TDC 2015 - Palestras Aprovadas

Wanderley Caloni

to ccppb...@googlegroups.com

Wanderley Caloni

to ccppb...@googlegroups.com
PS: Lembrando que nossa trilha ganhou 20% de desconto nos ingressos (não que adiante muito).

[]s

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
Quem vai palestrar consegue inscrição para a respectiva trilha "de
grátis" ou tem que se inscrever e pagar como todo mundo?

--
Best Regards,
Wander Lairson Costa

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com
Não irei participar, mas mesmo registro que pra mim esse TDC eh muito salgado =D

Alan Silva

to ccppb...@googlegroups.com
A inscrição para palestrante na respectiva trilha é gratuita!

[ ]'s

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
> A inscrição para palestrante na respectiva trilha é gratuita!

Como se procede então? No site não achei nenhum link.

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
> Não irei participar, mas mesmo registro que pra mim esse TDC eh muito salgado =D

Eu não sei porque não cobram por dia e não por trilha. Mesmo assim, se
você se inscrevesse para duas trilhas no mesmo dia, acho que você
deveria pagar uma fração do valor, porque acredito que os custos não
subam muito. Porém essa é a opinião de alguém que nunca organizou um
evento, ou seja, posso estar falando uma tremenda besteira.

Alan Silva

to ccppb...@googlegroups.com
Não tem como proceder, basta chegar lá no posto de inscrição/credenciamento e falar que você é palestrante e eles te darão o crachá de palestrante!

Simples assim! ;)

Wander Lairson Costa

> [...]
> e falar que você é palestrante e eles te darão o crachá de palestrante!

Ah, valeu Alan.

Wanderley Caloni

to ccppb...@googlegroups.com
Também achei o preço desde ano muito salgado. Vamos ver o interesse do público, mas se conseguirmos organizar como grupo nossos dois eventos por ano, sugiro decidirmos abandonar o TDC ano que vem (pelo menos em São Paulo, alguém sabe de outras cidades?).

[]s

to ccppb...@googlegroups.com
Sim, e se não me engano teve em Goiânia.

Já a trilha de C/C++ acredito que só tenha em SP, ou pelo menos nunca
vi em outra cidade

--
http://www.nullonerror.org/
-- flipping bits whilst updating pixels

Rodrigo Madera

[...]

Eu estou ficando enojado com esse preço exagerado da TDC. Ainda mais que palestrantes não tem sequer benefício a não ser uma camiseta, o que torna o evento uma máquina de lucros exorbitantes pros organizadores.

Nada contra o capitalismo, mas sim contra a exploração de quem faz algo por amor ao que faz (como os palestrantes daqui do grupo) contra alguém que quer monetizar nessa paixão.

Estou a favor de abandonar o TDC à partir do ano que vêm também. Nosso grupo consegue esse mesmo evento particular para os integrantes sem necessidade de extras.

Conheço pessoas que querem ir, mas não podem pagar o preço do TDC, pois estão em começo de carreira, ou simplesmente são ninjas que são contra o alto preço, como nosso colega aqui na thread.

Madera

Wanderley Caloni

to CPP Brasil
Meu questionamento era sobre a existência da trilha C/C++ em outras cidades, mesmo.

[]s
Wanderley Caloni
http://www.caloni.com.br
Cel (11) 98438-5306
Work (11) 3071-1209
Skype: wanderleycaloni

Alan Silva

to ccppb...@googlegroups.com
Não, nossas trilhas (C/C++ e Segurança) só rolam aqui em SP! :)

Felipe Magno de Almeida

to CcppBrasil
> Sim, e se não me engano teve em Goiânia.
>
> Já a trilha de C/C++ acredito que só tenha em SP, ou pelo menos nunca
> vi em outra cidade

Minha empresa vai se mudar para Floripa esse ano. Quem sabe posso
ajudar a organizar lá uma trilha de C e C++.
Felipe Magno de Almeida

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
Em 29 de junho de 2015 10:39, Rodrigo Madera
<rodrigo...@gmail.com> escreveu:
Talvez seja o caso de ver em outras trilhas se somos só nós os
descontentes. Talvez um boicote mais geral leve os organizadores a
repensarem a política de preços.

leonardo finizola

to ccppb...@googlegroups.com
Pow eu tava super afim de ir ,mas ta muito caro...passagem + hospedagem + as trilhas

Não sei se vou ou compro um novo raspberry😁

to CPP Brasil
Vamos acompanhar as inscrições, agora que a grade foi liberada. Ela vai ser o melhor termômetro. No momento tínhamos 5 inscrições.

Porém, sala lotada é bom pelo interesse do grupo, e sala vazia é bom também para quem for pela exclusividade =P

[]s

Ygor da Rocha Parreira

to ccppb...@googlegroups.com

Pobre não, crítico. Se não fossem críticos seriam programadores python ou Java.

emoji_u1f601.png

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
O descontentamento é com o preço, com o reajuste ou com o fato de ser um evento com fins lucrativos?

R$ 120,00 não parece algo exorbitante para um programador profissional. Pelas minhas contas, um dia do TDC custa um pouco mais que um ou dois dias de cinema + pipoca + restaurante + estacionamento em São Paulo. Para um programador profissional (que é a maioria dos presentes), isso é realmente muito caro?

Qual o preço de outros eventos, para comparar? O que achei sobre o FISL (ironicamente, um evento sobre software livre) disse R$ 173,00. R$ 80,00 para estudantes. Até onde sei, a QCON e os eventos de segurança são mais caros que isso.

Entretanto, eu acho que deveria haver um desconto para estudantes. Coisa que nós mesmos não fazemos nos encontros, e deveríamos fazer.

Notem que eu ainda não tenho opinião formada sobre isso, mas eu quero entender e levar as reclamações para a organização do TDC. Mesmo assim, sou totalmente contra abandonar o TDC, que é outro canal de divulgação do C e C++ e outra forma de troca de ideias sobre o assunto.

Eu sei que nossos eventos são melhores e mais baratos, mas é uma comparação injusta. :-)

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss
emoji_u1f601.png

Vinicius Senger

to ccppb...@googlegroups.com
Enojado amigo? Lucros exorbitantes?

Vc tem trabalhado na nossa contabilidade? Investimos nesse evento há quase 10 anos como um evento de comunidade e veja um cálculo rápido:

R$ 120,00
20% dilma
Sobra -R$ 96,00
R$ 32,00 - subway + coffee break para os participantes
Sobra  R$ 64,00
R$ 25,00 - para amortizar a entrada de todos os palestrantes de graça
Sobra - R$ 39,00
chutando baixo R$ 20,00 - internet, funcionários, sistema, som, audio, custo da universidade, bombeiros, ambulância
Sobraria R$ 19,00

Se tivermos 3.000 inscritos, como é o caso R$ 57.000,00 de lucro exorbitante. O mesmo lucro conseguimos com a venda de duas turmas dos cursos Globalcode.

Antes de sair falando qualquer coisa sobre nós, pare e pense.

Não atrapalhar nosso evento e não falar MENTIRAS sobre nosso evento já será uma grande ajuda.

-Vinicius Senger

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
Vinícius, bem vindo ao grupo.

Isso ainda é uma discussão, e como qualquer discussão em um grupo, os ânimos se exaltam e as pessoas falam várias coisas antes de tirar suas conclusões. Convenhamos que se a intenção é ganhar a simpatia do grupo e a continuidade da trilha de C e C++ sua mensagem não ajuda muito...

De qualquer forma, obrigado pela explicação e por abrir as informações da sua contabilidade e nos contar sobre o seu lucro com as turmas da GlobalCode. Espero que isso ajude as pessoas com suas conclusões e análises.

Não sei se você viu, mas eu acabei de mandar um mensagem defendendo o evento, inclusive com a opinião de que ele não é muito caro.

Teremos nossas discussões aqui e eu levarei uma posição oficial do grupo para a organização assim que a tivermos.

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
Eu vou à minha primeira TDC, então ainda não posso emitir opinião
sobre a relação custo benefício do evento. Mas pelo que vi, o que pega
no preço do evento são dois pontos:

1) Não haver desconto para estudante. R$ 120,00 pode não ser caro para
um programador profissional, mas para um estudante que trabalha como
programador junior durante o dia e tem a mensalidade da faculdade à
noite, pode ser.

2) O fato de ter de pagar por trilha. Se uma pessoa pretende assistir
a palestras de 3 trilhas diferentes no mesmo dia, já teria de
desembolsar R$ 360,00, só por um dia. Eu acho que a pessoa deveria
pagar uma fração do valor quando escolhe uma segunda trilha para no
mesmo dia. Não acho que haja muitas pessoas que comprem mais de uma
trilha por dia, e se, digamos, ela pagasse uns R$ 20,00 para a segunda
trilha que comprasse, a procura aumentaria. Se minha teoria estiver
certa, então a organização do evento deixaria de não vender uma trilha
por R$ 120,00, para conseguir uma venda de R$ 20,00. O valor de R$
20,00 é hipotético, eu não sei dizer qual valor seria razoável para
ser benéfico para ambas as partes. Ou então, como (se não me engano) o
Bruno Rocha sugeriu na lista do python-br, oferecer pacotes com
desconto.

PS: também sou contra um boicote, pelo menos a princípio.

Rodrigo Madera

to ccppb...@googlegroups.com
Olá, Vinicius.
Reitero as boas vindas de Strauss ao nosso grupo.

Este grupo é nosso grupo de C e C++ Brasileiro, fundado também há quase 10 anos [1]. É onde nos falamos virtualmente e onde esporádicamente organizamos para nos encontrar fisicamente para eventos e demais.

Você já chegou aqui na tua primeira mensagem com um tom diferente, atípico de primeiras postagens. Seja bem-vindo mesmo assim. E como se enturmou na nossa conversa em grupo, vamos lá...

Enojado amigo? Lucros exorbitantes?

Sim [2]. E talvez.

[...]

Não vou entrar no mérito dos números apresentados. Sugiro parar de comprar de governantes petistas e passar a negociar com os fornecedores diretamente. Sugiro também atualizarem o site de inscrições, pois está desalinhado com o número inicial.

Se tivermos 3.000 inscritos, como é o caso R$ 57.000,00 de lucro exorbitante. O mesmo lucro conseguimos com a venda de duas turmas dos cursos Globalcode.

Esse lucro poderia ser usado para coisas que grupos verdadeiramente colaborativos fazem: trazer speakers, ajudar com custos dos palestrantes, ou outras coisas. Como não estou entrando no mérito da veracidade da tua discriminação contábil, não posso entrar em méritos de poder de investimento ou compra desse dinheiro. E nem sequer me interessa.

Antes de sair falando qualquer coisa sobre nós, pare e pense.

O fato de você não concordar não faz o locutor impensante. Não cometa ad hominem. [3]

Não atrapalhar nosso evento e não falar MENTIRAS sobre nosso evento já será uma grande ajuda.

Mentiras? Estou dando minha opinião de quem observa o evento, seus custos, sua infraestrutura, seus patrocinadores, e principalmente a forma como trata palestrantes. É minha opinião, ela está fundamentada em observação, e o fato ou não de você concordar (seja pela posição que for que você tomar) é exclusivamente problema que te pertence.

Dito isso, prefiro não atrapalhar o TDC, nas palavras de Vinicius.

Peço à organização que por favor retire minha palestra da grade. Estou formalmente retirando meu artigo-palestra do evento. Desejo um ótimo evento pra quem fica.

Coordial e profissionalmente,
Rodrigo Madera

[1] http://www.ccppbrasil.org/about/
[2] http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=enojar
[3] https://en.wikipedia.org/wiki/Ad_hominem

Gianni

to ccppb...@googlegroups.com

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com
On Jun 30, 2015, at 9:43, Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br> wrote:

[...]

Dos motivos que me levaram ao meu registro inicial, eu poder pagar ou não é o ultimo da lista.
O que me vem em primeiro lugar é a minha:

- Mentalidade de inclusão social
- Finalidade dos recursos

Pelo motivos levantados e o tom usado dos que defenderam a causa do TDC nas duas listas,
me afasta ainda mais. Fora que dá pra farejar uma certa desorganização (dado o valor) visto
as dúvidas dos palestrantes a respeito do evento nos quais eles mesmo vão palestrar e receber
uma camiseta (ah ok, fora o networking).

Como já foi mencionado, se networking chega a ser um motivo mor pra aumentar preço (lógica furada
por que os que mais precisam de networking são os estudantes, desempregados, e afins), prefiro
chamar uma galera pra uma breja, ao estilo rootz do primeiros encontros C & C++ Brasil.

[]s

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Em 29/06/2015 16:49, "Wander Lairson Costa" <wander....@gmail.com> escreveu:
[...]

Não sei se vou ou compro um novo raspberry<emoji_u1f601.png>

ya...@globalcode.com.br

to ccppb...@googlegroups.com
Olá Rodrigo,

Eu entendo sua indignação e espero que você entenda a nossa também. Foram palavras muito fortes! Sentir NOJO do evento, das pessoas, falar de lucro exorbitante também não foi legal conosco.

Nós somos pessoas simples, dedicadas a comunidade e que fazemos mil coisas de graça. Não somos este monstro capitalista que nos pintaram.

Espero que possamos conversar com mais calma e acertar estes ponteiros.

Como eu tentei explicar na outra mensagem, nós tivemos uma fase com inscrição a R$ 90,00, temos descontos progressivos para quem participar de mais do que uma trilha.

Os palestrantes (280)  tem acesso a todos os dias do evento de graça... os coordenadores (70)  também! Os coordenadores ganham 2 inscrições para distribuir para comunidade, sorteios e viabilizar a participação de pessoas que eventualmente sejam colaboradores do grupo e não possam pagar!  Com isto são mais de 1000 inscrições GRATUITAS. Mais de 1/3 do evento!

Nosso objetivo é unir as comunidades e fortalecer o ecossistema de TI no Brasil!

Realmente peço desculpas a todos pelo evento ter gerado tanta chateaçao e até nojo.

Um abraço,
Yara Senger

Rodrigo Madera

to ccppb...@googlegroups.com
Olá, Yara,

Grande prazer ter uma mensagem sua aqui na lista.
Seja bem-vinda!

Eu entendo sua indignação e espero que você entenda a nossa também. Foram palavras muito fortes! Sentir NOJO do evento, das pessoas, falar de lucro exorbitante também não foi legal conosco.

Eu ia explicar a palavra enojado, mas devido ao teor do email de Vinicius acabei assumindo seu significado em Português. O certo seria enojado, pois foi o que pensei, mas não o que digitei. Mas me desculpa, depois do email de Vinicius, gosto mais do significado da que digitei e (após consultar no Michaelis) descobri que existe.

Não sinto nojo do evento. Ele é legal sim, e graças a ele consegui até conversar (e depois tomar umas com ele) com Joel Spolsky, um grande ícone da minha adolescencia.

Mas o preço aumentando a ritmo Brasil gerou um descontentamento. Não só meu, reiteremos. E esse foi o X da questão.

Nós somos pessoas simples, dedicadas a comunidade e que fazemos mil coisas de graça. Não somos este monstro capitalista que nos pintaram.

Entendo. E não sou contra o capitalismo. Amo ele. E lutaria até a morte por ele. Mas, no caso, o que incomodou foi a falta de apoio a palestrantes, que em outras tem vantagens como hospedagem e ajuda de custos. É simbólico, claro. Mas é uma forma de respeito. Isso no meu caso. E no caso do grupo, alguns, pelo preço.

E, ao contrário do insinuado no Facebook por Vinicius (sim, vimos o post), o mercado de C++ é conhecido por pagar múltiplos do salário de Javeiros. Não é pelo dinheiro.

Espero que possamos conversar com mais calma e acertar estes ponteiros.

Sem dúvida. O tom das tuas palavras poderia dar lições aos outros membros da organização.

[...]

Realmente são números impressionantes. Desculpa, mas, por que Vinicius não mandou isso?

Assim a gente consegue ver os gastos escondidos.

Mesmo que outros eventos acabem acolhendo melhor os palestrantes (a alma do evento, diga-se de passagem), esses números indicariam e desarmariam uma comunidade de pessoas extremamente técnicas (como o nosso).

Nosso objetivo é unir as comunidades e fortalecer o ecossistema de TI no Brasil!

Realmente peço desculpas a todos pelo evento ter gerado tanta chateaçao e até nojo.

Chateação, houve. Nojo, só depois do email de Vinicius. Enojo, no primeiro ;-)

Um abraço,
Yara Senger

Coordiais saudações,
Madera

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
Yara, ninguém está pintando nada ou tirando conclusão de nada. Como eu disse, estamos discutindo sobre o assunto e todo mundo dá sua opinião e é assim que funciona na Internet. Convenhamos que não dá pra interpretar todas as palavras de uma discussão na Internet de forma literal.

Vocês não precisam se justificar ou pedir desculpas por nada. Eu particularmente gosto bastante do TDC e acho bem organizado. Mas isso aqui é um grupo, e o que vale a é opinião do grupo. Eu entendo que esse evento é o filho de vocês e dá vontade de defendê-lo com unhas e dentes. Eu sou sócio de duas empresas, tenho três filhos e ajudei a fundar esse grupo, sei bem sobre esse sentimento. Mas convenhamos que o tom das mensagens "em defesa do TDC de da GlobalCode" está sendo bem contraproducente. Temos um palestrante a menos na nossa trilha e claramente temos menos boa vontade do grupo em relação ao evento.

Eu sugiro que vocês deixem a poeira baixar e deixem o pessoal do grupo expor suas opiniões, por mais absurdas que sejam. Como eu disse, alguma hora teremos uma posição oficial. Eu sei que vocês são novos aqui e não conhecem a cultura do grupo, mas somos bem abertos em relação a opiniões diversas. No final tudo se acerta, acredite em mim.

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
Que post no facebook? Você pode mandar o link aqui na lista?

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Rodrigo Delduca

to ccppb...@googlegroups.com
Ele apagou, mas eu tenho uma cópia do texto que ficava na seguinte URL
https://www.facebook.com/vsenger/posts/10153568412020827?pnref=story

"pessoal em lista de discussão de C / Python propondo boicote ao‪#‎
<https://www.facebook.com/hashtag/thedevconf?source=feed_text&amp;story_id=10153568412020827>TheDevConf‬
por conta do preço... "Eu estou ficando enojado com esse preço
exagerado da TDC. Ainda mais que palestrantes não tem sequer benefício
a não ser uma camiseta, o que torna o evento uma máquina de lucros
exorbitantes pros organizadores."
Melhor começar a programar Java ou .Net hein. Começou a temporada do
Mimimi do #TheDevConf SP, terra dos reclamões senior. Ah, lembrando
que o sanduba do subway é frio e na dúvida entre ir e encher o saco ou
ficar na firma, fique na firma! Grato."

--
http://www.nullonerror.org/
-- flipping bits whilst updating pixels

Rodrigo Delduca

to ccppb...@googlegroups.com
Faltou um detalhe, o evento tem patrocinio e palestras patrocinadas.

--
http://www.nullonerror.org/
-- flipping bits whilst updating pixels

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
Nesse caso foi uma ofensa direta e explícita, fora a ironia.

Sabemos que é estúpido tomar decisões ou mesmo emitir opiniões radicais no calor de um flamewar. Vou voltar para firma para programar e depois eu volto nesse assunto.

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
Duas listas? Você pode postar aqui o link da outra lista, só pra ficar documentado na discussão?

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Rodrigo Madera

to ccppb...@googlegroups.com
Estou tentando pegar do cache do meu celular.

As palavras e respostas foram várias. Algumas de Vinicius mesmo.

Em breve,
Madera

Wander Lairson Costa

to ccppb...@googlegroups.com
Em 30 de junho de 2015 12:03, Rodrigo Strauss <rod...@1bit.com.br> escreveu:

> Duas listas? Você pode postar aqui o link da outra lista, só pra ficar documentado na discussão?

https://groups.google.com/forum/#!topic/python-brasil/6AP1cwapJkk

Rodrigo Madera

to ccppb...@googlegroups.com
Bom, uma pena. Não consegui recuperar do cache, pois Safari tentou fazer fetch novamente numa URL que não existe mais.

Fora a mensagem original postada por Delduca, houveram umas outras de Vinicius, também no tom irônico. Houve uma série de apoio dos fãs e uma série clássica de piadas e masturbação mútua em forma de likes, claro (estamos na Internet). Mas nada além disso.

Uma pena que Google não tenha cache dessa expressão singela de maturidade de um dono e organizador de grande evento.

Sem mais para este assunto,
Madera

Wanderley Caloni

to CPP Brasil
Faltou um detalhe, o evento tem patrocinio e palestras patrocinadas.

Bem lembrado, Delduca. Sempre fiquei me questionando como um evento com tantas marcas grandes não conseguia se manter apenas com patrocínio...

[]s

Gabriel Silva Moreira

to ccppb...@googlegroups.com
Olá gente, não sou muito participativo mas já acompanho a lista a um bom tempo.

Me Surgiu uma dúvida, por que decidiram entrar no TDC? lembro que antes rolava em bar uma coisa mais descontraída.
Nunca conseguir mas sempre achei interessante.
/**
* Gabriel [newbie_x11] Moreira
* My game project? *http://newbie-x11.blogspot.com
*http://sourceforge.net/projects/newbie-engine
Obrigao.
*/

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
O encontro de bar (que devemos retomar) é algo diferente. Eventos com palestras e passagem de conhecimento são sempre bem vindos.

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss

Gabriel Silva Moreira

to ccppb...@googlegroups.com
Concordo

Marcelo Zimbres

to ccppb...@googlegroups.com
A trilha está muito legal esse ano. Estou especialmente interssado na "Seu programa roando 24 x 7". Pena que mais uma vez não vou poder participar.

Marcelo

Alan Silva

to ccppb...@googlegroups.com
Os eventos isolados do CCPPBrasil nada tem a ver com o TDC, a única coincidência é que os organizadores de algumas trilhas, eu (segurança) e Strauss/Caloni (C/C++) também pertencem a organização do nosso grupo de usuários C/C++ Brasil.

Tudo começou quando o Alberto Fabiano resolveu nos apresentar ao TDC e através disso sempre representamos com as trilhas citadas.

Não gosto muito de expor opiniões em relação a isso, mas sim, acho injusto querer acusar a organização do TDC assim sem nem ao menos conhecer o trabalho deles e o quanto um evento gera gastos ou dá dor de cabeça, muitos pensam nos lucros, porém, se esquecem que por trás disso há uma preparação e um trabalho bem árduo por sinal e que gera gastos "exorbitantes" (aproveitando a palavra que foi utilizada no inicio da discussão).

Acho engraçado isso, nos nossos eventos locais, quando a gente faz de graça a galera reclama, quando a gente cobra a galera reclama e agora pegaram para reclamar do evento alheio, conclusão pessoal que eu chego?

"Sempre vai haver mimimimimi"!!!

E sim, agradeço ao Alberto Fabiano por ter nos apresentado a galera do TDC, conheço o trabalho deles (Vinicius/Yara) e sei que são  uma galera séria e que está interessada apenas em divulgar e apoiar a comunidade de desenvolvedores no Brasil, não importando a linguagem utilizada, quer seja Java, C/C++, Python ou whatever, IMHO, isso por si só já é uma atitude digna de ser aplaudida!!!

Por que ao invés de reclamarmos, a gente não trabalha em prol do nosso crescimento? Bem, novamente usando o nome do Alberto, quem conheceu sabe!!! Acredito que o que ele deixou de mensagem para todos nós foi justamente isso, que se somos unidos, somos mais fortes, não importando a comunidade!!! Não é a toa que em diversas comunidades o cara era conhecido, C/C++, Python, Embedded e tantas outras.

Todos somos inteligentes e provenientes de um bom raciocinio. Logo, se não temos a acrescentar, não vamos destruir ou difamar o trabalho que vem sendo feito, galera!

Um grande abraço a todos,

Alan

Marcelo Castellani

to ccppb...@googlegroups.com
Meus 2 cents.

Já participei do TDC como palestrante e como ouvinte. R$ 120,00 pra vc ter um dia com profissionais compartilhando experiência, fora o networking absurdo (são 3.000 pessoas!!!!), não é caro NA MINHA OPINIÃO. Conheço o trabalho do Vinicius e da Yara desde a época em que eu que era colaborador do NetBeans e são pessoas exemplares que tenho o orgulho de chamar de amigos.

Achei o email do Vinicius meio pesado, mas "nojo" é um termo forte também. Ele generalizar para a comunidade foi outro erro, mas propor boicote é tolice. Como comparação estou sempre em festivais e shows de rock por ai que custam em média R$ 300,00. Se não tenho dinheiro não vou, não digo que a banda é nojenta nem vou no Facebook propor boicote. Simplesmente não vou.

Não irei ao TDC este ano, como não fui ano passado por questões pessoais. Mas certamente pagaria R$ 120,00 para assistir a trilha de segurança, por exemplo.

Pra fechar, citaram o Alberto com quem tive o prazer de conviver por um tempo, e ele não abraçaria essa história toda. Sempre prezou pelo diálogo que foi perdido aqui. Acho que devemos seguir o exemplo.

Marcelo F. Castellani
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única
 maneira de se sentir verdadeiramente satisfeito é fazendo o que
 acredita ser um grande trabalho. E a única maneira de fazer um grande
 trabalho é amando o que você faz". (Steve Jobs)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com

O diálogo não morreu, como pode ser visto.

Rodrigo Madera

to ccppb...@googlegroups.com
[...]

O TDC é bom sim. Sem dúvidas. A questão é que exclui colegas nossos que estão começando ou nem sequer começaram. E o ponto gritante foi o debate de suporte ao palestrante, que foi abruptamente cortado, e sinceramente, prefiro que assim permaneça.

Tambem não vou fazer comentários sobre competencias (ou falta delas) de ninguém.

Achei o email do Vinicius meio pesado, mas "nojo" é um termo forte também. Ele generalizar para a comunidade foi outro erro, mas propor boicote é tolice.

Sem dúvidas palavras e reações fortes.

Como comparação estou sempre em festivais e shows de rock por ai que custam em média R$ 300,00. Se não tenho dinheiro não vou, não digo que a banda é nojenta nem vou no Facebook propor boicote. Simplesmente não vou.

Vamos por partes.

Não foi proposto boicote. Foi proposto levar as palestras para um ambiente barato, como o formato dos outros encontros, onde não temos a infra do TDC, mas sim o conteúdo. É a característica do grupo, que começou "no boteco". Alias, a 2600 até hoje é assim.

Acredito que a maioria aqui não tem problema de poder pagar. Quem falou enojar fui eu, e não estou com problemas pra pagar. Então a mensagem você não entendeu.

Não irei ao TDC este ano, como não fui ano passado por questões pessoais. Mas certamente pagaria R$ 120,00 para assistir a trilha de segurança, por exemplo.

Concordo. Depois de explicação de Yara, ficou até barato. Mas até ai, o insulto foi colocado.

Saudações, e sugiro focarmos no problema em questão: acessibilidade de informação de forma justa.

De momento, acabou de aparecer um compromisso no dia do evento, e não poderei comparecer.

Bom evento pra vocês, e no ano que vêm, possivelmente nos veremos por lá.
Madera

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com

Ops, só encaminhando... cellphone chato fica mandando privado.

De: "Francisco Lopes" <obl...@gmail.com>
Data: 30/06/2015 14:37
Assunto: Re: [ccppbrasil] TDC 2015 - Palestras Aprovadas
Para: "Yara Senger" <ya...@globalcode.com.br>

Olá Yara,

Grato pela resposta,

Em 30/06/2015 11:38, "Yara Senger" <ya...@globalcode.com.br> escreveu:

> Olá,
>
> Eu lamento muito que o problema tenha crescido tanto. Acho que se nos conhecermos pessoalmente você iria mudar a sua opinião. Não somos isto que estão retratando. O evento é SUPER legal, fazemos com muita paixão. Com muita participação de todo mundo. Não temos tanto lucro quanto vocês imaginam. É até irônico imaginar que vocês pensam que nós temos muito lucro. Se vocês vissem a história real da nossa contabilidade teriam um surpresa...

Gostaria de dar uma sugestão, que resolviria toda a questão: contabilidade aberta, onde fique disposto os valores pagos por cada participante e como eles são revertidos ao longo do tempo (com relação a patrocínio, o tracking disto não me parece importante do ponto de vista dos participantes).

Na minha opinião, dada a natureza do produto final, é uma opção totalmente válida, elevaria a credibilidade ao topo. Estar ciente (realmente, não apenas de boa fé) do impacto do meu (e de todo) investimento é o que me manteria no meu estado Zen, ver o retorno deste investimento de forma clara à plataforma, palestrantes, organizadores, inclusão social, etc.

Se você puder informar razões lógicas para que isto não seja opção agora nem nunca, gostaria de saber porque não vejo. Únicas razões que posso ver é querer manter isto oculto por razões pessoais ou incapacidade técnica.

Isto daria um fim à questão, teria disposição pra pagar até mais possivelmente. Sem isto a sensação de modus operandi de (certas) igrejas/política permanece.

Se ninguém pode verificar porque o kilo do frango está sendo repassado a 14 Reais, já se viu no que dá.

att

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com
De: "Yara Senger" <ya...@globalcode.com.br>
Data: 30/06/2015 15:08
Para: "Francisco Lopes" <obl...@gmail.com>

Olá Francisco,

Vamos avaliar a possibilidade de abertura, eu não veria tanto problema nas pessoas conhecerem o tamanho do prejuízo que já tomamos em tantos anos!

Você conhece algum evento que trabalhe desta forma para que possamos aprender um pouco ?

Um abraço,
Yara

--
Yara Senger | Globalcode
Diretora | Eventos

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com
De: "Francisco Lopes" <obl...@gmail.com>
Data: 30/06/2015 15:27

Para: "Yara Senger" <ya...@globalcode.com.br>

O evento da nossa comunidade começou a adentrar este modo, dispondo a planilha dos pagantes com atualizações, o que já é um avanço, não posso falar pelos organizadores por que não fui um. Também ouve discussões abertas sobre o uso do montante a ser revertido às pessoas. Mas nada muito concreto/definido a respeito ainda, creio eu, mas que seria bom.

Não me recordo agora de outros casos, me vêm a mente artigos de fora sobre open governance em certas organizações e uma onda do Twitter sobre divulgação de salário na nossa classe.

Open-X, no geral tá na moda e só vejo coisa boa, então creio ser algo a se tentar.

att

P.

to ccppb...@googlegroups.com
Em terça-feira, 30 de junho de 2015 16:18:17 UTC-3, Rodrigo Madera escreveu:

[...]

Acho que, sendo um evento de empresa privada com fins lucrativos, os organizadores não tem obrigação alguma de abrir suas contas.
Mas não sabemos ainda se é barato ou caro.
Se você vai falar de dinheiro, tem que abrir as contas, todas elas.
Não pode abrir só metade.
Não pode mostrar custos, falar sobre parte do faturamento e não falar sobre a outra parte -- como os patrocínios.
Melhor não falar nada.
Estou certo de que, neste caso, o melhor mesmo era não ter dito nada.
Palavras infelizes foram ditas, e a Internet tem memória longa.
P.

Francisco Lopes

to ccppb...@googlegroups.com
Desta discussão, se você for relevar a parte emocional (que IMO, não deve ser o foco)
o efeito é positivo, ambas as partes se compreendem melhor (aparentemente) e ver a cogitação
de um modelo aberto, me parece um avanço. Se a empresa é privada ou não, tudo pode mudar
em prol de uma causa melhor/evolução, ninguém precisa ficar preso a rótulos.

Como diria Pé de +1, da discussão nasce a luz.

[]s

Fernando Gomes da Silva

to ccppb...@googlegroups.com
Eai galera,

Já comprei o ingresso antes de rolar a treta.

Terá a trilha de C/C++ normalmente?

Atenciosamente,
Fernando++

Rodrigo Strauss

to ccppbrasil
Nada foi decidido ainda, vamos nos posicionar até o fim dessa semana.

Rodrigo Strauss
http://www.1bit.com.br
@rodrigostrauss