Remoção do /lib

Leandro Inacio

to Arch Linux Brasil
Senhores,

Para evitar futuros problemas, recomendo todos ficarem atentos a esta mudança.
Veja os links que se seguem.

http://mailman.archlinux.org/pipermail/arch-general/2012-July/027924.html

--
Sds.,

Leandro Inácio S. Carvalho
blog.leandroinacio.eti.br
archlinux-br.org
Linux User: #475144
LPIC-1 (LPI000212497)
Arch Linux User

"Não existe atalho para o desenvolvimento,
para progredirmos precisamos de ação,
dedicação e aprendizado!"

d4n1

to archli...@googlegroups.com

Boa cara

--
Você recebeu esta mensagem porque você se inscreveu no lista de dicussão do projeto Arch Linux Brasil - http://groups.google.com/group/archlinux-br
Maiores informações e novidades sobre o projeto podem ser vistas em http://www.archlinux-br.org

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Para adiantar e deixar avisado os desavisados, que eu sei que não vão ler nada das notícias no site do Arch e nem do Arch BR...

Vai mais um link, adiantando o processo de atualização.

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
2012/7/10 Leandro Inacio <carvalh...@gmail.com>:
> [...]
> nada das notícias no site do Arch e nem do Arch BR...
>
> Vai mais um link, adiantando o processo de atualização.

A gente pode meter o malho em quem perguntar coisas que tão explicadas
no site? E eu não to brincando não.

Basicamente, gente, regras de sobrevivência no Arch:

Se você tem Testing ativado ***leia a lista arch-dev***
Senão, ***leia a lista arch-general ou archlinux-br ou a página do
projeto sempre***

Vamos tentar fazer essa transição problemática ser a mais tranquila
possível. Temos o material todo prá isso.

--
R: Porque prejudica a legibilidade do texto.
P: Por que é ruim colocar a resposta de um e-mail antes do texto citado?

Denis A. Altoe Falqueto
Linux user #524555

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Em 10 de julho de 2012 20:29, Denis A. Altoé Falqueto <denisf...@gmail.com> escreveu:
A gente pode meter o malho em quem perguntar coisas que tão explicadas
no site? E eu não to brincando não.

Deveria né?
rsrs

[...]

Sim, os caras trabalham de forma deixar as coisas mais transparentes possíveis,
só que tem horas que é complicado, quando a mudança é grande e importante.

Para não ter problemas, ainda documentam e ainda avisam em vários lugares
o que deve ser feito.

[...]

Magnun Leno

to archli...@googlegroups.com
Para evitar qualquer reclamação de usuário, escrevi um texto em português[1] (já que muitos usuários não falam inglês).

[1]: http://www.mindbending.org/preparem-se-irmaos-do-arch-linux/

Até mais...
Magnun Leno

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
2012/7/12 Magnun Leno <magnu...@gmail.com>:
> Para evitar qualquer reclamação de usuário, escrevi um texto em português[1]
> (já que muitos usuários não falam inglês).
>
> [1]: http://www.mindbending.org/preparem-se-irmaos-do-arch-linux/

Show de bola!! O texto está muito bom! Ninguém vai poder falar que foi
pego de surpresa!

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
Meu nobre Jedi , seu testo está simplesmente fantástico ....hehehe

Só uma correção , houve um erro de digitação no seguinte ponto : (eu disse nunce)

Magnun Leno

to archli...@googlegroups.com

Meu nobre Jedi , seu testo está simplesmente fantástico ....hehehe

Só uma correção , houve um erro de digitação no seguinte ponto : (eu disse nunce)

Obrigado, já corrigi :D
Espero realmente que isso ajude os usuários.

Tomás Acauan Schertel

to archli...@googlegroups.com
Magnun,

Primeira linha: "É da natureza do ser humano reclamar, isto é uma fato." -> "um fato"

--
Tomás Schertel
Linux Registered User #304838

Magnun Leno

to archli...@googlegroups.com
On 12/07/2012 15:40, Tom�s Acauan Schertel wrote:
> Magnun,
>
> Primeira linha: "� da natureza do ser humano reclamar, isto � uma
> fato." -> "um fato"
>

> --
> Tom�s Schertel
> Linux Registered User #304838
> Arch Linux User
> http://www.archlinux.org/

Obrigado Tom�s! J� corrigi tamb�m :D

Phillipe Smith

to archli...@googlegroups.com
Show de bola Magnun!
Mas podemos esperar que com certeza vai chover problemas sobre isso no fórum do Arch e outras comunidades.

Phillipe Smith <SmithuX>

Linux Admin and Web Developer
E-mail 1:  phill...@gmail.com

Obrigado Tomás! Já corrigi também :D

[...]

Corvolino winS

to archli...@googlegroups.com
6 bem sabe como é usuário né? Ainda mais de SL que a maioria só sabe
cornetar sem motivo ou sem procurar saber o que está ocorrendo.

> [...]
> mensagens.
> Para se desinscrever deste grupo, envie um email para

Reinaldo Bispo.
Linux User #459152
Colaborador do Arch Linux Brasil. (corvolino)
Estudante Técnico em Informática - IFBA.
Estudante de Sistemas de Informação - UESB
blog; http://www.corvolinopunk.wordpress.com
twitter; @corvolinoPUNK

Maycon Maia Vitali

to archli...@googlegroups.com
Mas uma pequena correção:
"mantenham-se informados sobre o sistema que você uso"

Ficou ótimo o texto. :-)

----
Maycon Maia Vitali (aka 0ut0fBound)
Offensive Security Certified Expert (OSCE)
Security Researcher @ Hack'n Roll

Elias Barrionovo

> [...]
> Para evitar qualquer reclamação de usuário, escrevi um texto em português[1]
> (já que muitos usuários não falam inglês).

De fato, o texto ficou muito bom!

De qualquer forma, "find /lib -type f -exec pacman -Qo \;" me aponta
que possuo arquivos do pacote "broadcom-wl" em /lib. Já antevejo
trollagens extremas da Broadcom...

--
NI!

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
http://archlinux-br.org/noticias/190/

Sugestão de correções e links ajudando na resolução deste problema.

Recomendo sair a interface gráfica, parar o máximo de serviços e realizar o update conforme o recomendado.
Depois do update, reboot na máquina sem levantar interface gráfica.

Vamos tentar fazer com que esta atualização seja a mais suave possível!

Maycon Maia Vitali

to archli...@googlegroups.com
pacman -Syu --ignore glibc pacman -Su

Faltou uma ; ou um && ai, não ?!

----

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Em 14 de julho de 2012 13:20, Maycon Maia Vitali <maycon.p...@gmail.com> escreveu:
pacman -Syu --ignore glibc pacman -Su

Faltou uma ; ou um && ai, não ?!

Não, foi a formatação que saiu errada. x)

Erico Nunes

to archli...@googlegroups.com
Para constar, eu tinha meu custom kernel e o pacman não deixou
atualizar o glibc de primeira (como esperado). Seguindo os passos deu
o seguinte:

Proceed with installation? [Y/n]
:: Retrieving packages from core...
glibc-2.16.0-2-i686
(1/1) checking package integrity
(1/1) checking for file conflicts
error: failed to commit transaction (conflicting files)
glibc: /lib exists in filesystem
Errors occurred, no packages were upgraded.

Fui no /lib e fiz um "pacman -Qo * ", e mostrou o diretório modules
que não pertencia ao glibc.
Troquei o kernel pelo linux do [core] pra resolver logo. A partir daí
tudo dentro do /lib pertencia ao glibc, consegui atualizar o glibc sem
problemas.

Overflow .

to archli...@googlegroups.com
como posso resolver esse comflito, já feis tds os passos q tem no wiki..

[overflow@archlinux-br ~]$ sudo pacman -Su
:: Iniciando atualização completa do sistema...
resolvendo dependências...
procurando por conflitos inter-relacionados...

Alvos (1): glibc-2.16.0-2

Tamanho Total Instalado:   33,94 MiB
Alteração no Tamanho:      0,00 MiB

Prosseguir com a instalação? [S/n] s
(1/1) verificando integridade do pacote                           [####################################] 100%
(1/1) carregando arquivos do pacote                               [####################################] 100%
(1/1) verificando conflitos de arquivo                            [####################################] 100%
erro: falha em submeter a transação (arquivos conflitantes)
glibc: /lib existe no sistema de arquivos
Ocorreram erros e, portanto, nenhum pacote foi atualizado.

--
[...]

Linux Registered User #552585
archlinux i686 + kde

Mrk3004

to archli...@googlegroups.com

Para mais opções. visite este grupo em http://groups.google.com/group/archlinux-br

--

 Se você utiliza o kernel padrão e não utiliza nenhum modulo adicional instalado manualmente pode remover a pasta /lib/modules que seu problema se resolve.

 A atualização ignorando o glibc atualiza todos os pacotes, inclusive de modulos adicionais que foram movidos de /lib/modules para /usr/lib/modules, mas notei que existe alguns modulos obsoletos do OSS (Open Sound System) em /lib/modules que não pertencem a nenhum pacote, provavelmente vestígios de builds anteriores do arch, ou seja, você pode removê-los. (Os mesmos arquivos se encontram atualizados em community/oss caso você não use o alsa).

Certifique-se de criar um backup caso você tenha arquivos modificados dentro desta pasta.

Overflow .

to archli...@googlegroups.com
q dizer q posso remover manualmente o diretorio?

rm -rf  /lib/modules

Para se desinscrever deste grupo, envie um email para archlinux-br...@googlegroups.com

Para mais opções. visite este grupo em http://groups.google.com/group/archlinux-br

Maycon Maia Vitali

to archli...@googlegroups.com
Opa,

Execute o seguinte:
# find /lib -exec pacman -Qo -- {} +

E veja quais pacotes está conflitando. Então basta reinstalar o pacote que as libs irá para /usr/lib.

É importante que o comando acima só exiba arquivos que fazem parte da glibc. :-)

EBS-1: Eu tive um problema com o gcc-multilib quando fui atualizar, pois eu tenho a versão 2.6 e no repositório está a versão 2.7 (coloquei para meu pacman ignorar as atualizações). Para resolver esse problema, eu desinstalei o gcc-multilib sem considerar as dependências e após a atualização instalei novamente pelo pacman -U no /var/cache/pacman/pkg/.

EBS-2: Mesmo após isso, existiam algumas libs que diziam não ter qualquer pacote associado (deve ser herança do meu vício com ./configure && make && make install quando migrei do Slackware para o Arch). Então eu fiz um for em bash que pega todos os arquivos que não são do glibc e movi para uma pasta de becape.

EBS-3: Depois de fazer tudo isso a glibc foi atualizada "xuxu beleza". Porém meu X (não X, o Xfce4) havia parado de funcionar. E quando fui ver, os logs do slim mostravam uma mensagem de erro de device_bus e blablabla. Ai eu coloquei o udev no DAEMONS do rc.conf e funcionou, deixando a dúvida do porque ele estava funcionando antes sem estar lá e se a atualização ou a 'remoção' das libs que nenhum pacote tinha associada influenciou nisso.

----
Maycon Maia Vitali (aka 0ut0fBound)
Offensive Security Certified Expert (OSCE)
Security Researcher @ Hack'n Roll

Maycon Maia Vitali

to archli...@googlegroups.com
Não remova, faça becape. :-P

Não seja tão burro quanto esse cara:

----
Maycon Maia Vitali (aka 0ut0fBound)
Offensive Security Certified Expert (OSCE)
Security Researcher @ Hack'n Roll

Overflow .

to archli...@googlegroups.com
será se a unica solução pra esse problema seja esse?

Mrk3004

to archli...@googlegroups.com
Como eu disse, se você não tem nenhuma modificação manual nesse diretório e nenhum pacote conflitante , pode removê-lo.

E como já vi comentários, vale frizar: Remova APENAS "/lib/modules" e faça a atualização do glibc.

Se remover /lib, óbviamente irá quebrar seu sistema.

Overflow

to archli...@googlegroups.com
unica solução é essa??w

Para se desinscrever deste grupo, envie um email para archlinux-br...@googlegroups.com

Para mais opções. visite este grupo em http://groups.google.com/group/archlinux-br

Overflow

to archli...@googlegroups.com
[overflow@archlinux-br modules]$ ls
3.0-ARCH      3.1.8-1-ARCH   3.2.1-1-ARCH   3.2.13-1-ARCH  3.2.5-1-ARCH  3.3.7-1-ARCH  3.4.3-1-ARCH
3.1.4-1-ARCH  3.1.9-2-ARCH   3.2.12-1-ARCH  3.2.2-1-ARCH   3.2.8-1-ARCH  3.3.8-1-ARCH  3.4.4-2-ARCH
3.1.5-1-ARCH  3.2.11-1-ARCH  3.2.1-2-ARCH   3.2.4-1-ARCH   3.2.9-1-ARCH  3.4.2-2-ARCH

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
mEm 15 de julho de 2012 17:38, Overflow <overf...@gmail.com> escreveu:
[...]

Já existe o kernel 3.4.4-3 que o /lib/modules foi movido para o /usr/lib/module.

Overflow

to archli...@googlegroups.com
então eu posso remover o /lib/modules ???

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Em 15 de julho de 2012 17:53, Overflow <overf...@gmail.com> escreveu:
então eu posso remover o /lib/modules ???

Da pra entender agora??

Se não der, avisa.

Problema 2: O final "pacman-Su" ainda tem conflitos em / lib

Isso significa que você tem arquivos ou pastas ainda em / lib ou pacman pensa um pacote para além de ainda glibc própria / lib. Você pode ver os arquivos de pacotes que possuem em / lib, usando:

$ Find / lib-exec pacman-Qo - {} +

Se algum pacote para além da glibc é listada como proprietária de um arquivo, que o pacote precisa ser atualizado para instalar os arquivos no diretório / usr / lib. Todos os arquivos sem dono por um pacote ou devem ser apagadas ou movidas para / usr / lib e todos os diretórios dentro de / lib precisa excluído (depois que eles estão vazios ...).

Uma fonte comum de arquivos em / lib é deixado overs de rodar depmod em uma atualização de kernel. Por exemplo:

erro:. / Nenhum pacote possui lib/modules/3.1.9-2-ARCH/modules *

Se não houver outros arquivos estão em / lib / modules, você pode remover o diretório.

Se depois disso o "pacman-Su" ainda tem conflitos com / lib, isso ocorre porque um pacote no seu sistema diferente do glibc pensa que é dono da pasta / lib. Tais pacotes pode ser detectada usando:

$ Grep '^ lib /' / var / lib / pacman / local / * / files | glibc grep-v

Estes pacotes precisam reconstruir de forma a não incluir o diretório / lib. Então o final "pacman-Su" será instalado com êxito glibc.

Você pode confirmar a atualização for concluída olhando em seu diretório raiz para ver que lib é um link para usr / lib.

$ Ls-ld / lib
lrwxrwxrwx 1 root root 7 11 de julho lib 21:10 -> usr / lib

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
Preciso de ajuda !!!

Eu tinha dois pacotes que estavam dando conflito para atualizar a glibc que encontrei com o comando
$ grep '^ lib/' /var/lib/pacman/local/*/files | glibc grep-v
Os pacotes eram hal e pam-face-authentication. Removi os dois pacotes com pacman -R 'pacotes'

Quando dou o comando
$ find /lib -exec pacman -Qo -- {} +
aparece uma lista com uns 40 arquivos todos assim

/lib/libresolv-2.16.so is owned by glibc 2.16.0-1

E não consigo atualizar a glibc

Preciso remover esses arquivos manualmente ??? Ou preciso fazer mais alguma outra coisa ???

Maycon Maia Vitali

to archli...@googlegroups.com
Tem algum diretório dentro de /lib? Se tiver crie uma pasta em algum lugar e faça becape desses diretórios para lá. Após isso deve funcionar.

----
Maycon Maia Vitali (aka 0ut0fBound)
Offensive Security Certified Expert (OSCE)
Security Researcher @ Hack'n Roll

Maycon Maia Vitali

to archli...@googlegroups.com
Faça becape = mova

----
Maycon Maia Vitali (aka 0ut0fBound)
Offensive Security Certified Expert (OSCE)
Security Researcher @ Hack'n Roll

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
não tenho nenhum diretório dentro de /lib

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
Eu tive o mesmo problema por não ter atualizado 2 pacotes do aur , rode o comando

grep '^lib/' /var/lib/pacman/local/*/files | grep -v glibc

E veja se tem algum outro programa se achando dono da pasta .

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
Já rodei e não retorna mais nada !!!
Da primeira vez achou dois pacotes mas já removi.

Agora não retorna mais nada !!!

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
2012/7/16 Douglas Moreno <dmcinfo...@gmail.com>:
> [...]
>
> $ find /lib -exec pacman -Qo -- {} +
>
> aparece uma lista com uns 40 arquivos todos assim
>
> /lib/libresolv-2.16.so is owned by glibc 2.16.0-1
^^^^^^^^^^^^^

Essa já não é a versão atualizada? Ou to ficando doido? Qual a
mensagem exata que o pacman dá quando você tenta fazer o pacman -Syu?

[...]

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
pacman -Syu

error: failed to commit transaction (conflicting files)
glibc: /lib exists in filesystem
Errors occurred, no packages were upgraded.

Lucas Tanure

to archli...@googlegroups.com
ta la na pagina do arch :

pacman -Syu --ignore glibc pacman -Su

Lucas A. Tanure Alves
Skype : lucas.tanure
+55 (19) 88176559

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
Notei que com o comando

find /lib -exec pacman -Qo -- {} +

a lista vem também a lib32-glibc. Isso tem problema ou deveria atualizar ?

/lib/ld-linux.so.2 is owned by lib32-glibc 2.14.1-4
/lib/libcidn-2.16.so is owned by glibc 2.16.0-1

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
Vc fez alguma instalação sem ser pelo pacman ??

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
Lucas fiz exatamente isso, mas quando dou o segundo comando ainda da conflito.

error: failed to commit transaction (conflicting files)
glibc: /lib exists in filesystem
Errors occurred, no packages were upgraded

Lucas Tanure

to archli...@googlegroups.com
pacman -Su -f ?

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
Sim, faço algumas pelo AUR, mas com o comando
grep '^lib/' /var/lib/pacman/local/*/files | grep -v glibc
ele me retorna o pacotes que estavam dando conflito

removi os pacotes com pacman -R pacote e mesmo assim continua dando conflito.

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
pacman -Sd lib32-glibc
pacman -Su

Mrk3004

to archli...@googlegroups.com
Isso não é conflito. Se houver qualquer arquivo dentro de /lib na atualização do glibc que não pertença ao glibc, o pacote não vai conseguir remover a pasta para criar o link (por isso foi pedido para atualizar todos os pacotes antes do glibc). Isso inclue arquivos que não pertencem a nenhum pacote, verifique isso e também a pasta /lib/modules já discutida no inicio desse tópico.

Denis A. Altoé Falqueto

> [...]
>
> /lib/ld-linux.so.2 is owned by lib32-glibc 2.14.1-4
> /lib/libcidn-2.16.so is owned by glibc 2.16.0-1

Meu amigo, já existe informação suficiente nessa lista há pelo menos
uma semana sobre essa migração.

https://groups.google.com/d/msg/archlinux-br/q3vswN-fyRM/oUiwRFiKAsMJ

Tem as indicações em inglês da lista internacional, tem tradução, tem
um artigo escrito sobre isso... Enfim, tem informação pra caramba.

Não seja um desses:

http://slash7.com/2006/12/22/vampires/

Seja um desses:

http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
Não tenho diretórios dentro da pasta /lib apenas arquivos.
Creio que o meu problema seja com a lib32-glibc
Parece que metade do meu sistema usa essa biblioteca e não consigo remove-la.
O comando pacman -Sd lib32-glibc retorna erro:
target not found.

não sei mais o que fazer !!!!

Para se desinscrever deste grupo, envie um email para archlinux-br...@googlegroups.com

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
Tem que descomentar o server multilib depois pacman -Sy .
Ai sim

pacman -Sd lib32-glibc
pacman -Su

Elias Barrionovo

to archli...@googlegroups.com
Só para deixar registrado caso alguém tenha o mesmo problema:

(Eu uso o kernel padrão (3.4.4-3-ARCH) e driver wireless b43 para a
minha placa BCM4312.)

Quando fui fazer "pacman -Su" para atualiar a glibc, o pacman reclamou
"/lib exists in filesystem". Deletei uns lixos antigos em /lib/module,
mas o pacman continuou reclamando. O que estava atrapalhando era a
pasta /lib/firmware.

Depois de "diff /lib/firmware /usr/lib/firmware", vi que a única
diferença era a pasta /lib/firmware/b43. Depois de movê-la para o novo
diretório e consertar as permissões ("chmod -R +rw
/usr/lib/firmware/b43"), consegui atualizar a glibc sem problemas.

Na verdade, agora minha interface se chamada eth1 em vez de wlan0 e
não sei como voltar isso (tentei pelo udev: ' SUBSYSTEM=="net",
ATTR{address}=="ff:ee:dd:cc:bb:aa", NAME="wlan0" ', mas não deu
certo). Mas isso é off-topic nessa thread.

--
NI!

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
a multilib ja está descomentada

Em 16 de julho de 2012 12:06, Douglas Moreno <dmcinfo...@gmail.com> escreveu:
Denis, fiz exatamente como descrito na Wiki, segui todos os passo, li TODOS os e-mails desta lista e nenhuma delas explica o que fazer com a lib32-glibc.
Estou aqui perguntando o que posso fazer para atualizar o meu sistema.

E obrigado pela ajuda de todos, mas ainda não consegui atualizar.

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
Confere , se o multilib estivesse descomentado ele encontraria o pacote .

multilib/lib32-glibc 2.16.0-2 [instalado]
    GNU C Library for multilib

De qualquer forma aqui tem http://www.archlinux.org/packages/multilib/x86_64/lib32-glibc/

Se não atualizar esse pacote não vai dar certo .

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
[...]

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Ignore sua atualização e realize o update glibc, depois atualize da lib32-glibc.

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
2012/7/16 Leandro Inacio <carvalh...@gmail.com>:
> Ignore sua atualização e realize o update glibc, depois atualize da
> lib32-glibc.

# pacman -Su --ignore glibc lib32-glibc
# pacman -Su

Deve resolver. Mas isso estava nos liks que já estão circulando na
lista desde uma semana. Não esses comandos exatamente, mas uma coisa
muito parecida.

Douglas Moreno

to archli...@googlegroups.com
lgfmobile, baixei e atualizei a lib32-glibc e agora consegui atualizar todo o sistema!!!

Muito obrigado pela ajuda e atenção de todos !!!

lgfmobile

to archli...@googlegroups.com
Verifique do seu pacman.conf .

Se vc estivesse com o multlib habilitado vc não teria tido esse problema .