Lince-ibérico na estação ferroviária do Rossio (Lisboa) - até 22 jul

0 views
Skip to first unread message

Cristina Girão Vieira

unread,
Jul 14, 2025, 10:26:45 AMJul 14
to

Solicita-se divulgação e visitação.

Obrigada.

 

Lince-ibérico na estação ferroviária do Rossio - até 22 jul - Natural.pt

Até 22 de julho de 2025, na estação ferroviária do Rossio, em Lisboa, aproveite para ver a exposição O Lince na Península - Conectar territórios e consolidar populações. promovida pela CIMBAL — Comunidade Intermunicipal do Baixo do Alentejo, no âmbito do projeto LIFE LYNXCONNECT, com o apoio das lnfraestruturas de Portugal, l.P. e com o apoio técnico e científico do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, l.P.

 

O projeto ibérico  LYNXCONNECT conta com 22 parceiros, três dos quais portugueses (a IP, o ICNF e a CIMBAL) e decorre entre 2020 e 2025, tendo como objetivo criar uma metapopulação de lince-ibérico (Lynx pardinus) genética e demograficamente funcional, ou seja, visa consolidar e reforçar a população desta espécie, garantir a ligação entre os núcleos de lince-ibérico já existentes e evitar problemas de consanguinidade. Desta forma, espera-se conseguir uma população viável e autossustentável, reforçando a conectividade entre as subpopulações de Portugal e de Espanha.  Esta campanha enquadra-se na Ação E4 - Ações de divulgação para todos os públicos do projeto LIFE LYNXCONNECT. 

 

Visto que o atropelamento constitui uma das principais causas de mortalidade da espécie, enquanto gestora da rede rodoviária nacional, a Infraestruturas de Portugal tem implementado diversas medidas preventivas, como a instalação de painéis de alerta e sinalização rodoviária, a adaptação de passagens seguras sob a estrada, de vedações adequadas à espécie ao longo de troços críticos e de controladores de velocidade e ainda a limpeza da vegetação nas bermas para aumentar a visibilidade dos condutores e dos animais. 

 

Conduza com prudência, ajudando também a proteger o lince-ibérico e restante vida selvagem! 

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages