Clara Ramas San Miguel (Universidade Complutense de Madrid) - Comedia y muerte de la ciudad en la Fenomenología del espíritu de Hegel
Antonio Sánchez Domínguez (Universidade Complutense de Madrid) - Ampliaciones contemporáneas del concepto de "segunda naturaleza": la "realidad virtual" en el corazón del Hegel de Berlín
15 de Julho de 2024
15h-17h30
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Sala Vítor de Matos (6º Piso)
A sessão decorrerá em formato presencial com transmissão simultânea por Zoom, e o acesso é livre de ambas as formas, não requerendo inscrição prévia.
Clara Ramas San Miguel (1986) é Professora Auxiliar na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid, onde ensina Filosofia Moderna e Contemporânea. Tem dedicado a sua investigação ao pensamento de Karl Marx e à sua ligação com a tradição da filosofia clássica alemã, especialmente em relação a Kant e Hegel, focando-se na crítica de Marx à economia política enquanto teoria da aparência, e às relações sociais no capitalismo enquanto lógicas de fetichismo e mistificação. Foi investigadora visitante em Friburgo e Berlim, onde trabalhou com Michael Heinrich no contexto da Neue Marx-Lektüre. É investigadora visitante na Universidade de Coimbra (2024), Universidade Diego Portales em Santiago do Chile e Universidade de Buenos Aires (2025). É autora de diversos artigos, traduções e contribuições para livros coletivos em temas de filosofia moderna e contemporânea. Publicou recentemente, em espanhol, a edição crítica do 18 de Brumário de Louis Bonaparte de Marx (2023, Akal) e em breve será publicado o seu livro Inverted World. Fetish and Mystification in Marx's Critique of Political Economy pela editora Brill (2024). É IR do projeto de inovação educativa financiado pela UCM "Seminario Hegel Complutense. Una lectura de los 'Fundamentos de la Filosofía del Derecho' e fundadora e coordenadora, com Antonio Sánchez Domínguez, do Seminário Hegel Complutense. Colabora com vários meios de comunicação social e foi membro do parlamento regional de Madrid (2019-2021).
Antonio Sánchez Domínguez (1988) é Professor Associado na Universidade Complutense de Madrid, onde ensina Filosofia Grega e Medieval, Estética Moderna e Contemporânea, e Teoria do Conhecimento Moderna. Foi também Professor na Universitat Oberta de Catalunya e na American University of Saint Louis. Pertence a diversos grupos de investigação: em Madrid, ao grupo "La contemporaneid clássica y su dislocación: de Weber a Foucault" e, em Valência, ao grupo "Hegel en Perspectiva". Coordena, com Clara Ramas San Miguel, o "Seminário Hegel Complutense". Atualmente, e para além do seu trabalho académico, é também deputado à Assembleia Regional de Madrid, onde é porta-voz para as áreas de Educação, Universidades e Ciência. Trabalhou em diversas instituições, tais como o Parlamento Europeu e o Congresso dos Deputados (Espanha). Foi um dos guionistas do filme "La educación sentimental". Os seus interesses de investigação incidem na filosofia política moderna e na sua relação com a questão da filosofia sistemática, sobretudo em Hegel e Kant.
Esta sessão é coorganizada pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e pelo Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra.
Encontram em anexo o cartaz do Evento.