A polémica construção de barragens.

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com

Dada a forte divergência de opiniões causada pelo tema da construção de barragens, prolongamos o debate de aula para o Geodilema, com seguinte mote:

Com a construção de barragens armazena-se água, produz-se energia, regularizam-se os rios mas, perde-se paisagem, biodiversidade, património e qualidade da água. Tudo isto são factos perante os quais se levantam algumas questões:

  • O turismo, altamente propagado pelos defensores das duas posições, resulta melhor com a criação de um enorme lago ou com a preservação do ambiente e património?
  • Com a retenção / armazenamento da água estamos a proteger este bem precioso ou a degradá-lo?
  • O desaparecimento de aldeias seculares é um mal necessário em prol da maioria da população?
  • A destruição de campos agrícolas, paisagem e biodiversidade, não será um entrave ao tão propagado desenvolvimento do interior?
  • O realismo económico e a necessidade de aproveitar os poucos recursos naturais que dispomos justifica a construção de barragens?
Message has been deleted

zelop...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com

  • Na minha opinião o tema da construção das barragens é extremamente polémico, todavia e analisando todos os benefícios e malefícios que a construção destas pode trazer à sociedade, consigo colocar-me numa posição pragmática e futurista e, deste modo, sou completamente a favor da construção das mesmas. É claro que reconheço que as barragens podem ser graves entraves a nível paisagístico mas também na perda do habitat de diversos seres vivos e na preservação do património histórico-cultural, porém, sem dúvida que devemos pensar no futuro e deste modo apostar na construção consciente e ponderada de barragens que serão extremamente úteis ás gerações que advirão produzindo energia eficaz, regularizando bacias hidrográficas e armazenando água. Tal como vimos numa das reportagens que nos foi apresentada na sala de aula, na questão paisagística a barragem pode ser "moldada" de modo a que o impacto visual não seja tão notório, na questão do património histórico devemos pensar que para os monumentos históricos nos serem apresentados como actualmente são, os antepassados também tiveram de apostar em construções e com certeza  tiveram de se desfazer de outras, porque este é o ciclo da vida . Há que apostar no futuro, inovar, criar, e as barragens assumem-se como uma grande alternativa quase que para um "renascer das cinzas"!
Message has been deleted

Geopalavras

to geod...@googlegroups.com, zelop...@gmail.com

Antes de mais, deixa-me fazer-te um elogio pela participação pioneira José. Conserva essa tua característica de "andar para a frente e não esperar pelos outros para dar o primeiro passo". No fundo, chama-se a isso carácter!

Quanto à tua opinião, adorei o "ciclo da vida". Na verdade, todas as gerações têm o direito de deixar a sua marca; e entenda-se uma geração quando um determinado grupo etário consegue ocupar cargos de poder e de decisão. É talvez a minha geração, a geração da maior parte dos teus professores, mas na qual eu não me revejo.

Há de facto muitas vantagens nas "barragens", podem até mesmo ser bem integradas na paisagem! Mas matam, matam aquilo a podemos chamar de rios. Depois? Depois sobra uma coisa domesticada José, e dói-me a alma só de pensar que nunca mais os poderemos ver "à solta" novamente. É um processo irreversível. Por último, creio que o tal "renascer das cinzas" podia sim sair do potencial turístico de um rio "selvagem", algo raro no país e mesmo na Europa.

Message has been deleted

zelop...@gmail.com

to geod...@googlegroups.com, zelop...@gmail.com
Para começar , queria dar-lhe o meu sincero muito obrigado pelo elogio, é de facto sempre muito bom ouvir dessas coisas, motivam-nos a continuar-mos a ser aquilo que somos, sempre fomos e queremos continuar a ser.
Quanto à construção de barragens, tema bastante controverso e polémico , é claro que eu reconheço que de facto estas, podem acabar com muitas vidas e como é lógico, isso entristece-me, todavia a minha opinião, tal como já manifestei, é que devemos ser práticos e lá está o tal ciclo da vida, devemos apostar na inovação visto que as barragens serão extremamente úteis para as gerações que advirão , através da produção de uma energia limpa e eficaz. Talvez até a construção de barragens, que para além de serem práticas no armazenamento de águas e na produção de energias, pudesse ser uma forte contribuição para o turismo, porque vejamos, devia ser  bem divertido umas férias em aldeias tradicionais junto de uma barragem , onde a albufeira fosse muito divertida, com bares e animações tradicionais da zona, em consequência, a barragem contribuía para o turismo, mas também para o comércio tradicional, visto que os turistas teriam que comprar produtos nas lojas tradicionais que tivessem por perto!
This conversation is locked
You cannot reply and perform actions on locked conversations.