pau nos code.

Agora se for startup mesmo, faz em NODE.JS! hehe

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
Meu Principe, vc esta certo, pode ter também um esquema de justificativas e tals, e ai o admin abona a falta conforme a justificativa...

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
hauhauhauh!!

principe...@gmail.com

to nod...@googlegroups.com
Por favor, me chamem de Igor, principe borodin foi/é um apelido do passado...

Augusto Pissarra

to nod...@googlegroups.com
Eu voto sempre em Darvin nestes casos.. Seleção natural… Cada um tem suas razões por não comparecer, falar que vai e não ir, etc. Mas acho que muito energia se gasta ao excluir ao invés de valorizar quem vai.

+1 para ideias de valorizar quem vai. Mas gostei de cobrar para ir e no final doar para uma instituição. Seria um ótimo exercício de cidadania.

Augusto Bernardo
(55 11) 98851-6629
www.highdesign.com.br

email_hd

principe...@gmail.com

to nod...@googlegroups.com
Ta ae, quem sabe estes ingressos mais tarde nao sirva para uma sede ou um laboratorio de computacao da comunidade...sei la ... uma ideia

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Verdade, cobrar e doar para alguma instituição ficou bem KISS.

Tiago de Assis Gonçalves

to nod...@googlegroups.com
Pode também assumir que as pessoas tem imprevistos, aumentar o número de vagas e caso todos vão a gente se vira pra alocar todos no espaço.

On Dec 15, 2014, at 11:05, Alan Hoffmeister <alanhof...@gmail.com> wrote:

[...]

<D6E3140F-20BD-431B-B0B2-3C114F6FEF23[4].png>

From: Kaio Cesar <tecnic...@gmail.com>
Date: Monday, December 15, 2014 at 10:56 AM
To: <nod...@googlegroups.com>
Subject: Re: [nodebr] Combater evasão de participantes nos meetups

Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

[...]

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
+1 doação

+1 aumentar vagas

+1 Príncipe = Igor

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Tiago, já fazemos isso. O dinheiro também poderia ser convertido para materiais que precisamos, como microfone e câmera.

Tiago de Assis Gonçalves

to nod...@googlegroups.com
Não vejo problemas para mim em pagar, mas, tem que ver se cobrar não seria um impeditivo para algumas pessoas.

Att.

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Acho que podemos cobrar um valor baixo, na casa dos 10 ~ 20 reais.

Luis Fernando Vendrame

to nod...@googlegroups.com
No FEMUG-SP a regra é bem simples, se inscreveu, não compareceu e não avisou antes, não vai nunca mais.
Quando avisam antes e comunicam inclusive no grupo, existe a possibilidade de outra pessoa interessada ir no lugar.
Acho muita sacanagem também do espertão se inscrever sem saber se da pra ir e na hora não comparecer e outro interessado simplesmente não ter a possibilidade de ir, mesmo havendo a vaga.

No FEMUG-SP isto sempre deu certo, você vê que os inscritos fazem o máximo pra ir, caso eles vejam a possibilidade de um conflito de horários, rapidamente passam a vaga pra outro e todos saem felizes e se por ventura um espertão prejudicou o encontro com sua falta, ele é descartado pra sempre, pois isto mostra que ele não teve comprometimento nenhum com o encontro e com os demais membros.

Em segunda-feira, 15 de dezembro de 2014 10h22min25s UTC-2, Alan Hoffmeister escreveu:
[...]

Alain

to nod...@googlegroups.com

A cobrança pode ter uça pequena folga e divulgar para que pessoas em uma "fase ruim" entrem em contato em pvt para uma bolsa discreta...

Enviado através do AquaMail para Android
http://www.aqua-mail.com

On Mon, Dec 15, 2014 at 10:22 AM, Alan Hoffmeister <alanhof...@gmail.com> wrote:

[...]

Alan Hoffmeister

to nod...@googlegroups.com
Se fosse para cobrar, qual o valor que vocês acham justo?

principe...@gmail.com

to nod...@googlegroups.com
acho que 10 reais esta de bom tamanho, eh um valor baixo mas nem tao baixo assim..

Rodrigo Matheus

to nod...@googlegroups.com
+1

Régis Soares

to nod...@googlegroups.com
Eu ia sugerir cobrar para ir e no final comprar a cerveja... :)

Régis Soares

to nod...@googlegroups.com
+1

Eduardo Cucharro