Aeroporto de Viena cancela projeto que previa uma terceira pista

0 views
Skip to first unread message

Manuel Ferreira dos Santos

unread,
Dec 19, 2025, 2:38:24 PM12/19/25
to am...@uevora.pt

Boa noite, caros ambioleitores

Enquanto que por cá temos ONGA empenhadas na construção de um novo aeroporto, na Áustria uma simples análise económica chumbou a expansão do aeroporto local.

A notícia foi divulgada no grupo de aviação no FB. Quem souber alemão com certeza facilmente encontrará notícias em Viena com a confirmação.

Note-se que o aeroporto de Viena com 52 Milhões de passageiros por ano, é um valor similar ao previsto para Lisboa mais Montijo, enquanto que o previsto para Canha (ou Vendas Novas segundo ONGA) prevê 70 Mpax/ano.

Com uma boa linha ferroviária Porto Lisboa (Corunha-Porto-Lisboa-Faro-Sevilha) e outra Lisboa Madrid (Lisboa - Madrid-Barcelona- França, etc.) os passageiros no aeroporto em Lisboa terá uma diminuição nunca inferior a 30% face aos valores actuais. Isto sem aplicar taxas efectivas aos passageiros por utilizarem o avião, como acontece a quem utiliza o automóvel ou mesmo a ferrovia (taxas de uso da via).

Saudações ambientalistas

Manuel Ferreira dos Santos

****+++++*****

 

Aeroporto de Viena cancela projeto que previa uma terceira pista

 

 

O Aeroporto de Viena decidiu cancelar o projeto de expansão que previa a construção de uma terceira pista, após uma avaliação financeira e operacional aprofundada. A Flughafen Wien AG aponta o aumento significativo dos custos de construção — atualmente estimados em cerca de 2 mil milhões de euros — e a evolução das condições do mercado da aviação como os principais fatores por detrás da decisão.

 

Segundo o operador aeroportuário, a crescente utilização de aeronaves de maior capacidade, a redução do apoio por parte das companhias aéreas e a oposição expressa da Austrian Airlines e da Ryanair enfraqueceram a viabilidade económica do projeto. A estas razões soma-se a incerteza jurídica, nomeadamente um acórdão pendente relacionado com o prazo legal para o início das obras.

 

A infraestrutura aeroportuária, detida pela Cidade de Viena e pelo Estado da Baixa Áustria (20% cada), pela Airports Group Europe (44%) e por colaboradores e investidores privados, irá registar em 2025 uma imparidade de cerca de 56 milhões de euros associada ao cancelamento do projeto.

 

Ainda assim, o impacto será parcialmente compensado por um desempenho robusto do tráfego, mantendo-se uma previsão de lucro anual na ordem dos 210 milhões de euros.

 

A Flughafen Wien AG passará agora a concentrar-se na optimização do atual sistema de duas pistas, com capacidade até 52 milhões de passageiros por ano, bem como na expansão dos terminais para responder ao crescimento futuro. O operador admite que a hipótese de uma terceira pista poderá voltar a ser equacionada a longo prazo, caso se verifiquem novas condições regulamentares e de procura.

 

 https://www.facebook.com/AviacaoTV/posts/pfbid0rYg8uvzvWAsknWTWQoXhtdRHP6o9bZHx9GXE5tiLM1YWUiQapuYgUVnzunL6rwLZl

 

image.png



--

Para o triunfo do mal, basta que os bons não façam nada,
Edmund Burke, 1729-1797
 
Na natureza não há prémios nem castigos. Há apenas consequências!
James Mc Neil Whistler, 1834-1903.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages