Apresentação TCC 2 - Matheus Rodrigues Amaro

3 views
Skip to first unread message

WASHINGTON ORLANDO IRRAZABAL BOHORQUEZ

unread,
Jan 8, 2026, 6:41:56 PM (8 days ago) Jan 8
to avisoseng...@ufjf.br, WASHINGTON ORLANDO IRRAZABAL BOHORQUEZ
Prezados/as

Convido a todos/as para a apresentação de TCC II do discente Matheus Rodrigues Amaro, requisito prévio à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Mecânica. A apresentação do TCC II será realizada conforme segue:

Data: sexta-feira 09/01/2026.
Horário: 10:00 - 11:00.
Local: anfiteatro nº 02 do Edifício Eng. Itamar Franco da Faculdade de Engenharia.

TítuloAvaliação Teórica do Impacto Aeroelástico Estático na Performance em Decolagem de uma Aeronave VANT.

Resumo: Anualmente, com o objetivo de promover o conhecimento aeronáutico dos estudantes do ensino superior, é promovida a competição SAE Brasil Aerodesign. No qual, estudantes universitários de todo o mundo projetam e fabricam um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) adequado para desafios baseados em inovações reais de engenharia na indústria aeronáutica. Nesse cenário, usado como estudo de caso, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma metodologia para avaliar os impactos devido às deflexões geométricas geradas pelas interações das forças aerodinâmicas e elásticas dos componentes estruturais da asa de um VANT, através de análises teóricas. Esta pesquisa teórica envolve a realização de análises utilizando ferramentas avançadas de engenharia como Ansys-Fluent e NX Nastran para a situação de decolagem da aeronave, etapa de voo crucial para o desempenho em voo da missão característica da competição. Assim, sob essa condição, a geometria rígida é modelada e os coeficientes do VANT são avaliados no solucionador Ansys Computational Fluid Dynamics (CFD). Visando avaliar os efeitos da flexibilidade sob as cargas aerodinâmicas, a SOL 101 do NX Nastran foi executada para a mesma aeronave de interesse. Permitindo que a interação estrutural com o escoamento seja computada para uma única interação, nas mesmas condições de voo, a partir da inclusão dos carregamentos externos, obtendo deslocamento torcional e flexional. Possibilitando assim a comparação entre estrutura rígida e flexível. Os dados coletados são utilizados para modelar uma nova geometria com deslocamento em software CFD, possibilitando avaliar o impacto na distribuição de cargas e variação de forças e momentos. E, posteriormente, viabilizando avaliar o impacto no Peso Máximo de Decolagem (MTOW), alterando seu desempenho em decolagem. Dessa forma, é possível comparar asas rígidas e flexíveis, avaliando parâmetros aerodinâmicos e desempenho. As análises indicaram uma redução no coeficiente de sustentação (Cl) e no coeficiente de arrasto (Cd) da asa, distanciando da melhor eficiência aerodinâmica, o que proporcionou uma diminuição de 4,259% no MTOW da aeronave.  .

Banca Examinadora: De acordo com o Artigo 22  § 1 e § 2 das normas vigentes de TCC do Curso de Engenharia Mecânica, quando o aluno orientando tiver um artigo científico aprovado para publicação em periódico qualificado pela CAPES no nível B2 (ou acima) na área de avaliação de Engenharias III, ou um artigo científico aprovado para publicação em congresso nacional ou internacional,  não se exige a formação da banca examinadora de TCC descrita no Artigo 18.  
                                
Atenciosamente,


Washington Orlando Irrazabal Bohorquez
-----------------------------------------------------
D.Sc., Aeronautics and Mechanical Engineering
Leader, Center of Excellence on Propulsion Systems and Energy
Associate Professor of Turbomachinery
Department of Mechanical Engineering
Faculty of Engineering
Federal University of Juiz de Fora - MG - Brazil


É obrigatório o uso do e-mail @ufjf.br ou @estudante.ufjf.br ou @visitante.ufjf.br em todas as comunicações oficiais, conforme o art. 6º da Resolução CGD/UFJF Nº 1, de 11 de janeiro de 2023.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages