Interface cérebro-Twitter permite twitar usando o pensamento

Michelle Oliveira

to desin...@googlegroups.com

Olá pessoal!

Olha que bacana essa notícia....

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Interface cérebro-Twitter permite twitar usando o pensamento

Fonte:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=interface-cerebro-twitter-permite-twitar-usando-o-pensamento&id=010150090423&ebol=sim

Blogar usando 140 caracteres ou menos não parece ser algo que canse muito os dedos na digitação ou que desgaste muito o teclado. Mas o pesquisador Adam Wilson queria maior comodidade na sua microblogagem e inventou uma interface cérebro-Twitter que permite que os posts sejam feitos usando apenas o pensamento.

A mensagem que marcou a estreia da interface cérebro-Twitter tinha apenas 23 letras: using EEG to send tweet (usando eletroencefalograma para twitar).

Ferramenta para deficientes

O significado da demonstração, contudo, vai além: ela ilustra uma nova forma por meio da qual pessoas imobilizadas podem usar interfaces relativamente simples para se conectar com o mundo exterior.

O objetivo de Wilson não era fazer propaganda da já famosa ferramenta de microblogagem. Ele é parte de um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que trabalha para aperfeiçoar sistemas de comunicações para pacientes hospitalizados e para pessoas com deficiências físicas, mas cujos cérebros funcionam bem.

Entre os alvos dessas novas tecnologias estão pessoas que sofrem de esclerose amiotrófica lateral, vítimas de derrames ou de danos na medula espinhal.

Interface cerebral

Eletrodos instalados em uma espécie de capacete flexível detectam os sinais elétricos do cérebro e os transformam em ações físicas, como mover o cursor na tela do computador.

As diversas letras do alfabeto são mostradas na tela, como se fossem um teclado. "Cada uma delas pisca individualmente," explica o Dr. Justin Williams, orientador da pesquisa. "E o que o seu cérebro faz é, se você está olhando para o R na tela e todas as outras letras estão piscando, nada acontece. Mas quando o R pisca, sua atividade cerebral muda porque há uma alteração em algo que você está prestando atenção."

Essa alteração momentânea no cérebro é entendida pelo sistema como o seu desejo de selecionar a letra R. E assim por diante, até completar a mensagem.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Abçs,

Michelle Oliveira
michelleol...@gmail.com (E-mail/GTalk)
michelle...@fucapi.br (corporativo)
mdesign20 - Skype

--

!DSPAM:49d4c493323381348188260!

Bruno Blanke

to desin...@googlegroups.com
Olá pessoal, estou com uma duvida, deem uma olhada nessa página
http://socarrao.com.br/home/busca.php?veiculo[modelo]=gol&veiculo[combustivel_order]=desc&TOTAL_ITENS_CADASTRADOS=307&PAGINA=&veiculo[cor_order]=desc

Preciso fazer uma tabela parecida, mas não  acho que aquelas setas são a melhor maneira de  ordenar  o conteúdo da coluna referente.

o que vocês me dizem sobre isso?

Michelle Oliveira

to desin...@googlegroups.com
Bruno Blanke escreveu:
!DSPAM:49f21009127301804284693!

Oi Bruno!

Olha, o site em si, é um letreiro só!!....hehhe...de tantas imagens aqui e ali !!....
Mas, se entendi o que vc quiz dizer, as setas do menu realmente forçam um pouco o conteúdo.

Creio, que o feedback(on mouse over), e as linhas abaixo de cada item são suficientes. Dispensaria também o Bold, que está deixando-o muito pesado.

blzzz....

Bruno Blanke

to desin...@googlegroups.com
Deixa eu explicar melhor, eu n estou fazendo esse site, e não quero saber em questão de layout mas sim de usabilidade, qual a melhor maneira de indicar que pode-se ordenar a coluna.

Micael Liberato

to desin...@googlegroups.com
Oi Bruno,
talvez se colocar as opções de ordem dentro de uma caixa de seleção , com um titulo na frente do tipo Ordem(ou outro termo melhor).
pode ser mais fácil o entendimento, já que o usuário estará lendo a informação e verá que há como alterar a ordem...

se bem que na maioria das vezes um icone é muito mais rápido o entendimento, mas a idéia acima pode ser uma alternativa a isso.

apenas ressaltando que não estou dando uma idéia inovadora, apenas uma alternativa já muito utilizada na web (ex: e-commerces usam isso,  Ordenar por: [Menor Preço, Maior Preço, Marca] ).

espero ter ajudado em algo,
abraço,
Micael Liberato

Niko Fernandez

to desin...@googlegroups.com
Me lembrou o filme "O Escafandro e a Borboleta".
Aliás, com esta interface, o protagonista Jean-Dominique Bauby
(personagem real) teria sofrido bem menos para escrever o livro
homônimo que inspirou o filme.

:)

Niko Fernandez
+55 11 8321-1638
nikofer...@gmail.com
twitter.com/nikofernandez

Kadu Montenegro

to desin...@googlegroups.com
   Acredito que basta uma seta para dar o sentido de descendente ou ascendente. A seta que estiver de outra cor (não precisa piscar nem pular) ajuda a identificar a coluna que está ordenando o conteúdo.

2009/4/24 Michelle Oliveira <michelle...@fucapi.br>

--

Kadu Montenegro
Designer

Gonçalo Ferraz

to desin...@googlegroups.com
Blanke!!! Análise de similares, camarada. Desde sistemas operacionais
quanto de sites similares, han!?

Gonçalo Ferraz

to desin...@googlegroups.com
Ou mesmo sinalizar a coluna de ordenação por uma cor diferente...
e drop-down para escolha!? "Ordenar por:"

Bruno Blanke

to desin...@googlegroups.com
Gonçalo Ferraz escreveu:
Blanke!!! Análise de similares, camarada. Desde sistemas operacionais
quanto de sites similares, han!?

Gonça!!! Sim ja estou fazendo isso, mas achei que seria bom perguntar.

Frederick van Amstel

to desin...@googlegroups.com
Um de nossos alunos apresentou um trabalho interessante mostrando como
o Design de Interação foi desenvolvido no filme O Escafandro e a
Borboleta:
http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/1509

2009/4/24 Niko Fernandez <nikofer...@gmail.com>:
--
.
.{ Frederick van Amstel }. Curitiba ´´ PR