Fundo falso

Rodrigo Vargas

to bode...@googlegroups.com
Meus caros,

Comprei um fundo falso para minha panela, mas como a dita cuja é velha
e irregular, não ficou um encaixe perfeito. Em um dos pontos mais
críticos, ficou uma sobra de quase um centímetro. O que fazer? Voil
por cima do fundo falso? Tem interferência no sabor e perda de
rendimento ou isso é mito?

edivan zuanazzi

to bode...@googlegroups.com
Rodrigo, veja se encontra para comprar algum perfil de silicone tipo U atóxico, você encaixa ele em volta do fundo falso, isso deve resolver o problema do espaço e irregularidades.

Abs

Eduardo Alessi

to bode...@googlegroups.com
Q material é? De repente faz uma solda ali e pronto.

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo quot;bodebrown" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

Rodrigo Vargas

to bode...@googlegroups.com
É inox

Rodrigo Vargas

to bode...@googlegroups.com
Pensei tb em cortar um dos lados de mangueira de silicone atóxico e
encaixar em volta. Será que daria?

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Tem influência no rendimento, sim. Pois vai criar um caminho preferencial para o mosto pelas paredes da panela.

O malte das bordas será muito mais lavado que o do centro.

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

Rodrigo Vargas

to bode...@googlegroups.com
Oi Gabriel, mesmo usando voil por cima do fundo falso?

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Sim, pois o voil só reteria o bagaço. O líquido continuaria passando pelas bordas.

O vão entre a borda e a parede da panela teria maior vazão que as aberturas do fundo falso, logo o mosto encontraria um "atalho" por ali.

Outra coisa: Muito cuidado em usar voil sobre o fundo falso. O maior problema que o fundo falso pode ter é a compactação da cama de grãos. Colocar um voil por cima poderá agravar isso.

edivan zuanazzi

to bode...@googlegroups.com
Negócio mesmo Rodrigo é tentar vedar com silicone, seja uma mangueira ou perfil de silicone...

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Complementando o pensamento anterior:

O fundo falso tem como vantagem permitir que a área de drenagem do mosto seja equivalente a toda a área da panela, ou muito perto disso.

O que abre mais caminhos para a passagem do líquido.

 Logo, permite-se que mais mosto atravesse a cama de malte ao mesmo tempo, em comparação com a bazuca e seus derivados, por exemplo.

Se a recirculação ou a lavagem ocorrer muito rápido, a força exercida pelo líquido ao atravessar a cama de grãos causa a compactação da mesma.

Logo, a cama ficará menos permeável, chegando a um ponto em que nada passa (stuck sparge).

Colocar um voil por baixo pode agravar esse emperramento.

No início vai bem, obrigado, porém pode chegar a um ponto em que as pequenas aberturas do tecido começam a impedir a passagem do mosto.

Eduardo Alessi

to bode...@googlegroups.com
Gabriel... acho q naum eh bem assim.... uso voal encostado no fundo falso... e minha eficiência eh de 78%... naum acho baixa, visto q meu moinho eh de discos (q naum tem uma moagem mto boa...)

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
O problema não é o voil em si, Eduardo, mas deixar a torneira aberta demais (da recirculação do mosto ou da água de lavagem).

Aí se a cama compactar emperra tudo.

No caso do Rodrigo, que precisa resolver o problema do fundo falso, o voil pode trazer um risco indesejável.

Eduardo Alessi

to bode...@googlegroups.com
Ah sim! Mas eh por isso q minha torneira fica aberta quase q pela metade apenas...

Guenther Sehn

to bodebrown
Moinho de disco não é sinônimo de eficiência baixa.

Eduardo Alessi

to bode...@googlegroups.com
No meu caso é...rsrs... moinho já gasto e digamos q "torto".... hahaha
A moagem naum fica mto regular... hehe

Guenther Sehn

to bodebrown
É que mesmo não ficando muito regular, se moer fino o suficiente pra que todos os grãos quebrem.... já era...

Eduardo Alessi

to bode...@googlegroups.com
Pois eh... mas se eu apertar mto o moinho, acabo moendo demais "de um lado" e menos "de outro lado" (como fiz em minha primeira brassagem... virou um pó e quase entopiu..rsrs)...

Eu sei... preciso trocar de moinho... hahahaha

Juliano Dal Negro

to bode...@googlegroups.com
Boa noite!!

Reativando o tópico, que dicas vocês dão para fazer a mostura na panela com fundo falso?? Venho fazendo a mostura em uma panela e depois passando para outra com o fundo falso para a recirculação e lavagem. No ultimo fim de semana resolvemos fazer a mostura já com o fundo falso, mas tivemos muita dificuldade na hora de subir a temperatura para o mash-out, fizemos recirculação durante o aquecimento, mas o fundo falso entupiu logo no inicio, então começamos a mexer a cama de grãos para facilitar... A confusão foi grande, mas no fim deu certo!!! Qual técnica vocês usam??

Abraço

Juliano Costa

arthur kesterke

to bode...@googlegroups.com
Boa noite Juliano,

Opinião minha: ou tu continua fazendo o mash na primeira panela e depois transfere para o fundo falso, onde faz a circulação ou começa a usar bazuca para não ter essa troca que o fundo falso necessita.

Arthur

Enviada do meu iPhone
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Eduardo Alessi

to bode...@googlegroups.com

Juliano,

Como está sua moagem? As cascas ficam inteiras? Pq uso fundo falso com recirculação constante e nunca tive problemas...

Abraços

Eduardo.

Guenther Sehn

to bodebrown
A dica é, pra mosturar com a panela do fundo falso, faça a infusão inicial misturando o malte, e depois NUNCA MAIS TOQUE NOS GRÃOS.

Isso mesmo.

Não toque na cama de grãos, simplesmente recircule toda a vez que o fogo estiver aceso (rampa para o mash-out, por exemplo).

Isso estimula uma formação excelente de cama de grãos.

Existe um grande mito no Homebrewing brasileiro de que não se pode mosturar e filtrar na mesma panela, e na verdade, por N motivos, minha opinião é que essa é a melhor técnica de todas, especialmente de acompanhada de um Fly Sparge posterior, ou seja, lavagem contínua, também sem mexer nos grãos.

Aqui no Brasil muita gente aprendeu que se deve "mosturar numa panela e filtrar na outra" porque essa é a técnica usada nas cervejarias..... a questão é que as cervejarias não fazem isso porque é melhor (tanto que inúmeras tem filtragens sofríveis), mas sim porque isso diminui o tempo entre as várias brassagens no mesmo dia, ou seja, no momento que terminou a mosturação, bombeiam tudo pra panela de filtragem, e já liberam a panela de mosturação para começar outra leva.

Quem me acompanha em outras listas e no Homebrewtalk.com.br sabe o quanto eu tenho lutado pra acabar com esse mito, mas ele é muito maior do que eu imaginava.

Abração,

Guenther

Fabiano da Mata Almeida

to bode...@googlegroups.com
Juliano, tente diminuir a vazão de circulação. Provavelmente está compactando o leito por elevada vazão. Feche a válvula que deveria ter na descarga da bomba pela 1/2, por exemplo, e conte o resultado. Eu não tenho problemas também.

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado via iPad

Jorge Alexandrino Cardoso Costa

to bode...@googlegroups.com
Falou tudo Guenter! Faço cerveja nesse método também. Para ajustar bem o sistema, o cuidado é com a moagem, com a vazão da recirculação, que deve ser baixa, e também com os furos do fundo falso. Não podem ser minúsculos. Meu fundo falso possui furos de 3mm. Quanto menor o furo, mais fácil de uma pequena partícula entupi- los. Se o furo for no tamanho adequado, a partícula fina passa por ele e re- circula para cima da cama de malte.

Att.

Jorge
--
Att.

Jorge Alexandrino Cardoso Costa

Marcelo Oliveira

to bode...@googlegroups.com
Outra dica que fez muita diferença para mim, foi a de posicionar a válvula na saída da bomba e não na entrada.
Ficando assim bomba ligada direto na saída da panela, válvula ligada na saída da bomba.
Deixar a cama se formar por gravidade, só então ligar a bomba com a vasão bem baixa e alimentar um pouco posteriormente caso ache necessário.
Só um comentário, quando inicialmente utilizava a válvula na saída da panela era impossível regular a vasão.

Gustavo "Templar" Rodrigues

to bodebrown
E vocês usam algo parecido com spray ball ou só a mangueira mesmo, tanto para lavagem quanto para recirculação? Tava pensando em adaptar um, mas não sei se é necessário...

--
[...]

Gustavo S. Rodrigues
Skype: gustavotemplar

Jorge Alexandrino Cardoso Costa

to bode...@googlegroups.com
Técnica chuveirinho não é indicada, pois, incorpora oxigênio no mosto. Coloca uma mangueira para que retorne sobre a superfície do mosto, de preferência que o fluxo seja paralelo a esta superfície. É interessante colocar uma boia na ponta desta mangueira, igual ao sistema de auto- sparge da Blichmann.

Att.

Jorge

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

Guenther Sehn

to bodebrown
Já construí e testei todos os sparge arms que tu imaginar, inclusive spray balls. A melhor coisa de todas, na minha opinião, é simplesmente uma mangueira de silicone solta por cima da cama de grãos.

O truque pra não precisar de nada, nem de boia, etc, é ter mangueira sobrando para que ela faça quase uma volta completa na panela. Se colocar só a ponta, não tem como escorar ela direito sobre a cama de grãos e encostada na parede da panela.

Guenther

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

arthur kesterke

to bode...@googlegroups.com
Guenther, boa tarde!!

 Eu uso essa criança em anexo. Funciona bem tanto em panelas de 40 litros quando a de 150, na de 150 a cama tem que ser bem alta para não criar chuveirinho.

 Lá na primeira mensagem quando comentei, foi uma opinião pessoal pois eu não costumo usar o fundo falso, sempre trabalhei e me adaptei bem a bazuca, que alias foi assim que aprendi a fazer, usando bazuca. Quando uso o fundo falso faço levas pequenas e não me importo de transferir de panela se necessário for.

Qual sua opnião desse:

Abraços
Arthur

From: gts...@gmail.com
Date: Wed, 1 Oct 2014 11:20:35 -0300
Subject: Re: Fundo falso
To: bode...@googlegroups.com

arthur kesterke

to bode...@googlegroups.com
Vai em anexo pois ficou cinza a figura.

From: arthur_...@hotmail.com
To: bode...@googlegroups.com
Date: Wed, 1 Oct 2014 12:49:56 -0300
9876.jpg

Guenther Sehn

to bodebrown
Eu acho bem legal. Um dos sparge arms que construí lá em 2011.. por aí, era muito parecido.

Eu acho que funciona muito bem, mas eu vejo alguma vantagem sobre simplesmente usar uma mangueira sobre a cama de grãos, levemente submersa no mosto líquido? Definitivamente, vantagem nenhuma....... ou seja... é legal, mas é um gasto desnecessário, na minha opinião.

Sobre transferir de uma panela pra outra, a minha questão é.... pra que usar uma técnica mais trabalhosa, mais lenta, e que vai te dar uma filtragem pior em alguns casos? Transferir só tem desvantagens..... a única vantagem seria liberar a panela de mosturação pra começar uma outra leva. Se não vai fazer outra leva, é trabalho em vão, e só tem perdas com isso.

Uma coisa que eu sempre repito.... os EUA estão bem na nossa frente em termos de homebrewing, além de ter muito mais gente fazendo cerveja lá que aqui.......... vai ver se algum homebrewer faz isso la............ ninguém. Por que será? :)

Abraço,

Guenther

Everton Luiz Delfino

to bode...@googlegroups.com
Guenther,

Quando vc diz: "simplesmente usar uma mangueira sobre a cama de grãos, levemente submersa no mosto líquido" é exatamente ao pé da letra, isso? apenas soltar a mangueira sobre os grãos e abrir a torneira?
Fiz isso em algumas levas, e depois voltei para a canequinha com escumadeira. Pelo visto, não estava fazendo nada de tão absurdo, e tendo menos trabalho...

[]s

From: gts...@gmail.com
Date: Wed, 1 Oct 2014 14:32:05 -0300

Guenther Sehn

to bodebrown
Exatamente.

Sempre fica uma camada mínima de alguns cm de mosto puro acima da cama de grãos, uns 5cm, digamos assim. Basta soltar a mangueira (uma quantidade boa, para quase dar uma volta na panela) sobre a cama de grãos..... a mangueira vai ficar deitada sobre os grãos, mas submersa no mosto, devolvendo o mosto durante a recirculação sem causar nenhum tipo de splash, e como a ponta da mangueira tende a ficar junto à parede da panela, acaba se formando naturalmente um suave "whirlpool" nessa camada de mosto puro acima da cama de grãos, homogeneizando tudo perfeitamente. Essa técnica pode ser usada tanto durante a recirculação, quanto na lavagem. Na verdade, nos meus equipamentos, eu deixo essa mangueira de retorno fixa, e troco somente o que vai ela: a) mosto durante a recirulação; b) água durante a lavagem. Enfim, o "sistema de entrada de líquidos" na panela de mosturação continua o mesmo.

Uma vez que se consegue fazer isso (e é bem fácil fazer), cara.... é simplesmente incrível o quão bem isso funciona... e o quão simples é a solução, e tudo que se precisa.... é uma mangueira, e caso necessário, uma forma mínima de prender essa mangueira para o peso dela não fazê-la cair da panela (caso a mangueira venha de uma bomba la embaixo).

Abraço,

Guenther

Gustavo "Templar" Rodrigues

to bodebrown
Ah beleza! Perfeito então, muito obrigado a todos. Vou fazer mais testes. Eu fiz alguns e não achei o ponto que eu queria, vou testar dessa forma que vocês falaram e ver o que tiro.

Guenther Sehn

to bodebrown
Aqui o vídeo que um aluno me mandou alguns dias depois de fazer curso comigo, pra mostrar como ele havia feito em casa e se estava de acordo como eu havia mostrado no curso.

Aqui ele está fazendo a filtragem/lavagem com Fly Sparge. Perfeito.
VID-20140907-WA0000.mp4

Fabiano da Mata Almeida

to Guenther Sehn, bodebrown

Guenther e demais colegas, eu uso essa técnica tal qual descrita pelo Guenther, porem eu só fico intrigado quando para de recircular para fazer a troca do fluido para agua de lavagem. Nesse momento da troca os grãos tende a subir (estão inchados pela absorcao de água) para a flor da agua e se eu nao "empurra-los" para baixo, ficam ali. Isso acontece com vcs tbm?

Jorge

to bode...@googlegroups.com
Guenther, na recirculação com bomba, pra fixar a mangueira de forma que ela não caia eu comprei um suporte desses que tem em casas de aquário, ele fixa a mangueira pela curvatura e se fixa na panela com um parafuso/borboleta (na figura está fixada no vidro do aquário).
Jorge Fulerage
suporte-para-mangueira-de-agua.jpg

Juliano Dal Negro

to bode...@googlegroups.com
Muito obrigado a todos que responderam!!! Aumentou a coragem de tentar de novo!! Acho q o principal fator que ajudou a entupir foi o tamanho dos furos, o diâmetro é 1.5 mm e o espaçamento é 10 x 10 mm. E pra ajudar tinha um tequinho de malte de centeio!!! Outro detalhe é que não usamos bomba, fomos na cara e na coragem usando duas jarras e a escumadeira!! Mas mesmo com os transtornos reparei que a eficiência foi muito boa!!!

Guenther Sehn

to bodebrown
O número "mágico" ideal pra furos é 2,3mm, com espaço entre centros de 4mm, vide os americanos. Ou seja, em torno de 2mm dá ótimos resultados.

[...]

Juliano Dal Negro

to bode...@googlegroups.com
Vou providenciar uma reforma no fundo falso então!! Aumentar os furos e fazer um novo entre cada espaço!! Vai ficar top!!! Valeu a dica!!!

Eduardo Schoedler

to bode...@googlegroups.com
Guenther,

Uma dúvida: eu vejo alguns fazendo a lavagem dos grãos em 2 etapas.
"Primeira água" => recirculam => mash-out.
Depois destroem a cama de grãos, colocam a "segunda água", recirculam e fazem novo mash-out.

Fazendo em duas etapas aumenta a eficiência ou é bobagem?

Obrigado!

Luiz Zimmermann

to bode...@googlegroups.com
Nobres companheiros,
Boa noite.

Li essa sequencia de emails e o que entendi foi:
1 - fazer a "brassagem" com o fundo falso já na panela.
2 - nos momentos de elevar a temperatura, bombear a agua retirando pela torneira e retornando para a parte de cima.
3 - o termo brassagem não se aplica, pois como dito nao se deve tocar nos grãos

Entendi correto ? é isso mesmo ?

Se sim... algum ganho/perda se junto com tudo isso ter uma bazooka acoplada ?

Grato.
Boa noite.

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Luiz,

Quanto ao processo, é bem isso.

Não sei por que o termo brassagem deixaria de se aplicar, pois o resultado é o mesmo (produção do mosto).

Em relação a utilizar bazuca, é bom esclarecer o seguinte:

Fundo falso, bazuca, manifold, etc... não são elementos filtrantes.

Seu objetivo é "segurar" a parte sólida (os grãos), permitindo que a parte líquida (mosto) possa ser drenada da panela de brassagem.

Quem filtra e clarifica o mosto é a própria cama de grãos.

E é justamente por isso que o Guenther tanto fala em não mexer na cama.

É bom ter isso em mente porque volta-e-meia alguém comenta que usa o combo "fundo falso com bazuca"

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
(complementando, foi enviado sem querer...)

É bom ter isso em mente porque volta-e-meia alguém comenta que usa a combinação "fundo falso com bazuca" e diz que a eficiência do processo é melhor.

Das duas, uma: Ou tem algo de errado com o fundo falso ou jogou muito street fighter alpha pra querer resolver as coisas na base do combo.

Fabiano da Mata Almeida

to bode...@googlegroups.com
Gentes e demais colegas, uma duvida conceitual: no meu caso, a panela de brassagem é um barril adaptado, onde a drenagem é feita pelo fundo, ou seja, não sobra nada (ou quase nada) de liquido após a drenagem para a panela de fervura. No entanto, abaixo do fundo falso são aprox 4L, para um volume médio total de água de brassagem de 30L, ou seja, quase 13%. A minha dúvida é se devo considerar esses 4L como deadspace na configuração do BS, uma vez que efetivavamente fica em contato com os grão, apesar da recriação (meu serio é HERMS), apenas aprox 26L.

Sds,

Fabiano da Mata

Enviado via iPad
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "bodebrown" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para bodebrown+...@googlegroups.com.

Luiz Zimmermann

to bode...@googlegroups.com
Interessante o processo dessa forma, eu ainda não conhecia... e estou vendo vantagens, muitas vantagens..

O que citei sobre o termo brassagem acho que não me expressei bem, foi mais uma menção ao fato de não ter o trabalho de ficar mexendo os grãos enquanto está com o fogo ligado.. como faço levas de 80 litros... ficar revirando com colher realmente é um trabalho cansativo.

Quanto a pergunta se muda algo colocando também uma bazoka, já foi imaginando reduzir as partículas que passarão pela bomba.. um tempo atrás alguem aqui na lista mandou um link do aliexpress sobre uma bomba food grade, uma preta bem pequena... acabei comprando e ainda não usei para nada.. como aquilo está parado já começei a vislumbrar o uso dela...

Luiz Zimmermann

to bode...@googlegroups.com
Achei na lista o link para a bomba, foi essa aqui

Alguém que comprou naquela época tem usado ?

Será que dá para confinar nessa especificação (food-grade de 0 a 100 graus) ?

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
O deadspace representa a quantidade de mosto que não se consegue drenar da panela de brassagem.

Deve ser considerado no cálculo do volume de mosto que se deseja obter (antes da fervura), o que impacta na quantidade de água a utilizar.

Mas dificilmente o deadspace será tão grande quanto esse volume de líquido que fica sob o fundo falso. Na maioria das vezes não chega a 2% do volume total da panela.

Nos sistemas com fundo falso, o que se costuma fazer é acrescentar esse volume que fica sob o fundo falso na conta da água de brassagem, para que haja líquido o suficiente para cobrir a cama de grãos, descontando igual quantidade da água de lavagem.

Exemplo: Brassar 8 quilos de malte na proporção 2,8:1

Normalmente utilizar-se-ia nesta brassagem 22,4 litros de água mais o deadspace, que vamos calcular em 1,5 litro.

Como no teu caso ficam sob o fundo 4 litros, acrescenta-se esta quantidade no cálculo de água de brassagem:

22,4 + 1,5 + 4 = 27,9 litros.

Desta forma 4 litros devem ser subtraídos da água de brassagem, para que no final das contas não se obtenha mais mosto que o esperado.

O BS calcula as quantidades de água de lavagem considerando quantidade de malte, proporção água/malte e deadspace.

Mas não oferece um cálculo específico para compensar o fundo falso, o que pode ser feito é aumentar a proporção água/malte para que não seja preciso fazer esses cálculos paralelos do tipo "põe aqui e tira dali", que podem incorrer em erro de procedimento (por esquecimento nosso).

Gabriel Nascimento

to bode...@googlegroups.com
Tranquilo Luiz.

Aliás para esse esquema de usar fundo falso com recirculação e sem mexar na cama de grãos o ideal é utilizar bomba mesmo.

Até pode ser feito manualmente na base da canequinha, mas dá quase tanto trabalho quanto ficar mexendo nos grãos.

Fabiano da Mata Almeida