Pensar a Filosofia da Educação - Hoje Ciclo de Conferências Internacionais

1 view
Skip to first unread message

Sociedade Portuguesa de Filosofia

unread,
Nov 24, 2025, 6:53:08 AM (8 days ago) Nov 24
to lekton

Pensar a Filosofia da Educação Hoje

Ciclo de Conferências Internacionais

Uma imagem com texto, captura de ecrã, Tipo de letra, design

Os conteúdos gerados por IA podem estar incorretos.

Uma nova ordem do saber e da transmissão parece emergir da viragem narrativa e do interacionismo digital, enquanto a fluidificação da axiologia tradicional afeta significativamente os ambientes institucionais de cariz governativo e educacional. Depois da aposta na capacidade das ciências da educação para lidarem de modo objetivo com os problemas do ensino e da aprendizagem ter perdido parte da sua evidência, retoma-se o interesse por formas tipicamente filosóficas de questionamento. A filosofia da educação é, assim, chamada a satisfazer as expectativas de um nível de esclarecimento mais amplo, interpelador e crítico, suscetível de introduzir um suplemento de sentido nos percursos vividos.

Esta responsabilidade, que impende sobre a área, sugere a importância de uma revisão da sua identidade epistemológica, de uma ponderação do que pode ser o seu campo de pesquisa, das relações que detém com outros domínios filosóficos e outras áreas disciplinares. Este ciclo de conferências procura, por conseguinte, repensar o lugar da filosofia da educação hoje, bem como a eventual necessidade de se proceder a uma reinvenção do seu perfil disciplinar, auscultando as posições e as práticas de figuras representativas, às quais se pede que, a partir do passado e do presente, perspetivem o porvir.

Filosofía de la educación: ¿Dónde estamos?, ¿Hacia dónde vamos?
Maria García Amilburu (UNED, Espanha)

Moderação: Luís Manuel Bernardo (IFILNOVA, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal)


3 dezembro 2025, 14h00 Portugal*

*11h00 Brasil | 13h00 Cabo Verde | 14h00 Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe | 15h00 Guiné Equatorial, Angola | 16h00 Moçambique | 23h00 Timor Leste

Para participar na sessão via Google Meet, use este link.


MARIA GARCÍA AMILBURU é Doutora em Ciências da Educação; doutora em Filosofia; professora da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Navarra; professora titular de Filosofia da Educação na Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED). Realizou estágios de investigação na Universidade de Cambridge e na Universidade de Oxford. Membro da Sociedade Espanhola de Pedagogia e da Sociedade de Filosofia da Educação, em Inglaterra. É também especialista na análise da relação entre cinema e educação. Entre as suas publicações, destacam-se: Claves de la filosofia de la educación; Filosofia Y actitud filosofica: sus aportaciones a la educación; Filosofia de la educación: cuestiones de hoy y de siempre; Una filosofia de la educación politicamente incomoda; Aprendiendo a ser humanos; Antropologia de la educación. Teoria y prácticas del analisis pedagogico del cine. Mil mundos dentro del aula: cine y educación.

Filosofia da educação transformada: práxis formativa e crise ecológica
Claudio Almir Dalbosco (UPF, Brasil)

Moderação: Antônio Joaquim Severino (USP, Brasil)



4 dezembro 2025 | 14h00 Portugal*

*11h00 Brasil | 13h00 Cabo Verde | 14h00 Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe | 15h00 Guiné Equatorial, Angola | 16h00 Moçambique | 23h00 Timor Leste

Para participar na sessão via Google Meet, use este link.


CLAUDIO ALMIR DALBOSCO é licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), onde fez também especialização em Epistemologia das Ciências Sociais. Fez o mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o doutoramento em Filosofia na Universität Kassel – Alemanha (2001). Pós-doutoramento pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). É professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-humanista, com ênfase em pensadores contemporâneos como Martin Heidegger, Michel Foucault e Axel Honneth. Entre as suas publicações, destacam-se Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016); Uma leitura não-tradicional de Johann Friedrich Herbart: Autogoverno pedagógico e posição ativa do educando (2018); John Dewey como leitor de Jean-Jacques Rousseau: o problema da formação das capacidades humanas.


Organização

Sociedade de Filosofia da Educação de Língua Portuguesa (SOFELP), em colaboração com o IFILNOVA e com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Financiamento

Evento financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/00183/2025.

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages