Pacote Ubuntu para o BOCA

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Pessoal,

Boa noite.

Para facilitar um pouco a vida de todos que estão instalando o BOCA,
para diversos fins, anuncio o pacote para UBUNTU do BOCA.

O pacote do boca está no mesmo PPA que montei para a maratona.

Este pacote depende do Ubuntu 16.04. Ainda não foi feito o merge com o
GIT oficial do Boca, vou conversando com o Cássio ainda. :)

Existem algumas particularidades e vou tentar explicar tudo neste email.

Primeiramente no ubuntu deve-se adicionar o PPA da maratona:
sudo add-apt-repository ppa:brunoribas/ppa-maratona
sudo apt-get update

Agora instale o pacote maratona-boca:
sudo apt-get install maratona-boca

Agora começam as particularidades. Para a sua primeira configuração
vou considerar que a página WEB do BOCA e o Banco vão executar na
mesma máquina.

Para ativar o banco na máquina local e configurar o boca para usar o
banco, execute no terminal execute:
sudo boca-config-dbhost localhost

Leia ATENTAMENTE às informações que aparecerão na tela. Serão 3
perguntas que você deverá responder (são perguntas de S e N (mas leia
o que ele pede como resposta).

Pronto! Neste momento o BOCA já está rodando! Pode acessar pelo
http://localhost/boca , se for acessar de outra máquina troque o
localhost pelo ip da máquina em que o boca está instalado.

Por padrão o BOCA cria um usuário "system" com a senha "boca", e agora
você poderá criar contests.

Lembre de usar um IP **fixo** na máquina que vai rodar o banco e a
página do BOCA, pois ela será referência em toda a rede. O IP desta
máquina será referenciada como IPBOCA

==AUTO JUDGE==

Agora o filet mignon do sistema é o autojudge, a ferramenta que avalia
semi-automaticamente o resultado de uma submissão ao sistema.

Em geral o auto judge é instalado em uma máquina separada da página e
do banco do BOCA, pois o auto judge não deveria disputar CPU com
nenhum outro processo.

Para instalar o autojudge em uma outra máquina:
- Instale um ubuntu 16.04
- Adicione o ppa da maratona
- Instale o pacote maratona-boca

Agora você deve executar o comando:
sudo boca-config-dbhost IPBOCA

Leia **atentamente** às perguntas e quando questionado sobre a senha
do Banco deverá colocar a MESMA senha que utilizou na instalação da
outra máquina.

Agora você deverá instalar o ambiente de julgamento. Execute o comando:
sudo boca-createjail

Este comando demorará alguns minutos.

Agora para executar o autojudge basta executar o comando:
sudo boca-autojudge

Se você pretende executar o autojudge na mesma máquina que está o
Banco e a página do boca, basta executar as duas últimas tarefas
acima:
- sudo boca-createjail
- sudo boca-autojudge

São esses os passos que você deve seguir para ter um boca funcionando
em um ubuntu 16.04.

Abraços,
--
Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Bruno Smarsaro Bazelato

to boca-users
Olá,

Qual seria o procedimento necessário para criar as maquinas de team? E esta versão tem Python?

Obrigado.

Abraço,
Bruno.

Bruno Ribas

to boca-users
Salve Bruno,

Em sexta-feira, 16 de setembro de 2016 13:51:08 UTC-3, Bruno Smarsaro Bazelato escreveu:
Olá,

Qual seria o procedimento necessário para criar as maquinas de team?

Para criar a máquina dos times você pode adicionar o PPA da maratona (que informei no email anterior) e instalar o pacote maratona-desktop

E esta versão tem Python?

Esta versão da jaula para o autjudge suporta o python sim. E a máquina do competidor também tem python instalado

Thiago Magalhães

to boca-users
Boa tarde.

No AutoJudge esta mostrando o seguinte erro:

PHP Notice:  Undefined offset: -1 in /var/www/boca/src/private/autojudging.php on line 599
Sending results to server...
Autojudging answered '(probably runtime error - unusual code: 7) ' (contest=1, site=1, run=4

Em Answer mostra: NO - Runtime error

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve,

Isso significa que o programa deu runtime .

Provavelmente Segmentation fault (falha de segmentação), isso acontece
quando acessa regiões ilegais para o programa, por exemplo um índicie
maior que o tamanho do vetor.

[]s

Em 18 de setembro de 2016 16:53, Thiago Magalhães
<thiagoel...@gmail.com> escreveu:

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com
Salve,

Só se eu tiver errado na geração do arquivo de input e output. Porque o programa era só ler dois números e imprimir a soma, execute o programa no computador e rodou normal...

input
2
2
5
5
1
1

output
4
10
2

Estou fazendo os arquivos de input e output errado? O programa é para ler só dois números. No caso no input tem 3 casos de teste.

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Delacyr Ferreira

to boca-...@googlegroups.com
Boa noite Bruno,

Como eu deveria atualizar o IPBOCA na máquina do autojudge, caso eu não possa utilizar ip fixo?

E o que faz especificamente/tem o pacote maratona-desktop (instalado nas máquinas de team)?

Muito obrigado.

Abraço,
Delacyr.

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com
Delacyr,

não tenho certeza.. mas acho que para mudar o IPBOCA na máquina do autojudge.. basta fazer
sudo boca-config-dbhost IPBOCA
onde o IPBOCA você substitui pelo ip atual de onde está o boca.

Acredito que o pacote maratona-desktop deve vim com o compiladores, bibliotecas e frameworks para programar, como o eclipe e geany.

Delacyr Ferreira

to boca-...@googlegroups.com

Obrigado Thiago, se realmente for isso, vai ajudar bastante.

Abraço.

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve é isso mesmo, executando o boca-config-dbhost com o novo IP na
máquina do autojudge ele vai atualizar as ligações com o servidor, mas
vai pedir a senha do banco de volta.

[]

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Delacyr Ferreira

to boca-...@googlegroups.com

Ok, obrigado Bruno!

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Oi Thiago,

Se o programa deverá ler apenas 2 números e você deseja testar 3
vezes, vai ter que criar 3 arquivos de entrada e 3 arquivos de saída,
uma para cada arquivo de entrada.

Outra coisa, é importante lembrar de fazer o 'return 0', no fim do
programa. Em C o return 0 não é implícito, em C++ é implícito e não
precisa, mas é uma boa prática.

[]s

Em 18 de setembro de 2016 19:03, Thiago Magalhães

Thiago Magalhães

to boca-users
Boa noite, Bruno.

Coloquei agora apenas um exemplo no input e output. No código em C e C++ coloquei o return 0 e continua apresentando o mesmo problema.
Não entendo o por que desde erro :/

Desde já, agradeço.

Seu repositório já ajudou bastante. Parabéns.

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Thiago,

Em 18 de setembro de 2016 22:23, Thiago Magalhães
> [...]
>
> Coloquei agora apenas um exemplo no input e output. No código em C e C++
> coloquei o return 0 e continua apresentando o mesmo problema.

Você consegue mandar o que tem no stderr no boca? Lá no Run ele tem um
botão para mostrar o 'standard error', talvez a gente consiga mais log
do que está acontecendo.

> Desde já, agradeço.
>
> Seu repositório já ajudou bastante. Parabéns.

8^) Fico feliz que está ajudando o pessoal

[]s

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com
Bruno, segue em anexo o arquivo.

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

stderr

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
O binário do safeexec não pôde ser executado. Minha suspeita é que a
máquina que está rodando o autojudge não está em um ubuntu 64bits.

Você pode confirmar isso?

Para saber se é uma instalação em 64 bits, execute:
file /bin/ls

A saída deve ser parecida com:
brunoribas@orion:~$ file /bin/ls
/bin/ls: ELF 64-bit LSB executable, x86-64, version 1 (SYSV),
dynamically linked, interpreter /lib64/ld-linux-x86-64.so.2, for
GNU/Linux 2.6.32,
BuildID[sha1]=eca98eeadafddff44caf37ae3d4b227132861218, stripped

A chave está no início, onde dis ELF 64-bit.

O pacote que fiz é exclusivo para máquina 64bits, vou adicionar a
restrição na hora de gerar os pacotes.

[]s

Em 18 de setembro de 2016 22:31, Thiago Magalhães

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com

É 32x. Tem alguma coisa que eu possa fazer para solucionar?

Obrigado pela ajuda.

> --

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
A maneira mais fácil é instalar um ubuntu 64bits.

Olhando no que existe hoje, não temos mais motivos para usar uma
distribuição 32bits (intel). Pode-se alegar que uma distribuição
64bits serve só para sujar o cache, mas é onde temos todo o
desenvolvimento acontecendo.

Mas se precisa ficar em uma distribuição 32bits, a maneira mais fácil
é pegar o código do safeexec e compilar na máquina que roda o
autojudge.
wget https://github.com/cassiopc/boca/raw/master/tools/safeexec.c
Para compilar:
$ gcc -Wall -o safeexec safeexec.c
$ chown root.root safeexec
$ chmod 4555 safeexec

E para instalar dentro do jail:
$ cp -a safeexec /bocajail/usr/bin/

Em 18 de setembro de 2016 22:39, Thiago Magalhães

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com
Com os comandos que você falou, deu certo. Obrigado.
Fiquei na distribuição 32bits só para não ter que formatar agora, iria levar mais tempo.

Obrigado, Bruno.
Você é manjador de Linux.

Melo Turbo

to boca-users
Olá bruno, gostaria de saber se posso utilizar somente essa parte do ==AUTO JUDGE== ,  pois montei o servidor com o script disponivell no bambonera, "Installv2.sh",  e utilizei a imagem disponivel tbm que é v2014, da vm, entretanto quando pus para rodar nao funcionou apresentou um erro, nao sei se é pq a versão do boca é diferente, queria saber se essa forma de instalação do auto judge funcionaria ....

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com

Salve,

Deveria funcionar sim.

Melo Turbo

to boca-...@googlegroups.com
mesmo que a versão do ubuntu seja diferente????...pois tstei no 16.4
o mesmo script, entretanto nao funcionou...

Em 19/09/16, Bruno Ribas<bruno...@gmail.com> escreveu:

Melo Turbo

to boca-...@googlegroups.com
preciso fazer um servidor até sabado que vem...

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com

Melo, você fazendo o esquema do Bruno.. Você faz tudo em um dia.

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Marcelo,

O problema é que os scripts install não funcionam nas versões recentes
do ubuntu, por isso não consegue transformar um ubuntu 16.04 em um
autojudge com esses scripts.

Se você instalar um ubuntu16.04 e instalar o pacote que fiz e
configurá-lo para rodar como autojudge, ele vai se comunicar
corretamente com o boca que etá instalado na imagem antigo. Contudo,
acho mais prudente deixar tudo homogêneo, instalar o pacote novo
criado.

[]s
Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Melo Turbo

to boca-...@googlegroups.com
mas eu nao estou usando o ubuntu 16.04, estou usando o 14.4.3 e a
maquina virtual disponivel no bambonera, que é 12.3, e lá sim eu vi
que as versões do postgres são diferente,,,nao sei se isso pode causar
problema,,,,e tambem ja fiz um tutorial utilizado o installv2, eu
teria que refaze-lo com o seus passo a passo, coisa que nao queria ter
que fazer agora...

Melo Turbo

to boca-...@googlegroups.com
Alguem poderia me dizer onde baixar problem package para importar para
o BOCA, utilizei aqueles exemplos que vem junto, o "abacaxi, o bits",
quando eu submeto o codigo aparec a resposta "not answered yet", dai
eu vou no auto-judge e aparece a msg "Autojudging answered ('WHILW
COMPILING) compilation error' " isso é normal??

Thiago Magalhães

to boca-...@googlegroups.com
Não sei se tem para baixar. Mas no BOCA tem uma opção onde você pode gerar o package problem. Só colocar o nome do problema, o pdf com a explicação e os input's e output's. Se quiser pode usar as questões de Maratonas passadas (http://maratona.ime.usp.br/), nesse site você encontra os problemas, os inputs e outputs.

Melo Turbo

to boca-...@googlegroups.com
Mas quanto ao problema de submissão...é normal ficar "not answered
yet"...como uso o autojudge para funcionar como juiz.

Em 20/09/16, Thiago Magalhães<thiagoel...@gmail.com> escreveu:

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Sim,

O autojudge ainda depende de um humano com conta de juiz para
certificar a resposta.

Para ficar tudo automático, como admin, na aba site tem que marcar a
opção "Autojudge (without human interaction):"

Melo Turbo

to boca-...@googlegroups.com
mas então essa msg é normal???pois usei os exemplos que vem com o
BOCA, estão errados??

Diemesleno Souza Carvalho

to boca-users
Boa noite,

Fiz o processo de instalação, tudo em uma máquina somente e depois executei alguns testes.

Pelo visto durante a instalação não é feita a instalação do java jdk, nem gcc nem mesmo python, certo? tendo que fazer isso manualmente.

Outra coisa, no post original, vi que falava que o sistema estaria pronto para python, mas não basta adicionar a linguagem no contest criado né? Tem ainda que preparar todo o ambiente que na verdade não está pronto.

Vi você comentando que no site da maratona da usp tinha os pacotes python de exemplo mas somente encontrei as entradas e saídas.

Alguém aí conseguiu habilitar python com sucesso?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve,

Em 22 de outubro de 2016 19:17, Diemesleno Souza Carvalho
<dieme...@gmail.com> escreveu:
> Boa noite,
>
> Fiz o processo de instalação, tudo em uma máquina somente e depois executei
> alguns testes.

Certo

> Pelo visto durante a instalação não é feita a instalação do java jdk, nem
> gcc nem mesmo python, certo? tendo que fazer isso manualmente.

Ele instala apenas no JAIL para correção. Não é necessário instalar os
compiladores na máquina, a menos que seja máquina de competidor. E
máquina de competidor não deveria rodar o Boca.

> Outra coisa, no post original, vi que falava que o sistema estaria pronto
> para python, mas não basta adicionar a linguagem no contest criado né? Tem
> ainda que preparar todo o ambiente que na verdade não está pronto.

O JAIL vem com o python3 instalado, então basta ter a linguagem python
no BOCA e o pacote do problema ter os scripts de correção em python.

> Vi você comentando que no site da maratona da usp tinha os pacotes python de
> exemplo mas somente encontrei as entradas e saídas.

No site da maratona, que fica na usp, tem os pacotes
http://maratona.ime.usp.br/vagas16.html

Tem os pacotes dos problemas.

Anderson Moraes

to boca-users
Bom dia,

Bruno, Eu trabalho em uma instituição de ensino.
E tem uma professora que me pediu pra fazer um servidor Boca.
Segui todos os seus passos de instalação, porem vou colocar o Auto-judge na mesma máquina.
Após fazer este passo.
 - sudo boca-createjail
e reiniciar a máquina ele da um erro gráfico.

esse erro só aparece logo após este passo, você já viu um erro parecido com este?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Anderson,

Descobri esse problema antes de ontem. Reportado pelo pessoal da Republica Dominicana.

É um bug que está sendo resolvido, vou mandar os pacotes atualizados ainda hoje.

Para você voltar a ter acesso a máquina basta remover o arquivo /etc/lightdm/lightdm.conf

Para remover o arquivo basta iniciar a máquina em modo recovery e rodar o comando:
sudo rm /etc/lightdm/lightdm.conf

[]s

Aviso Legal - Esta mensagem pode conter informações e/ou anexos confidenciais e/ou privilegiados da Sociedade Educacional Uberabense e/ou da sua mantida Universidade de Uberaba. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não deve usar, copiar ou divulgar as informações e os anexos nela contidos ou tomar qualquer ação baseada nestas informações e/ou anexos. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o email e, em seguida, apague-o. Este ambiente está sujeito a monitoramento.

Anderson Moraes

to boca-users
Salve, Bruno.

Refiz o servidor do Zero, realmente apresentou o mesmo erro, executei os comandos que você me passou e reiniciei a máquina. Funcionou, a máquina ligou.
coloquei o Auto Judge para rodar e pedi para a Professora fazer um teste.
Ela fez o teste e apresentou uma mensagem que o auto Judge, não estava habilitado, parei o serviço e reiniciei o mesmo, onde todas as questões foram julgadas.

A minha duvida agora e a seguinte.
toda fez que ela colocar uma questão nova eu preciso parar o auto judge e executar novamente ou ele pode ficar executando direto?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Anderson,

Em 4 de novembro de 2016 12:07, Anderson Moraes <anders...@uniube.br> escreveu:
Salve, Bruno.

Refiz o servidor do Zero, realmente apresentou o mesmo erro, executei os comandos que você me passou e reiniciei a máquina. Funcionou, a máquina ligou.

Ótimo!

Eu publiquei uma atualização, então a nova versão não causará mais problemas em novas instalações.

[...]

O problema acontece quando muda o contest ativo. Se mudar o contest ativo (com o usuário system do boca) você vai ter que reiniciar o autojudge.

Por problema não deveria acontecer nenhum problema.

[]s

Marcílio Oliveira

to boca-users
Bruno, boa noite.

Tenho algumas dúvidas, o mundo BOCA é um pouco novo para mim.

Realizei a instalação do ambiente para utilizar em competições internas da faculdade em que atuo, porém, notei que o autojudge é algo "semi" automático, é isso mesmo?
Ao final, sempre quem deve mandar a resposta da submissão é o juiz?

Outro ponto, qual a finalidade do script createjail ? A ideia é utilizar o autojudge no mesmo pc que é o servidor, pois a concorrência será inicialmente baixa de recursos aqui.

Quanto aos pacotes, os problemas de exemplos ficaram um pouco nebulosos para testes iniciais e para eu tentar gerar os pacotes.

Você teria algum exemplo completo, com descrição do enunciado, input, output, etc?

Muito Obrigado,
Abraço
Marcílio F Oliveira Neto!

___________________________________________________________________________________________________________________

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
Ola,

Existem pacotes completos no site http://maratona.ime.usp.br
E' possivel clicar para correcoes automaticas, existe uma flag na aba
Site. Por favor teste antes de usar, pois isso e' menos estavel. O
createjail e' para dar mais seguranca, pois devemos rodar codigo
submetido por usuarios, e isso e' perigoso. Esse e' o motivo de
sugerir o uso de um computador separado. Se voce utilizara com alunos,
entao pode deixar claro que qualquer tentativa de derrubar o sistema
sera fortemente punida, e talvez nao seja problema usar no mesmo
servidor. Eu uso no mesmo servidor com meus alunos em um curso aqui.

[]s
cassio.

Gabriel Batista

to boca-users
Existe alguma senha padrão para o usuário admin?

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
E' configurado no arquivo private/conf.php... usualmente "boca"
[]s
cassio.

On Sat, Feb 18, 2017 at 3:47 PM, Gabriel Batista
<gabrielb...@gmail.com> wrote:
> Existe alguma senha padrão para o usuário admin?

Gabriel Batista

to boca-users
conferi a senha no conf.php, mas ele acusa usuário inexistente ou senha incorreta

alguma forma de verificar se o usuário admin foi devidamente criado?

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
Voce logou primeiro com usuario system e criou e ativou um contest?
[]s
cassio.

Gabriel Batista

to boca-users
Havia logado com o system, mas esqueci de criar o contest

Agora tudo certo, muito obrigado

Gabriel Batista

to boca-users

Baixei aqui http://maratona.ime.usp.br/vagas16.html os pacotes da competição

criei um contest, e coloquei a questão A importando o pacote baixado

criei um usuário para um time, fui numa outra maquina, fiz o login do time

quando o contest iniciou, enviei a resposta em C

o auto judge retornou isso:

e a para o time aparece como not answered yet

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve,

Falta o freepascal no bocajail.

Por padrão não etá instalando o freepascal. Basta vc executar no terminal os seguintes comandos
```
sudo -i
chroot /bocajail
apt-get install fpc
exit
exit
exit
```

Agora como admin no BOCA você pode ir na aba RUNS e clicar na submissão e mandar rejulgar.

[]s

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Anderson Moraes

to boca-users
Boa tarde,

Hoje a Professora me fez esta pergunta.
o nosso BOCA não aceita Python e o BOCA das maratonas aceita. Vocês sabem como atualizá-lo?

Você poderia me ajudar com isso?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Anderson,

Por enquanto o boca não vem com o python cadastrado, por isso, como admin, você deverá cadastrar as opções de python na interface.

Importante que os pacotes dos problemas tenham os scripts de compilação/execução/correção das linguagens cadastradas.

Na interface de cadastro a extensão é o nome do script que opera a linguagem, os scripts do template são py2 e py3.

[]s

Anderson Moraes

to boca-users

rtri...@inf.ufsm.br

to boca-users
Olá Buno,

Se eu optar por deixar o autojudge em outra máquina, basta em dar o comando "boca-config-dbhost IPBOCA" e o servidor já reconhece a máquina host do autojudge?
Pergunto porque tem todo o esquema do servidor procurar o ambiente no /bocajail pra dar chroot. Como fica isso em máquinas separadas?
Eu não tenho que dizer pro servidor aonde ele encontra a máquina do autojudge?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve,

Em 8 de maio de 2017 05:50, <rtri...@inf.ufsm.br> escreveu:
> [...]
> "boca-config-dbhost IPBOCA" e o servidor já reconhece a máquina host do

O servidor não tem conhecimento de onde está o autojudge, já que o
autojudge funciona por pooling, ou seja, ele quem pergunta pro
servidor se existe alguma submissão pendente de correção

> Pergunto porque tem todo o esquema do servidor procurar o ambiente no
> /bocajail pra dar chroot. Como fica isso em máquinas separadas?

Quem cuida dessa parte do bocajail é o autojudge, então se o autojudge
não vai rodar na mesma máquina que o boca não é necessário criar o
jail.

> Eu não tenho que dizer pro servidor aonde ele encontra a máquina do
> autojudge?

Resumindo. O boca não precisa saber onde está o autojudge, nem precisa
ter os jails. Mas a máquina que está rodando o autojudge precisa ter o
jail e precisa saber o IP do BOCA.

[]s

Delacyr Ferreira

to boca-users
Olá Bruno, eu vi os pacotes maratona-linux, mas infelizmente só terei a oportunidade de testar mais tarde, então gostaria que tirasse algumas dúvidas, se possível.

Deve funcionar no lubuntu?

O maratona-meta já inclui o maratona-firewall, e maratona-submission ou é necessário instalar separadamente?

No maratona-firewall, como é definido o IP do server?

Posteriormente, para remover as mudanças posterior, bastaria um apt-get remove?

O maratona-desktop ainda existe?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Delacyr,

Em 13 de julho de 2017 13:45, Delacyr Ferreira <del...@gmail.com> escreveu:
> Olá Bruno, eu vi os pacotes maratona-linux, mas infelizmente só terei a
> oportunidade de testar mais tarde, então gostaria que tirasse algumas
> dúvidas, se possível.
>
> Deve funcionar no lubuntu?

Certamente os pacotes irão instalar no lubuntu, afinal é ubuntu. Mas
talvez ele não conflite com todos os pacotes que deveriam conflitar,
afinal trabalhei na hipótese de uma instalação padrão do ubuntu, o
lubuntu vem com uma seleção de pacotes levemente diferente do sabor
padrão

> O maratona-meta já inclui o maratona-firewall, e maratona-submission ou é
> necessário instalar separadamente?

O maratona-meta é apenas o repositório para os pacotes que são 'meta',
i.e, pacotes que apenas possuem dependências e conflitos, geralmente
os pacotes não possuem arquivos específicos.

E o principal pacote provido pelo maratona-meta é o maratona-desktop,
o qual depende de todos pacotes necessários para transformar em
Maratona-Linux e também conflita com diversos pacotes do ubuntu.

> No maratona-firewall, como é definido o IP do server?

Se tudo estiver correto, durante a instalação do pacote ele vai
mostrar uma caixa perguntando o ip do servidor boca. Para trocar basta
você executar
```
sudo dpkg-reconfigure maratona-firewall
```

ou apenas
```
sudo config-ip-boca IP-DO-BOCA -f
```

> Posteriormente, para remover as mudanças posterior, bastaria um apt-get
> remove?

Você pode remover os pacotes, mas os pacotes que o maratona-conflitos,
conflitou e removeu não serão reinstalados.

Além disso, eu nunca testei direitinho a remoção dos pacotes, então
pode sobrar algumas coisas configuradas especificamente para a
maratona e que talvez você não queira deixar lá.

Mas eu recomendo que o ambiente do maratona-linux seja feito em uma
máquina que será utilizada na competição ou em algum treinamento, e
que não seja instalado em uma máquina com a intenção de reverter para
o estado original

> O maratona-desktop ainda existe?
sim

[]s

Delacyr Ferreira

to boca-...@googlegroups.com
Olá Bruno,

Estou passando para informar que tive problemas em usar o maratona-desktop com o lubuntu e ubuntu 16.10, mas funcionou perfeitamente no ubuntu 16.04.

Abraço.

Bruno Ribas - bruno...@gmail.com

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Salve,

Obrigado pelo info.

Mas, de fato, os pacotes do maratona linux foram feitos para o ubuntu
16.04, tem algumas mudanças nas versões mais novas e por isso deve dar
algum problema.

Na maratona vamos continuar com o ubuntu 16.04 este ano e para o
próximo ano vamos para a próxima versão lts, que será a 18.04.

[]s

organiz...@gmail.com

to boca-users
Boa noite Bruno,

cara pretendo realizar uma competição com apenas 30 alunos. Vocẽ acha que, para este caso em que são poucos competidores, tem problema rodar o autojudge na mesma máquina do BOCA?

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Oi Alef,

Geralmente é muito importante que o autojudge sofra pouco com outras
interferências, ainda mais se o tempo de correção estiver muito apertado.

Se o seu TimeLimit estiver folgado, talvez não tenha problema.

[]s
> [1]http://localhost/boca , se for acessar de outra máquina troque o
> Bruno Ribas - [2]bruno...@gmail.com
>
> --
>
> References
>
> Visible links
> 1. http://localhost/boca
> 2. javascript:
> 3. mailto:boca-users+...@googlegroups.com
> 4. https://groups.google.com/d/optout

organiz...@gmail.com

to boca-users
Olá Bruno,

primeiramente obrigado pela resposta anterior, irei tentar mantê-los em máquinas diferentes, mas é sempre bom ter um plano B, caso não há possibilidade de ter a 2º máquina.

Cara agora estou enfrentando um pequeno probleminha justamente por utilizar máquinas diferentes. Estou executando tanto o BOCA como o AUTOJUDGE em máquinas virtuais, porque assim fica fácil manter um backup para que os próximos organizadores da olimpíada possam utilizar. Para permitir que máquinas externas tenham acesso a máquina virtual estou utilizando o HOST como um NAT, então ele faz o redirecionamento de uma porta dele para uma determinada porta do GUEST. O problema que estou enfrentando ocorre porque o AUTOJUDGE acaba sendo também uma máquina externa, então ele também precisa acessar via NAT, logo quando o AUTOJUDGE for se comunicar com o BOCA preciso que ele utilize a porta do HOST (por exemplo 15000) que eu designei para ser redirecionada para a porta 5432 do hospedeiro BOCA. Então gostaria de saber como posso fazer para que, ao executar o auto-judge ele tente se conectar à porta 15000 e não à porta 5432 que é o padrão.

Obs.: sei que poderia utilizar a própria porta 5432 do HOST para fazer o redirecionamento e solucionar o problema, mas, se tiver como, gostaria de não utilizá-la, para evitar futuros problemas devido ao esquecimento de matar processo que está rodando na 5432 ou algo assim.

[...]

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Alef,

Em /var/www/boca/src/private/conf.php você pode modificar a porta do banco
na máquina do autojudge.

[]s
> [1]http://localhost/boca , se for acessar de outra máquina troque o

Organização OCI

to boca-...@googlegroups.com
Bruno, estou com um probleminha quanto ao scoreboard. Os times já submeteram algumas respostas tanto certas como erradas, entretanto o na aba Score (tanto do Scoreboard quanto do Admin) estão dizendo: "Scoreboard is empty".

Estou utilizando apenas o site 1 para todos os usuários e o Global Score também está com valor 1 e nada.

Quaisquer dúvidas pedimos que entre em contato por este email ou pela nossa página do Facebook.

Atenciosamente,

ORGANIZAÇÃO OCI 2017

> References
>
>    Visible links
>    1. http://localhost/boca
>    2. javascript:

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
Meu melhor chute é que deve estar faltando uma linha no arquivo score.sep com o site 1.
[]s
cassio.

Organização OCI

to boca-...@googlegroups.com
Onde fica o arquivo score.sep? Fiz uma busca na pasta /var/www/boca/src e não o encontrei.

Quaisquer dúvidas pedimos que entre em contato por este email ou pela nossa página do Facebook.

Atenciosamente,

ORGANIZAÇÃO OCI 2017

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
src/private/score.sep
Message has been deleted

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Anderson,

Por enquanto apenas para o ubuntu 16.04.

Estamos migrando diversos pacotes para o ubuntu 18.04, mas por enquanto tudo
funciona no 16.04.

Os pacotes devem ser instaláveis no 17.10, mas não testei então não há
garantias.

[]s

On Wed, Mar 21, 2018 at 12:07:55PM -0700, Anderson Moraes wrote:
> [...]
> engano, por favor avise imediatamente o remetente, respondendo o email e,
> em seguida, apague-o. Este ambiente está sujeito a monitoramento.

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Boa tarde Bruno!

Instalei o servidor, e tudo... Mas quando tento entrar no localhost, coloco o user e a senha, e dá a seguinte mensagem:

"Localhost diz Unable to connect to database (IPBOCA: 5432,bocadb,bocauser). Is it running? Is the DB password in conf.php correct?"

E tem apenas o um botão "OK" que quando clico nada acontece.

Como devo proceder ao caso?

Desde já agradeço.

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Salve Vitor,

Você rodou os comandos para ativar o banco de dados?
sudo boca-config-dbhost localhost

[]s
> --
>
> References
>
> Visible links
> 1. mailto:boca-users+...@googlegroups.com
> 2. https://groups.google.com/d/optout

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Boa noite Bruno!

Então, rodei sim!

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Poderia rodar novamente e mostra toda a saída que ele mostra? Talvez tenha
alguma mensagem de erro.

On Wed, Aug 29, 2018 at 06:48:44PM -0700, Vitor Lucas Silva Santos wrote:
> Boa noite Bruno!
>
> Então, rodei sim!

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Aguarde, vou tirar uma foto e te mando em anexo...

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Bom dia Bruno!

Reinstalei meu ubuntu e refiz todo o processo de instalação do servidor BOCA. Mas ele travou nessa tela (Segue em anexo).
Captura de tela de 2018-08-30 02-53-04.png

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
Ola,
Esta e' a tela do autojudge. Parece que esta tudo ok. O autojudge
somente fara algo quando houverem submissoes. Neste momento, voce
deveria conseguir entrar no sistema via web (usando o IP do
computador, por exemplo http://10.1.2.3/boca/). Os documentos para
configuracao de uma competicao estao meio espalhados e confusos
(desculpe por isso), mas da para ter uma ideia de como seguir em
(ignorando varios passos que nao sao relacionados com configurar o
BOCA local):
https://www.bombonera.org/info2017/
https://github.com/cassiopc/boca/blob/master/doc/ADMIN.txt

[]s
cassio.

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Olá Cassio! Bom dia!

Então, devo deixar o terminal aberto ou já posso fechá-lo?

Pois só está aparecendo mais pontos rs achei que estivesse carregando algo...

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
Aquele e' o autojudge rodando. Se voce fechar, ele ira parar de
funcionar. Isso faz ser facil controlar quando o autojudge esta
rodando. Voce pode fechar, e abrir de novo e rodar essa ultima linha
quantas vezes forem necessarias.
[]s
cassio.

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Está bem! Muito obrigado rs

Vou fazer os testes e depois retorno os resultado a vocês aqui!

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Bom dia pessoal!

Consegui acessar o user System normalmente, mas tive problemas pra entrar no admin. Abri o conf.php, e na hora do login dá erro no acesso. Estou fazendo algo de errado?

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
em geral a senha do admin e' boca (ou escrita na tela, ou como voce
alterou). Note que e' preciso criar um contest e ativa-lo para poder
entrar como admin.
[]s
cassio.

Vitor Lucas Silva Santos

to boca-users
Bom dia pessoal!

Como vão?

Então, ainda continuo com o mesmo erro. Já fui no arquivo conf.php e troquei a senha várias vezes, criei as contests também, e nada abre o usuário admin, Enviei e ativei e também não consegui. Têm alguma dica para que eu possa estar efetuando aqui?

Desde já obrigado.

Bruno Ribas

to boca-...@googlegroups.com
Oi Vitor,

Para criar um contest primeiro é necessário entrar com o usuário 'system'
que por padrão tem a senha 'boca', não vi se você já fez isso. Mas parece
que é esse o passo que falta. E no usuário 'system', na aba contest, vocÊ
cria um contest e o ativa, e depois vocÊ pode entrar como usuário 'admin'
que tem a senha default 'boca'.

[]s

bader...@gmail.com

to boca-users
Hello, I can't update scoreboard, what can i do?

Cassio P. de Campos

to boca-...@googlegroups.com
On Tue, Nov 6, 2018 at 7:15 AM <bader...@gmail.com> wrote:
> Hello, I can't update scoreboard, what can i do?

Hello, we would need some more information to try to help.
[]s
cassio.

Cleyson Lima

Bruno Ribas