Boleto BB, nosso numero 17 posições e convenio de 7 dígitos com zero à esquerda.

Wendell

to JRimum Community
Olá,

Estou usando a versão do arquivo:
JRimum-Bopepo-SNAPSHOT-20110209-bin.jar

Estou com problemas para gera um boleto do Banco do Brasil, com nosso
número de 17 posições e convênio de 7 dígitos.
O código do convênio é: 0006664-8.

Se eu fizer:

contaBancaria.setNumeroDaConta(new NumeroDaConta(6664, "8"));

Ele considera que o convênio não é de 7 dígitos e monta o boleto no
padrão errado. Provavelmente no padrão do convênio de 6 dígitos.

Se eu colocar:

contaBancaria.setNumeroDaConta(new
NumeroDaConta(0006664, "8"));

A saída dá errada, uma vez que usando o zero a esquerda o Java entende
que este é um número octal.
Na minha opinião, se o primeiro argumento do construtor da classe
NumeroDaConta fosse uma String, esse problema estaria resolvido...

Gostaria que alguém me ajudasse. Obrigado.

Gilmar P.S.L.

to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Wendell,

Acho que o problema é que você está passando um número que é o "número da conta" (6664-8) e não o do convênio.

Pois se esse número for  de convênio, ele é de 4  ou 6 posições (dependendo do dígito verificador). Então para o seu caso, se você precisa gerar um boleto com convênio de 7 posições, então a numeração deve ser acima de 1.000.000 (um milhão).

Veja o exemplo em:

http://www.jrimum.org/bopepo/wiki/Componente/Documentacao/Tutoriais/Bancos/BB/NossoNumero17Convenio7

Portanto, acredito que basta você usar o número de convênio mesmo. Ele é o número que compõe as 7 primeiras posições do nosso número:

CCCCCCCNNNNNNNNNN convênios com numeração acima de 1.000.000, onde:
"C" - é o número do convênio fornecido pelo Banco (número fixo e não pode ser alterado)
"N" - é um seqüencial atribuído pelo cliente

Qualquer dúvida é só falar.

Atenciosamente
Gilmar P.S.L.
@gilmatryx

2011/4/12 Wendell <wensi...@gmail.com>

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "JRimum Community" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para jrimum-c...@googlegroups.com.

Wendell

to JRimum Community
Olá Gilmar,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!
De fato, eu confundi número de convênio com número da conta...
Provavelmente porque no exemplo temos:

/*
* Conta/Convênio de 7 posições ou seja, acima de
1.000.000
*/
contaBancaria.setNumeroDaConta(new
NumeroDaConta(1234567));

Esse new NumeroDaConta(1234567) usado para setar o numero do convenio
dá a entender que conta e convênio seria a mesma coisa.

Agora vou alterar o layout do boleto para colocar o numero da conta no
campo "Agência / Código do Cedente".

Obrigado pela ajuda e parabéns pelo projeto!

Gilmar P.S.L.

to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Wendell,

É  confuso mesmo, mas vamos melhorar isso.

Agora para colocar os dados para aparecer na impressão não precisa alterar o layout.
Na verdade, basta você fazer a sobrescrita de campos.

Veja como em:

http://www.jrimum.org/bopepo/wiki/Componente/Documentacao/Tutoriais/SobrecritaDeCampos

Atenciosamente
Gilmar P.S.L.
@gilmatryx

2011/4/13 Wendell <wensi...@gmail.com>

iuri guedes emer

to JRimum Community
Wendell, tambem tive o msm problema, resolvi assim

boleto.addTextosExtras("txtRsAgenciaCodigoCedente", "" + NumeroAgencia
+ "-" + DigitoAgencia + " / " + NumeroConta + "-" + DigitoConta);
boleto.addTextosExtras("txtFcAgenciaCodigoCedente", "" + NumeroAgencia
+ "-" + DigitoAgencia + " / " + NumeroConta + "-" + DigitoConta);

[]'s

Wendell

to JRimum Community
Olá,

Realmente esse método boleto.addTextosExtras é muito útil!
Valeu mesmo, Gilmar e Iuri.
A documentação é muito boa mesmo!

Agora, se o nome do cedente não cabe no campo, eu realmente tenho que
alterar o layout?
Eu pensava que automaticamente ele quebrava a linha... ou pelo menos
que o '\n' quebrasse a linha pra mim..

Valdinei Troli

to jrimum-c...@googlegroups.com, Wendell
A quebra da linha é conforme a configuração do Field no template, você pode editar o modelo e setar o Field para múltiplas linhas.

ok

--

Valdinei Cleyton Troli
Analista de Sistemas