|
AVISO |
|
CURSOS / WORKSHOPS / PALESTRAS / OFICINAS |
Carlos Contente e Felipe Scovino realizam bate-papo
Fonte: G1 Araraquara e Região - 28/05/2012
A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza, de 11 a 15 de junho, a segunda oficina do programa Desafios Contemporâneos 2012 em Roraima. Com carga horária de 40 horas e tendo como tema “Performance”, o curso será ministrado pela artista Simone Michelin e vai abordar o corpo, suas representações e sua atualização como matéria da obra de arte; a ideia de arte contemporânea; e a ideia de paisagem no mundo contemporâneo. Após a realização das atividades, haverá leitura de textos, exibição de vídeos e, ao final, produção de trabalhos coletivos
Parte do programa Desafios Contemporâneos, as Oficinas de Artes Visuais objetivam contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Serviço:
Oficina “Performance”
com Simone Michelin
Dias: 11 a 15 de junho
Inscrições até 1º de junho
Locais: Universidade Federal de Roraima, Centro Multicultural – Orla Taumanan e Palácio da Cultura
Informações:
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8089
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura
De 4 a 8 de junho, Roraima vai receber a primeira oficina do programa Desafios Contemporâneos 2012, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. Com o tema “Performance como Acontecimento”, a atividade será ministrada pelo artista visual Ronald Duarte e vai abordar a performance e a sua contextualização no espaço onde é realizada.
A ideia é discutir o conceito de performance a partir de vídeos de ações performativas históricas na arte contemporânea brasileira. Também está prevista uma roda de criação para proposições de ações instantâneas e interativas com o público local. E, no último dia, será realizada uma performance coletiva, reunindo o que foi apresentado e debatido no decorrer da oficina.
Parte do programa Desafios Contemporâneos, as Oficinas de Artes Visuais objetivam contribuir para a redução das desigualdades regionais, bem como colaborar com a criação de ferramentas e mecanismos para a desconcentração de infraestrutura e dos meios de acesso cultural. Além disso, pretende criar fluxos de produção e de formação de profissionais de artes visuais e de público com a valorização da diversidade.
Ao todo, este ano, 27 oficinas práticas/teóricas estão previstas para ocorrerem no Pará, Amapá, Tocantins, Goiás, Roraima, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Sobre Ronald Duarte
Artista visual, é mestre em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem vasta produção artística desde 1997, destacando-se mais recentemente o trabalho “Nimbo//Oxalá”, apresentado em 2012 no 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco; em 2011 na Art Basel (Miami, EUA), na Europália (Bélgica), no ABERTO Brasília – CCBB, em OK Höhen Rausch.2 “Einladung Zur Eröffnung (Áustria); e, em 2010, na 29ª Bienal de São Paulo, como artista convidado. “O Brilho dos Olhos”, “Traçantes”, “Choque de Monstro”, “Estrela de Luz”, “Fumacê do Descarrego”, “Caixinha de Surpresas” estão entre outros que foram expostos no país e no exterior. Foi premiado também no Prêmio Faperj (Uniarte) e contemplado no Prêmio Marcantonio Vilaça (Funarte/MinC) e na Bolsa Iberê Camargo, além de ter publicações em várias revistas e livros na área das artes visuais.
Oficina “Performance como Acontecimento”
com Ronald Duarte
Dias: 4 a 8 de junho
Locais: Universidade Federal de Roraima, Centro Multicultural – Orla Taumanan e Palácio da Cultura
Informações:
Centro de Artes Visuais
Tel.: (21) 2279-8080
Fonte: FUNARTE – Fundação Nacional de Artes – Ministério da Cultura
de geyzon.dantas
O Museu Imperial/Ibram preparou uma programação especial para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio +20, que acontece no Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho. Entre as atividades, estará Em torno da floresta – exposição, instalação, oficinas, coordenada pela artista plástica, arquiteta e ambientalista Vera Patury.
De 11 a 15 de junho acontecem as oficinas em que crianças e adultos criarão obras de arte coletivas. Haverá teares e sisais à disposição dos participantes, que serão convidados a “tecer a Mata Atlântica”. Inserido no conceito de “work in progress”, o projeto propõe que cada um continue a obra iniciada pelo outro.
A participação é gratuita, mediante agendamento prévio, com limite de 30 vagas por turma. As oficinas para o público geral acontecerão de segunda a sexta, às 11h, e as inscrições podem ser feitas aqui até 3 de junho. Já as oficinas para escolas serão nos mesmos dias às 13h30 e às 15h, com inscrições pelo telefone (24) 2245-7735.
No sábado seguinte, 16 de junho, às 16h, será inaugurada uma exposição com os trabalhos realizados ao longo das oficinas. A mostra ficará em cartaz até 29 de julho no Pátio da Locomotiva do Museu Imperial. Saiba mais.
Texto e foto: Divulgação Museu Imperial
Fonte: Museus.comO Encontro Paulista de Museus é um evento anual que reune milhares de pessoas para debater aspectos da gestão e da política das instituições museológicas brasileiras, dividir experiências e perceber a melhor forma de ampliar a rede de interlocução e de colaboração dos museus paulistas. Especialistas renomados ministram palestras e a programação estimula discussões e ações de aperfeiçoamento, qualificação e fortalecimento dos museus.
Em sua quarta edição, o Encontro tem como tema "Novas Fronteiras da Gestão de Museus", que abordará as iniciativas já implantadas para a viabilização da gestão de museus, sejam eles públicos ou privados. O Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência estará presente no encontro no dia 14 de junho das 14h30 às 17h30 realizando visitas monitoradas e tirando dúvidas dos visitantes sobre acessibilidade em museus e espaços culturais.
O Encontro Paulista de Museus acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Memorial da América Latina, localizado na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664. Para informações sobre inscrição e programação, clique aqui.
O Fórum Permanente fará a transmissão ao vivo do encontro, além da produção de relatos críticos das mesas realizadas. Participe!
Assista todas as mesas e leia os relatos críticos das edições anteriores do Encontro Paulista de Museus http://goo.gl/owgNh
Fonte: Fórum Permanente
Agência FAPESP – Estão abertas até 30 de maio as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMUS) da Universidade de São Paulo (USP).
Aprovado em março, o curso será o segundo mestrado em museologia existente no país (o primeiro foi instituído pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), e será ministrado a partir do início do segundo semestre de 2012 por quatro museus: o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu Paulista (MP) e o Museu de Zoologia (MZ).
Baseado em curso de especialização na área oferecido pela USP de 1999 a 2006, o objetivo do mestrado é ampliar a possibilidade de estudos na área de museologia e capacitar profissionais para atuar como museólogos.
“A museologia é uma disciplina aplicada, e por isso pode interessar a estudantes que vêm da área de exatas, biológicas ou humanas. Será, por excelência, um curso multidisciplinar”, disse Maria Cristina Oliveira Bruno, professora e uma das orientadoras do programa.
O curso terá duas linhas de pesquisa: “Teoria e método da gestão patrimonial e dos processo museológicos” e “História dos processos museológicos, coleções e acervos”.
Serão 13 disciplinas oferecidas em dois semestres, sendo que no terceiro semestre é esperado que os alunos se preparem para o exame de qualificação. As aulas serão ministradas nos quatro museus organizadores.
As inscrições devem ser feitas no balcão da Seção Acadêmica do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, que fica na Av. Prof. Almeida Prado, nº 1466, Cidade Universitária, em São Paulo.
Mais informações: saca...@usp.br e (11) 3091-4906
Fonte: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Tiago Mesquita ministra entre 30/05 e 27/06/12, às quartas-feiras, à 16h, no Centro Universitário Maria Antonia o curso “A Imagem em Movimento e as Artes Plásticas”. A atividade diáloga entre a imagem em movimento e as linguagens mais tradicionais da arte, com destaque para o uso das técnicas de cinema por artistas modernos e contemporâneos. | Programa: 30/0512 - A grande pintura americana, colagem e filme de autor: Brackhage e a pintura de ação/ Maya Dehren e Gorky 13/06/12 - O uso do filme no trabalho de Andy Warhol 20/06/12 - Caravaggio no cinema e o cinema através de Caravaggio 27/06/12 - Novos sentidos da imagem em vídeo: Anri Sala, Christian Marclay e Bruce Nauman. | Mais informações: Centro Universitário Maria Antonia Vila Buarque: r. Maria Antonia, 294, tel. (11) 3123-5201. www.usp.br/mariantonia
Fonte: Mapa das Artes
Transart Institute
Application Deadline: June 1, 2012
www.transart.org
For the third year, Transart offers students on the MFA Creative Practice who don't want or are unable to obtain student loans a short term Debt Free Payment Plan at a fixed interest rate of 3.25% APR. Depending on scholarship levels monthly payments range from 446 to 972 USD. Current Transart Debt Free Payment Plans run for three years with a deposit of 5750 USD required.
Scholarships
Scholarships range from 6,000 to 20,000 USD for the duration of the program. Scholarships are being awarded with acceptance.
Academic programs
In a uniquely international setting, Transart offers two accredited courses for working artists, teachers and all professionals in related fields who are seeking advancement in Visual Arts and New Media: A two year low-residency MFA and a studio PhD.
The MFA Creative Practice
...consists of three intensive summer residencies in Europe filled with lectures, workshops, critiques, seminars, performances, and exhibitions and two shorter winter residencies in New York City. In the four semesters between residencies, students create an individual course of study realizing art and research projects with the support of faculty and studio advisors wherever they work and live.
First low residency studio PhD
Transart is offering an international low-residency studio PhD course of studies: The Degree is offered for creative work (practice-based research). Advisors come from Transart Institute and Plymouth University.
Fast Track MFA >> PhD
Exceptionally focused and accomplished artists can apply for transfer from the MFA to the studio PhD program at the end of the first year. Students who wish to enroll in the Fast Track program apply to the MFA Creative Practice. In their second semester on the MFA they develop a doctoral proposal. At the end of the semester they can apply for Fast Track assessment. Successful applicants will be registered for the MPhil/PhD course of studies at that time.
Open spaces
Very few seats remain open on this year's PhD, MFA and Summer Certificate. Deadline for all applications is June 1, 2012. The program starts July 21, 2012 in Berlin, Germany.
Transart programs in a nutshell:
- A contemporary learning experience
- Low-residency format allows you to keep professional and family obligations while advancing your career
- Experience summer intensives in Berlin, the art capital of Europe
- Fall and spring residencies in New York City
- Design your own course of studies
- Form an international collective with faculty and alumni for exhibition and performance opportunities
- International make up of students and faculty fosters exchange across cultural boundaries
- Studio work reviewed, critiqued and curated by established international curators
Transart students
...are emerging and mid-career artists and educators. Transart residencies are a meeting place for cultural exchange. Transart students and alumni will converge for the summer residency from areas as diverse as Thailand, Egypt, Italy, Pakistan, Iceland, Croatia, Ethiopia, Canada, Costa Rica, the UK, and the US.
For both students and faculty the time at Transart is a transformational experience. Performer and painter Nicole Stager wrote: "This program has changed my life in profound ways. My art practice is more informed, better articulated, more open, more thoughtful, more grounded in theory." New York based artist Virgil Wong found "The community I've become a part of through Transart is already much more immersive than what I've developed in ten years of living and working as an artist in New York City." Photographer and performer Angelika Rinnhofer found that "to work independently can pose a challenge but it also offers freedom and flexibility. Since a large number of students are accomplished artists and earn a living, Transart's concept is ideal to work toward a degree and to expand one's artistic career in addition to having a job." Faculty Michael Bowdidge: "Undertaking a PhD has lead me to a much deeper understanding of the nature of my practice."
Transart faculty
...comes from a wide range of academic and artistic backgrounds as well as geographic locations. Transart advisors have included Alec Soth, Alison Nordström, and Cate Rimmer among many others. Studio faculty include international artists working with photography, film/video, sound, performance, dance and choreography, drawing, sculpture, intervention, and installation. Current theoretical areas of expertise include curatorial work, African diaspora, interface technologies, digital arts, continental philosophy, media, social studies in colonialism, capitalism and tourism, word and image relationships, and contemporary asian art history. You can learn about the experience of Transart faculty online.
Finances
Plymouth University, the validating institution of all Transart degree programs, is certified by the US Department of Education (DoE) as an eligible foreign school. Students are now also able to apply for Sallie Mae International private student loans, school code: 023521. Additional financing is generally available through sources in the student's country of residence and/or citizenship. Funding letters are mailed with acceptance into the program.
Contact
For questions or to make an appointment to speak with faculty please contact Drew Henmi: he...@transart.org
Transart Institute
Mail: 228 Park Ave. S. New York, NY
T +1 (347) 410 9905
Skype: transartinstitute
www.transart.org
in...@transart.org
The American University in Cairo
Invitation to correspondence and exchange
www.aucegypt.edu
The Visual Cultures Program in the Department of the Arts at the American University in Cairo (AUC) invites artists, scholars, curators, and critics interested in engaging in upcoming academic and cultural events to submit their contact information for inclusion in future correspondence and exchange.
The Visual Cultures Program is seeking to expand partnerships with individuals and institutions at this historic time in the Middle East and North Africa to extend critical discourse on contemporary practice and art education in the region and to include professionals from a wide range of disciplines in upcoming regional and international conferences, art education initiatives, and exhibition programming at the Department’s Sharjah Art Gallery. More information on the Visual Cultures Program can be found here.
Sharjah Art Gallery
The Sharjah Art Gallery is the artistic and cultural center of the Department of the Arts at The American University in Cairo. The gallery presents exhibitions and educational programming with a special focus on contemporary art in the Middle East and North Africa. Its cultural and educational mission is to present the work of innovative visiting artists and curators to enhance the discourse on contemporary visual arts and to advance partnerships with educational institutions throughout the region.
For more information please contact:
Bruce W. Ferguson, Dean of Humanities and Social Sciences, American University in Cairo
Aissa H. Deebi, Director, Visual Cultures Program | Sharjah Art Gallery
Please send your contact info via email to:
Nahla EL Helbawi
Communications Officer
School Of Humanities and Social Sciences
nelhe...@aucegypt.edu
T +2 02 2615 1993
Fonte: Art&Education
San Francisco Art Institute (SFAI)
San Francisco Art Institute (SFAI)
Graduate Center
2565 Third Street
San Francisco, CA 94107
T 415 641 1241 x 4400
www.sfai.edu
The San Francisco Art Institute is currently accepting Graduate Program applications for the Fall 2012 term on a space-available basis. We invite you to become part of a global community of artists and thinkers noted for their diverse, provocative, and innovative work.
SFAI offers internationally regarded MFA programs in Design and Technology, Film, New Genres, Painting, Photography, Printmaking, and Sculpture. Reflecting a legacy of studio-based practice, these conceptual fine art programs encourage an experimental spirit, creative risk-taking, and interdisciplinary curiosity. Led by SFAI’s distinguished faculty, students are challenged to consider the contemporary, historical, and theoretical contexts of art as they develop a sustaining and vital creative practice.
SFAI’s MA programs in History and Theory of Contemporary Art, Exhibition and Museum Studies, and Urban Studies focus on advanced scholarly inquiry into the major ideas, institutions, and discourses of contemporary art, and the social and political conditions of its production.
The Dual Degree MA/MFA program is designed for students who want to synthesize the intellectual and artistic facets of their creative work, and cultivate a large portfolio of tools as cultural producers.
The Post-Baccalaureate Certificate program is ideally suited for students who want to strengthen their work in an intensive environment of studio practice and critical engagement, in preparation for application to an MFA program.
For application details, please visit www.sfai.edu/graduate-application-process.
For additional information, please contact the Associate Director of Graduate Admissions, Jana Rumberger, at 415 351 3507 or jrumb...@sfai.edu.
Recently at the San Francisco Art Institute – Vernissage: MFA Graduate Exhibition
SFAI’s graduating MFA students transformed San Francisco’s iconic Phoenix Hotel for the annual MFA Graduate Exhibition, displaying their art in guest rooms, poolside, and throughout the hotel. The exhibition unveiled and showcased diverse, ambitious work by the next generation of artists from this celebrated school.
View the 2012 graduate exhibition catalogue, MA/MFA Art and Ideas.
About the San Francisco Art Institute
Founded in 1871, the San Francisco Art Institute (SFAI), a nonprofit art college, is one of the nation’s oldest and most prestigious schools of higher education in contemporary art. A small school with global impact—notable faculty and alumni include Richard Diebenkorn, Ansel Adams, Annie Leibovitz, Enrique Chagoya, Kathryn Bigelow, Peter Pau, Ruby Yang, Paul Kos, George Kuchar, Lance Acord, and Kehinde Wiley—SFAI enrolls approximately 650 students in undergraduate and graduate programs, and offers a wide range of continuing education courses and public programs. The historic Chestnut Street campus is located in San Francisco’s Russian Hill neighborhood, and the Graduate Center is located in San Francisco’s Dogpatch neighborhood.
For more information about SFAI, please visit www.sfai.edu.
Fonte: Art&Education
Sotheby’s Institute of Art
Open for enrollment
www.sothebysinstitute.com
Study for your career in the international art world. Sotheby's Institute of Art is now reviewing applications for entry onto our Master’s degree programmes at its London and New York campuses starting September 2012.
Sotheby’s Institute’s Master’s degree programmes in London and New York combine scholarship with practical knowledge, harnessing students' and faculty's passion for art, rigorous research, and market sophistication. The Institute's 6,000 alumni, worldwide, include three generations of distinguished art professionals who today hold senior positions in museums, galleries, auction houses, and art fairs as well as in the administration and on the faculties of major universities throughout the world. Sotheby's Institute of Art offers programmes leading to PhD and MA degrees as well as Postgraduate Diplomas and Graduate Certificates.
Sotheby’s Institute’s Master's degree programmes are one year followed by a dissertation / thesis project or an optional third semester. Visit our website to learn more about our London and New York campuses, the admissions process, our world class faculty, the booming international art market, and the different MA programmes and paths of study at Sotheby’s Institute of Art.
Many of our graduates now hold important positions in the world of contemporary art, working in London, New York, and elsewhere as curators, gallerists, editors, art historians, critics, consultants, and auctioneers. Many graduates keep in touch with Sotheby’s Institute through our network of over 6,000 professional Alumni.
For more information about our admissions process in London, please contact Cara Gillespie, c.gil...@sothebysinstitute.com
For more information about our admissions process in New York, please contact Jessica Patterson, j.pat...@sothebysinstitute.com
Our website has extensive information about the admissions requirements and processes at www.sothebysinstitute.com/admissions.
About Sotheby's Institute of Art
For more than forty years Sotheby's Institute of Art has offered object-based, professionally-oriented education that draws creatively upon the resources of important art centers worldwide. At the Institute's campuses in London and New York graduate-level programs and courses actively engage students in the dynamic international art world. Sotheby's Institute of Art offers a variety of graduate programs, certificates, diplomas, online courses, semester courses in London, and summer study programs throughout the year in London and New York. Applications for MA programs are now accepted for entry in September 2012. www.sothebysinstitute.com
Financial assistance
Sotheby's Institute of Art offers a range of financial assistance across all postgraduate-level programmes. Candidates may apply for this on a rolling basis. Additionally, Sotheby’s Institute of Art has received funding from the AHRC for “Studentships” that are available to citizens of the United Kingdom at its London Campus.
To get additional information and to apply, visit our website: www.sothebysinstitute.com.
Fonte: Art&Education
Sandberg Instituut Amsterdam
Masters of Art and Design announces
a new two-year programme in Art and Education
Application deadline: 20 June 2012
www.sandberg.nl/apply
Be realistic, demand the impossible
School of Missing Studies
"There is an increasing crisis in public space; cultural education has never been so close yet so far removed from cultural production. It has fallen far behind more generative forces for the perception of culture, such as politics and the economy. Education and learning need to reclaim their territory as they provide a means to participate in politics and a force for creating forms of political socialization."
–Bik Van der Pol, course director
Urgency
The collective public space of discourse requires certain conditions in order to be able to critically explore the ethics and aesthetics of the potential of art in relation to the public, the public good, and the public space. Taking the notion of 'school' as a thinking model, understanding education and learning as a space of experience and deploying education as a strategy for emancipation, the School of Missing Studies is a research model for the realization of missing studies, a platform for meetings and experimental learning.
Course
Understanding education as a 'place of practice', our aim is to develop, disclose, and articulate (artistic) work in dialogue with practices developed in other fields of knowledge and to explore if and where art produces a public sphere. The process of doing, and learning how to continuously form society on a day-to-day basis, is a form of (self)education where dialogue is a major mode of transfer. In order to increase opportunities for diversification, the School of Missing Studies explores the potential of the dialogical model, understood as much more than an exchange, namely a constant negotiation of knowledge between citizens.
Students
We welcome a maximum of 12 students from varied backgrounds including arts, design, architecture, and social and urban sciences, with a clear interest in the world around them, who are eager to critically address urgent issues of collectivity and public space, and who have already developed a solid basis through their practice. Students who successfully complete the Master's degree programme will be awarded either a Master's degree in Fine Art (MFA) or a Master of Design (MDes) degree, according to which is more applicable.
For information about the admission requirements, application process and selection criteria, please see here. Last application date: June 20, 2012 (start of programme september 2012).
Bik Van der Pol
The artistic practice of Bik Van der Pol is collective; leaving the studio as a place of production and using the artistic workplace itself—practice—as the location for research and production. This is a conscious political and artistic choice, and also sets the conditions for a practice and a (social) space, generated by dialogue and collaboration where an encounter may happen that might result in a work of art. www.bikvanderpol.net
School of Missing Studies
The title of the programme is taken from the School of Missing Studies, a project initiated by Bik Van der Pol in 2003, in collaboration with artists, thinkers, and architects. The programme is seeking / experimenting / causing new modes of operandi for the production of knowledge and looking to find ways of applying these as education in the form of artistic practice. When understood as a means for forming and transferring knowledge, this can open up new ways for understanding in society.
Sandberg Instituut
The Sandberg Instituut responsible for the Masters' programs of the Gerrit Rietveld Academie in Amsterdam has the aim to prepare her talented artists for the outside world at the highest level. To do so Sandberg Instituut focuses on the individual talents and needs of her artists. In the Masters' programmes the individual artistic research and artistic growth has priority, although different angles are presented and artists are also seduced to step outside their primarily chosen artistic path.
Fonte: Art&Education
Academic year 2012–2013
Submission deadlines: 22 June and 7 September 2012
Admission interviews: 26 June and 11 September 2012
St Lucas University
College of Art & Design Antwerp
Sint-Jozefstraat 35
B-2018 Antwerpen, Belgium
T +32 3 223 69 70
F +32 3 223 69 89
in...@sintlucasantwerpen.be
info.si...@kdg.be
www.sintlucasantwerpen.be
www.kdg.be
Master of Research in Art and Design 2012–13
In the academic year 2012–2013, the St Lucas University College of Art & Design Antwerp (Belgium) will organize a one-year postgraduate research program, ‘Master of Research in Art and Design,’ for the sixth year in a row. The program is composed of both practical and theoretical seminars and masterclasses, focusing on research in the visual arts, and is determined individually by each student in function of a personal, artistic research question. Guest professors and lecturers will guide the student throughout his or her artistic research project. At the end of the program, the result of this research will be evaluated by professionals and will be presented in a public exhibition and publication. The Master of Research in Art & Design aspires to function as a platform, both transmitting and stimulating research in the field of the visual arts.
To enroll for this Master, the candidate has to present his or her research question to the admission board in an interview.
The enrolment fee is 1,000 EUR.
Students are responsible for finding their own workspace. In agreement with the coordinator, a workspace might be found on one or other campus.
For more detailed information, please contact Wesley Meuris, coordinator of the Master of Research in Art & Design: wesley...@kdg.be.
To enroll for the admission interview, please mail to chris...@kdg.be.
Supervision of the artistic research
To ensure a fruitful and dynamic relationship between art and research, the students’ supervision is organised according to three complementary training sections: production, documentation, and presentation. This corresponds to the actual intertwining of practice and theory, production, presentation, distribution, and documentation found in contemporary art. Each of these sections is taught by a lecturer who will provide a research framework in which the students will position themselves. These lecturers also supervise the artistic research projects of each student. Moreover, international guest speakers are regularly invited who, from a range of critical perspectives, will analyse, situate and interpret the work of the students within the contemporary artistic discourse. In addition, group discussions are organised in each training section to help students sharpen their artistic profile.
Team: Wesley Meuris (Artistic Project), Hilde Van Pelt (Documentation/Dissemination), Pieter Vermeulen (Presentation & Curatorial Context)
Lecturers and jury members 2008–2012
Søren Grammel, Key-Portilla Kawamura, Karin Borghouts, Kris Vleeschouwer, Stijn Cole, Els Van den Meersch, Hans Op De Beeck, Anna Tilroe, Frank Maes, Maria Roosen, Anne Daems, Paul Casaer, Christophe De Jaeger, Guy Bovyn, Gudny Rosa Ingimarsdottir, Yannick Jacquet, Herman Van Ingelgem, Nico Dockx, Antoon Van Den Braembussche, Ulrike Lindmayer, Stef Van Bellingen, Ana Torfs, Lode Geens, Arno Roncada, Damien Delepeleire, Gert Verhoeven, Jasper Rigole, Sofie Haessaerts, Sophie Nys, Els Opsomer, Mihnea Mircan, Wouter Davidts, Els Vermang, Hans Demeulenaere, Bart Stolle, Anouk De Clercq, Leon Vranken, Loek Grootjans, Lieven Van den Abeele, Manor Grunewald, Michel Dewilde, Peter Lemmens, Sofie Van Loo
Admission requirements
The Master of Research in Art and Design is intended for candidates with a master’s degree or an equivalent qualification. Holders of both masters in visual arts or design and other subjects with artistic practice can apply with a portfolio, a letter of motivation, and a research proposal. Candidates will subsequently be called for an interview. The selection committee will decide on their admissibility based on their file.
The ideal candidate already has a promising artistic background and is research-oriented. He or she will also be expected to engage in debates and pursue a thorough critical reflection.

PARTICIPE DO WORKSHOP PAPEL & ARTE E GANHE UMA IMPRESSÃO ESPECIAL
O workshop de papel e arte é um encontro que vem sendo realizado desde 2009 para trocar experiências, conhecimentos e divulgar a prática de usar a impressão para a produção de uma imagem de alta qualidade, como uma obra de arte.
As palestras do IIF dão um norte para quem quer trabalhar ou já trabalha na área. Durante o workshop os participantes aprenderão sobre os principais aspectos para ter uma impressão de alta qualidade e alta fidelidade. "O papel deve ser escolhido de acordo com o resultado que se deseja. Se quiser uma imagem com detalhes em preto, por exemplo, é preciso tomar cuidado para que não saia apenas um borrão na imagem", afirma o diretor do IIF, Danilo Russo.
O projeto foi idealizado pelo IIF em parceria com Carlos Nascimento, da Solução & Imagem, que trabalha com os papéis da empresa alemã Hahnemühle e falará sobre os diferentes tipos de papel e qual sua aplicação em cada tipo de impressão, dependendo do resultado desejado. "Hoje, com tantas facilidades, é difícil ver as pessoas imprimindo as fotos. Então os antigos papéis artísticos ganharam uma interpretação única e individual", conta Carlos.
Na palestra sobre conservação, será possível entender como o cuidado com o papel é essencial para que este dure mais tempo. Igual a uma obra que vai para um museu e precisa resistir à ação do tempo e, neste caso, manuseá-la adequadamente interfere nesta conservação.
Outro parceiro do IIF nessa apresentação é Luiz Aureliano, da Oficina de Impressão, empresa especializada na digitalização, tratamento de imagem e impressão fine art, que fará uma palestra sobre Digital Fine Art.
E o fotógrafo Allex Villegas, que dará dicas para o tratamento de imagens, destacando a importância de obter uma alta fidelidade na hora do tratamento, dada a qualidade da impressão e seu custo.
A intenção do workshop é mais do que mostrar alternativas para a impressão, é levar conhecimento e a possibilidade de transformar o produto em arte.
Ao se inscrever, os participantes podem enviar uma imagem que será impressa no dia do evento. (a imagem deve ter 300 DPIs e o lado maior deve ter no máximo 30cm)
Programação
09h00 – Tratamento de Imagem para Impressão – com Alex Villegas
11h00 – Digital Fine Art – Impressões – com Luiz Aureliano (Oficina de Impressão)
12h30 – Intervalo
14h00 – Papéis – com Carlos Nascimento (Solução & Imagem)
15h30 – Conservação e Montagem – com Carlos Nascimento (Solução & Imagem)
17h30 – Encerramento
Data: 02 de junho de 2012
Horário: 09h às 17h30
Investimento: R$ 50,00
Local: Instituto Internacional de Fotografia – Rua Eusébio de Paiva, 68 – Alto da Lapa– São Paulo/SP
Inscrições: http://www.iif.com.br/site/papel-arte/


|
SALÕES / CONCURSOS / EXPOSIÇÕES/ OPORTUNIDADES |
A Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj lança o Projeto de Residências Artísticas 2012, no valor bruto de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) cada.
Constitui objeto do Projeto de Residências Artísticas 2012, a seleção de até 6 (seis) projetos em artes visuais para residências de criação, exposição e formação 3 (três) das residências serão realizadas na Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, * no Recife, Estado de Pernambuco, e 3 (três) serão realizadas no Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB *, em Fortaleza, Estado do Ceará no 2º semestre de 2012.
Podem se inscrever artistas e coletivos de artistas visuais brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, desde que não tenham realizado exposição individual em quaisquer das galerias da Fundaj ou do CCBNB nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido neste Edital.
Inscrições abertas no período de 19 de junho a 19 de julho de 2012
Fundação Joaquim Nabuco
Coordenação-Geral do Espaço Cultural Mauro Mota
Coordenação de Artes Visuais
Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife - PE
Mais informações: 81-3073-6691 / 6692 ou ar...@fundaj.gov.br
Segunda a sexta-feira, 8-12h e 14-18h
* As exposições que resultarem das residências realizadas no Recife terão lugar nas Galerias Massangana e/ou Baobá, da Fundaj, e as que resultarem das residências realizadas em Fortaleza terão lugar nas Galerias do CCBNB.
EDITAL
A Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, por intermédio da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA, torna pública a realização do Projeto de Residências Artísticas 2012, iniciativa integrante do Programa Gestão e Manutenção do MEC, com desdobramento na ação Promoção e Intercâmbio de Eventos Educacionais e Culturais. O certame tem a finalidade de selecionar até 6 (seis) projetos em artes visuais para residências de criação, exposição e formação. Por meio desse Projeto, pretende-se estimular a produção e a difusão das artes visuais, consolidando a Fundaj como espaço institucional de experimentação e inovação nas artes visuais e de reflexão crítica sobre os seus desenvolvimentos contemporâneos.
CAPÍTULO I
DO OBJETO
Art. 1º - Constitui objeto do Projeto de Residências Artísticas 2012, a seleção de até 6 (seis) projetos em artes visuais para residências de criação, exposição e formação.
Art. 2º - Para efeitos deste Edital, entende-se que Residências Artísticas têm como principais objetivos (i) oferecer um ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais, (ii) oferecer condições para realização de exposição dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência, (iii) oferecer condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência.
Art. 3º - 3 (três) das residências serão realizadas na Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, no Recife, Estado de Pernambuco, e 3 (três) serão realizadas no Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB, em Fortaleza, Estado do Ceará no 2º semestre de 2012.
Art. 4º - As exposições que resultarem das residências realizadas no Recife terão lugar nas Galerias Massangana e/ou Baobá, da Fundaj, e as que resultarem das residências realizadas em Fortaleza terão lugar nas Galerias do CCBNB.
Art. 5º - A seleção dos 6 (seis) projetos, bem como do local de realização de cada um deles, será feita por comissão composta por 3 (três) membros formada para esta finalidade.
CAPÍTULO II
DO PRAZO E FORMA DE INSCRIÇÃO
Art. 6º - As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 19 de junho a 19 de julho de 2012, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação-Geral do Espaço Cultural Mauro Mota (CGMM), Fundação Joaquim Nabuco, localizada no endereço abaixo:
Fundação Joaquim Nabuco
Coordenação-Geral do Espaço Cultural Mauro Mota
Coordenação de Artes Visuais
Rua Henrique Dias, 609, Derby – Recife – PE
CEP: 50.010-100 – Tel.: (81) 30736691 e 30736692.
Art. 7º - As inscrições deverão ser realizadas, pessoalmente ou pelo correio, de acordo com as instruções apresentadas na “Ficha de Inscrição”, constante do Anexo I deste Edital.
I. As inscrições poderão ser feitas também com o envio dos trabalhos por Sedex, dirigido à Coordenação-Geral do Espaço Mauro Mota, da Fundação Joaquim Nabuco, postados até o último dia estabelecido no Edital;
II. O ato de inscrição implica na automática e plena concordância das normas estabelecidas neste Edital;
III. As propostas que não estiverem de acordo com as exigências deste Edital não farão parte da seleção pretendida;
IV. É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do artista inscrito a veracidade das informações por ele prestadas no ato da inscrição e a observância e regularidade de toda e qualquer questão concernente à Lei de Direitos Autorais (Lei Federal Nº 6.910/98) no que se refere à documentação encaminhada, bem como às obras realizadas na Fundaj;
V. Os dossiês de propostas selecionadas não serão devolvidos.
Art. 8º - Podem se inscrever artistas e coletivos de artistas visuais brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, desde que não tenham realizado exposição individual em quaisquer das galerias da Fundaj ou do CCBNB nos 2 (dois) anos anteriores ao prazo de inscrição estabelecido neste Edital. Parágrafo único – Entende-se por coletivos de artistas o agrupamento de dois ou mais artistas que produzam ou se apresentem conjuntamente. As inscrições dos coletivos de artistas devem ser efetuadas em nome de 01(hum) de seus membros, que os representarão junto à Fundaj e ao CCBNB.
Art. 9º - Não serão aceitas inscrições de membros da comissão de seleção, servidores da Fundaj ou do CCBNB e parentes até o 3º grau dos membros da comissão de seleção.
Art. 10 - As propostas de residência implicam necessariamente a realização de obras inéditas e sua posterior apresentação, em exposição, nas galerias Baobá e/ou Massangana (Recife) ou nas galerias do CCBNB (Fortaleza), bem como a realização de oficina, dirigida a artistas e estudantes, em que a relação entre educação e arte seja explorada a partir da prática artística do proponente.
Art. 11 - São requisitos para a inscrição:
I. Ficha de inscrição preenchida e assinada;
II. Dados pessoais e biográficos: nome completo, nome artístico, endereço completo, telefone, correio eletrônico, formação artística, principais exposições realizadas, prêmios;
III. Cópia da Carteira de Identidade (RG) ou, em caso de estrangeiro, de passaporte;
IV. Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), inclusive para estrangeiro residente no Brasil;
V. Material impresso, a exemplo de folder, catálogo, artigos críticos publicados em jornais e periódicos; VI. Portfólio impresso contendo entre dez e quinze imagens (ou, se for o caso, extratos de vídeos ou filmes de até 15 minutos de duração ou de textos de até 5 páginas) de obras realizadas pelo proponente, com as especificações técnicas de cada uma delas: título, técnica utilizada, dimensões ou duração, e ano em que foram produzidas;
VII. Proposta de trabalho a ser desenvolvida durante a residência em texto de até 5 (cinco) páginas, contendo: concepção (idéia básica ou características), especificação de materiais e equipamentos a serem utilizados, proposta pedagógica da oficina e outros dados que se julguem importantes para melhor entendimento do trabalho;
VIII. As inscrições efetuadas por meio de correio deverão ser encaminhadas com envelope subscrito e selado, no mesmo valor da remessa encaminhada para inscrição, com vistas à posterior devolução do material; a não inclusão desse envelope desobriga a Fundação Joaquim Nabuco de devolver o material ao proponente.
CAPÍTULO III
DA COMISSÃO JULGADORA E DA PREMIAÇÃO
Art. 12 - Serão selecionados até 06 (seis) artistas ou grupos de artistas, através da análise das propostas inscritas por uma comissão de 03 (três) especialistas, entre críticos e curadores de arte, designados por ato do Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, sendo um deles pertencente ao quadro da Fundaj, sob a Presidência da Coordenação Geral do Espaço Cultural Mauro Mota, a quem cabe votar em caso de empate, sendo a homologação dos resultados efetuada pela Diretoria de Memória,Educação, Cultura e Arte.
Art. 13 - A comissão se reunirá na sede da Fundaj para julgar os projetos inscritos e para apresentar o resultado da seleção, na forma deste Edital.
Art. 14 - A reunião se dará de forma presencial e, na hipótese de membro da comissão julgadora estar impossibilitado de comparecer à reunião, a Presidência da Fundaj designará, através de Portaria, um substituto.
Art. 15 - As propostas serão avaliadas e selecionadas até o dia 06 de julho de 2012, no melhor do juízo dos membros da comissão de seleção, de acordo com os seguintes critérios:
I. Ineditismo;
II. Qualidade;
III. Compromisso com processos educativos e formadores;
IV. Viabilidade de execução em relação ao tempo disponível para sua realização;
V. Viabilidade de execução em relação ao valor estabelecido no Art. 10 deste Capítulo.
Art. 16 - Será de responsabilidade da comissão de seleção entregar à Coordenação Geral do Espaço Cultural Mauro Mota, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas, a ata que justifique a escolha das propostas e o local de realização de cada uma delas (Recife ou Fortaleza), assinada por todos os seus integrantes.
Art. 17 - A decisão de mérito da comissão é soberana e será publicada no Diário Oficial da União (DOU)
Art. 18 - Na hipótese de infrigência de Normas deste Edital, poderá ser interposto recurso relativo à decisão da comissão julgadora, por meio de requerimento dirigido ao Presidente da Fundaj, no prazo de 10 (dez) dias a contar da data da publicação do resultado da seleção no DOU.
Art. 19 - O resultado da seleção também será comunicado aos inscritos em até 7 (sete) dias após o julgamento e divulgado no site www.fundaj.gov.br.
Art. 20 - As residências e exposições serão agendadas pela Coordenação de Artes Visuais, unidade pertencente à Coordenação-Geral do Espaço Cultural Mauro Mota da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA, e pela Coordenação de Artes Visuais, unidade pertencente do Centro Cultural Banco do Nordeste, em acordo com a comissão de seleção.
Art. 21 - Cada uma das propostas selecionadas receberá R$ 15.000,00 (quinze mil reais), valor bruto sobre o qual incidem obrigações tributárias, a ser pago em três parcelas iguais e em meses diferentes. A primeira, mediante a assinatura de contrato firmado entre o artista selecionado e a instituição que o acolhe – Fundaj ou CCBNB; a segunda, no início do período de residência; e a terceira, antes do término da mesma.
Parágrafo único – Na hipótese de descumprimento pelo(s) vencedor(es) de quaisquer das obrigações previstas no presente edital, o(s) mesmo(s) se obriga(m) a devolver integralmente e devidamente corrigido o valor da premiação, além de se sujeitas às penalidades previstas na Lei nº 8666/93, nos termos fixados no contrato a ser firmado após o resultado do concurso.
CAPÍTULO IV
DAS RESPONSABILIDADES
Art. 22 – Compete à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – MECA da Fundação Joaquim Nabuco e à Coordenação de Artes Visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste:
I. Designar os membros da comissão de seleção, por meio de Portaria da Presidência da Fundaj, e oferecer condições para a seleção dos trabalhos, de conformidade com o descrito no Capítulo III deste Edital.
II. Efetuar o pagamento de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), valor bruto no qual incidem obrigações tributárias, para até 3 (três) propostas a serem desenvolvidas na Fundaj e até 3 (três) propostas a serem desenvolvidas no CCBNB.
III. Cobrir os custos de locomoção dos artistas selecionados ao Recife ou a Fortaleza, para a realização da residência e da exposição, bem como os de retorno à origem.
IV. Indicar a distribuição das exposições entre as galerias Baobá e Massangana, na Fundaj, e as salas de exposição do CCBNB, atendendo aos perfis estabelecidos para cada uma das galerias ou do tipo de espaço expositivo requerido pelas propostas.
V. Definir o calendário das exposições, atendendo, sempre que possível, às indicações sugeridas pelos artistas selecionados, providenciado a sua divulgação na homepage da Fundaj e do CCBNB.
VI. Providenciar o envio de convites eletrônicos para divulgação da exposição na imprensa escrita, na homepage das instituições e junto aos inscritos na lista de endereços da Fundaj e do CCBNB.
VII. Promover encontros dos artistas selecionados com as equipes de produção da Fundaj e do CCBNB, para definir necessidades operacionais da residência, da exposição e da oficina.
VIII. Prover as condições necessárias à realização de oficina (prática ou teórica) do artista ou grupo selecionado, direcionada a artistas e estudantes, observada a disponibilidade de equipamentos na instituição.
IX. Realizar a seleção dos participantes das oficinas.
X. Oferecer serviços de montagem e desmontagem das exposições, nas respectivas galerias, incluindo o transporte da equipe de produção das instituições, dos equipamentos e dos materiais de propriedade da Fundaj e do CCBNB necessários para a consecução de cada projeto de exposição, dentro do perímetro das Regiões Metropolitanas do Recife e de Fortaleza.
XI. Garantir a manutenção e segurança dos trabalhos realizados durante o período da exposição.
XII. Efetuar a desmontagem e disponibilizar as obras para devolução ao artista, quando for o caso, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a contar do término da exposição. Expirado o prazo sem que o artista faça a retirada das obras, a Fundaj e o CCBNB não se responsabilizarão pela guarda e conservação das obras, reservando-se o direito de dispor das mesmas como lhe aprouver.
Art. 23 – Compete aos Artistas Selecionados:
I. Haver cumprido todos os requisitos de inscrição descritos no Capítulo II deste Edital.
II. Permanecer por, no mínimo, 30 (trinta) dias no Recife ou em Fortaleza, a depender do local de realização da residência, no período imediatamente anterior à abertura da exposição ao público, o qual se caracterizará como o período da residência artística.
III. Fornecer, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias do início da residência, proposta detalhada das atividades a serem desenvolvidas (exposição e oficina).
IV. Cobrir custos de (i) hospedagem e alimentação durante o período de residência; (ii) aquisição de materiais e contratação de serviços especiais necessários à criação e instalação de obras durante o período de residência e exposição que não sejam disponibilizados pela Fundaj ou CCBNB; (iii) aluguel de equipamentos necessários à criação e exibição de obras durante o período de residência e exposição que não sejam disponibilizados pela Fundaj ou CCBNB;
V. Ministrar oficina para artistas e estudantes com duração mínima de 12 (doze) horas, baseada no projeto de exposição a ser desenvolvido no âmbito da residência e com ênfase na relação e nas interfaces entre educação e arte.
VI. Discutir o projeto de exposição com a Divisão de Ações Educativas da Coordenação-Geral do Espaço Cultural Mauro Mota da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA (no caso dos que realizarão a Residência no Recife) ou do Coordenador das Ações Educativas do CCBNB (no caso dos que realizarão a Residência em Fortaleza), para definição de metodologia de mediação a ser desenvolvida com o público durante o período da exposição.
VII. Fornecer, para fins de divulgação, material fotográfico (dez imagens em resolução de 300dpi preferencialmente coloridas de suas obras) e curriculum vitae a serem enviados por e-mail ou entregue em suporte de armazenamento de dados como CD ou pendrive, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias da data de abertura da exposição.
VIII.Providenciar equipamentos e materiais previstos para a residência e exposição que não estejam disponíveis na Coordenação de Artes Visuais da Fundaj ou do CCBNB. O selecionado deverá consultar a equipe de produção dessas unidades para conhecimento prévio dos equipamentos e materiais disponíveis.
IX. Assumir total e exclusiva responsabilidade pelos equipamentos e materiais especiais de sua propriedade a serem utilizados na residência, na exposição e na oficina de sua concepção, assinando, para tanto, “Termo de Responsabilidade” em que isenta a Fundaj ou o CCBNB de eventuais extravios e/ou danos, totais ou parciais, de ditos equipamentos.
X. Assinar “Termo de Compromisso”, conforme consta do Anexo II deste Edital, concordando com as normas estabelecidas para a realização da exposição e da oficina.
XI. Finalizar as obras a serem expostas em até 5 (cinco) dias úteis antes da data de abertura da exposição e retirá-las da galeria no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis a contar do término da exposição, sob pena de incorrer no disposto no item XII do Art. 14.
XII. Providenciar e arcar com custos de embalagem, transporte e envio da devolução das obras, quando for o caso, até 10 dias úteis a contar do término da exposição.
XIII.Conceder à Fundaj e ao CCBNB direito de uso de imagem das obras apresentadas nas suas galerias, em impressos, internet e obras de audiovisual, a título de divulgação de atividades desenvolvidas pela instituição, a qualquer tempo.
CAPÍTULO V
DA DESCRIÇÃO FÍSICA DAS GALERIAS
Art. 24 - Os perfis das galerias estão a seguir descritos:
I. Galeria Baobá / Fundação Joaquim Nabuco: Área expositiva de 81,24m2 (47 metros lineares) dividida em 2 salas com a mesma dimensão; pé-direito de 2,10m; teto em colméia de madeira; Iluminação: spots fixados em trilhos presos ao teto; piso em pedra; ar-condicionado; paredes de tijolo aparente e paredes em argamassa pintadas na cor branco gelo.
II. Galeria Massangana / Fundação Joaquim Nabuco: Área expositiva de 104m2 (36 metros lineares); pédireito de 2,90m; teto em argamassa com pintura preto látex; iluminação com spots; piso emborrachado na cor preta; ar-condicionado; paredes em concreto aparente e paredes em argamassa pintadas na cor branco gelo.
III. Galeria térreo / Centro Cultural Banco do Nordeste: Área expositiva de 197 m2; paredes internas móveis; pé-direito de 6m; teto em laminado plástico; piso de granito na cor preta; ar-condicionado; câmeras de segurança; metade das paredes em concreto revestido de madeira e metade em madeira pintada.
IV. Galeria 2º. Andar / Centro Cultural Banco do Nordeste: Área expositiva de 120 m2; paredes internas móveis; pé-direito de 2,9m; teto em laminado plástico; piso de granito na cor preta; ar-condicionado; câmeras de segurança; iluminação com spots; metade das paredes em gesso cartonado revestido de madeira e metade em madeira pintada.
§ 1º - Quaisquer mudanças nas galerias que impliquem alterações do patrimônio, somente poderão ser implementadas com prévio consentimento da Diretoria de Memória, Educação,Cultura e Arte (no caso dos que realizarão a Residência no Recife) e do Coordenador das Ações Educativas do CCBNB (no caso dos que realizarão a Residência em Fortaleza).
§ 2º - Caso se verifiquem danos ao patrimônio da Fundaj ou do CCBNB, estes serão de responsabilidade do artista que se obriga a reconstituir integralmente o que for modificado ou danificado no ambiente interno e externo das galerias.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 25 - Não serão aceitos projetos de residência e de exposição que gerem algum tipo de risco por norma legal à comunidade, ou que possam comprometer o patrimônio ou a integridade física das pessoas.
Art. 26 - Pela natureza dos projetos de residência e exposição a serem desenvolvidos, a Fundaj e o CCBNB não arcarão com transporte, frete ou seguro de obras ou de materiais utilizados pelo artista. Caso julgue essencial para a realização do seu projeto, o artista selecionado poderá utilizar para tais fins os recursos especificados no Art. 10, Capítulo III.
Art. 27 - Todos os custos não especificados neste Edital ficam, como regra geral, a cargo do artista selecionado.
Art. 28 - As plantas baixas e especificações técnicas das galerias da Fundaj e do CCBNB estão disponíveis na Coordenação de Artes Visuais das respectivas instituições.
Art. 29 - Os inscritos não selecionados que entregaram seus trabalhos pessoalmente na Fundaj deverão retirar seus portfolios em até 20 (vinte) dias da data de divulgação dos resultados, desobrigando a Fundaj a responsabilidade da guarda dos referidos materiais.
Art. 30 - Os portfolios enviados pelo correio serão devolvidos, desde que contenham envelope para devolução incluindo: endereço completo para devolução e os selos de valor igual à remessa encaminhada para inscrição, conforme citado no item VIII do Art. 6 do Capítulo II deste Edital.
Art. 31 – Os casos omissos neste Edital serão decididos pela Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco.
ANEXO I
Projeto de Residências Artísticas 2012
FICHA DE INSCRIÇÃO
I. Endereço para Informação e Inscrição:
Fundação Joaquim Nabuco – Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte - MECA
Coordenação-Geral do Espaço Cultural Mauro Mota
Coordenação de Artes Visuais
Rua Henrique Dias, 609 – Derby
52.010-100 Recife – PE
Telefone: 81-30736691 e 30736692
Homepage: www.fundaj.gov.br
E-mail: ar...@fundaj.gov.br
II. Cronograma
Período da inscrição: de 02/05/2012 a 22/06/2012, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h.
III. Dados Pessoais do Artista

V. Modelo de Declaração de Adesão
Declaro que estou de acordo com os termos do Regulamento do Projeto de Residências Artísticas 2012, bem como do Termo de Compromisso que deverei assinar, caso minha proposta seja selecionada.
Local e data
Nome e assinatura do artista Responsável pela inscrição
ANEXO II
Projeto de Residências Artísticas 2012
TERMO DE COMPROMISSO
Recife, de de 2012

Nos termos do Edital do Projeto de Residências Artísticas, publicado no Diário Oficial da União para fins de realização do evento acima especificado, comprometo-me a cumprir com as responsabilidades adiante indicadas:
I. Entregar imagens dos trabalhos, curriculum vitae e cópias de RG e CPF em meio digital (e-mail ou CDRom), com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias da data de abertura de sua exposição.
II. Realizar consulta prévia à Coordenação de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco e à Coordenação de Artes Visuais do Centro Cultural Banco do Nordeste com vistas a conhecer os equipamentos disponíveis, providenciando equipamentos e materiais especiais previstos para a residência e exposição que não são disponíveis nas instituições.
III. Entregar as obras, quando for o caso, em até 5 (cinco) dias úteis antes da data de abertura da exposição e retirá-las da galeria no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, a contar do término da exposição.
IV. Encaminhar as obras,se for o caso, em embalagens adequadas e resistentes, inclusive considerando que sua devolução será feita nas mesmas condições de recebimento.
V. Providenciar e arcar, quando for o caso, com custos de frete, transporte das obras até o local da exposição, além de seguro das obras, inclusive na devolução, a partir do local da exposição.
VI. Realizar as despesas para adequação do espaço expositivo que não estejam especificadas no Edital.
VII. Participar da vistoria no ato de abertura e de fechamento das embalagens das obras, nas respectivas galerias e assinar documento que informe sobre as condições das obras e das embalagens, sabendo que poderá designar uma pessoa especialmente para esse fim ou abdicar de minha participação.
VIII. Conceder à Fundaj e ao CCBNB direito de uso de imagem das obras apresentadas nas suas galerias em impressos e obras de audiovisual, a título de divulgação de atividades desenvolvidas pelas instituições, a qualquer tempo.
IX. Quaisquer mudanças nas galerias que impliquem alterações do patrimônio somente poderão ser implementadas com prévio consentimento, por escrito, da Coordenação de Artes Visuais da Fundaj ou da Coordenação de Artes Visuais do CCBNB.
X. Caso se verifiquem danos aos patrimônios da Fundaj ou do CCBNB estes serão de responsabilidade do artista que se obriga a reconstituir integralmente o que for modificado ou danificado no ambiente interno e externo das galerias.
XI. A comprovação da situação do patrimônio no início e ao final da exposição dar-se-á por meio de vistoria realizada pelos setores competentes da Fundaj e do CCBNB. Dos termos da vistoria deverá ser dada ciência ao artista.
XII. Em caso de desistência da Residência, encaminhar uma comunicação por escrito à Presidência da comissão de seleção em pauta no prazo de 60 (sessenta) dias antes de seu início. Nesse caso, o artista não fará jus ao valor estipulado de R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
XIII. Na hipótese de descumprimento pelo(s) vencedor(es) de quaisquer das obrigações previstas no presente edital, o(s) mesmo(s) se obriga(m) a devolver integralmente e devidamente corrigido o valor da premiação, além de se sujeitas às penalidades previstas na Lei nº 8666/93, nos termos fixados no contrato a ser firmado após o resultado do concurso.
Nome e assinatura do artista
ANEXO III
Projeto de Residências Artísticas 2012
TERMO DE RESPONSABILIDADE
Eu, ____________________________________, portador(a) dos documentos RG nº _____________ e CIC/MF nº _______________, na condição de artista selecionado(a) pelo Edital relativo ao Projeto de Residências Artísticas 2012, mediante o presente Termo, firmo total e exclusiva responsabilidade pelos equipamentos e materiais de minha propriedade abaixo relacionados e discriminados, por mim conduzidos para a Galeria ________________________________________ da Fundação Joaquim Nabuco / do Centro Cultural Banco do Nordeste, situada à ___________________________________, para utilização durante período de residência artística e de exposição de minha concepção pertinente ao citado Projeto, abrangendo tal responsabilidade os encargos com seguros, fretes, embalagens, transportes, montagem, manuseio e desmontagem, durante todo o período de realização da exposição, que é de ______________________________, isentando a Fundação Joaquim Nabuco / o Centro Cultural Banco do Nordeste de eventuais extravios e/ou danos, totais ou parciais, de ditos equipamentos e materiais, arcando, portanto, com todos os ônus e prejuízos porventura oriundos ou decorrentes, pelo que dou plena fé do teor deste instrumento, para todos os fins e efeitos de direito, que vai por mim assinado, tudo na presença das duas testemunhas que também subscrevem o vertente Termo.
Recife, de de 2012.
Relação discriminativa dos equipamentos e materiais:
1..........................................................................
2..........................................................................
3..........................................................................
Assinatura do Artista
Testemunhas:
1.
2.
Fonte: Canal contemporâneo
Inscrições e entrega dos trabalhos: 21 de maio a 12 de junho de 2012 na sede da Associação Paulista de Belas Artes (APBA)
Rua Conselheiro Crispiniano, 53 – 13º. andar Centro - São Paulo – SP
Tel.: (11) 3105.1660 // Cel.: (11) 8195.9148
Secretaria- APBA: secre...@apba.com.br
Fonte: Divulgação APBA
Fonte: G1 PE - 27/05/2012
Foram prorrogadas até a quarta-feira (30) as inscrições para os Salões de Artes Visuais da Bahia – edição 2012. A prorrogação acontece por conta da greve de ônibus que afeta a capital baiana desde as 0h da quarta-feira. Para os candidatos que optarem por se inscrever presencialmente é necessário comparecer na sede da Fundação Cultural do Estado, localizada na rua Guedes de Brito, 14, Pelourinho, em Salvador), de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h.
Há ainda a possibilidade de se inscrever pelo serviço de Sedex com Aviso de Recebimento/AR, encaminhada para Fundação Cultural do Estado da Bahia – Edital Salões de Artes Visuais da Bahia – caixa postal 2485, CEP 40.020-970, Salvador/BA. Informações sobre o edital aqui, ouaqui.
Fonte: G1 BA - 24/05/2012
Podem participar artistas brasileiros e estrangeiros que residam legalmente no Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da SEEC (www.cultura.pr.gov.br). Cada artista selecionado recebe um prêmio de participação no valor de R$ 7 mil. Serão contemplados dois participantes com o prêmio aquisição, no valor de R$ 20 mil reais. Os artistas convidados pelo comitê curatorial recebem R$ 4 mil.
Serão escolhidos ainda dois artistas com o prêmio residência artística, sendo um em Curitiba e outro em Londrina, no valor de R$ 12,5 mil. As residências serão de cinco dias úteis para desenvolvimento de obra experimental em ateliê livre, sob coorientação de um artista residente no Paraná.
O comitê curatorial será constituído por cinco membros de reconhecida atuação na área das artes visuais, nomeados pela SEEC, sendo dois paranaenses ou residentes no Paraná há mais de cinco anos e três de outros estados.
Salão Paranaense
O objetivo do evento é mostrar a produção, fomentar a discussão, promover o conhecimento e a valorização da arte contemporânea, selecionando, convidando e premiando 25 artistas visuais.
O Salão Paranaense foi criado em 1944 e passou a ser realizado pelo Museu de Arte Contemporânea, unidade da SEEC, desde 1970. Em 2005 o evento se tornou bienal, ampliou a área de abrangência e instituiu prêmios a todos os artistas selecionados e convidados. Desde sua concepção original, o Salão acolhe propostas que apontam novos caminhos para as artes visuais.
Cronograma
Recebimento das propostas: de 28 de maio a 20 de julho de 2012.
Reunião do Comitê Curatorial: 1º e 02 de agosto de 2012.
Comunicação aos artistas selecionados: a partir de 08 de agosto de 2012.
Recebimento das obras: 22 de outubro a 09 de novembro de 2012.
Abertura do Salão: 29 de novembro de 2012.
Encerramento: 28 de abril de 2013.
Devolução das obras: de 06 a 28 de maio de 2013.
Fonte: Bianca Sobieray / Diogo Cavazotti – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Inclusão original (Captura-de-tela-2012-05-28-às-12.00.22-150x150.png)
A Diretoria de Museus do IPAC abre inscrições para o Edital Setorial de Museus até 15/06/12, para os mais diversos projetos na área de museus, como inventários museológicos, pesquisas, plano museológico, ações educativas, procedimentos de preservação, conservação e restauração e outros. Ao total, serão investidos R$ 700 mil no setor, sendo que cada proposta pode receber apoio de até R$ 100 mil. O edital é aberto a qualquer pessoa física maior de 18 anos ou pessoa jurídica que tenha como objeto o exercício de atividades culturais. Nos dois casos, é necessário ser domiciliado na Bahia há pelo menos três anos. As inscrições para o edital são gratuitas e as propostas devem ser enviadas pelo Sedex dos Correios ou serviço similar de entrega para: Palácio da Aclamação, Campo Grande, av. Sete de Setembro, n° 1330, Salvador/BA, CEP 40.080-001. Em um envelope lacrado e identificado com número e nome do Edital (Edital nº 09/ 2012 – Setorial de Museus), o proponente deve inserir uma via impressa do formulário de apresentação da proposta, planilha orçamentária, CD com arquivos gravados e currículo/portfólio. Só serão aceitas propostas cujo cronograma tenha início a partir de 16/09/12 ou, no caso de propostas no valor de R$ 100 mil, 26/10/12. A minuta do edital e seus anexos estão disponíveis nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.ipac.ba.gov.br. - Mais informações: Tel. (71) 3117-6005 ou e-mail editais...@ipac.ba.gov.br
Fonte: Mapa das Artes
Celeste Prize 2012, 4th Edition
Open call to all artists worldwide, without limits of age or experience. Top art curators pick finalist works, then it's up to finalist artists to vote the 20,000 Euro prizes!
Entries online by 31 July 2012
More information: http://www.celesteprize.com/introduction2012/
Prize categories:
4,000 Euro Painting & Drawing Prize
4,000 Euro Video & Animation Prize
4,000 Euro Photography & Digital Graphics Prize
4,000 Euro Installation & Live Media Prize
40 finalist works are chosen in September by a jury of 11 international critics & curators led by Katya Garcia-Anton. Each juror will publish his or her selections online in a totally open selection process!
Artists, photographers, designers and architects anywhere in the world can participate without limits of age, sex, experience or profession. A team of international art curators and critics are seeking excellence in content, contemporary aesthetic, technique, and material in works for the final exhibition. Entry fee per artwork 40 Euro.
Curator of 4th edition Celeste Prize 2012: Katya Garcia-Anton. Selection Panel: Michael Connor, Micol Di Veroli, Maymanah Farhat, Lara Khaldi, Eva Gonzalez-Sancho, Jack Persekian, Lydia Pribisova, Nigel Prince, Maria Inés Rodriguez, Risa Shoup. Live Media Panel: Fonlad Festival - José Vieira, Forward Motion Theater - Eric Dunlap, Otolab-Orgone - Bertram Niessen, Claudio Sinatti – IED, Alessandro Ludovico – Neural Magazine.
Prize winners are chosen directly at the awards night by the finalist artists themselves during the final exhibition at Centrale Montemartini, the City of Rome's old power station, 1-9 December 2012.
Celeste Prize 2012 is working in collaboration with the city of Rome's Musei Capitolini - Centrale Montemartini, Zetema, and Glocal Project.
Join Celeste Network, it's the fastest growing network for artists and visual arts professionals worldwide, more than 44,000 members have al ready signed up – its free!
Celeste Prize 2012 is organized by Celeste Network, Italy.
Tel: +39 0577 939425 - in...@celesteprize.com - http://www.celesteprize.com
Fonte: Divulgação Celeste Prize
Call for applications for international artists in visual arts
Application deadline: 1 June 2012
Term of residency: January–June 2013
Darling Foundry
745 Ottawa Street
Montreal, Quebec,
H3C 1R8 Canada
www.fonderiedarling.org
December 6–9, 2012
Accepting applications now!
The Ice Palace
1400 North Miami Avenue
Miami, FL 33136
www.pulse-art.com/miami
Stellenbosch University
(Ref. LSW18/155/0512)
Application deadline: 11 June 2012
www.sun.ac.za/vacancies
|
NOTÍCIAS |
de danilio.sousa
Brasília – Até o dia 9 julho, pessoas físicas e jurídicas de todo o país poderão inscrever seus projetos em umas das sete categorias do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC).
A mais importante premiação do patrimônio cultural no Brasil chega a sua 25ª edição comemorando os 75 anos da instituição e os 400 anos de São Luís, a capital maranhense.
Os sete selecionados receberão como prêmio R$ 20 mil e um troféu. As superintendências regionais do Iphan irão presidir as comissões responsáveis pela seleção das ações nos estados e no Distrito Federal.
Os vencedores estaduais serão, então, encaminhados para a Comissão Nacional de Avaliação. A divulgação dos sete vencedores está marcada para o dia 28 de setembro.
Para realizar a inscrição, os proponentes deverão procurar uma superintendência estadual do Iphan mais próxima. Para tanto deve ser apresentado um dossiê ilustrado que caracterize a atividade realizada. O edital da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas superintendências do Iphan e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br.
O prêmio foi criado em 1987 pelo Iphan em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro e está dividido em sete categorias: promoção e comunicação; educação patrimonial, pesquisa e inventário de acervos; preservação de bens móveis, preservação de bens imóveis; proteção do patrimônio natural e arqueológico, e salvaguarda de bens de natureza imaterial.
(Texto: Ascom/MinC, com informações do IPHAN)
Fonte: Ministério da Cultura - MinC
Redação
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou o Edital PNPI 2012 de Mapeamento, Documentação, Apoio e Fomento ao Patrimônio Cultural Imaterial, ação do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), instituído pelo governo federal em 2000.
Com recursos financeiros no valor de R$ 1 milhão, serão aceitas propostas cujo valor mínimo seja de R$ 100 mil e máximo de R$ 105 mil. Podem participar instituições públicas e privadas sem fins lucrativos, desde que não estejam vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura, e comprovem experiência no desenvolvimento de ações em pelo menos uma das seguintes áreas: pesquisa e documentação histórica e/ou etnográfica, educação, apoio a comunidade e preservação cultural.
Os projetos serão submetidos à avaliação técnica e orçamentária da Comissão Especial de Seleção. Cada instituição poderá inscrever uma proposta.
As inscrições terminam no dia 20 de julho. A íntegra do edital está disponível aqui.
*Com informações do site do Iphan
Fonte: Canal Contemporâneo
DA FRANCE PRESSE
As casas Christie's e Sotheby's encerraram os leilões de arte latino-americana desta semana em Nova York com recordes para Matta e Wilfredo Lam e um claro aumento do montante total, apesar de a obra principal, um Diego Rivera, não ter encontrado comprador.
A arte brasileira em particular teve um "excepcional desempenho para artistas como Portinari, Ernesto Neto, Camargo, Alfredo Volpi e Vik Muniz.
Entre os artistas que bateram seus recordes estão o brasileiro Candido Portinari, com US$ 1,14 milhão por "Navio Negreiro"; o argentino Emilio Pettoruti, com "Concierto", vendido por quase US$ 800 mil; e o venezuelano Carlos Cruz Diez (US$ 722.500 por "Physichromie").
"A revolta dos contrários", do chileno Roberto Matta, foi vendida na terça-feira à noite por US$ 5 milhões, o dobro da estimativa inicial feita pela Christie's. O cubano Wilfredo Lam também superou a expectativa e sua obra "Ídolo" recebeu US$ 4,56 milhões.
Contudo, o aumento dos valores totais dos leilões e os recordes não escondem o fracasso pela falta de comprador para uma das grandes estrelas, "Niña en azul y blanco (Retrato de Juanita Rosas aos dez anos de idade)", de Diego Rivera, avaliado em entre US$ 4 e US$ 6 milhões.
A Sotheby's tinha apresentado a "Niña en azul y blanco" como a pintura mais importante do mexicano posta à venda em décadas e esperava que batesse o recorde de US$ 3 milhões de "Baile en Tehuantepec", leiloada em 1995 nessa mesma casa.
Em dois dias de leilão, a Christie's arrecadou um total de US$ 27,73 milhões, acima de sua expectativa de US$ 20 milhões. Já a Sotheby's, que encerrou seu leilão nesta quinta-feira, informou um total de vendas de US$ 26,86 milhões, contra aproximadamente US$ 40 milhões no ano passado.
Fonte: Folha.com – Ilustrada - 24/05/2012Por Valor
“Às 21h40, nós fomos para a cama (claro, uma cama), para eu me deitar a seu lado, em seus braços, em seu querido peito, e ser chamada por palavras ternas, que eu nunca ouvi serem dirigidas a mim antes – foi uma alegria além da imaginável! Foi o dia mais feliz da minha vida!” A moça que descreve de forma tão romântica sua noite de núpcias é a rainha Victoria, que governou o império britânico entre 1837 e 1901 e cujos diários acabam de ser disponibilizados on-line (clique aqui para acessar o Queen Victoria's Journals).
A novidade comemora tanto o aniversário da monarca, que nasceu há exatos 193 anos, em 24 de maio de 1819, como o jubileu de diamante da rainha Elizabeth II.
Até agora, os diários estavam disponíveis apenas para pesquisadores, que tinham que agendar uma visita para consultá-los na biblioteca do Castelo de Windsor. O acervo virtual será permanente e gratuito para os usuários britânicos. Para outros países, o material estará acessível até o fim de junho.
Dos volumes escritos pela rainha, restaram 141, dos quais 13 são manuscritos – estes cobrem o período que vai de 1832 a 1836. Os demais foram transcritos pela filha caçula de Victoria, a princesa Beatrice. Ao todo, são 43.765 páginas. Além de textos, o site traz desenhos feitos pela rainha – alguns ilustravam seus diários e outros foram selecionados dentre álbuns e cadernos de rascunho.
Victoria começou a escrever seus diários em 1832, quando tinha 13 anos, e manteve o hábito até nove dias antes de sua morte, aos 81 anos, em 1901. O site permite acessar diretamente momentos marcantes da vida dela, como sua coroação, em junho de 1838, e seu jubileu de diamante, em 1897, além do casamento com o príncipe Albert, em fevereiro de 1840. Segundo o site do projeto, os diários permitem observar que Victoria passou dez anos de luto intenso após a morte do príncipe Albert, em 14 de dezembro de 1961. Os relatos mostram a rainha perdendo a autoconfiança, abandonando seus passeios e abrindo mão de programas como teatro e concertos. Depois, quando recupera o interesse por assuntos políticos, ela escreve nos diários sobre seus desafetos, como o primeiro-ministro William Gladstone, e revela sua empolgação ao assinar, pela primeira vez, como imperatriz da India, em janeiro de 1877. Cinco ensaios publicados no site abordam aspectos específicos da vida da monarca, como sua relação com os primeiros-ministros e com a Escócia.
O projeto inclui ainda uma linha do tempo que indica por meio de ícones os acontecimentos importantes ao longo do período, como guerras, inovações tecnológicas e crimes, incluindo os assassinatos realizados por Jack, o Estripador, entre 1888 e 1891. Há registros de marcos culturais, como a publicação de "O Retrato de Dorian Gray", de Oscar Wilde, em 1890, e a de “O Coração das Trevas”, de Joseph Conrad, em 1899. Acontecimentos esportivos também são citados. O site mostra, por exemplo, que o primeiro jogo internacional de futebol foi realizado em novembro de 1872: uma partida entre Escócia e Inglaterra que acabou em zero a zero. A era vitoriana também veria a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896, e a primeira transmissão de um sinal de comunicação sem fio através do mar, por Guglielmo Marconi, em 1897.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/cultura/2675436/diarios-da-rainha-victoria-sao-divulgados-line#ixzz1vwJ65X6q
Fonte: Valor Econômico.com - 24/05/2012A Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) realizou em 22/05/12, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo (SP), cerimônia de premiação dos destaques do cenário das artes plásticas brasileiras no ano de 2011. Os premiados receberam troféu criado pelo escultor grego radicado no Brasil Nicolas Vlavianos. | Confira os vencedores em cada categoria: • Prêmio Mario Pedrosa (artista de linguagem contemporânea) Sergio Lucena (PB) • Prêmio Clarival do Prado Valladares (artista pela trajetória) Yara Tupinambá (MG) • Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição) Exposição "Joaquín Torres García: Geometria, Criação e Proporção" realizada na Fundação Iberê Camargo (entre 10/09 e 20/11/11). • Prêmio Maria Eugênia Franco (curadoria pela exposição) Agnaldo Farias pela curadoria da exposição "Nelson Leirner 2011-1961 = 50 Anos" (Galeria de Arte do SESI - SP - de 06/09/11 a 06/11/11). • Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação) Itaú Cultural (SP) • Prêmio Mário de Andrade (crítico pela trajetória) Daysy Peccinini (SP) • Prêmio Gonzaga Duque (crítico pela atuação durante o ano - filiado) Annateresa Fabris (SP) • Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada) João J. Spinelli pela publicação do livro "Alex Vallauri: Graffiti – Fundamentos Estéticos do Pioneiro do Grafite no Brasil". São Paulo: BEI Editora, 2011. Maria Amélia Bulhões pela publicação do livro "Web Arte e Poéticas do Território". Porto Alegre: Editora Zouk, 2011. • Prêmio Antônio Bento (difusão das artes visuais na mídia) Ricardo Viveiros pela revista "Abigraf – Artes" Leonor Amarante pela revista "Arte! Brasileiros" • Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante na área) João Cândido Portinari (SP) | Mais informações: Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) | www.abca.art.br
Fonte: Mapa das Artes
|
CONVÊNIOS / PARCERIAS |
Prezado(a) Artista Associado (a),
Para informações sobre convênios visite a página do SINAP-ESP (www.sinapespaiap.com.br) . São benefícios que incluem previdência privada, lojas de materiais artísticos, instituições de ensino, clínicas em diversas especialidades tais como: oftalmologia, odontologia, psicologia, nutricionistas e etc. Há ainda serviços como hotéis e agências de viagens entre outros.
IMPORTANTE: Para usufruir das parcerias/convênios é necessária a apresentação da carteira atualizada do SINAP-ESP.
A Faculdade Santa Marcelina – FASM concederá aos associados e/ou aos respectivos dependentes, pelo período total de duração do curso escolhido, um desconto de vinte (por cento) nos cursos de graduação e dez (por cento) nos cursos de pós graduação, conforme anexo tabela 1 e 2, nas parcelas referentes ao custo deste.
O desconto de 20 (por cento) a ser fornecido pela CONVENIADA aos colaboradores do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e/ou aos respectivos dependentes compreenderá os cursos de graduação em:
Tabela 1:
Unidade de ensino Perdizes
ü Artes Visuais
ü Licenciatura em Artes Visuais
ü Licenciatura em Música
ü Bacharelado em Música
ü Relações Internacionais
Unidade de Ensino Itaquera
ü Administração
ü Ciências Contábeis
ü Enfermagem
ü Fisioterapia
ü Nutrição
ü Tecnologia em Radiologia
O desconto de 10 (por cento) a ser fornecido pela CONVENIADA aos colaboradores do Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos e/ou aos respectivos dependentes compreenderá os cursos de pós graduação em:
Tabela 2:
Unidade de ensino Perdizes
ü A Cultura do Perfume – Essência e Ciência
ü Design de Acessórios de Moda
ü Moda e Criação
ü Linguagens Artísticas Contemporâneas
ü Práticas Curatoriais e Gestão Cultural
ü Orientação e Projetos em Práticas Artísticas
ü Audiovisual: Criação de Projetos
ü MBA em Gestão Estratégica de Negócios
ü Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance
Unidade de Ensino Itaquera
ü Gestão Econômico Financeira de Empresas
ü Formação Pedagógica de Docentes para o Ensino Profissionalizante na Área da Saúde
ü Enfermagem em Cuidados Intensivos
ü Gerenciamento de Unidades de Serviços de Enfermagem
ü Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética
Não será concedido qualquer desconto por parte da CONVENIADA em taxas referentes ao Certificado de Conclusão, bem como de reabertura de matrícula após o período de trancamento solicitado durante a realização do curso.
O desconto não será concedido em caso de atraso no pagamento da respectiva mensalidade.
O desconto supra referido destina-se a novos alunos e não é cumulativo aos demais descontos regularmente concedidos pela Faculdade Santa Marcelina em promoções específicas, cabendo ao beneficiário do desconto optar por um ou outro, segundo melhor lhe aprouver.


|
CONVITES / DIVULGAÇÕES |


Cinquième édition
Marché de l'Art de St-Germain-en-Laye
90 artistes sélectionnés pour leur engagement artistique et l'originalité de leur travail présentent et vendent leurs oeuvres en direct.
Le dialogue est ouvert entre les artistes et le public pour une journée de rencontres et de surprises icontournable dans les Yvelines !
Samedi 2 juin 2012 de 10h00 à 19h00
Place du Marché Neuf à St-Germain-en-Laye (en face de la Poste)
Sábado, 2 de junho, na Place du Marché Oficina-Neuf das 10h às 19h, com o apoio da Cidade de St. Germain e os seus comerciantes.
Workshop de peça única transforma o mercado da mostra Arte na Praça Nove ao ar livre.
Os noventa artistas selecionados para o seu compromisso artístico e originalidade do seu trabalho, podem vender seu trabalho diretamente, sem intermediários. Esta sala de exposições com livre acesso ao coração da cidade, encontra-se entre os artistas e o diálogo público e aberto sobre as questões de cada de Arte Contemporânea.