Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal

0 views
Skip to first unread message

Ana Isabel B. B. Paraguay

unread,
May 12, 2019, 3:41:55 PM5/12/19
to OFFICIO e Ambiente - Inovar
Considerando os mandatos da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde – OPAS/OMS e, em especial, sua Estratégia de Saúde Universal, a OPAS/OMS no Brasil entende que a Atenção Primária à Saúde deve ser tratada como prioridade para sua agenda de cooperação com o Brasil. As mais robustas evidências apontam que um sistema de saúde orientado pela APS é mais equânime e custo-efetivo. Portanto, fortalecer a APS deve ser parte de uma agenda estratégica para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), entendido como sistema baseado no direito de todas e todos à saúde, portanto universal, integral e sem barreiras financeiras ao acesso. Este objetivo está em consonância com a atual gestão do Ministério da Saúde brasileiro, que tem como prioridade a qualificação e ampliação da Atenção Primária, por meio da Estratégia Saúde da Família. 

Portanto, no ano do 25º aniversário da Estratégia Saúde da Família, a OPAS/OMS em parceria com o Ministério da Saúde lança o Prêmio APS Forte para o SUS: Acesso Universal. O objetivo é identificar, dar visibilidade, reconhecer e promover iniciativas locais, municipais ou regionais que tenham como foco a melhoria da APS. Embora sejam muitos os avanços observados na última década, diversos estudos e iniciativas de avaliação da qualidade da atenção proporcionada pelas equipes de Saúde da Família no SUS apontam que o acesso é o atributo da APS que mais precisa ser fortalecido no país. Portanto, a edição 2019 do prêmio terá como tema central o Acesso. Esta iniciativa busca experiências que promovam a melhoria do acesso da população, sempre priorizando e reforçando o papel da APS como porta de entrada prioritária e coordenadora da atenção no sistema de saúde. A iniciativa é financiada pelo Termo de Cooperação nº 98 celebrado entre a OPAS/OMS e Ministério da Saúde.

CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO
• Poderão se inscrever Equipes de Saúde da Família, Coordenações de Atenção Básica regionais ou municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde. 
• Os Relatos de Experiência (com até 1.500 palavras) deverão ser enviados via portal web, contendo, minimamente, a seguinte estrutura: o Título da experiência. o Autores do relato. o Contextualização e justificativa. o Objetivos. o Metodologia e atividades desenvolvidas. o Resultados alcançados. o Considerações finais. 
• Cada proponente poderá submeter um trabalho por Linha. Para cada trabalho deverá ser preenchida uma inscrição no formulário eletrônico.

INSCRIÇÃO 
As experiências podem ser apresentadas, através de inscrições gratuitas a partir do dia 15 de abril de 2019 até o dia 15 de junho de 2019, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico disponível a partir da data da inscrição. 
As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: premioa...@gmail.com

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages