Nascimento do Movimento de cidadãos por Gaia Verde em Vila Nova de Gaia
O Movimento Gaia Verde é um movimento aberto, apartidário e plural de cidadãos e cidadãs, preocupados com o desaparecimento de áreas verdes e com a falta de políticas públicas para a qualidade de vida e para a defesa e promoção do ambiente em Vila Nova de Gaia. O movimento, constituído em setembro de 2025, reúne pessoas de diferentes freguesias que pretendem escrutinar, propor e mobilizar para uma Gaia mais sustentável.
Vontade de cidadãos e cidadãs em ação coletiva
O Movimento Gaia Verde nasce da vontade de cidadãos e cidadãs de transformar preocupações ambientais em ação coletiva, em prol de mais espaços verdes, mais natureza e mais qualidade de vida, em Vila Nova de Gaia.
Num momento em que Gaia enfrenta uma forte expansão urbana, com a consequente perda e degradação acelerada de espaços verdes e perante a ameaça crescente aos habitats naturais, nasce um novo movimento de cidadãos: «Movimento Gaia Verde». Este movimento reúne vozes de diferentes cidadãos, associações e freguesias, unidos por objetivos comuns:
- tornar Gaia um exemplo das melhores práticas socioambientais,
- inspirar e colaborar com o poder autárquico para promover a qualidade de vida e a melhoria e aumento de espaços verdes e públicos,
- escrutinar, e estimular processos de decisão mais transparentes,
- para juntos construirmos uma cidade pensada para a natureza e para as pessoas.
Proteger espaços emblemáticos
Na primeira reunião do movimento, mobilizámo-nos na urgência de proteger espaços emblemáticos de Gaia, como a zona costeira, o Parque da Lavandeira, o Parque Biológico, o antigo Parque de Campismo da Madalena, a Serra de Canelas/Negrelos, o Monte da Virgem, os corredores ecológicos e tantos outros que marcam as memórias, o lazer e o bem-estar dos gaienses. Partilhámos preocupações com a crescente construção, o desaparecimento de áreas verdes e a falta de espaços públicos de qualidade.
Sentimos também uma profunda frustração com a falta de transparência e abertura democrática por parte da Câmara Municipal, no envolvimento da população nos diversos processos de decisão. Queremos evitar que se repitam casos como o da Lavandeira, onde os cidadãos perderam 10% da área do principal parque público de Gaia – área cedida pela Câmara para se construir um ginásio privado.
Candidatos à autarquia: que pensam?
Como primeira iniciativa pública, o movimento contactou todos os partidos candidatos à autarquia, para conhecer as suas posições sobre defesa das áreas verdes e melhoria da qualidade de vida urbana. Apenas três partidos (ADN, Bloco+Livre e PLS-Partido Liberal Social) responderam, evidenciando a pouca importância que muitos partidos atribuem à participação e escrutínio dos cidadãos. Podemos partilhar as respostas dos partidos com quem tenha interesse, basta enviarem-nos um email.
Queremos envolver cidadãos e associações do município, neste caminho de escrutínio e construção coletiva. Só com uma sociedade civil ativa podemos mudar o rumo de Gaia e garantir futuro às nossas áreas verdes, à saúde das famílias e à biodiversidade do município.
Movimento Gaia Verde
Porque Gaia merece mais natureza, transparência e participação
Vila Nova de Gaia, 8 de Outubro de 2025