Um dia para colaborar com software livre

Alexandre Souza

to Garoa
Olá,

O Michael, Gabriel e eu começamos uma conversa sobre incentivar não apenas o uso, mas também contribuições do/com software livre.

A ideia é simples: um sábado para contribuir com software livre e ter apoio de um grupo. Não definimos projetos; você vem, apresenta um projeto de interesse ou se envolve em um projeto com outras pessoas (e.g. dados abertos)

Nós nos beneficiamos de diversas iniciativas de software livre e , em muitos casos, software livre se transforma em software gratuito, ou seja, não pagamos de forma alguma  - nem dinheiro e...nem nada.

​ Software livre é uma ideia tão legal que você pode colaborar mesmo sem saber programar. Testes, documentações, traduções, suporte, experiencia de usuário, reportar erros/falhas e etc.

O Garoa entra nessa história toda como um ótimo espaço para entusiastas, curiosos, evangelista e/ou seja lá qual for os outros nomes. Temos espaço, conexão com a internet, biblioteca...podemos até providenciar uma máquina ou outra caso alguém queira colaborar, mas não tenha um laptop.

O espaço ficaria aberto o sábado inteiro (teoricamente, já fazemos isso há algumas semanas) e nós nos organizaríamos para dar o suporte necessário para que a atividade funcione para todos.

Eu gostaria de saber quem está interessado em algo assim. Enfim, vamos tentar discutir o assunto, compartilhar e retribuir alguma coisa?

Vale ressaltar que a ideia é colaborar com software livre, então se alguém já participa de alguma iniciativa, essa pessoa pode aproveitar o momento para somar mais alguns contribuidores.

[ ]'s

Twitter: @_AleSou || GitHub: alexandre || Reddit: ubbersith
--
[...]o sentido disso tudo é que não há sentido em tentar enlouquecer
para impedir-se de ficar louco...guarde sua sanidade para mais

Felipe Sanches

to Garoa HC
YEAH ! Eu topo com certeza !

Juca
> --
> -... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
> Regras da Lista: http://garoa.net.br/wiki/Lista:LeiaAntesDeClicarNoSend
> Para mais informações sobre o Garoa Hacker Clube acesse http://garoa.net.br
> Maiores opções sobre o Google Groups, visite:
> http://groups.google.com/group/hackerspacesp
> .--. .- .-. .- -- .- .. ... .. -. ..-. --- .-. -- .- . ... .- -.-. . ... ...
> . --- .-- .. -.- ..
> Epoch 0 <=> Fundação: 1298244863 s ~ 2.408064*10^52 tP (tempos de Planck)

Fabio Hirano

to hackerspacesp
Tô Dentro =)

--

Fábio Hirano
fabiohirano <arroba> gmail <ponto> com

"The Guide is definitive. Reality is frequently inaccurate"
(Douglas Adams)

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
[...]

Se rolar nesse sábado eu vou lá e falo um pouco sobre o Lwan[1], um servidor HTTP de alto desempenho (e Software Livre) que tô escrevendo há uns 3 anos. É um dos servidores HTTP mais rápidos da atualidade, sendo inclusive citados em trabalhos acadêmicos e usados em vários benchmarks.

--
 Leandro

Sergio Augusto Vladisauskis

to Garoa Hacker Clube
Opa, interessante isso.

--
Sergio Augusto Vladisauskis
-> Fone: +55 (11) 4221-8163

Rodrigo Rodrigues da Silva

to hacker...@googlegroups.com
On 08-09-2015 20:10, Alexandre Souza wrote:
> [...]
> apoio de um grupo. Não definimos projetos; você vem, apresenta um
> projeto de interesse ou se envolve em um projeto com outras pessoas

Legal! Há alguns anos eu e o Juca fizemos nas madrugadas da Campus Party
uma atividade com mais ou menos esse formato, se chamava "tutoria em
desenvolvimento de software livre".

Clodonil Trigo

to hacker...@googlegroups.com
To dentro. Tem proposta de data?

Clodonil H. Trigo

Bruno Koo

to Garoa Hacker Clube
Parabens pela iniciativa, e se conseguir dados(abertos?) uteis para sociedade + software live ficaria um show!

Alexandre Souza

to Garoa
Olá,

Já podemos começar no próximo sábado. Eu estou colaborando em um projeto[0] envolvendo dados abertos...posso comentar um pouco sobre ele. De qualquer forma, eu já vou para o Garoa no próximo sábado, então é só chegar. =]

Bom, se alguém precisar de algum tipo de ajuda ou tiver alguma duvida: não cancele a sua participação na atividade; dá um grito aqui e/ou aparece no Garoa e a gente tenta resolver.

É uma ideia tão "chegar e fazer" que eu continuo na duvida sobre algo que precise ser discutido aqui...

@Leandro,
O projeto parece interessante, se você quiser, eu gostaria de ouvir um pouco sobre ele no sábado. (deve ter bastante história em 3 anos de dev.)

[ ]'s

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
[...]
.--. .- .-. .- -- .- .. ... .. -. ..-. --- .-. -- .- . ... .- -.-. . ... ... . --- .-- .. -.- ..
Epoch 0 <=> Fundação: 1298244863 s ~ 2.408064*10^52 tP (tempos de Planck)

Wilton Alves

to Garoa Hacker Clube
Excelente!!! I'm in!!!

Grande ideia. Eu adoraria participar da iniciativa. Eu fiz técnico em informática com ênfase em programação mas to sem programar faz um tempo ja... De repente eu poderia contribuir com outras coisas como documentação, tradução, etc. E quem sabe codar umas linhas rsrsrs

Que horas vai rolar?

Alexandre Souza

to Garoa
Wilton,

Esse sábado, eu estarei lá a partir das 10:30.

[ ]'s

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
[...]

Wilton Alves

to hacker...@googlegroups.com
Am ou pm?

to hacker...@googlegroups.com
Rsrsrsrs...
Eu fiquei na dúvida pq estarei trabalhando a essa hora... Saio as 17, então tinha esperança de que pudesse ser de noite...

to hacker...@googlegroups.com
Vou tentar aparecer sim!!!

to Garoa
Vai ser a Virada Codigo Livre?

Alexandre Souza

to Garoa
Michael,

Esse nome é interessante. Eu faria apenas um pequeno ajuste para "Virada do Software Livre".

Porque...
0 - Software livre é um nome mais comum (em relação a "código livre") e as pessoas conseguem entender melhor (IMO).
1 - Virada do Software Livre parece uma versão curta para "A Virada do Software Livre contra o sistema proprietário, opressor, ladrão de tempo/liberdade/<valor XYZ>". </troll>

Valeu, Michael. =]

Enfim, é só chegar...

[ ]'s

michael howard

to Garoa
sabado de manha entao?

Alexandre Souza

to Garoa
Sábado a partir da manhã (10:30). =]

Obs.: Na verdade, eu vou para o Garoa hoje (+- 21:00~21:30) e vou ficar por lá...10:30 me parece um bom horário, sem erros.

[ ]'s

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Boa tarde, até que horas vão estar aí para o este o software livre?
Eu estou aqui na Santa Ifigênia pois vim buscar uns mosfets para meu note e estou pensando em passar aí com uma amiga para conhecermos e ajudar de alguma forma!

Em sexta-feira, 11 de setembro de 2015 20:23:46 UTC-3, Alexandre Souza escreveu:
> [...]
>

> Em 11 de setembro de 2015 14:14, Ronaldo Cesar Paggi <ronald...@gmail.com> escreveu:
>
> Achei muito legal a iniciativa, vou tentar ir!

Alexandre Souza

to Garoa
Keity,

Eu vou ficar o dia todo. =]

TMI: Tenho uma leve suspeita que o meu notebook morreu, mas estou usando um do Garoa.

[ ]'s

michael howard

to Garoa

Valeu Ale, foi bem legal hoje

Cecilia Tanaka

to hacker...@googlegroups.com

Não sei o que o Ale toma, mas também quero!!!  Gabrielzito deve estar por aí também!!!  :D

Uhuuu, Garoa aberto em outra Virada Hacker de fim de semana!!!  :D

O Oda tem razão:  - Estou uma velha cansada, hahaha!!!  ;D

Beijos enormes!!!  :*  :*  :*

Cecile<3

PS1:  -  A assinatura diferente foi pra fazer o Oda rir, hahaha!!!  ;D

PS2:  -  Amo muito todos vocês e morro de orgulho!!!  Se não estivesse lindamente gripada, iria praí agora!  Sempre aprendo algo novo e dou umas risadas!!!  <3

Gabriel Almeida

to Garoa Hacker Clube
Hoje eu não fui.

michael howard

to Garoa

Acho que foi um sucesso.

podemos convidar para contribuir com software livre, e cerveja artesanal se for fazer tambem

Alexandre Souza

to Garoa
Eu também gostei, Michael. =]

Eu acho que a ideia inicial funcionou bem(conhecer um pouco o interesse do pessoal).

Se eu fosse pensar em um "show notes", seria algo como:

* Fazer uma oficina/atividade de introdução ao Git e GitHub no próximo sábado (esse é dos suporte que podemos trocar);

* Software livre + Dados abertos. Nós conversamos um pouco sobre o projeto Cuidando do Meu Bairro[0] e sobre outras possibilidades envolvendo dados abertos. O
 Bruno apresentou uma ideia bem interessante, BTW.

* Ferramenta[1] da Mozilla para ajudar as pessoas a escolherem uma area de colaboração.

* Aprender mais sobre GNU/Linux e Python como ferramentas para colaborar com software livre.

Eu cheguei a comentar sobre o projeto Pingo, mas não demonstrei...falha minha.

Seria interessante outras pessoas apresentarem os projetos (e ideias) que estão envolvidos no próximo sábado também. Ou então compartilhar aqui na lista (nessa ou em outra thread, o que você achar melhor).

Obs.: Eu tenho o interesse em vir todos os sábados ao Garoa, mas isso não é regra. Apareça o sábado que puder de acordo com as suas condições (e.g. mora longe). No final das contas, nós podemos contribuir de (quase) qualquer lugar. (é claro que no Garoa é mais divertido, mas isso eu não preciso dizer né?)

[ ]'s

Cecilia Tanaka

to hacker...@googlegroups.com

Ale, se quiser aproveitar o embalo para divulgar mais ações pró-SL, teremos casa cheia no próximo sábado, com o retorno do "Eletrônica com carinho - v. 2.0", eeee!!!  :D

Por causa da idade avançada  (hahaha!!!)  e da gripe mega-super-hiper-chata, estou nesta fase -  http://youtu.be/wVQeNqFKxyc  - mas certamente aparecerei!  <3

E é o aniversário do Gabrielzito, eeee!!!  Se ele confirmar presença, levo bolo!!!  :D  :D  :D

Beijos felizes e orgulhosos!!!   :*  :*  :*

Ceci

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Ale, adorei o encontro de ontem e se eu puder irei no próximo sábado.
Obrigado pela dica do scratch e já iniciarei esta semana com meus sobrinhos e vou te informando o andamento.
Adorei entender como se faz a cerveja, estou gostando muito do garoa e vamos que vamos.

Abraços
Ma

Alexandre Souza

to Garoa
Vamos dividir e espalhar essa ideia:

Scratch -> Se O Fabio ou a Yumi estiverem no Garoa, você achou a(s) pessoa(s) certa(s). Eles tem iniciativas legais e experiência com/sobre Scratch.

Cerveja -> Quase todos os sábados dá para aprender algo (e participar do processo também) sobre cerveja e/ou brassagem . Como eu comentei no dia, o Alex (a.k.a o outro Alexandre) é o mestre cervejeiro e biólogo.

A ideia também envolve o Michael, que foi quem ficou conversando sobre Linux conosco no final e é uma pessoa muito mais engajado do que eu.

...isso pensando apenas em um sábado...tem muito mais coisas, pessoas, ideias, piadas, conversas, histórias...enfim, é o Garoa. =]

[ ]'s

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
[...]

Danielle Barbosa

to Garoa Hacker Clube
Adorei estar no garoa neste sábado e saber sobre o projeto de SL.
Já estou estudando Python, Alexandre..kkkk

Abs!

Ronaldo Cesar Paggi

to hacker...@googlegroups.com
Bom dia pessoal, ficou definido qual software vocês vão contribuir ou será algo mais esporádico e decidido na hora?

Alexandre Souza

to Garoa
Ronaldo,

Da minha parte, eu acho interessante as pessoas terem a liberdade de contribuir com o que quiserem e não necessariamente todos com o projeto. Eu estou com um problema com o meu notebook, mas tem alguns projetos como o Cuidando[0], Quokka CMS[1], Pingo[2]...

Existem outros projetos que eu tenho interesse, mas envolvem C então eu preciso organizar as coisas para estudar um pouco de C e conseguir acompanhar o código.

[ ]'s

Ronaldo Cesar Paggi

to hacker...@googlegroups.com
Alexandre,

Minha idéia é constribuir com algum projeto, com meus conhecimentos em programação, pois terminei a faculdade a pouco tempo e gostaria de preencher meu tempo ocioso. Vou dar uma olhada nos projetos que você me aprensentou e vou ver se consigo ir no Garoa em um sábado que vocês se reunirem para conversar sobre software livre para bater um papo com todos.

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
[...]

Alexandre Souza

to Garoa
Ronaldo.

Legal; qualquer coisa, dá um grito.

Se acharem interessante, eu posso conversar com o Bruno Rocha - criador do projeto QuokkaCMS, e pedir para ele apresentar o projeto no Garoa. Eu tenho uma tarefa em aberto nesse projeto: suporte para Python 3( 3.4+). Eu posso comentar o que eu fiz até agora, o que precisa ser feito e ajudar com suporte.
O QuokkaCMS é um projeto usando Flask, MongoDB e outras tecnologias relacionadas...a comunidade dele é bem legal também (e.g. o Nilton gravou até mesmo um passo a passo para fazer deploy, um outro colaborador que eu não lembro o nome agora (não é brasileiro) começou a documentar o processo de instalação e etc usando Windows).

[ ]'s
[...]

Alexandre Souza

to Garoa
Olá,

O projeto QuokkaCMS está precisando de colaborações no frontend:

"""
I am looking for contributors to replace quokkaproject.org website/landing page design. Any front-end developer to join us? #quokkacms
""" (https://twitter.com/rochacbruno/status/644555232366751745)

O que eu espero fazer no proximo sabado:

* Introdução sobre git/github (o momento que você lembra daquela conta que você criou em 2009 e nunca usou);
* Alguém já usou a API do Internet Archive com Python? Se quiser aprender como funciona, nós podemos explorar (eu explico um caso de uso para ela).

Se alguém tiver mais alguma ideia, dá um grito aqui.

[ ]'s

Twitter: @0x41e || GitHub: alexandre || Reddit: ubbersith
--
[...]o sentido disso tudo é que não há sentido em tentar enlouquecer
para impedir-se de ficar louco...guarde sua sanidade para mais
tarde[...] - Douglas Adams

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Alexandre, gostei sobre a colaboração...
Sábado eu e a Danielle iremos para aprender sobre github e se puder falar mais sobre a ferramenta, o projeto a fundo estarei a disposição, só me confirme a partir de que horas é um melhor (menos logo cedo Kkk).
Aproveitarei e falarei da minha idéia é como poderíamos trabalhar com o desenvolvimento do projeto Fpipi.

Abraços
Ma

Alexandre Souza

to Garoa
Keity,

Eu devo chegar às 11:00 e sair às 22:30 (um bom horário para pegar o metrô).

O que seria esse projeto Fpipi? ^~

[ ]'s

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
[...]

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Esse é o projeto que iniciei para trabalhar com a comunidade da minha cidade, aquele que te falei para trabalhar com crianças que possuem uma certa dificuldade em aprender português e matemática na escola.
Levarei no pen drive para te mostrar, pois estou sem note kkk preciso trocar um CI da placa mãe!
Vou aproveitar e levar o livro de Unix.

JØAØ Borges

to hacker...@googlegroups.com
Nossa quando vai ser esse evento ai??

2+2=5

[...]

Danielle Barbosa

to Garoa Hacker Clube
Alexandre hoje ta complicado ir no garoa, sábado estou ai para ver sobre o github e o software livre.
Abs.

Alexandre Souza

to Garoa
Olá,

Atrasei um pouco para chegar, mas o Garoa está aberto.

@Danielle,

Sem problemas, apareça quando puder. =]

[ ]'s

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Alexandre, preciso falar contigo.
Não consegui te enviar e-mail...
Abraços
Ma

Alexandre Souza

to Garoa Hacker Clube
Tenta algum (ou os dois) desses: alexa...@fastmail.com || aesou...@gmail.com

[ ]'s

Alexandre Souza

to Garoa Hacker Clube
O canal #garoa no freenode é uma boa também.

[ ]'s

michael howard

to Garoa

Podemos fazer na praça este sábado

Em 23/09/2015 11:56 AM, "Alexandre Souza" <aesou...@gmail.com> escreveu:
O canal #garoa no freenode é uma boa também.

[ ]'s

Alexandre Souza

to Garoa
É uma boa ideia, Michael.

[ ]'s

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Alexandre, vc estará no garoa hoje?

Cecilia Tanaka

to hacker...@googlegroups.com

On Oct 3, 2015 9:42 AM, "Keity Ferreira" <keity.f...@gmail.com> wrote:

> Alexandre, vc estará no garoa hoje?

Alexandre não somente estará no Garoa

Alexandre, vc estará no garoa hoje?

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Ok, obrigada... Mais tarde vou dar uma passada por aí assim que terminar minha reunião!

Cecilia Tanaka

to hacker...@googlegroups.com

Desculpa, Keity!  Meu e-mail foi totalmente incompleto, que horror!  :-o

Comentei que o Ale não somente estaria no Garoa como iria estudar, programar e até tentar cozinhar, rs!

E avisei que estava te adiantando isso, porque o note dele anda mais pifadinho que o meu, tadinho!  :(

Perdão pela mensagem parcial!  :P

On Oct 3, 2015 11:27 AM, "Keity Ferreira" <keity.f...@gmail.com> wrote:
Ok, obrigada... Mais tarde vou dar uma passada por aí assim que terminar minha reunião!

Keity Ferreira

to Garoa Hacker Clube
Ok, sem problemas kkkk

Eu irei chegar aí umas 16:30 e levarei uma amiga... A Dani vai e se der avisa a ele se tem como vermos a aula de git...

Até mais

Cecilia Tanaka

to hacker...@googlegroups.com

Opa, git me interessa!  Nhom!  *o*