|
Fernanda Bernardo é Professora jubilada de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Para além de tradutora de J. Derrida, de E. Levinas, de M. Blanchot, de H. Cixous e de J.-L. Nancy, é também autora de vários ensaios em revistas e obras coletivas nacionais e internacionais. Trabalha na área da Desconstrução, tendo nomeadamente organizado o Colóquio Internacional (Nov. 2003) A Soberania. Crítica, Desconstrução, Aporia – que contou com a presença e a participação de Jacques Derrida – e o 1º Colóquio Internacional de Pós-Graduação em Desconstrução (Out. 2014) – que contou com a presença do filósofo Jean-Luc Nancy. Foi membro do Comité Científico de Filosofia do SSHRC – CRSH e Representante de Coimbra-Cidade refúgio (2003-2006) junto do Réseau International des Villes Refuge afecto ao Parlement International des Écrivains (Strasbourg).
Giovanni Damele (Ph.D. Università di Torino, Turim, 2006) é investigador e Professor Auxiliar do Departamento de Filosofia da Universidade NOVA de Lisboa, onde leciona atualmente as disciplinas de filosofia política e filosofia do direito. Os seus interesses académicos cobrem todos os aspetos relacionados com a argumentação jurídica e com a dimensão persuasiva e estratégica da argumentação prática. Além do trabalho que já produziu nestas áreas, tem também desenvolvido investigação internacionalmente relevante sobre liberalismo político e teoria das elites. Em particular, é especialista no pensamento político de Niccolò Machiavelli, Bernard de Mandeville, Hans Kelsen e Vilfredo Pareto.
Vítor Moura (PhD, Madison–Wisconsin, 2006) é autor e editor de vários livros e artigos sobre diversos temas em estética e filosofia da arte. Entre os seus títulos mais recentes contam‑se “Show and Tell: The identification of documentary film”, “Art or intimacy: assessing a disjunction”, e “What is wrong with trompe l’oeil” (2023). É professor no Departamento de Filosofia da Universidade do Minho, onde leciona Estética, Estética da Arquitetura, Teoria da Imagem e Estética da Música. Nos últimos cinco anos, desempenhou as funções de Diretor do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e de membro do Comité Executivo da European Society for Aesthetics.
Maria José de Figueiroa-Rego licenciou-se em Filosofia (UCP), prosseguiu estudos de mestrado (M.A.T. - Philosophy for Children) e estágio pedagógico em Montclaire State College, sob supervisão de Matthew Lipman, realizando o doutoramento, na University of Glasgow, sob orientação de C. McCall. O seu trabalho de investigação Pós-Doc. consistiu na criação de um Currículo Nacional de Filosofia com Crianças e Jovens. É, desde 2023-24, professora auxiliar convidada da FLUC, no Mestrado em Ensino.
Bernardo Ferro é doutorado em Filosofia e investigador no Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra. Foi também investigador visitante na Universidade Humboldt, em Berlim, e docente nas Universidades de Leuven, Wuppertal e Warwick. O seu trabalho tem-se centrado na história da filosofia e, em particular, na história do pensamento social e político. É autor dos livros Masters, Slaves and Philosophers (Springer, 2022) e Hegel Beyond Liberalism (Cambridge University Press, 2025), bem como de artigos, capítulos e recensões em diversas revistas e publicações.
|