[FAQ] Transformando seu Galaxy X em yakju.

David Santana

Bom galera, fiz esse tutorial para ajudar um colega do grupo a instalar no aparelho e decidi compartilhar com os demais para que, caso alguém tenha alguma dúvida, possa ter algo para ajudar.

IMPORTANTE:

1. Este tutorial tem o intuito de apenas auxiliar aqueles que tem dúvidas quanto aos procedimentos, eu NÃO me responsabilizo em hipótese alguma por qualquer problema que possa em ocorrer em seu aparelho. Lembre-se que isso pode anular sua garantia, portanto siga este tutorial por sua conta e risco.

2. Antes de mais nada, certifique-se que você está com a última versão do Toolkit instalada (na data de criação deste tutorial é a versão 6.0) em http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1392310).

3. Após instalar o Toolkit, execute-o sempre como administrador.

4. Ao abrir o Toolkit, selecione a opção referente a versão do Android em seu aparelho, no meu caso estava com a 4.0.2 e foi a opção 3.

5. Lembre-se de ter seu telefone completamente carregado para executar os procedimentos abaixo e principalmente lembre-se mais uma vez que eu NÃO me responsabilizo por nada hein! :P

6. Agora mãos a massa:

7. Sempre que eu me referir a iniciar o telefone em modo Fastboot quer dizer que você deve desligar o aparelho, retirar o cabo USB (caso esteja ligado) e ligar o aparelho pressionando os botões de volume (+ e -) e Power até aparecer a tela de Fastboot.

Parte 1: Drivers

1.1. Selecione a opção 1 e mande instalar os drivers, preste bastante atenção nesta parte pois se algo sair errado, o restante não será executado.

Parte 2: Bootloader

Mande destravar seu bootloader, lembre-se que isso irá zerar seu telefone, inclusive seus dados no SD:

2.1. Desligue seu telefone.
2.2. Ligue o aparelho em modo Fastboot.
2.3. Selecione a opção 3 para destravar o Bootloader no Toolkit.
2.4. Conecte seu aparelho no cabo USB.
2.5. Quando solicitado na tela de seu celular, selecione a opção de Unlock Bootloader pressionando o botão de volume para cima (+) e em seguida o botão Power do aparelho.

Parte 3: Backup do ROM original de seu aparelho

3.1. Ligue o aparelho em modo Fastboot novamente.
3.2. Selecione a opção 9 no Toolkit (Boot to CWM recovery without Permanent Flashing it).
3.3. Quando o aparelho reiniciar em modo Recovery dentro do CWM, selecione a opção de backup e a faça.
3.4. Após efetuar o backup, de boot normal em seu telefone e copie a pasta /sdcard/clockworkmod/ para seu computador.

Parte 4: Transformando em Yakju

4.1. Faça o download da Factory Rom do Yakju (https://developers.google.com/android/nexus/images?hl=pt-BR#yakjuimm76d)
4.2. Salve o arquivo na pasta do Toolkit (C:\Galaxy Nexus ToolKit\put_google_factory_image_here\).
4.3. Inicie seu telefone em modo Fastboot.
4.4. Selecione a opção 8 no Toolkit (Extract and Flash Google Factory Stock Rom).
4.5. Desligue seu aparelho.

Parte 5: Restaurando o Recovery Stock (Para permitir atualização OTA)

5.1. Ligue seu aparelho em modo Fastboot
5.2. Selecione ao opção 24 (Go to Model/Build selection) e selecione a opção 5 (4.0.4 IMM76D).
5.2. Selecione a opção 10 no Toolkit (ReFlash Stock Recovery).

Parte 6: Bloqueando o Bootloader (Para receber o OTA do IMM76I)

6.1. Ligue sem aparelho em modo Fastboot.
6.2. Selecione a opção 11 no Toolkit (ReLock your Bootloader).

Parte 7: Recebendo o OTA para IMM76I

7.1. Ligue seu aparelho.
7.2. Execute as opções inicias.
7.3. Vá em Configurações > Sobre o telefone > Atualizações do sistema.
7.4. Aguarde o final do download e quando aparecer a tela questionando se deseja instalar, selecione SIM.
7.5. Aguarde o final da instalação e em hipótese alguma desligue seu aparelho antes que ele volte novamente para a tela inicial do Android.

Parte 8: Rooteando o telefone

8.1. Selecione a opção 24 (Go to Model/Build selection) e selecione a opção 6 (4.0.4 IMM76I).
8.2. Ligue seu aparelho em modo Fastboot.
8.3. Selecione a opção 3 novamente para dar unlock no seu Bootloader.
8.4. Ligue seu telefone normalmente e faça os passos das configurações iniciais do Android.
8.5. Habilite o USB Debug em seu aparelho (Configurações > Opções do Desenvolvedor > Depuração USB).
8.6. Desligue o aparelho e ligue em modo Fastboot.
8.7. Selecione a opção 4 no Toolkit (Root your phone).

Parte 9: Bloqueando seu Bootloader novamente (opcional)

9.1. Selecione a opção 10 no Toolkit (ReFlash Stock Recovery).

Parte 10: Garantindo que você não perderá o root após futuras atualizações OTA.

10.1. Acesse o market e instale o app Voodoo OTA RootKeeper
10.2. Abra a aplicação e faça o backup do Root.

Parte 11: Divirta-se com seu aparelho!

Observação: Sempre antes de executar uma atualização OTA faça backup do seu Root pelo Voodoo e após a atualização, restaure o backup feito por ele.

Abs,
--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Tiago Maciel

Vale lembrar tb que se a pessoa já fez alguma alteração, tipo alterar o Recovery para CWM por exemplo, com esse Toolkit tb pode restaurar para o default para receber os OTA.

Tiago Maciel

David Santana

Exatamente, a parte 5 do tutorial explica como fazer esse procedimento. :)

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Tiago Maciel

Sim, sim. Só falei pra reforçar pra quem fez o procedimento "manual" via CWM e quer voltar ao recovery padrão.

Tiago Maciel

Gustavo Lobato

uhmm. adoro yakult

André Dina

Muito bom o tutorial, valeu!

To precisando fazer isso com o meu Galaxy X.

Só uma dúvida, pelo que eu entendi dessa forma você consegue rotear o aparelho sem perder o OTA?

Abs,
André Dina

Tiago Maciel

Exato, dessa forma vc não perde o OTA pois no passo 5 vc restaura seu Recovery para o padrão.

Tiago Maciel

Tiago Maciel

Aproveitanto, quem fizer o procedimento pela primeira vez, lembra de disponibilizar a ROM default (yakjuvs) pois parece que ninguém aqui do grupo lembrou de fazer isso (nem eu).

Tiago Maciel

André Dina

Vou tentar fazer isso esse fim de semana aí já subo a ROM original em algum lugar pra enviar pro grupo.

E quanto ao radio? Vale a pena fazer backup do original e instalar na yakju?

André Dina

Rômulo F. Nadler

Galera,

Segue o link com o backup da ROM original, espero ter feito tudo certo.

[]s

ducasp

to androi...@googlegroups.com, Rômulo F. Nadler
Nadler, está com o data e cache que podem conter dados pessoais seus, acho melhor não ter esses arquivos... :-)

ducasp

to androi...@googlegroups.com, Rômulo F. Nadler
Apesar que abri agora o data e parece que você tinha feito o wipe, então se tinha feito o wipe e não tinha sua conta registrada, não tem problema... Se tinha sua conta, melhor remover o data e o cache do share....

Tiago Maciel

to androi...@googlegroups.com, Rômulo F. Nadler
Gostei do método de compartilhamento pelo Dropbox. É só clicar em "Add to Your Dropbox" e tudo resolvido. Nota 10.

Tiago Maciel

David Santana

Obrigado Rômulo!

Conseguiu fazer tudo aí? Curtindo o 4.0.4? =)

Abraços,

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

David Santana

Sim, ele seguiu o tutorial e com isso fez o unlock do bootloader antes e o cel estava limpinho de fábrica.

:)

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Rômulo F. Nadler

David,

Deu tudo certo, o celular esta voando agora.
Valeu!!

Tiago Maciel

David, colei seu tutorial em um fórum que participo e o pessoal perguntou sobre isso, Claro que coloquei os devidos créditos.

Tiago Maciel

Cassio Sasaki

Pessoal,

Me parece que a Samsung tá demorando pra replicar as atualizações, correto?

Quem ainda tava com a ROM original do Galaxy X, a última versão era a 4.0.2?

David Santana

Tranquilo, o tutorial está aí pra isso mesmo. =)

David Santana

Fui com um amigo comprar um Galaxy X (fiz ele desistir do iPhone 4S) e a versão que está vindo é a 4.0.2.

Podem ter certeza que a Samsung vai sentar nas atualizações do X, não é interessante pra ela despender recursos pra isso e só aqui no Brasil.

Melhor transformar logo e ficar na cola do Google. :)

PS: Meu amigo disse que nunca mais quer saber de iPhone. :P

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Rodrigo Zaratin

O nome é só no Brasil, mas em outros lugares do mundo tb é responsabilidade da Samsung.

Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

Marco Terra

to Android Brasil
Alguem já compartilhou o Backup da ROM do X?

On 24 abr, 18:39, Rodrigo Zaratin <rzara...@gmail.com> wrote:
> O nome é só no Brasil, mas em outros lugares do mundo tb é responsabilidade
> da Samsung.
>
> Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

Tiago Maciel

Já sim, neste link do Rômulo:

Méritos dele.

Tiago Maciel

David Santana

Sim, o Rômulo já compartilhou aqui nesta thread. :)

Backup Stock Rom Galaxy X:

https://www.dropbox.com/sh/gddi6bq1rz4p68o/jOwZjEz5RA

Abs,

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Marco Terra

to Android Brasil
Cara,

Eu recebi a atualização OTA, só que na hora de instalar deu o Android
com triangulo vermelho!

Fiz todo o procedimento de Stock Recovery e dps bloqueei o bootloader.

Agora não aparece novamente a atualização OTA. Alguem sabe o que
fazer?

On 23 abr, 19:16, David Santana <davidsantan...@gmail.com> wrote:
> [...]
> seu Root pelo Voodoo e após a atualização, restaure o backup feito por ele.

David Santana

Você tem duas opções:

1. Forçar a instalação manualmente seguindo essa thread super bem explicada do XDA:  http://forum.xda-developers.com/showpost.php?p=20843237&postcount=1

2. Instalar a Factory Stock Rom do IMM76I disponível aqui:  http://code.google.com/android/nexus/images.html

Dúvida, você tentou entrar no Recovery Mode depois que restaurou o stock só pra ver se carregava? Se ele não carregou é porque deu algum erro, verifique a mensagem que aparece no Toolkit após tentar dar o ReFlash. =)

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

saidts

David Santana

O toolkit tem uma opção de backup que segundo ele salva todos os dados do seu telefone.

Não sei se funciona bem pois ainda não testei.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Rodrigo Zaratin

Deve ser o ADB backup já testei e funciona 95%

Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

Tiago Maciel

Já testei e não pegou tudo não. Preferi fazer um backup na mão mesmo.

Quanto ao backup de apps, ainda precisa recomendar o Titanium Backup?

Tiago Maciel

Rodrigo Zaratin

Eu uso o Titanium, tenho um agendamento que roda todo dia e refaz os backups...

David Santana

Eu isso o Titanium só para aplicativos que não posso perder dados, leia jogos, fora isso o próprio play já instala tudo sozinho pra mim.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Gian

O processo funciona o aparelho:   yakjuxw????

Tiago Maciel

Acredito que funcione para qualquer Galaxy Nexus (GSM), incluindo aí o Galaxy X. Pelo que eu vi, o Toolbox também é para as versões CDMA, mas aí tem que baixar a Factory Image correta.

Tiago Maciel

David Santana

Exatamente isso que o Maciel falou.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

David Santana

Perfeito.

Só muito cuidado outra selecionar as versões corretas.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Gian

Muito bom, obrigado!

Marco Terra

to Android Brasil
David,

Como faço pra entrar no Recovery pra ver se carregou sem erro???

Hoje finalmente veio a OTA novamente, dps que eu fiz o processo que vc
disse.... mas não sei porque deu o maldito triangulo vermelho
novamente!!!!

Quando eu dei o reflash no Toolkit não apareceu nenhum erro! Deu tudo
ok!

On 24 abr, 23:21, David Santana <davidsantan...@gmail.com> wrote:
> [...]
> pra ver se carregava? Se ele não carregou é porque deu algum erro,
> verifique a mensagem que aparece no Toolkit após tentar dar o ReFlash. =)

David Santana

Após dar o ReFlash ligue o aparelho em modo Fastboot e com o botão volume selecione a opção Recovery, depois pressione power e veja se vai entrar no Revovery, se não entrar tem algo errado.

Abs,

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Marco Terra

to Android Brasil
Fiz o teste... ele vai pro robozinho verde com o triangulo verde!

On 26 abr, 22:02, David Santana <davidsantan...@gmail.com> wrote:
> [...]
> selecione a opção Recovery, depois pressione power e veja se vai entrar no
> Revovery, se não entrar tem algo errado.

Rodrigo Lima

Meu recovery, independente do método, sempre dá o sinal vermelho. Já refiz o flash da ROM e já reinstalei o recovery pelo toolkit.
Da última vez até parecia que ia rolar, mais 1 segundo depois surgiu o triângulo vermelho.

David Santana

Então está ok. Muito estranho você não conseguir instalar o OTA.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Marco Terra

Está ok?

Tem que aparecer o triangulo vermelho mesmo?

_ _
Marco T. R. Terra
+55 11 9380 0711
mark...@gmail.com

Rodrigo Lima

E não ter a recovery stock é não fazer ota certo? Imagino que ao baixar o ota, else de reboot no recovery...

Rodrigo Lima

Eu acho que não está OK pra você não. O que David quis dizer é que seu recovery está OK, então era pra dar certo.
O meu recovery é que está dando pau, e não sei como recupera-lo.
Vou tentar voltar a stock do galaxy X e ver o que rola.

Marco Terra

Mas quando entro no Recovery aparece o maldito triangulo vermelho!

_ _
Marco T. R. Terra
+55 11 9380 0711
mark...@gmail.com

Rodrigo Lima

Então o seu tá igual o meu. No recovery for us.

David Santana

Estranho, vocês podem tentar o update na mão mesmo, depois eu posto um tutorial ensinando a fazer pelo CWM.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Rodrigo Lima

Eu fiz o update na mão mesmo, via adb/fastboot. Tanto por ele, quanto pelo Gtoolkit tenho o mesmo erro no recovery. Vou esperar pra ver se alguma nova ROM conserta isso.
Dúvida: Eu vou receber a notificação do OTA, pois estou com o Yakju, mais não vou conseguir instalar por causa do recovery, certo?

Guilherme Zalochi

Ja que voce vai fazer o procedimento ja usa a ultima atualização ali ele ta mostrando uma anterior.. ja usa a mais nova

Rodrigo Lima

Já estou na 4.0.4, IMM76I. Mais o que me deixa puto é droga do recovery original dar esse maldito erro vermelho. Aí se entendi bem não adianta nada receber o OTA, pois não vou conseguir instalar com o recovery dando erro.

2012/4/27 Guilherme Zalochi <gzal...@gmail.com>
[...]

r--
David Santana
davidsa...@gmail.com

David Santana

É, você vai receber a notificação do OTA, mas se tentar instalar vai dar merda.

Vou pesquisar mais sobre isso e posto uma solução se encontrar.

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Rodrigo Lima

Olha a bizarrice da coisa: Acabei de dar uma busca no XDA e pelo o que vi é assim mesmo: Red Triangle (http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1614509). Fiz o teste e realmente, após o "sinal vermelho" você tem que fazer volup+voldown+power repetidas vezes até que - voilá - entrei no menu do recovery!
Vou esperar o próximo OTA e vamos pro tudo ou nada!

Jônatas Renan Camilo Alves

Olá pessoal. Tudo joia? Prazer, sou novo no grupo!

Dave, Obrigado pelo tutorial!

Bom fiz tudo certinho e agora já estou rodando a versão 4.0.4 (IMM76I) como manda o figurino.

O Problema é que pelo que parece meu celular que já havia vindo desbloqueado (comprado em uma loja que revende vivo e que desbloqueia) não aceita mais o meu PIN do meu chip TIM dando o erro: "Network unlock request unsucefull"

Alguém sabe como posso resolver este problema?

Obrigado,

Jônatas Renan

David Santana

Em uma breve pesquisa pelo Google encontrei esse vídeo:  http://www.flipbus.com/view/6m961134m/how-to-solve-network-unlock-request-unsuccessful-on-samsung-phone/

E este site que deve ajudar você:  http://www.fastgsm.com/en

Abs,

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

2012/5/1 Jônatas Renan Camilo Alves <mrfr...@gmail.com>

Jônatas Renan

Já havia tentado este tutorial sem sucesso...

Depois de umas 3 horas buscando a solução, resolvi com uma mais simples que havia pensado...
Entrei no site da vivo com um usuário valido e procurei por desbloqueio, na lista não havia o Nexus, selecionei o Galaxy S2 e digitei meu imei... O Site liberou um código de desbloqueio que, apesar de aparentemente só funcionar no S2, serviu como uma luva.

De qualquer forma agradeço o seu tutorial que além de me ajudar a atualizar, serviu como norteador para buscar mais informações de como funcionava o bootloader, o que era rootear o celular, como fazer o flash da imagem e o backup da versão original.

É o meu primeiro android e eu havia comprado-o semana passada, então foi uma mão na roda!

Atenciosamente.

Jônatas Renan.

Marlon Paulo

Pessoal, fiz o tutorial ontem, funcionou blz. Só uma pergunta, já baixei a versão  4.0.4 (IMM76I) então nao deu pra testar se o update OTA estava funcionando.
Tem outra maneira de testar isso ou vou ter q esperar sair alguma atualização?
Marlon Paulo Parizzotto
Analista de Sistemas

David Santana

Wait and see. :)

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Rodrigo Lima

Vai ter que esperar mesmo, pois o seu está no último update, igual o meu...
Lembrando que mesmo com o OTA liberado não necessariamente você irá receber a notificação imediatamente.

Leandro Rio

Quais os benefícios em atualizar o sistema do 4.0.2 para o 4.0.4? qual o Changelog?

Leandro Rio
=============================
: leand...@gmail.com
: @LeandroRioLima
=============================

Thiago Meireles

Marcos Vinícius

Boa noite pessoal.
Duas dúvidas básicas:

1) Fazendo a mudança, como ficam meus apps comprados? Posso fazer o download deles depois, usando o mesmo e-mail?
2) Eu vi que no site para download está a versão IMM76I e não IMM76D. Posso fazer a atualização de boa né?

Valeu!

David Santana

1) Seus apps estão vinculados à sua conta do Google, então se seu aparelho estiver com a conta, você poderá baixar os apps. Independente se é yakju, yakuti ou qualquer outra coisa. =P

2) Pode usar a IMM76I, só lembre de na hora de fazer os passos, escolher a opção correspondente a versão correta. =)

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

2012/5/16 Marcos Vinícius <marvinw...@gmail.com>

Marcos Vinícius

Funcionou perfeitamente!

Muito obrigado pela ajuda!

Att.
Marcos

Marco Terra

to Android Brasil
Galera,

É a 4ª vez que recebo a mesma atualização via OTA, porem quando vou
instalar aparece o maldito triangulo com exclamação!

Alguém conseguiu resolver isso?

On 19 maio, 00:50, Marcos Vinícius <marvinware2...@gmail.com> wrote:
> Funcionou perfeitamente!
>
> Muito obrigado pela ajuda!
>
> Att.
> Marcos

David Santana

Você pode fazer a instalação manual via cwm. Já postei o link pro xda com o tutorial aqui.

Marco Terra

to Android Brasil
Mas minha ideia é que a atualizacao OTA funcione!

On 23 maio, 22:24, David Santana <davidsantan...@gmail.com> wrote:
> Você pode fazer a instalação manual via cwm. Já postei o link pro xda com o
> tutorial aqui.

Guilherme Zalochi

saiu atualizacao nova, ou voce ta tentando a antiga ainda Marco? o meu deu triangulo tambem e atualizei via adb, queria testar.. cheguei a pasar o bootloader e recovery novos

Tiago Maciel

Seu Recovery é o original Marco?

Tiago Maciel

Marco Terra

Já apliquei o original e ainda assim não vai!

ducasp

Você deve estar com algum dos arquivos que ele checa modificado ou apagado (como APK's de sistema, libs, etc...)... Aí o OTA não rola mesmo.

Tiago Maciel

O melhor jeito de deixar o OTA funcionando 100% é seguindo o tutorial que o David criou no 1º post. Não tem erro, mas vc perderá todos os dados do seu celular (se precisar desbloquear o bootloader de novo).

Tiago Maciel

Tiago Maciel

Ô cambada!!

Um brother de um fórum está tentando seguir o tutorial e quando ele está no 4º passo (Parte 4: Transformando em Yakju) ele está recebendo as seguintes mensagens de erro:

Ele diz que quando sai daqui, o celular ainda não está yakju (ainda é reconhecido como Galaxy X). Alguém sabe o que pode ser isso e como resolver?

Tiago Maciel

Bruno Bacelar

Boa tarde a todos.
Peguei meu Galaxy X hoje.
Na parte 3 do tutorial, eu não estou conseguindo fazer o backup. Na tela mostra que o CWM não conseguiu criar os .log, e depois quando entre no windows, e abro Galaxy X, as únicas pastas que aparecem são as de Alarm, Pictures, etc...Nada de clockworkmod.
Alguém poderia me ajudar?
Obrigado

Rodrigo Zaratin

Então algo está dando errado no 3.2 ou 3.1....

O 2 está feito? Pra confirmar é só ligar o celular e o cadeado irá aparecer aberto.

2012/6/4 Bruno Bacelar <brunoba...@gmail.com>

Bruno Bacelar

Opa, zaratin, tentei agora novamente e foi.
Acredito que falta um passo no tutorial após desbloquear o bootloader, que seria o passo de retirar o telefone e plugar novamente. Pois fazendo direto, não vai. Aí o que fiz foi retirar ele, fechar o toolkit e iniciar novamente.
Agora foi.

Gil César

David Santana,
Cara muito obrigado pelo tuto, muito simples e intuitivo.

Só uma coisa, minha ROM já era  4.0.4 IMM76I. Eu poderia ir direto pro passo 8, uma vez que já estava com yakju, correto?

Gil Amaral
Email / GTalk: gilla...@gmail.com

2012/6/4 Bruno Bacelar <brunoba...@gmail.com>

Christofer Cross

to Android Brasil
Eu fiz usando este procedimento mais simples:

http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1391881

Faz tudo automático, sem stress havia tentado o outro metodo citado
acima e nao deu certo não. Com este ele atualiza pra versão 4.0.1,
porém Yakju, atualiza automaticamente quando você inicia para a versão
4.0.2 e depois para a 4.0.4 e seja feliz.

Abraço.

On 24 abr, 23:15, Marco Terra <markit...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Fiz todo o procedimento de Stock Recovery e dps bloqueei o bootloader.
>
> Agora não aparece novamente a atualização OTA. Alguem sabe o que

Marcio Del Bianco

na verdade o mais simples de todos é desbloquear o Galaxy, baixar todas as imagens e fazer o flash via fastboot... rapidinho...
é que esse método ta explicando desde o começo, instalação de drivers e tal, e o processo do fastboot é feito pelo programa.... realmente é uma mão na roda....

Everson Tomasi

Dave,

dá um help ae. Baixei ToolKit e já no primeiro passo deu zica... hehe

Sabe o que pode estar acontecendo? Já desabilitei o UAC do Windows 7 x64.

Everson Tomasi

Contornei o problema instalando o SDK do android.

Bruno Bacelar

pessoal, dúvida meio besta: Venho de um milestone 1, onde não era possível desbloquear bootloader, nem mudar kernel, então agora estou meio na dúvida em como trocar de ROM..
Para eu instalar outra ROM, é preciso desbloquear o bootloader?
O que sei é que eu preciso instalar o CWM e ter root, e isso pelo toolkit eu faço, mas e a questão do bootloader? Quando é necessário ter ele liberado?

Marcio Del Bianco

Sim, precisa desbloquear pra poder gravar um novo recovery... dai vc instalar o CWM e é só instalar as ROMs por ele...

Bruno Bacelar

Certo, e tem algum problema deixar o bootloader destravado? Pois cada vez que destrava ele zera o aparelho, então se eu quiser voltar para a yakju do google, melhor deixar ele aberto não?

Marcio Del Bianco

não precisa travar novamente... pode deixar destravado mesmo... vc recebe os updates normalmente... mas pra isso tem que estar com tudo stock... recovery, rom, bootloader....

Lucas de Jesus Matias

Pessoal, to com uma dúvida.

Eu já tinha feito esse processo antes do tópico ser criado, mas fiz de outra forma, faz tempo nem lembro direito, acho que foi vida Odin.

O que quero saber é, meu bootloader está destravado? como que fico sabendo disso? Quero fazer o root, mas fiquei sabendo que o que zera é destravar o bootloader, ai fiquei com essa dúvida.

Consegui acessar a tela de boot e ir em outras opções, como clear cache, mas não sei se isso significa que está destravado.

Rodrigo Zaratin

ao ligar o celular, o cadeado está aberto ou fechado?

Bruno Bacelar

Entendi.
Quero testar a rom AOKP + kernel franco, por isso perguntei. Mas então vou ficar com ele destravado mesmo, pois isso de estar com tudo stcok para receber os OTA eu sabia, mas pensava que o bootloader precisava estar bloqueado também...
Obrigado Marcio.

Lucas de Jesus Matias

Está escrito "ODIN MODE" no topo se ligar com o botão Ligar e Volume Menos

com os 3 botões entra em Fast Boot e tem o Android Aberto

não sei se isso significa algo:
LOCK STATE - LOCKED

tem o Recovery Mode como opção

Rodrigo Zaratin

Reboot normal mesmo, logo de cara tem um cadeado aberto.

Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

Lucas de Jesus Matias

mas isso quer dizer que o bootloader está destravado?

Marcio Del Bianco

Sim.... se aparecer um cadeado branco aberto embaixo, ta desbloqueado.

Lucas de Jesus Matias

Mas o meu não aparece cadeado nem fechado, nem aberto :S

Tiago Maciel

Então o bootloader está bloqueado.

Tiago Maciel

Marcio Del Bianco

então o bootloader ta travado.
Pra destravar pode usar aquele ToolKit do forum XDA...

Tiago Maciel

E lembra que pra destravar o bootloader vai perder tudo que tem no aparelho.

Tiago Maciel

Rodrigo Zaratin

Pq transformar em Galaxy X?

Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

Em 18/06/2012 17:31, "Thiago (PMSBC)" <thd....@gmail.com> escreveu:
Olá David, estou pensado em comprar um Galaxy Nexus, porém versão (UK), eu gostaria de transforma-lo posteriormente em galaxy x (yakjuvs), será possível? Posso usar o mesmo tutorial que você fez, só mudando a room a ser instalada? Desde já agradeço.

Rodrigo Zaratin

De qualquer maneira, é possível sim.

Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

David Santana

Exatamente, não existe benefício algum em transformar em X. :)

--
David Santana
davidsa...@gmail.com

Sent from my Galaxy Nexus

Rodrigo Zaratin

Pode usar o tutorial e pode mudar a qualquer momento

Rodrigo Zaratin - sent from Android Galaxy Nexus

Em 19/06/2012 12:37, "Thiago (PMSBC)" <thd....@gmail.com> escreveu:
Na verdade eu achava que só o Galaxy X dava pra colocar os menus em português, porém depois vendo alguns fóruns, vi que dá pra deixar em português, mesmo que a versão seja a yakju. Então eu gostaria de transformar em yakju mesmo, porém vindo de um yakjuxw. Acredito que posso usar esse mesmo tutorial, é isso?? Outra questão, quando você faz a atualização para o yakju você pode escolher o pt-br como padrão do telefone, minha dúvida é o seguinte: eu posso selecionar o pt-br só quando acontece a primeira reinicialização do celular ou eu posso mudar a qualquer tempo no menu de idiomas. Outra dúvida, ele ficará com teclado pt-br?? Eu sei que não vem com dicionário em pt-br, porém o teclado é pt-br no yakju?
It is loading more messages.