Newsletter Janeiro de 2026

1 view
Skip to first unread message

Instituto Estudos Filosóficos

unread,
Jan 13, 2026, 5:48:26 AM (7 days ago) Jan 13
to lek...@uevora.pt

 
View in browser 

Divulgar Filosofia

[PT] O Instituto de Estudos Filosóficos (IEF) apresenta a Newsletter de janeiro de 2026, dedicada à divulgação das principais atividades científicas desenvolvidas pelos seus investigadores. Esta iniciativa visa reforçar a comunicação institucional, promover uma maior visibilidade dos projetos em curso e consolidar a presença do Instituto no panorama nacional e internacional da investigação filosófica.

[ENG] The Institute for Philosophical Studies (IEF) presents its

January 2026 newsletter, dedicated to publicizing the main scientific activities carried out by its researchers. This initiative aims to strengthen institutional communication, promote greater visibility for ongoing projects, and consolidate the Institute's presence on the national and international philosophical research scene.



IEF

Filosofia na Agenda

20 de janeiro - 14h

SALA VITOR DE MATOS, FLUC (6.º PISO)

Hannah Arendt:

Sobre a Verdade e a Mentira na Política

Renato Pereira (IEF - UNESP)
Marcela Uchôa (IEF - UC)

09/02 (14h-17h)

Workshop: Philosophy of Attention 

Johannes Roessler (University of Warwick)


12/02 

Colóquio: Liberalism. Metamorphoses of a key political concept

ORGANIZADORES: Bernardo Ferro, Marcela Uchôa

ORADORES CONVIDADOS: Arturo Zoffmann Rodriguez, Bernardo Ferro, Cristiano Gianolla, George Souvlis, Jonas Van Vossole, Marcela Uchôa, Viriato Soromenho-Marques

COIMBRA LECTURES

10/02 (14h)

“The role of attention in perceptual knowledge”

Johannes Roessler (University of Warwick)


COIMBRA SEMINARS

12/02 (14h) 

Vásquez and Suárez on angelic involuntary attention

Daniel Heider (University of South Bohemia)


Publicações

Curso Aristotélico Jesuíta Conimbricense

Comentário ao De Anima de Aristóteles

Parte II

Este volume é dedicado à tradução, edição, explicação (explanatio) e questionamento (quæstio) do livro III desta obra aristotélica, que trata principalmente de biologia, dos sentidos, do conhecimento sensível e inteligível.

Edição de: 

Maria da Conceição Camps
Mário Santiago de Carvalho
Margarida Miranda

Acesso Livre

Gianluigi Segalerba

Iuliia Nikitenko

Pedro Laureano

Comunicações

Antonio Gerace

  • “L’esercizio della potestas absoluta nelle riflessioni dei giureconsulti del primo Cinquecento”, in Potestas absoluta: la Chiesa ed il suo Principe tra XIV e XVI secolo, Sapienza Università di Roma, 28-29/01/2026.

Fernando José Sadio-Ramos

Iuliia Nikitenko

  • Le néoplatonisme et les Pères de l’Église grecque dans la discussion de la causalité chez les auteurs du Cursus Conimbricensis SJ (BYZANCE ET L’OCCIDENT XI 25.11.2025, Eötvös-József-Collegium, Budapest, Hungary).

Mário Santiago de Carvalho

Seminários

Fernando José Sadio-Ramos

  • A Fortificação de Coimbra, pela Arquitecta Doutora Isabel Anjinho. 8 de Janeiro de 2026, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Ateliê de Análise Social da Educação, Curso de Animação Socioeducativa. (Org.).

Outras atividades

Carlos Monteiro

Gianluigi Segalerba

  • Lecture: Gandhi und Bhagavad Gita. Volkshochschule Urania, Vienna, 9th December 2025, 6:00 p.m. – 7:30 p.m.

Call for Papers

I Colóquio Internacional de Pós-graduação em Filosofia

O Instituto de Estudos Filosóficos (IEF) inaugura, em 2026, o Colóquio Internacional de Pós-graduação em Filosofia. Especialmente dirigido a jovens investigadores, este evento assume-se como um espaço de partilha e discussão de ideias entre investigadores nas mais diversas etapas das suas carreiras. Esta primeira edição contará com convidados de renome para as quatro temáticas (educação, estética, ética e política) que, não sendo excludentes das demais, estruturam o evento.

+Informação

Chamada de Artigos

A coletânea intitulada Filosofia em Correntes: Escravização e Modernidade, organizada pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra, tem como objetivo reunir estudos que realizem análise crítica acerca da escravização de povos indígenas e africanos entre os séculos XV e XIX, bem como suas persistências, reelaborações e críticas na história moderna e contemporânea. A escravização transcende sua dimensão econômica ou jurídica, configurando-se como questão central de ordem moral, política e filosófica na formação do mundo moderno.

+Informação

Informação Relevante

8.ª Edição do Concurso Estímulo ao Emprego Científico: 

O Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra apoia a submissão de candidaturas de investigadores, nacionais e estrangeiros, ao Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

As manifestações de interesse devem ser comunicadas ao IEF, através do endereço electrónico i...@uc.pt, até ao dia 15 de Janeiro de 2026.

O Instituto de Estudos Filosóficos é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UID/00010/2025.

Instituto de Estudos Filosóficos
Praça da Porta Férrea, Coimbra
Portugal
facebook linkedin instagram


Se não quiser receber mais newsletters do Instituto de Estudos Filosóficos:


Cancelar a subscrição

Sent by MailerLite


--
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages