Filosofia de Design versus arquitetura

Priscila Mayumi Sato

to dotnetar...@googlegroups.com
Fala comunidade, tudo bem, beleza?

Eu troquei algumas palavras com o Eduardo Pires sobre uma afirmação dele onde ele dizia que Design Pattern é a mesma coisa que Architecture Pattern. Acontece que eu discordo.

Há um ano eu conversei com o Vitor Cavalcante sobre como muita gente na comunidade acredita que design é a mesma coisa que arquitetura e como poderiam estar errados. Acredito que design seria algo mais relacionado a construção de classes e suas interações e arquitetura algo mais relacionado a estrutura geral. Tanto que existem padrões de arquitetura, e não só de design.

Eu sempre respondo quando me perguntam a diferença que design é algo fácil de mudar e arquitetura algo complexo demais. Me baseio para isso em materiais que li e palestras que assisti de programadores java, algo que o Eduardo Pires me condena porque segundo ele o pessoal pensa de forma diferente, mas eu acredito que conceitos como esses são gerais, independente de linguagem/plataforma, o que cai naquela conversa de "então porque tem trilhas separadas no TDC?".

Mas voltando a minha pergunta: o que vocês acham? Vocês concordam que arquitetura e design são coisas diferentes? Mesmo que a minha definição seja muito simplista, eu escrevi agora de cabeça, mas mesmo assim, vocês acham que estou totalmente errada?

O Eduardo não discutiu muito comigo pois disse que são diferentes filosofias. Vocês acham que são mesmo? E que melhor nem discutir?

ttt

to dotnetar...@googlegroups.com
Acredito que compartilhamos a mesma opinião, penso na arquitetura como uma visão mais macro do problema, envovelndo as questões relacionadas de como as câmadas irão se interagir, tecnologias envolvidas, etc, e é responsável por prover uma solução para o problema como um todo, não necessariamente envolvendo codificação, as vezes apenas utilização de ferramentas existentes e integração (com possível codificação).

O design pra mim é algo mais específico, sendo relacionado com as classes e ao código, ou seja, codificação.

--
Você recebeu esta mensagem porque faz parte do grupo .Net Architects hospedado no Google Groups.
Para postar envie uma mensagem para dotnetar...@googlegroups.com

Alexandre Santos Costa

to dotnetar...@googlegroups.com
Priscila,

Concordo contigo.
Apesar dos dois terem similaridades, principalmente a sua função de dar soluções para problemas recorrentes, eles não podem necessariamente se dizer a mesma coisa.

Como ja foi falado em diversas palestras, inclusive no Programando com Classe em que eu, o Margarito e o Gabriel falamos, não necessariamente um bom Arquiteto tem de ser um bom implementador e saber o GOF de cabeça, já que no dia-a-dia dele ele trabalhar com preocupações em um nível muito mais alto de abstração.

Um arquiteto ta preocupado como dois sistemas irão se falar, se será por mensageira, se será por consultas síncronas, etc. A caixa de ferramenta deles é baseada em padrões empresarias, padrões estrtuturais como MVC e REST, essas coisas.

Já o desenvolvedor tem nos patterns as ferramentas necessárias para resolver problemas corriqueiros como o de gestão de uma maquina de estados, ou do armazenamento de recursos, coisas que ele identificar durante a fase de desigm, ou seja, a construção das classes.

Conhecer os dois é extremamente importante para ser um profissional mais polivalente, mas acredito que no primeiro caso, o conhecimento profundo dos design patterns ou pelo melhor dizendo como sÃo implementados não faz muita diferença, principalmente porque o arquiteto desenha coisas que não necessariamente tem como definição uma tecnologia ou outra.

Abraços

Henrique Cesar

to dotnetar...@googlegroups.com
Dentro de uma arquitetura eu posso utilizar diversos design patterns para resolver problemas distintos.

Citando a Wikipedia:
"Architectural patterns are similar to software design patterns but have a broader scope"

Nos exemplos do artigo citado vemos que que os padrões de arquitetura (architectural patterns) são de espectro mais amplo.

Nem soa coerente dizer:
"Esse sistema foi desenvolvido usando Visitor Pattern".

Mas é perfeitamente plausível algo como:
"A tradução de Expression para T-SQL, no EF, foi implementada com Visitor Pattern"

No primeiro caso um design pattern não é capaz de descrever bem a arquitetura de um sistema completo, enquanto no segundo caso fica claro como foi desenvolvido um componente de um sistema maior (Entity Framework).

E por falar em Entity Framework, ele é um ótimo exemplo de um "sistema' (framework, pra ser mais preciso) que utiliza diversos design patterns:
- A conexão é criada usando Factories (ref)
- Para conexão com Azure utilizaram Strategy pra tratar do retry, pois o Azure "as vezes" não conecta e ninguém sabe o porquê (refref)
- Como mencionado, a geração de código SQL é feita com base no Visitor ref
- Outros possíveis patterns: BuilderAdapter

Acredito que isso vale tanto para .NET quanto para Java.
O TDC apresenta trilhas distintas pois envolve aspectos mais aplicados/práticos da questão, ou seja, arquitetura voltada para o mundo .NET ou arquitetura voltada para o mundo Java.
Uma trilha completamente "agnóstica" quanto a tecnologia teria que ser estritamente teórica.

Isso é o que eu penso.

Abraços,

Felipe Oriani

to dotnetar...@googlegroups.com
Olá pessoal, sou sempre read-only aqui mas vou deixar alguns cents.

Vejo o termo "design" como uma estratégia de implementação, paradigmas, design patterns, escrita de código, etc. "Arquitetura" vejo como algo mais estrutural dentro do projeto de software que visam responder perguntas como: Qual a organização do projeto? N-Camadas? Qual a responsabilidade de cada camada? Como cada camada se comunicam com a outra? etc. Sendo assim, vejo o "design" como algo que complementa a "arquitetura", dado que através de tais práticas (designs) irão colaborar com a arquitetura.

Me corrijam se eu estiver errado, por favor!

[]s

--
[...]

______________________________________
Felipe B Oriani

Ricardo Noronha

to dotnetar...@googlegroups.com
Pessoal também vou expor meu ponto de vista, e espero que me corrijam se eu estiver errado.

Pela minha experiência vejo quem em teoria, ou seja, conceitos, ambos são coisas diferentes, onde a arquitetura visa um planejamento geral da solução, como os componentes se encaixam, e no design a construção e melhor implementação do código.

Porém se observarmos bem, na prática os dois trabalhos sempre são executados juntos, pois sempre que alteramos ou evoluímos um arquitetura isso implica indiretamente em rever e ajustar o design para aquela nova forma de pensar e pelo outro lado muitas vezes para melhorar o design da solução precisamos rever a arquitetura da mesma para podermos incluir novos componentes, as vezes camadas ou novas tecnologias.

Outra coisa que penso ser um sintoma disto, é que quando estamos mudando um dos lados, sempre estamos atentos as diretrizes do outro.

Daniel Moreira Yokoyama

to dotnetar...@googlegroups.com
Lendo por cima (foi mal galera) eu recomendo a série de livros Pattern Oriented Software Architecture.

Lá existe uma explicação detalhada de como ele define Desing Patterns, de Architectural Patterns além de Idioms (que são patterns específicos do uso de uma linguagem).

Recomendo a leitura.

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko

Stay Sharp!

Edmilson

to dotnetar...@googlegroups.com
Oi Priscila, não sei de qual "filosofia diferente" o Eduardo Pires falou, mas uma coisa é certa:

Design Pattern é uma coisa.
Architecture Pattern é outra coisa.

Sua colocação foi simples e esta correta.

[]´s

Edmilson

Acaz Souza Pereira

to dotnetar...@googlegroups.com
Design é muito abrangente e dependendo do contexto, um contexto arquitetural por exemplo, eu costumo me referenciar a arquitetura como um design. Mas existe sim a diferença entre design de componentes de uma arquitetura que forma o design de uma arquitetura.

Eduardo Pires

to dotnetar...@googlegroups.com
Priscila,

Que atitude condenável a sua! Como você pode usar meu nome para fazer essas afirmações?

Primeiro, se está com dúvida pergunte e proponha o debate, não use nomes, eu não afirmei nada do que você falou, eu não te condenei por nenhuma opinião sua. Onde nesse mundo tivemos esse assunto e eu lhe condenei por pensar assim e onde eu fiz essas afirmações?

Não sei o que se passa contigo, mas para esclarecer, você veio me questionar por que eu chamei MVC de Padrão Arquitetural, eu perguntei se você discordava e você me disse que MVC é design pattern. Essa é uma questão muito discutida na internet, tem gente que diz X e tem gente que diz Y, veja os links:

Eu gosto de chamar MVC de um design arquitetural de separação de responsabilidades. Ponto.

Na próxima vez que tiver dúvidas, faça suas pesquisas e evite de fazer falsas afirmações no nome de outras pessoas, isso não é ético, é sinal de imaturidade.

Eduardo Pires.

Daniel Moreira Yokoyama

to dotnetar...@googlegroups.com
MVC é arquitetural. Existe um aspecto de design que é mais por influência dos frameworks do que pelo pattern em si, e isso faz com que muita gente confunda... mas é um pattern arquitetural.

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko

Stay Sharp!

Eduardo Pires

to dotnetar...@googlegroups.com
Então estamos de acordo Daniel, pois segundo a Priscila MVC é design pattern, eu digo que é architectural pattern.

Agora sobre a atitude dela, só tenho a lamentar.

Priscila Mayumi Sato

to Grupo DotNetArchitects

eu acho lamentável você desmentir o que disse. Só porque algumas pessoas duscordaram você prefere dizer que não disse nada e dar de João sem Braço.

Você disse que design pattern era a mesma coisa que padrão de arquitetura, mas como não quis discutir o assunto alegando que era problema de filosofia eu vim perguntar a outras pessoas, ue, se você não pode discutir e ainda nem mantém o que diz alguém no mundo deve poder.

Pode me chamar de imatura por perguntar opinião de outras pessoas, mas pelo menos eu não falo, volto atrás,  desminto, o que é problemas de falsidade.

Eduardo Pires

to dotnetar...@googlegroups.com
Olha Priscila não tem como desmentir o que não foi dito.

Não vou entrar nesse debate contigo até pq está bem claro que suas intenções não são boas. Afinal ninguém usaria o nome de outra pessoa para tirar uma simples dúvida.

Dado seu histórico de problemas similares com outros membros da comunidade vou ficar por aqui ok, só sugiro que pare de envolver as pessoas em suas afirmações/dúvidas.

Eduardo Pires

to dotnetar...@googlegroups.com
Perdi até a vontade de comentar.
Parabéns pela sua atitude sensata Eduardo Pires.

Mário Meyrelles

to dotnetar...@googlegroups.com
Realmente, é mancada citar o nome de alguém publicamente usando apenas a fraca evidência de uma conversa informal...

Denis Ferrari

to dotnetar...@googlegroups.com
Vamos ver se posso trazer alguns insights aqui...

Se compararmos um Sistema a um Restaurante, a Arquitetura diria como ele funciona em aspectos gerais. Já o design diria como as receitas são feitas na cozinha.

É importante entender que design é um termo genérico, não exclusivo da nossa área. Sempre que você está criando uma classe e definindo como ela funciona, está tomando uma decisão de design. Em sistemas, isso é feito quando estamos construindo features no projeto (nossas "receitas"). Se você realmente programa orientado a objetos, estará constantemente tomando Decisões de Design.

​Decisões arquiteturais são mais amplas e tendem a definir o padrão de desenvolvimento das features. Sempre que você estiver definindo qual tecnologia usar e como ela será usada no projeto, separando macro responsabilidades (camadas)​ e definindo padrões do projeto, você estará tomando Decisões de Arquitetura. Essas decisões tendem a ser mais caras de mudar, pois geralmente afetam todas as features construídas.

Ainda assim, é importante entender que sempre que você está solucionando problemas com código e criando tipos, está tomando decisões de design, mesmo que não esteja em um sistema tradicional. O nHibernate, por exemplo, é uma biblioteca de persistência com um bom design. Suas classes indicam muito bem como é o seu funcionamento. Quando decidiram, por exemplo, que uma classe de mapeamento herdaria da classe ClassMap, isso foi uma decisão de design. Já decidir entre EF, NH ou qualquer outra biblioteca para o seu projeto, é uma decisão de Arquitetura.

Espero ter ajudado.

--

#region [ Assinatura ]

public class DenisFerrari : IProfessorIProgramadorIFundadorAzys
{
    public DenisFerrari()
    {
        Telefone = new Telefone(“27 9243.0065“);
        Skype = new Skype(“denis.n.ferrari“);
        Twitter = new Twitter(“@denisferrari“);
        Site = new Site(www.AZYS.com.br);
    }
}

#endregion

Daniel Moreira Yokoyama

to dotnetar...@googlegroups.com
Não cara... é mais ou menos o contrário.

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko

Stay Sharp!

Victor Arias

to dotnetar...@googlegroups.com
No meio desse barraco, só eu fiquei incomodado que o Victor Cavalcante teve seu nome escrito de forma errada? Eu fico fodido quando cagam meu nome assim, pqp.

Abs

ViCtor Arias

Gustavo Cruz

to dotnetar...@googlegroups.com
No meio desse barraco, só eu fiquei incomodado que o Victor Cavalcante teve seu nome escrito de forma errada? Eu fico fodido quando cagam meu nome assim, pqp.

Moçada ta começando a ficar com tolerância zero....

--
[...]
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo ".Net Architects" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para dotnetarchitec...@googlegroups.com.

Bruno Fernandes

to Dot Net Architects
Moçada ta começando a ficar com tolerância zero....
+1

e o ano mal começou...

Atenciosamente,

[...]

Ricardo Simões

to dotnetar...@googlegroups.com
Olá,

A Arquitetura orienta a definição, estruturação e implementação para que o Design fique agradável.

Design ou Architectural Pattern são apenas mainstream, na minha visão. Foram publicados em momentos diferentes por pessoas diferentes para resolver problemas com as mesmas características no desenvolvimento de software.

Outra coisa: Eduardo, eu sei que nem te conheço, mas relaxa mano... kkkk

Abs,

Husseyn Hussa

to dotnetar...@googlegroups.com
Morreu o flame?

Esse grupo já foi mais animado....

É a idade....

Daniel Tiziani

to dotnetar...@googlegroups.com
Só um off: essas imagens de "antes de imprimir, ...", pro pessoal que ainda imprime e-mail, pode custar MAIS uma página só para imprimir elas.

Renato Cantarino

to dotnetar...@googlegroups.com
os trolls morreram..  =(

Att,
Renato Cantarino

Bruno Fernandes

to Dot Net Architects
@Tiziane, bom dia! Não tinha parado pra pensar nisso... E infelizmente, você tem razão! Atenciosamente,
​
​Bruno Fernandes. (tudo numa só linha pra economizar papel!)

Priscila Mayumi Sato

to dotnetar...@googlegroups.com
De onde começou a discussão e pq eu propus esse tópico:

só pra dizer que ele falou sim que arquitetura e design eram a mesma coisa, e que eu a]visei que vinha discutir isso no DNA

Mário Meyrelles

to dotnetar...@googlegroups.com
Tudo isso para no fim gerar uma discussão que não acrescenta em nada.

João Paulo Rodrigues Pimpão

to dotnetar...@googlegroups.com
+1

Daniel Tiziani

to dotnetar...@googlegroups.com
E nada desse log justifica usar o nome da pessoa para iniciar uma discussão num grupo. O seu e-mail original seria bem melhor sem esta referência ("X disse Y em Z e eu discordo, o que vcs acham?").

Mas se bem que o objetivo não era discutir o assunto em si, e sim ficar causando, e pelo número de respostas, you've trolled successfully!

Eduardo Pires

to dotnetar...@googlegroups.com
Tô relaxando para esse assunto...

Vou manter o que eu disse e colocar um ponto a mais...

Existem pessoas que fazem de TUDO (tudo mesmo) para atingir um "objetivo".

Esse print marretado foi para encerrar minha participação nessa thread aqui. Infelizmente temos que conviver em meio de pessoas com atitudes deploráveis.

#Fui!!!

Elemar Junior

to Fabiane (vizinha mãe)
Olá pessoal.

Tentando pegar o limão e fazer uma limonada. Recomendo fortemente:

Microsoft .NET - Architecting Applications for the Enterprise (2nd Edition) (Developer Reference)

Elemar

João Paulo Rodrigues Pimpão

to dotnetar...@googlegroups.com
Desculpe falar mais,

não participo das discussões apenas as leio e quando a discussão chega no nível de citar pessoas e caçar as bruxas se a pessoa disse ou não algo o grupo perdeu seu proposito para mim, e francamente acho que está ficando ridículo já isso.

Bruno Fernandes

to Dot Net Architects
[OFF]

#Troll_Mode_On
Issoae... A Priscila "matou a cobra e mostrou o pau"!
E acredito sim que ela tem o seu direito de defesa, mesmo que isso não acrescente em nada na discussão.
#Troll_Mode_Off

[/OFF]

Excelente indicação de livro @Elemar, Obrigado!

Atenciosamente,

Rafael Uchôa

to dotnetar...@googlegroups.com
@Elemar, Legal o livro.

Eu ainda continuo tentando aplicar as coisas do "Vaughn Vernon", mas achei sua indicação mais light, e legal porque é em .NET.

Valeu.

Rafael Uchôa
www.naskar.com.br
raf...@naskar.com.br
(85) 8705-4409

Elemar Junior

to dotnetar...@googlegroups.com

Obrigado,

Gosto muito da forma como o livro foi escrito. Acho que pode dirimir um bocado de dúvidas. Inclusive, as que abriram o tópico.

Elemar

Gustavo Cruz

to dotnetar...@googlegroups.com
Não conheço o livro indicado pelo Elemar, mesmo assim achei a leitura do Vernon bem mais light (e prática) que a do Evans....

Henrique Cesar

to dotnetar...@googlegroups.com
Não curti o livro "Microsoft .NET - Architecting Applications for the Enterprise".

É só mais um que acha que arquitetura de software se resume a DDD (mais um ou outro aspecto de design).
Ou seja, é um livro sobre design do domínio, e não sobre arquitetura em si.

Vendo o índice e algumas páginas do Sample (http://ptgmedia.pearsoncmg.com/images/9780735685352/samplepages/9780735685352.pdf) dá pra ver que acrescentaram bastante coisa que não tinha na 1a Edição (que é a que eu possuo), mas mesmo assim não aborda inúmeros outros aspectos da arquitetura de um sistema.

Daniel Moreira Yokoyama

to dotnetar...@googlegroups.com
Tb fiquei com essa impressão, mas deixei pra ver com calma depois pra não julgar o livro pela "capa".

Atenciosamente,

Daniel Moreira Yokoyama.
@dmyoko

Stay Sharp!